O que é pagamento recorrente e como utilizar no seu negócio

por Gestão de pagamento

Publicado em 4 de abril, 2024 | Atualizado em 4 de abril, 2024

A previsibilidade financeira é uma das chaves para o sucesso. Não à toa, as empresas utilizam diferentes práticas para fidelizar clientes ou adentrar no mercado de recorrência.

Afinal, para empresas de todos os portes, contar com uma fonte constante e regular de receita é essencial para manter as operações funcionando sem sobressaltos e permitir um planejamento estratégico mais eficaz. 

Entenda nesse artigo como aplicar estratégias de pagamento recorrente no seu negócio com eficiência para expandir sua receita. Continue lendo!

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um modelo financeiro no qual os clientes autorizam que determinado valor seja debitado automaticamente de sua conta em intervalos regulares, geralmente mensalmente, em troca de um serviço contínuo ou produto fornecido de forma periódica. 

Essa modalidade de pagamento é caracterizada pela repetição programada das transações, eliminando a necessidade de que o cliente efetue manualmente o pagamento a cada período.

Qual a diferença entre pagamento recorrente e parcelado?

Enquanto o pagamento parcelado trata da divisão de um valor total em várias parcelas, geralmente com uma taxa de juros embutida, o pagamento recorrente é uma transação automatizada que ocorre em intervalos regulares. 

Ou seja, sem a necessidade de uma nova autorização ou ação do cliente a cada cobrança. 

Enquanto o parcelamento é comum em compras únicas, o pagamento recorrente é amplamente utilizado em assinaturas de serviços, planos de membros, mensalidades e outras formas de cobrança periódica.

Quais tipos de negócios usam o pagamento recorrente?

O modelo de pagamento recorrente é amplamente adotado por uma variedade de negócios, incluindo empresas de software (como serviços de streaming, aplicativos de assinatura e plataformas SaaS).

Além disso, esse modelo está presente em academias, clubes de assinatura, empresas de telecomunicações, editoras de conteúdo digital, provedores de hospedagem na web e muito mais. 

Basicamente, qualquer empresa que ofereça serviços ou produtos com uma estrutura de pagamento baseada em assinatura ou mensalidade pode se beneficiar do uso de pagamentos recorrentes.

Quais os principais meios para pagamento recorrente?

Realizar cobranças com recorrência não precisa ser um problema para seu negócio. Afinal, existem diversos meios de oferecer essa modalidade de pagamento.

Para escolher o melhor método, é necessário entender seu público-alvo e entender qual formato se adequa melhor às necessidades do seu negócio.

Cartão de crédito

O pagamento recorrente via cartão de crédito é um dos métodos mais populares e amplamente utilizados. 

Os clientes fornecem os detalhes do cartão uma única vez e autorizam o fornecedor de serviços a cobrar automaticamente o valor devido em intervalos regulares, como mensalmente. 

Esse método oferece conveniência tanto para os clientes, que não precisam se preocupar com pagamentos regulares, quanto para as empresas, que garantem uma forma estável de receita.

Comparativo dos tipos de cobrança, recorrente, a vista e parcelada.

Débito automático em conta corrente

O débito automático em conta corrente é outro método eficiente de pagamento recorrente. Os clientes autorizam as empresas a retirarem automaticamente os valores devidos de suas contas bancárias em datas predeterminadas. 

Assim como o cartão de crédito, esse método proporciona conveniência para ambas as partes, eliminando a necessidade de intervenção manual a cada pagamento.

Pix na recorrência

O Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, também pode ser utilizado para pagamentos recorrentes.

Com essa modalidade, os clientes cadastram sua chave Pix (CPF, CNPJ, e-mail ou número de telefone) junto ao fornecedor de serviços e autorizam os débitos automáticos em sua conta vinculada. 

Essa opção oferece rapidez e praticidade, além de reduzir custos operacionais para as empresas.

Boleto bancário (carnê)

Embora menos comum para pagamentos recorrentes devido à necessidade de emissão e envio regular de boletos, alguns negócios ainda utilizam essa modalidade. 

Com o boleto bancário, os clientes recebem um documento de cobrança com o valor devido e a data de vencimento, que pode ser mensal ou em outro intervalo pré-definido. 

Apesar de exigir mais esforço administrativo, o boleto ainda é uma opção para clientes que não possuem cartão de crédito ou conta bancária para débito automático.

Boleto carnê, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Como funciona o pagamento recorrente no Asaas?

O Asaas é uma conta digital completa que permite ao seu negócio cobrar de forma recorrente com a maior praticidade possível, mantendo sempre a segurança das suas operações.

O Asaas cria assinaturas automaticamente, de acordo com o período de cobrança escolhido pelo seu cliente. Basta que você defina o prazo para as cobranças.

Pelo Asaas, é possível utilizar algumas ferramentas importantes para gerar essas cobranças recorrentes. Confira:

Link de pagamento

O link de pagamento é uma ferramenta fundamental para vender, especialmente quando seu negócio não possui um site e aposta mais nas vendas pelas redes sociais.

O link pode ser gerado dentro da plataforma do Asaas, personalizado para cada venda, e enviado ao cliente para que ele efetue o pagamento.

API de pagamentos

A API de pagamentos é uma das ferramentas mais importantes do Asaas para integrar novas funções dentro do seu site ou plataforma de vendas. 

Além de poder efetuar cobranças recorrentes, a API do Asaas também permite que você integre soluções como:

  • Checkout transparente: o checkout transparente permite que sua empresa envie o cliente para a página de venda sem redirecionamentos, aumentando as taxas de conversão.
  • One click buy: essa ferramenta permite que os clientes já cadastrados pulem a etapa do carrinho e revisão de produtos, finalizando a compra a partir de dados pré-definidos em compras anteriores.
  • Split de pagamentos: muito útil para e-commerces, o split de pagamento permite uma divisão dos valores recebidos em uma venda entre diferentes subcontas.

Cobrança pelo aplicativo

Além do link de pagamento e da API, também é possível vender por assinatura através do aplicativo do Asaas. Para isso, basta acessar a função de “Cobrar Agora”.

Dentro do aplicativo do Asaas, é possível optar pela venda à vista, parcelada ou até mesmo pela cobrança por assinatura. Tudo com poucos cliques e um preenchimento rápido de informações.

Passo a passo para abrir uma conta digital.

Para baixar o aplicativo do Asaas, você precisa acessar a loja Android ou IOS, de acordo com o modelo do seu dispositivo. 

Sendo assim, se você precisa de uma parceria para otimizar seus processos financeiros e criar cobranças recorrentes, não deixe de contar com o Asaas. Abra sua conta agora mesmo!

O banner tem a imagem de tipos de mensagem e nele está escrito: Reduza cerca de 80% da inadimplência. Faça suas vendas e deixe o Asaas cuidar da cobrança! Ative as notificações e mantenha os recebimentos em dia. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: O Asaas cobra por você! Ative lembretes antes e depois do vencimento e receba sempre em dia. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.