Pix Cobrança: como funciona a cobrança via Pix para empresas

por Pix

Publicado em 19 de outubro, 2021 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

Temos abordado vários aspectos sobre o Pix, seus benefícios e principais formas de uso, mas existem algumas funcionalidades do serviço que ainda não são tão conhecidas. Este é o caso do Pix Cobrança.

O Pix Cobrança nada mais é do que uma evolução do boleto bancário, que permite que a empresa receba pagamentos em poucos segundos. 

Para saber mais sobre o Pix Cobrança, o que ele é, como pode ser usado e quais os valores, continue acompanhando este conteúdo.

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é uma modalidade do Pix que pode ser explicada como uma alternativa ao boleto: mais digital, mais rápida, mais fácil e que não utiliza papel.

Ele foi anunciado ainda em 2020, mas começou a funcionar em maio de 2021, prometendo revolucionar mais uma vez o mercado de pagamentos no Brasil.

O Pix foi destinado pelo Banco Central a pessoas jurídicas, podendo também ser utilizado por prestadores de serviços, lojistas, pessoas físicas, MEIs  e empresas de qualquer setor do mercado. 

Confira abaixo as características do Pix.

Quais são as características do Pix Cobrança?

Conheça algumas das principais características dessa modalidade de recebimento:

  • Recebimento instantâneo: Esqueça os 3 dias úteis para compensação! Quando o cliente efetuar o pagamento, o dinheiro fica disponível para sua empresa em até 10 segundos.
  • Personalização: Com o Pix, você pode incluir informações como juros, multa, descontos e data de vencimento.
  • Tecnologia: Totalmente digital, um QR Code é gerado para efetuar a cobrança, dispensando papéis.

Como funciona a cobrança por Pix?

Com o Pix Cobrança você pode adicionar todas as informações que um boleto convencional teria: valores, descontos, juros, multas e data de vencimento.

São todos os benefícios do Pix em um pagamento convencional de contas, com tarifas baixas, disponibilidade 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados e compensação em até 10 segundos. Confira como funciona:

  • QR Code dinâmico: Qualquer empresa pode gerar uma cobrança em QR Code dinâmico. Ou seja, um código digital exclusivo para cada transação.
  • Personalização: Escolha o valor, data de vencimento, descontos e juros e multas para o caso de pagamento atrasado.
  • Pagamento Instantâneo: Agora, o cliente pode apenas escanear o QR Code pelo seu aplicativo do banco ou Internet Banking e efetuar o pagamento, que será instantâneo. Esse novo meio de pagamentos pode ser usado tanto em pontos de venda quanto no e-commerce.
  • Cobrança de tarifas ao recebedor: No Pix Cobrança, o pagador não pode ser tarifado, apenas o recebedor. Isso se aplica tanto no caso de pessoa física quanto de pessoa jurídica.

Qual é a diferença entre Pix Cobrança e transferência por chave?

O Pix Cobrança e a chave Pix compartilham das mesmas facilidades: disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias do ano, tarifas baixas e dinheiro na conta instantaneamente. O diferencial fica por conta das informações que o Pix pode conter a mais. 

No Pix Cobrança, você pode estipular uma data de vencimento, com informações de juros, multas e descontos e o pagante tem até a data limite para efetuar o pagamento.

Quais são as vantagens do Pix Cobrança para empresas?

Com o Pix, o Banco Central dispensou intermediários na transação. Isso significa que basta que a solicitação seja decodificada no Bacen para ser encaminhada ao destinatário.

Logo, não seria diferente com o Pix, onde o pagamento pode ser compensado no mesmo minuto.

Uma alternativa oferecida por fintechs e contas digitais é a união de ambas as formas de pagamento: o QR Code no boleto. Este recurso permite a emissão de boletos com QR Code e código Pix, oferecendo mais formas de pagamento ao seu cliente e possibilitando o recebimento rápido.

A praticidade e rapidez do Pix Cobrança com certeza são as maiores vantagens para o consumidor. Agora, não é mais necessário um cartão de crédito para compensação imediata de um pagamento no e-commerce, por exemplo.

Mas também há diversas vantagens para a empresa que decidir optar pelo Pix em suas cobranças, começando pela compensação instantânea.

Confira abaixo as vantagens do Pix Cobrança para o empresas:

  • Uma nova forma de pagamento: Ofereça um novo método de pagamento para seus clientes. Ainda mais fácil, o consumidor não necessita de um cartão de crédito para que seu pagamento seja compensado na hora.
  • Dinheiro no bolso: Tenha o valor cobrado em conta segundos após o pagamento.
  • Praticidade: O usuário pode efetuar o pagamento com o aplicativo de seu banco ou fintech, apenas apontando a câmera do celular para o QR Code.
  • Liberdade para usar todos os dias: Com o Pix Cobrança, o pagamento pode ser efetuado em qualquer dia da semana, incluindo feriados.

Como fazer cobrança via Pix?

No Asaas você também pode gerar um Pix Cobrança! Com o Asaas, você gera o Pix do seu jeito, facilitando a vida do seu cliente. Confira algumas das vantagens:

  • Disponível 24h por dia, 7 dias na semana;
  • Cálculo automático de juros, multas e descontos;
  • Sem taxa de emissão ou cancelamento;
  • Fácil, rápido e seguro.

Confira todas as formas de oferecer o Pix como meio de cobranças dentro do Asaas:

1. API Pix

A API Pix do Asaas é uma ferramenta de pagamentos padronizada pelo Banco Central, permitindo que seu cliente acesse seu site ou e-commerce e pague através do Pix. 

Com uma API todo o processo de pagamento se torna mais dinâmico e seguro. 

A API consegue automatizar todas as etapas de pagamento, gerando um QR Code Pix ou código para copiar e colar. Dessa forma seu cliente não precisa inserir dados sensíveis e pode converter a compra com um único pagamento instantâneo.

2. Gateway de Pagamento

Um gateway de pagamento é um serviço que permite que seu negócio venda online, aceitando pagamentos online como cartão de crédito, débito, boleto bancário e Pix. 

Assim como uma API de pagamento, o Gateway também é um recurso que oferece mais dinamismo e segurança. Através dele, seu cliente pode efetuar um pagamento pelo Pix sem se preocupar com a exposição de dados e contando com soluções antifraude.

3. Cobrar Agora

No Asaas você pode cobrar seus clientes através do Pix com o “Cobrar Agora”. Essa função está disponível no aplicativo do Asaas, oferecendo mais dinamismo para seu modelo de cobrança.

Ao baixar o aplicativo do Asaas, disponível para Android e IOS, você pode gerar QR Code Pix através dessa função, permitindo que seu cliente escaneie esse código e pague com o Pix, de forma instantânea.

E aí, já aderiu ao Pix Cobrança? Crie a sua conta no Asaas e desfrute das vantagens de cobrar e receber por Pix!

O banner tem a imagem do logo do pix e de moedas e nele está escrito: Adeus, prazo de compensação! Com o Pix você recebe seus pagamentos muito mais rápido. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Receba num (Pix)car de olhos. Seu dinheiro na conta em apenas 10 segundos. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.