• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Plataforma de cobrança recorrente: solução para gerenciar e receber pagamentos online

Plataforma de cobrança recorrente: solução para gerenciar e receber pagamentos online

Por Eduardo Kruger
Publicado em 25 de agosto, 2022 | Atualizado em 28 de setembro, 2022

Uma plataforma de cobrança recorrente permite o recebimento de pagamentos por assinatura, que podem ser aplicados em intervalos diferentes, como mensal ou anual, com ou sem um prazo específico para finalizar.

É frequentemente utilizado por serviços de streaming, que apresentaram uma alta de 50% nos últimos dois anos, conforme indicado na pesquisa da NZN Intelligence. O formato de pagamento recorrente também é aplicado em mensalidades como escola, faculdade, academia, planos de saúde, entre outros. 

No entanto, a cobrança de assinatura tem alcançado diversos segmentos que encontram no sistema de cobrança recorrente uma oportunidade de criar produtos ou serviços. As possibilidades são variadas, como é o caso dos clubes de assinatura.

Neste conteúdo, saiba as vantagens de uma plataforma de cobrança recorrente e o que observar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio. Por fim, conheça os diferenciais do Asaas e veja como fazer uma cobrança recorrente na plataforma de forma simples e prática. Acompanhe!

Conteúdo

Quais são as vantagens de automatizar a cobrança recorrente?

Fazer a gestão de assinaturas sem contar com uma plataforma de cobrança recorrente pode ser um desafio, afinal é um formato de pagamento que exige controle e funciona melhor com automatização. Entre as vantagens de automatizar podemos citar:

Previsibilidade de recebíveis

Com uma plataforma de pagamento online, é possível visualizar todos os valores a receber em um controle de mensalidades prático e ágil. Assim, tomar decisões e criar novas estratégias financeiras fica muito mais fácil.

Redução da inadimplência

A automatização das cobranças permite o envio de lembretes automáticos para que o cliente não esqueça de efetuar o pagamento. A funcionalidade é útil para evitar a tarefa manual e auxiliar na redução da inadimplência.

Fidelização dos clientes

Uma plataforma de cobrança recorrente aumenta a credibilidade e o profissionalismo. Com isso, o cliente tem mais confiança e satisfação com o processo de pagamento, potencializando a chance de se tornarem clientes fiéis.

Assista ao vídeo e veja como a Multipedidos usou a plataforma de cobrança recorrente do Asaas para escalar pagamentos online.

Como escolher uma plataforma de cobrança recorrente?

Na hora de escolher a plataforma de cobrança recorrente é importante buscar uma ferramenta completa. Tudo para garantir eficiência e praticidade na hora de receber os pagamentos do seu produto ou serviço por assinatura e fazer controle de pagamento mensal. Confira a seguir os recursos indispensáveis:

1. Oferecer diversidade nas formas de recorrência

É comum pensarmos na recorrência como cobrança mensal, como é no caso de exemplos que citamos anteriormente. Contudo, a assinatura pode ser aplicada em intervalos diferentes e é um aspecto que precisa ser contemplado na plataforma de cobrança recorrente.

No Asaas, por exemplo, a cobrança recorrente pode ser programada de forma semanal, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual. Assim, há várias opções para a venda recorrente, além da cobrança de mensalidade.

2. Possibilitar a antecipação de recebíveis

Receber pagamento recorrente gera uma previsibilidade de caixa, como já vimos anteriormente. Nesse sentido, caso a empresa esteja passando por uma situação em que precisa utilizar o dinheiro, é importante contar com a opção de antecipar recebíveis.

Desse modo, não há necessidade de pedir empréstimos ou buscar outras vias de crédito. É possível utilizar um valor que já pertence à empresa, mas que seria recebido em datas futuras, evitando um endividamento. Isso pode ser feito pela plataforma de pagamento recorrente com o desconto de uma taxa.

3. Oferecer a régua de cobrança para facilitar o recebimento

Existem vários fatores que podem influenciar a inadimplência, e um deles é o simples esquecimento. Para evitar que o cliente se torne inadimplente, uma régua de cobrança permite estabelecer uma comunicação clara e respeitosa para lembrá-lo de efetuar o pagamento.

Com uma plataforma de cobrança recorrente, são enviados lembretes automáticos antes e após o vencimento com intervalos pré-definidos. A automatização evita a necessidade de uma equipe responsável pela tarefa, aumentando o controle da gestão de contratos. 

4. Permitir a venda recorrente no cartão de crédito e boleto bancário/Pix

Outro fator a considerar em um sistema de vendas recorrente é a diversidade de formatos de pagamento. No Asaas, vender por assinatura é bem simples, com a possibilidade de pagamento no cartão de crédito, boleto bancário e Pix.

A vantagem do Pix está no recebimento instantâneo e para cobranças recorrentes fica disponível ao cliente através de um QR Code no boleto de pagamento. Assim, o consumidor tem duas opções de pagamento em uma.

5. Possibilitar a emissão de nota fiscal mensal dos pagamentos

A emissão de nota fiscal é uma tarefa que pode ser automatizada em um sistema de controle de assinaturas. Ao emitir a cobrança ao cliente, a nota fiscal também é gerada conforme data e valor de pagamento. 

Como cobrar um pagamento recorrente no Asaas?

Agora que você já sabe o que um sistema de cobrança de mensalidade e assinatura precisa ter, veja como é feita a geração de uma cobrança na plataforma Asaas:

  • Clicar em “Criar cobrança”;
  • Insira os dados da cobrança;
  • Configure descontos, juros e multa;
  • Informe os dados do cliente;
  • Configure o envio de lembrete automáticos, se desejar;
  • Pronto, cobrança criada!

Como vimos, uma plataforma de venda recorrente deve contar com uma série de funcionalidades e recursos que facilitem a gestão financeira do seu negócio. Para aumentar a facilidade de criar cobranças em qualquer lugar, o Asaas conta com um aplicativo de cobrança recorrente.

É possível fazer cobrança recorrente por aplicativo?

O aplicativo do Asaas é completo e oferece todos os recursos que o seu negócio precisa para receber e gerenciar pagamentos. Com uma interface simples e intuitiva, gerar as cobranças de assinatura não tem complicações. 

A solução oferece diversidade nos métodos de pagamento, emissão de notas fiscais, antecipação de recebíveis e cobranças automatizadas. Além disso, o Asaas não tem nenhuma mensalidade, você paga apenas pelos serviços que utilizar.

APLICATIVO DO ASAAS

Se você quer um aplicativo para assinatura, crie a sua conta no Asaas agora mesmo e automatize as suas cobranças com facilidade. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas