• Home
  • |
  • Pix
  • |
  • Pix Cobrança: entenda a solução que é uma evolução do boleto bancário

Pix Cobrança: entenda a solução que é uma evolução do boleto bancário

Por Redação Asaas
Publicado em 19 de outubro, 2021 | Atualizado em 22 de novembro, 2021

Temos abordado vários aspectos sobre o Pix, seus benefícios e principais formas de uso, mas existem algumas funcionalidades do serviço que ainda não são tão conhecidas. Este é o caso do Pix Cobrança.

O Pix Cobrança nada mais é do que uma evolução do boleto bancário, que permite que o empreendedor receba pagamentos em poucos segundos. 

Para saber mais sobre o Pix Cobrança, o que ele é, como pode ser usado e quais os valores, continue acompanhando este conteúdo.

Conteúdo

O que é o Pix Cobrança

O Pix Cobrança é uma modalidade do Pix que pode ser explicada como uma alternativa ao boleto: mais digital, mais rápida, mais fácil e que não utiliza papel.

Ele foi anunciado ainda em 2020, mas começou a funcionar em maio de 2021, prometendo revolucionar mais uma vez o mercado de pagamentos no Brasil.

O Pix Cobrança foi destinado pelo Banco Central a pessoas jurídicas, podendo também ser utilizado por prestadores de serviços, lojistas, pessoas físicas, MEIs  e empreendedores de qualquer setor do mercado. 

Confira abaixo as características do Pix Cobrança.

Características do Pix Cobranças

Recebimento instantâneo

Esqueça os 3 dias úteis para compensação! Quando o cliente efetuar o pagamento, o dinheiro fica disponível para sua empresa em até 10 segundos.

Praticidade

Facilidade para gerar uma cobrança e praticidade para quem faz o pagamento.

Personalização

Com o Pix Cobrança, você pode incluir informações como juros, multa, descontos e data de vencimento.

Tecnologia

Totalmente digital, um QR Code é gerado para efetuar a cobrança, dispensando papéis.

Como funciona

Com o Pix Cobrança você pode adicionar todas as informações que um boleto convencional teria: valores, descontos, juros, multas e data de vencimento.

São todos os benefícios do Pix em um pagamento convencional de contas, com tarifas baixas, disponibilidade 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados e compensação em até 10 segundos.

Confira como funciona o Pix Cobrança:

QR Code dinâmico

Qualquer empreendedor pode gerar uma cobrança em QR Code dinâmico. Ou seja, um código digital exclusivo para cada transação.

Personalização

Escolha o valor, data de vencimento, descontos e juros e multas para o caso de pagamento atrasado.

Pronto!

Agora, o cliente pode apenas escanear o QR Code pelo seu aplicativo do banco ou Internet Banking e efetuar o pagamento, que será instantâneo.

Esse novo meio de pagamentos pode ser usado tanto em pontos de venda quanto no e-commerce.

Pix Cobrança cobra tarifas?

No Pix Cobrança, o pagador não pode ser tarifado, apenas o recebedor. Isso se aplica tanto no caso de pessoa física quanto de pessoa jurídica.

Diferença entre Pix Cobrança e transferência por chave

O Pix Cobrança e a chave Pix compartilham das mesmas facilidades: disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias do ano, tarifas baixas e dinheiro na conta instantaneamente. O diferencial fica por conta das informações que o Pix Cobrança pode conter a mais. 

No Pix Cobrança, você pode estipular uma data de vencimento, com informações de juros, multas e descontos e o pagante tem até a data limite para efetuar o pagamento.

Comparação entre Pix Cobrança e o boleto bancário

A promessa é que o Pix Cobrança tenha potencial para substituir o tradicional boleto bancário. Dessa forma, o Pix ainda traria benefícios como o pagamento instantâneo, sem dias úteis de espera e baixas tarifas para o empreendedor.

O boleto bancário precisa de três dias úteis para a compensação. Isso acontece devido ao tempo de comunicação do banco em que foi efetuado o pagamento para a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Na melhor das hipóteses, um pagamento feito em um dia útil poderia cair no próximo.

Com o Pix, o Banco Central dispensou intermediários na transação. Isso significa que basta que a solicitação seja decodificada no Bacen para ser encaminhada ao destinatário.

Logo, não seria diferente com o Pix Cobrança, onde o pagamento pode ser compensado no mesmo minuto.

Confira abaixo como as vantagens do Pix Cobrança ao boleto bancário:

Praticidade

O usuário pode efetuar o pagamento com o aplicativo de seu banco ou fintech, apenas apontando a câmera do celular para o QR Code.

Adeus, dias úteis!

Com o Pix Cobrança, o pagamento pode ser efetuado em qualquer dia da semana, incluindo feriados.

Mais barato

Ao contrário do boleto, agora as tarifas são muito menores para gerar uma cobrança.

Tudo isso com as mesmas informações que o boleto bancário oferece, como data de vencimento e juros por atraso.

Vantagens do Pix Cobrança para empreendedores

A praticidade e rapidez do Pix Cobrança com certeza são as maiores vantagens para o consumidor. Agora, não é mais necessário um cartão de crédito para compensação imediata de um pagamento no e-commerce, por exemplo.

Mas também há diversas vantagens para o empreendedor que decidir optar pelo Pix em suas cobranças, começando pela compensação instantânea.

Confira abaixo as vantagens do Pix Cobrança para o empreendedor:

Tarifas baixas

Mais barato que um boleto bancário convencional.

Uma nova forma de pagamento

Ofereça um novo método de pagamento para seus clientes. Ainda mais fácil, o consumidor não necessita de um cartão de crédito para que seu pagamento seja compensado na hora.

Dinheiro no bolso

Tenha o valor cobrado em conta segundos após o pagamento.

Pix Cobrança no Asaas

No Asaas você também pode gerar um Pix Cobrança! Receba pagamentos em tempo real, a qualquer momento e de qualquer lugar, por apenas R$ 0,99 por cobrança recebida.

Com o Asaas, você gera o Pix do seu jeito, facilitando a vida do seu cliente. Confira algumas das vantagens:

  • Disponível 24h por dia, 7 dias na semana;
  • Cálculo automático de juros, multas e descontos;
  • Sem taxa de emissão ou cancelamento;
  • Fácil, rápido e seguro.

Aqui você cria a sua cobrança e o Asaas envia a fatura automaticamente para seu cliente.

Após o pagamento, via QR Code, seu dinheiro estará disponível em poucos segundos!

E aí, você já aderiu ao Pix Cobrança? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo, curiosidades e esclarecimentos sobre o Pix e o universo das finanças!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas