Descubra como aceitar pagamento recorrente na sua empresa

por 8 ago 2016Cobrança

Publicado em 8 de agosto, 2016 | Atualizado em 29 de novembro, 2022

O modelo de pagamentos recorrentes deixou de ser algo do futuro e está cada vez mais presente nas empresas brasileiras.

Esse modelo se tornou uma alternativa à crise econômica dos últimos anos. E, por isso, está sendo importante para muitos negócios continuarem expandindo e convertendo clientes.

Segundo relatório publicado em 2019, houve um salto de crescimento de 18% nas receitas de negócios baseados na estratégia de pagamento recorrente. Outros modelos de negócios, porém, ficaram na margem de 4% de crescimento.

Neste artigo, comentamos mais sobre esse modelo de cobrança, e como ele pode ser implementado como uma solução para seu negócio.

Conteúdo

O que é pagamento recorrente?

O recebimento de pagamentos recorrentes ficou muito popular por conta de streamings, como a Netflix, e dos clubes de assinatura. Porém, essa modalidade já era muito popular em negócios como cursos e academias

Como aceitar pagamento recorrente na empresa?

Caso você precise adaptar essa modalidade de pagamentos na sua empresa, basta seguir alguns passos.

O primeiro é encontrar um serviço que ofereça apoio na cobrança recorrente. No caso, as plataformas de gestão de assinaturas serão um suporte à sua empresa para realizar essa mudança. Esse fator permite que os processos aconteçam de forma mais eficiente para você e seu cliente.

Além disso, é válido compreender como remodelar seus serviços de cobrança. Isso precisa ser algo gradual e feito com calma. Por isso, é importante pensar nas formas de precificação e no que irá atender as necessidades do seu cliente.

Embora possa levar algum tempo, essa mudança pode ser um passo importante para a saúde financeira da sua empresa. Então, desenvolva uma estratégia ou plano de negócios que possibilite essas mudanças.

Como funciona o pagamento recorrente automatizado?

Nessa forma de pagamento, o cliente paga por um período determinado, geralmente mensal. No Asaas, contudo, essa recorrência pode ser semanal, quinzenal, bimestral, trimestral, semestral ou até anual.

Geralmente, costuma-se exigir uma fidelidade mínima no contrato. Isso facilita o pagamento, já que a cobrança pode ser feita automaticamente, ao passo que as parcelas acarretam a dissolução do valor total do serviço pago.

Emita cobrança por Pix, boleto ou cartão

Com o Asaas, você pode oferecer essa modalidade cobrando por boleto, Pix e cartão de crédito. Essa última forma tem uma vantagem maior, já que a cobrança cai diretamente no cartão do seu cliente. 

Nas outras formas, Pix e boleto, é preciso que o cliente realize o pagamento manualmente. Por conta disso, nosso sistema de notificações mantém o cliente alerta sobre o prazo das cobranças e valores devidos.

Crie planos de pagamento com datas fixas

Nessa modalidade, é muito comum que ocorra um processo de renovação automática para manter o serviço ativo com seu consumidor.

Porém, uma boa plataforma de pagamento recorrente permite que você defina também um prazo final para sua cobrança recorrente

Gerencie seus planos de assinatura

Como mencionamos, no Asaas você também tem uma grande variedade de prazos para manter a cobrança. Com isso, você pode optar pela cobrança por assinatura mensal, a mais popular, ou trimestral, semanal etc. No total, são sete opções disponíveis!

É válido lembrar que ao oferecer diferentes opções, você também pode aplicar descontos ou promoções, como uma vantagem competitiva. Por exemplo, oferecendo desconto para os clientes que realizarem a assinatura trimestral no lugar da mensal.

Emita cobrança automatizada

Uma das grandes vantagens da cobrança recorrente é que a plataforma pode facilitar todo o trabalho para você. Uma de suas funções é notificar o consumidor do pagamento, podendo gerar a cobrança e também emitir a nota fiscal.

Ao permitir a cobrança por assinatura, você automatiza o processo e permite mais agilidade no pagamento. Isso porque o valor cai diretamente na fatura do seu cliente, diminuindo a necessidade dele realizar o pagamento manual.

Receba via link de pagamento

Ao emitir um link de pagamento, você também dá mais autonomia ao seu cliente.

Essa solução é cada vez mais utilizada por negócios online. Afinal, com poucos cliques, você gera um link compartilhável para que seu cliente finalize o pagamento com segurança.

O fator segurança é um dos pontos que torna a venda por link de pagamento atrativa. Afinal, as tentativas de golpes na internet tiveram um aumento de 74% em 2021, segundo o Mapa da Fraude feito pela ClearSale. 

Nesse caso, o link de pagamento oferece o melhor dos dois mundos para seu cliente realizar a compra, já que une segurança e praticidade.

Quais são as vantagens da automatização do pagamento recorrente?

O pagamento por assinatura já é uma tendência no mercado. Além dessa opção ter crescido muito nos últimos anos, ela atende demandas que beneficiam tanto empresas quanto clientes.

Dois fatores essenciais na rotina de vendas de qualquer empresa são a necessidade de segurança e constância. Esses dois fatores são um dos grandes benefícios trazidos por essa modalidade de pagamento

Porém, existem diversas outras vantagens de aplicar esse sistema na sua empresa. Confira os principais:

1. Reduz a burocracia

Essa modalidade de pagamento pode ser completamente automatizada. Essa opção permite que, uma vez negociado com seu cliente, você possa manter a venda recorrente sem burocracias.

Uma vez escolhido o prazo de pagamento, extensão do contrato, forma de pagamento e valores, a plataforma mantém a cobrança por você.

No cartão, seu cliente recebe o valor conforme o prazo estabelecido, tornando o pagamento mais prático. Seja no boleto ou cartão, a própria plataforma realiza as notificações e envia os links de pagamento.

Ao final, a plataforma de gestão de assinaturas também pode emitir sua nota fiscal do serviço ou produto. Isso permite que você otimize seu tempo com atividades mais importantes.

2. Ajuda no combate à inadimplência

O risco de inadimplência é real para a maioria das empresas, independente do segmento e serviço que ofereçam.

Segundo matéria da CNN, o número de inadimplentes no Brasil atingiu a marca de 66 milhões no primeiro semestre de 2022. Essa marca negativa foi um recorde da série histórica, segundo o Serasa que acompanha essa métrica.

O pagamento por recorrência diminui o risco da inadimplência, já que otimiza o processo de pagamento e mantém um sistema de pagamento que foca no longo prazo.

3. Fidelização dos clientes

O pagamento recorrente também pode ser uma opção importante para fidelizar seus clientes.

O sistema de assinatura tende a criar um vínculo maior entre o cliente e seu serviço ou produto. Afinal, a tendência é que ele mantenha a assinatura por um período.

Além disso, você pode oferecer vantagens para diferentes planos de assinatura, como descontos ou recompensas. Essa opção também ajuda a fidelizar seu cliente.

O pagamento por recorrência também permite manter um atendimento mais prático e eficiente para o cliente, o que pode ser uma vantagem para a fidelização.

4. Oferece maior previsibilidade financeira

No sistema de cobrança recorrente, você pode adaptar seu planejamento com maior flexibilidade. Isso acontece porque a previsibilidade financeira dessa modalidade é maior.

A partir de métricas como MRR (Receita Recorrente Mensal, do inglês), você consegue prever a expectativa de receita do seu serviço de assinatura

Além disso, você pode aplicar outras métricas dentro do seu controle financeiro. Esse fator permite você considerar taxas como churn, possibilidades de reajustes de preços e modelos de trial, por exemplo.

5. Reduz os custos de cobrança

O pagamento por assinatura também reduz o custo, em comparação com outros processos de pagamento. Com taxas definidas e o processo automatizado, você pode estipular prazos com seu cliente e deixar o pagamento mais simples.

Formalizando uma única forma de pagamento recorrente, você consegue ter maior previsibilidade das taxas de custos.

6. Garante comodidade para a empresa e para o cliente

Ao automatizar o processo, seu cliente fica tranquilo em relação aos prazos de cobrança. Com o tempo, a conta recorrente vindo em sua fatura torna-se parte da sua rotina financeira.

Além disso, com o sistema de notificações do Asaas, por exemplo, ele sempre estará alerta para os prazos de pagamento. Isso também dá mais comodidade para sua empresa, que recebe sem precisar tornar a cobrança manual.

7. Garante segurança nas transações

Com um processo automatizado e recorrente, é possível diminuir o risco de erros humanos, além de ser mais fácil de realizar auditorias.

Isso porque o processo se torna algo constante na organização financeira e transações da sua empresa, permitindo maior previsibilidade.

Além disso, ao utilizar uma boa plataforma de assinaturas, você também garante que os dados e movimentações aconteçam em segurança. Caso necessário, sua equipe pode realizar fiscalizações das movimentações na plataforma, além de obter dados com praticidade.

8. Permite maior eficiência

A soma de todos esses fatores e vantagens presentes na venda por assinatura automatizada permite mais eficiência.

Essa solução pode ser aplicada em seu negócio como uma vantagem competitiva ao oferecer produtos ou serviços. Porém, você também pode utilizar como método de ampliar sua carteira de clientes e otimizar seu sistema de vendas.

Afinal, a opção de planos de assinatura oferece segurança, fideliza clientes e dá maior previsibilidade financeira para seu negócio.

Quando a empresa pode aderir à cobrança recorrente?

Oferecer a opção de pagamento recorrente é se adequar a realidade do mercado que está cada vez mais favorável a essa modalidade. Porém, para tomar esse passo, é importante entender como essa mudança irá impactar seu negócio.

Para isso, você pode utilizar ferramentas estratégicas que avaliem o momento da sua empresa e disponham de informações para aplicar essa adaptação.

Entre os fatores que você pode considerar estão:

  • Sua área comercial está conseguindo bater as metas estabelecidas?
  • O ciclo de vendas está mais alto do que o esperado?
  • Você considera que sua empresa está estagnada por conta de crises?
  • O LTV (Lifetime Value ou Tempo de Vida) dos seus clientes está baixo?
  • Seu negócio aparenta estar distante da realidade do seu cliente?
  • Seus clientes não retornam após as primeiras vendas?

Quais tipos de empresa podem usar a plataforma de pagamento recorrente?

Apesar das inúmeras vantagens de oferecer cobranças por assinatura, existem muitas dúvidas de quais empresas podem aderir a essa modalidade.

De modo geral, a cobrança recorrente é mais usual entre empresas que oferecem serviços. Porém, existem formas de aplicar essa modalidade ao varejo ou outros setores do mercado.

É necessário compreender as oportunidades que seu negócio dispõe para pagamentos recorrentes, você precisa planejar estrategicamente. Para te ajudar a tomar a decisão de oferecer pagamentos por assinatura, nós listamos algumas oportunidades que você pode aplicar na sua empresa. Confira:

Box de produtos

Uma oportunidade é reunir alguns dos produtos mais vendidos dentro da sua empresa e oferecê-los dentro de um box de produtos.

Você pode variar os tipos de produtos e oferecer os que são mais vendidos dentro do seu negócio. Com isso, o prazo da recorrência pode ser estipulado conforme o costume de reposição dos seus clientes.

Um exemplo é oferecer produtos que precisam ser repostos pelos seus clientes, como ração para pet. Você também pode oferecer vantagens, como descontos, ou combos de produtos por preços abaixo da média.

Clube de assinatura

Outra opção, especialmente caso seu negócio seja renovar o estoque ou realizar lançamento de novas linhas de produtos, é criar um clube de assinaturas.

Nesse sistema, seus clientes pagam para receber novidades, recebendo periodicamente um lançamento da sua marca.

Prestadores de serviço

Prestadores de serviço se beneficiam muito dessa modalidade, já que garantem mais agilidade para o negócio.

Você pode oferecer o serviço com segurança, sabendo que os pagamentos serão realizados no prazo e com praticidade.

Agências e outros serviços que trabalham via contrato, como freelancers, também podem se beneficiar do pagamento por assinatura.

Escolas, cursos e academias

Um segmento que tem utilizado muito os pagamentos recorrentes são os que trabalham com mensalidades

Sejam escolas, cursos ou academias, podem utilizar esse sistema para oferecer mais vantagens aos seus alunos.

Condomínios e administradoras

Embora não seja tão frequente, oferecer essa modalidade em condomínios e administradoras também pode ser uma vantagem organizacional.

Essa solução pode ser muito eficiente para cortar problemas de inadimplência.

Estacionamento e transporte

Para negócios de estacionamentos, oferecer recorrência pode ser importante para garantir a fidelização de clientes.

Esse segmento de negócio é extremamente competitivo. Por isso, é muito importante garantir as principais vantagens e praticidade aos seus consumidores.

SaaS

Empresas SaaS são conhecidas por utilizar sistemas de pagamentos recorrentes. Algumas empresas, como a Netflix, são exemplos clássicos e grandes referências dentro desse mercado.

Plano de saúde e dentário

Como prestadores de serviço, planos de saúde podem aderir a essa modalidade, tornando os pagamentos mais práticos para seus clientes.

Ao optar pela plataforma de gestão certa, muitos dos processos de cobrança de planos podem ser automatizados.

Clínicas e seguradoras

Assim como os planos de saúde, clínicas e seguradoras que possuem modalidades de cobrança semelhantes e públicos parecidos também podem implementar esse sistema.

Para esse segmento de empresas, a vantagem está em oferecer mais praticidade aos seus clientes. Isso também garante um método de pagamento ágil e seguro para ambas as partes.

Como implementar o pagamento recorrente na empresa?

Para entender se oferecer essa modalidade é vantajoso para sua empresa, você deve pensar nos objetivos do seu negócio. É importante identificar quais são as vantagens competitivas e deficiências da sua empresa

A partir disso, você pode propor um planejamento que correlacione o pagamento recorrente com suas metas.

Remodele o serviço gradualmente

Com planejamento, você pode remodelar o serviço gradualmente. Assim, é possível considerar as possibilidades de precificação e realizar testes por um período. Dessa forma, você pode entender como responder às necessidades dos seus clientes, novos e antigos.

Procure uma plataforma de pagamento recorrente

Por fim, você deve optar por uma plataforma de pagamento recorrente que possa te auxiliar durante todo o processo. 

Você deve encontrar um sistema que ofereça segurança e praticidade, tanto para você quanto para seu consumidor. Também é importante optar por um sistema que ofereça resultados comprovados. 

Ofereça régua de cobrança

Utilizar a régua de cobrança pode ser uma solução aliada ao pagamento recorrente para seu negócio. A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira com objetivo de reduzir a inadimplência. Esse recurso serve para padronizar e organizar as etapas de cobrança do seu negócio.

Seus objetivos são definir como e quando acontecerá cada momento de cobrança dos seus clientes. Essa ferramenta, aliada à cobrança recorrente, pode ser uma estratégia assertiva para melhorar o controle da gestão de pagamentos. 

Além disso, ajuda a otimizar a previsão de receita, reduzir a inadimplência e melhorar o relacionamento com os clientes. 

Permita a antecipação de recebíveis

Um dos obstáculos das vendas a prazo e do pagamento recorrente é não receber o valor integral da sua negociação no primeiro momento.

Esse problema pode ser resolvido com a antecipação de recebíveis. Esse recurso permite adiantar valores de negociações via prazo, permitindo que você mantenha um equilíbrio melhor do fluxo de caixa. 

Agora que você conhece tudo sobre o pagamento recorrente, que tal conferir um case de sucesso? Veja como o Asaas ajudou a ProJuris a atingir melhores resultados no mercado!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas