Quais são os benefícios da API Pix e como integrar com o Asaas?

por Tecnologia

Publicado em 15 de agosto, 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

Uma API é um recurso que promove a integração de diferentes sistemas. No caso da API Pix, a ideia é que empresas, instituições financeiras e desenvolvedores externos possam criar soluções personalizadas envolvendo o pagamento por Pix

Essa ferramenta visa facilitar a integração do meio de pagamento com outras soluções financeiras de maneira automatizada. Dessa forma, é possível reduzir os custos de aquisição de clientes, aumentando a sua margem de lucro.

Neste conteúdo, você entenderá como funciona API para Pix e quais os impactos para o seu negócio. Assim, será mais fácil entender qual o melhor sistema para integrar à sua empresa.

O que é API Pix?

A API Pix é uma interface de programação que permite a automação e o gerenciamento de transações financeiras. Por meio dessa ferramenta, é possível integrar uma variedade de operações relacionadas a pagamentos e recebimentos utilizando o Pix

Ela é responsável por soluções como: 

  • Geração de cobranças;
  • Envio de notificações;
  • Configuração de chaves de identificação
  • Criação de QR Codes;
  • Divisão de pagamentos, 
  • Conciliação financeira e muito mais.

Somente bancos oferecem API Pix?

A API Pix não é exclusiva de bancos, permitindo que empresas e outras organizações integrem essa funcionalidade aos seus sistemas. Assim, é possível automatizar e integrar pagamentos.

Embora os bancos tenham sido os primeiros a implementar o Pix, a API Pix não é exclusiva deles. O Asaas, por exemplo, é uma conta digital completa para empresas, que oferece a API Pix como solução financeira aos seus clientes.

Conheça o guia de integração API Asaas para desenvolvedores.

Quais são os impactos da API de pagamento Pix para empresas?

A integração da API Pix pode revolucionar a maneira com que as empresas realizam suas transações financeiras e oferecem opções de pagamento aos seus clientes. Ela traz maior eficiência operacional para todas as partes envolvidas.

A adoção desse recurso pode trazer diversos impactos positivos para empresas de todos os tamanhos e setores. Como:

Aumento nas Vendas 

A API Pix faz com que o processo de pagamento seja mais rápido. Isso faz com que seus clientes consigam concluir as compras de forma rápida e conveniente. Dessa forma, você estará melhorando a satisfação do cliente, tendo mais chances de fidelização.

Além disso, a ferramenta também ajuda sua empresa a ter uma vantagem competitiva em meio ao mercado, atraindo ainda mais clientes e aumentando suas vendas.

Redução da Inadimplência

O fato do Pix ser um meio de pagamento instantâneo, ou seja, que o valor é compensado na hora, já contribui para a redução da inadimplência

Junto a isso, a API Pix permite que seja integrado um sistema de notificações automáticas, o que ajuda a evitar atrasos. Como as notificações são integradas ao sistema de pagamento, você reduz o custo e o trabalho manual com essa atividade.

Redução de Custos

A API Pix é uma ótima ferramenta para reduzir custos em sua empresa. Além de diminuir os gastos operacionais de cobrança, por exemplo, você também evita erros humanos que possam prejudicar a relação com seu cliente.

Dessa forma, é possível adquirir um fluxo de caixa maior, podendo direcionar novos investimentos ao seu negócio.

Como funciona a API Pix?

A API Pix é uma interface de programação que permite a integração de sistemas e aplicativos com o sistema de pagamentos instantâneos Pix.

Ela automatiza cobranças com QR codes para agilizar transações, notifica clientes sobre pagamentos e garante segurança, conforme padrões do Banco Central. Por meio dela, sua empresa pode:

Gerar cobrança com forma de recebimento Pix

Através da API Pix, as empresas podem gerar cobranças para seus clientes com a opção de pagamento via Pix. O cliente só precisa escanear o QR code gerado na finalização da compra para realizar o pagamento. 

Assim, você evita que ele precise preencher manualmente qualquer informação, aumentando a agilidade no processo de compra e melhorando a experiência do cliente.

Gerar notificações de cobrança automaticamente

Por ser uma interface desenvolvida para realizar integrações entre sistemas, é possível utilizá-la para gerar notificações de cobrança automaticamente. Você pode melhorar o processo de cobranças de suas assinaturas recorrentes ou pagamentos parcelados.

Desse modo, seu negócio adquire maior profissionalismo, as cobranças passam a ser automáticas e a inadimplência é reduzida.

Cadastrar uma chave e informar ao pagador

Uma das formas de receber é através da API de recebimento Pix. Por meio dela, é possível gerar uma chave Pix para enviar ao pagador. Nesse caso, a chave pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou uma sequência aleatória de números, símbolos e letras.

Por ser um sistema seguro, criado pelo Banco Central, o Pix é um meio seguro de pagamento, assim como a API Pix. Por isso, todas as formas de chave Pix podem ser utilizadas.

Criar um QR code 

O QR code Pix é um código que contém as informações de cada transação financeira, facilitando o pagamento, a conciliação e a automação do processo. Nesse caso, temos dois tipos: o estático e o dinâmico 

O QR code estático permite a inserção de um valor fixo do produto ou pelo próprio pagador e uso em várias transações. Ele pode ser utilizado tanto para receber doações quanto para vender produtos com o mesmo valor.

Já o QR code dinâmico é único para cada operação, ou seja, para cada pagamento será gerado um QR code diferente. Ele é comum em restaurantes e comércios em geral, quando existe uma diversidade de preços entre produtos ou serviços.

Quais são os benefícios do Pix automatizado via API?

A API Pix oferece uma série de benefícios para automatizar e agilizar os processos de pagamento. Assim, ela permite que empresas recebam e realizem pagamentos de forma instantânea e segura. Ao integrar a API Pix, você pode aproveitar:

Gestão Financeira Eficiente

Automatizar os processos de cobrança e pagamento por meio da API Pix simplifica a gestão financeira da empresa, melhorando o fluxo de caixa e reduzindo tarefas manuais. 

Por meio dela, você consegue acompanhar as transações financeiras em tempo real, tem previsão de fluxo de caixa, aumenta o tempo de produtividade e reduz os erros. Isso melhora suas tomadas de decisão, baseando-se em relatórios simplificados

No geral, a automação via API Pix otimiza a gestão financeira, resultando em maior precisão, agilidade e economia de custos.

Flexibilidade de Pagamento

Por meio da API Pix, a empresa pode oferecer uma gama de opções flexíveis de pagamento, como pagamentos recorrentes e parcelados. Dessa forma, seus produtos e serviços se tornam mais acessíveis. 

Além disso, oferecer o Pix diversifica as escolhas para os clientes, atendendo às preferências de quem busca métodos mais ágeis.

Integração com Processos Internos

Utilizando do Pix via API, é possível integrar os processos da empresa, como as movimentações financeiras e a gestão de estoque. Assim, sua empresa pode gerar relatórios únicos de diferentes setores, de forma automatizada.

Além de melhorar a análise sobre a empresa, essa ferramenta ajuda sua empresa a eliminar tarefas manuais e repetitivas. Assim, será possível destinar o tempo em atividades estratégicas, focando no crescimento e expansão do seu negócio.

Quando é recomendável a integração API Pix?

A integração da API Pix é recomendada em diversas situações, conforme as necessidades e objetivos da sua empresa

Ela é ideal para vendas por e-commerce, mas também pode ser aplicada em comércios físicos e empresas de diversos segmentos. 

Quem pode usar a API de pagamento Pix?

A integração API Pix pode ser utilizada por diversos tipos de negócio, desde empresas pequenas e médias até grandes com alto volume de transações financeiras. Aqui estão alguns cenários nos quais a integração API Pix é especialmente recomendável:

Startups e E-commerces

A integração da ferramenta é altamente recomendada para empresas que operam em ambientes online, por meio da API para e-commerce. A rapidez e a praticidade do Pix podem melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas.

Desenvolvedores e empresas de tecnologia

Desenvolvedores de software e empresas de tecnologia podem usar a API Pix para criar soluções personalizadas de pagamento. Isso permite a criação de aplicativos e serviços que aproveitam os recursos do Pix.

Outros setores

Empresas de todos os tamanhos e setores podem integrar a API Pix em suas plataformas de pagamento ou aplicativos. Assim, é possível oferecer opções de pagamento Pix aos clientes. Isso inclui desde pequenos negócios até grandes corporações.

Quais são as funcionalidades da API para Pix automatizado?

A API para Pix automatizado oferece uma série de funcionalidades que permitem a integração eficiente do Pix nas operações financeiras de uma empresa. Algumas das principais funcionalidades incluem:

Pix cash-in: Receba de forma instantânea

O “Pix Cash-in” é um termo que se refere a uma funcionalidade do sistema Pix, o método de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.

O termo “cash-in”, em sua tradução, é usado para descrever o processo de receber dinheiro, especialmente em transações financeiras eletrônicas. No caso, você pode utilizar a API Pix para receber seus pagamentos.

Pix cash-out: Envie Pix diretamente da API

O “Pix Cash-out” é outra funcionalidade do sistema Pix. Neste caso, “cash-out” significa retirada ou saída de dinheiro, de uma conta ou de sistema. 

Ou seja, você pode utilizar a API do Pix para enviar pagamentos ou transferir dinheiro de maneira ágil e imediata para outras contas ou beneficiários. Assim, você consegue cumprir todas as pendências financeiras da empresa, evitando prejuízos por atraso.

Pix Cob e Cobv: Emita cobranças imediatas e com data de vencimento

Essas são duas modalidades do Pix. O PIX Cob se refere à modalidade de cobrança imediata, permitindo que as empresas gerem cobranças instantâneas. Geralmente, é utilizado por lojas físicas, comércios eletrônicos e aplicativos de delivery.

Já o PIX CobV, é a modalidade de cobrança em que a empresa pode configurar dados, como juros, multas e descontos, para pagamentos em datas futuras. Isso é muito útil para negócios que oferecem prazos e condições de pagamento diferenciadas.

Configure uma interface de visualização da cobrança

Essa funcionalidade permite que você configure a interface de visualização da cobrança, personalizando a apresentação das informações para os clientes. Isso pode incluir detalhes sobre o pagamento, valores e informações da empresa.

É importante lembrar que ter essas informações é importante para seu cliente. Assim, ele terá certeza dos produtos comprados e do valor, o que agregará valor na relação com a empresa.

Divida e repasse com o Split de pagamento via Pix

O Split de pagamento via Pix é uma funcionalidade avançada que permite dividir automaticamente os pagamentos recebidos entre diferentes destinatários

Essa função é útil, principalmente, em plataformas de marketplace, por exemplo, onde múltiplos vendedores precisam receber suas comissões correspondentes das vendas. Além de facilitar a divisão, você evita possíveis prejuízos por erros humanos.

Como funciona a integração API Pix do Asaas?

Agora que você já sabe como funciona a API de Pix e qual o impacto em seu negócio, é hora de conhecer a plataforma de pagamento do Asaas. Abaixo, vamos mostrar as soluções oferecidas pela empresa que podem auxiliar sua gestão financeira. Veja:

1. Gateway pagamento Pix completo

O gateway de pagamento é um serviço que permite que as empresas aceitem pagamentos online. Por se tratar de uma ferramenta de pagamento, é necessário que ele seja seguro e eficaz, assim como o Asaas.

Além de oferecer plugins para as plataformas de e-commerce, como a WooCommerce e Magento, a empresa também oferece solução de checkout transparente. 

2. API Pix robusta e segura

A API PIX do Asaas é projetada com segurança, seguindo diretrizes rigorosas, estabelecidas pelo Banco Central do Brasil. Para poderem oferecer esse tipo de serviço, é preciso seguir todas essas regras.

Além disso, o Asaas zela pela eficiência da solução do problema do cliente, agregando cada vez mais soluções ao mercado. Por isso, busca apresentar produtos diversos, como: antecipação de recebíveis, notificação automática, cobrança pelo celular, etc.

A imagem mostra todas as vantagens da API de pagamento Asaas

3. Menor custo nas transações via Pix

Além de ter um produto de qualidade, é importante que o valor das transações seja acessível para sua empresa. Pensando nisso, os custos com o Asaas são menores e garantem soluções eficientes para a sua empresa

4. Disponível todos os dias

A API Pix do Asaas fica disponível todos os dias da semana, 24h por dia. Assim, você evita ficar sem fechar uma venda por falta de suporte para receber, conseguindo ampliar a sua base de público-alvo. 

5. Integração descomplicada

A integração com a plataforma do Asaas é simples, fácil e rápida. Para auxiliar sua jornada, você pode conferir o site Asaas para desenvolvedores. Assim, será possível acompanhar todas as novidades para a sua empresa.

6. Conta digital completa e gestão financeira eficiente

O Asaas é uma conta digital completa para todas as empresas, buscando a melhoria contínua dos processos financeiros empresariais. ,

Para cobrar via API Pix do Asaas é muito simples. Basta criar a sua conta gratuita para acessar a funcionalidade e começar a oferecer Pix para os seus clientes. Faça parte do Asaas agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.