Qual o impacto da API Pix no seu negócio?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 15 de agosto, 2022 | Atualizado em 29 de setembro, 2022

O Pix já é a modalidade de pagamento mais utilizada no Brasil, superando recordes sucessivos de acordo com os dados do próprio Banco Central. Nesse contexto, seu negócio tem muitas vantagens em utilizar uma API Pix.

Uma API serve para realizar a troca de informações entre diferentes linguagens de sistemas. Isso acontece através de uma série de protocolos, ferramentas e rotinas estabelecidas para o desenvolvimento de aplicações de software.

No caso da API Pix, criada pelo Banco Central, o objetivo é facilitar a integração do novo formato de pagamento com soluções de automação, como o Asaas, além de reduzir custos para o usuário final e ampliar a concorrência no setor.

Neste conteúdo, você entenderá melhor como funciona API para Pix, quais os impactos e como gerar cobrança por Pix em seu negócio. Além disso, descubra quando é recomendável fazer a integração de API Pix e conheça a plataforma de pagamentos do Asaas e seus benefícios.

Conteúdo

Como automatizar o Pix?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo que possibilita pagamentos tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, com funcionamento todos os dias da semana, 24 horas por dia. Trata-se de uma forma de pagamento que facilita a gestão financeira, mantendo o fluxo de caixa mais eficiente, além de ajudar a reduzir a inadimplência.

Automatizar o Pix é possível através de uma API Pix que permite a emissão e gerenciamento de cobranças de forma fácil, com recebimento em poucos segundos. Outras vantagens da automatização do Pix envolvem o envio de lembretes de cobranças, maior controle financeiro e segurança nas transações.

Impactos da API de pagamento Pix para empresas

Uma solução API pode agilizar as vendas e garantir o controle de cobranças e recebimento em um único lugar. Entre as possibilidades que a API Pix oferece está a automação de transferências para parceiros, geração de QR Code estático ou dinâmico para cobrança e confirmação automática de recebimento.

Como funciona a API Pix?

A API de pagamento Pix é padronizada pelo Banco Central. Ou seja, todas as plataformas de pagamento, também chamadas de PSPs (Provedor de Serviço de Pagamentos), precisam seguir o padrão estabelecido pelo órgão, o que garante maior segurança na operação. 

Confira algumas das funcionalidades da API Pix no e-commerce:

Gerar cobrança com forma de recebimento Pix

A API Pix cobrança permite que as vendas sejam feitas através do Pix. O cliente só precisa escanear o QR Code gerado na finalização da compra para realizar o pagamento. Isso evita que ele precise preencher manualmente qualquer informação, além de diminuir a inadimplência já que o pagamento é na hora.

Gerar notificações de cobrança automaticamente

Ao contar com uma plataforma que realiza Pix automatizado, é possível usufruir da funcionalidade de lembretes de cobranças. Desse modo, seu negócio adquire maior profissionalismo, as cobranças passam a ser automáticas e a inadimplência é reduzida.

Cadastrar uma chave e informar ao pagador

Uma das formas de receber é através da API de recebimento de Pix em que é possível gerar uma chave para enviar ao pagador. Nesse caso, a chave pode ser o CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou uma sequência aleatória de números, símbolos e letras.

Criar um QR code estático

O QR Code Pix é um código que contém as informações de cada transação financeira, facilitando o pagamento, a conciliação e a automação do processo. O QR Code estático permite a inserção de um valor fixo do produto ou pelo próprio pagador e uso em várias transações, enquanto o QR dinâmico é único.

Fazer transações via Pix

Além de cobrar via Pix e facilitar as vendas online, é possível transferir de forma prática, sem a necessidade de informar os dados bancários. Assim, na hora de pagar fornecedores, por exemplo, a transação via Pix é feita direto no aplicativo de pagamentos.

Quando é recomendável a integração API Pix?

Como vimos, a API de recebimento de Pix traz uma série de vantagens como a gestão mais eficiente das cobranças e uma verificação simplificada dos pagamentos. Integrar com a API Pix é indicado para empresas que desejam contar com processos mais seguros e práticos para as transações em Pix.

Nesse sentido, é importante contratar uma plataforma que ofereça um serviço de qualidade e confiança. É válido consultar as taxas e demais funcionalidades da ferramenta para escolher aquela que melhor se adequa às necessidades do seu negócio.

Tipos de empresa que podem utilizar

A integração API Pix pode ser utilizada por diversos tipos de negócio, desde empresas pequenas e médias até grandes com alto volume de transações financeiras. É ideal para e-commerce, mas também pode ser aplicado no varejo físico.

Como cobrar via integração API Pix do Asaas?

Agora que você já sabe como funciona a API de Pix e qual o impacto em seu negócio, é hora de conhecer a plataforma de pagamento do Asaas, uma solução prática e ágil para controlar e gerenciar o financeiro do seu negócio.

Para cobrar via Pix através da integração API no Asaas é muito simples. Basta criar a sua conta gratuita para acessar a funcionalidade e começar a oferecer Pix para os seus clientes. Para te auxiliar nesse processo, você poderá contar com o time de desenvolvimento.  Dessa forma, será possível transferir ou pagar facilmente pelo aplicativo.  

Além disso, no Asaas você não paga mensalidade nem taxa de emissão de cobrança, e só é taxado após o pagamento efetuado. No mais, você ainda conta com transações gratuitas disponíveis todo mês. Faça o teste e comece a receber os pagamentos de forma instantânea com o Asaas.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas