O que é gestão de assinaturas e como fazer? Dicas para empresas

por Gestão de cobranças

Publicado em 19 de dezembro, 2013 | Atualizado em 30 de janeiro, 2024

A chegada ao mercado dos produtos e serviços SaaS (software as a service) significou uma grande revolução. O antigo modelo de venda de licenças de softwares, que teve seu ápice durante os anos 90, com empresas como Adobe e Microsoft, foi quebrado.

Agora, ao invés de comprar o direito de uso dos programas, os usuários pagam uma assinatura periódica e muitas vezes não precisam nem da instalação do software, já que os serviços estão todos na nuvem.

Com o modelo Saas é possível, inclusive, controlar a base de assinantes do seu serviço, facilitando esse processo, através de um sistema simples.

É fundamental realizar uma boa gestão de assinaturas, cuidando bem do principal ativo que você possui: seus clientes. Mas afinal o que é e como realizar a gestão de assinaturas?

O que é gestão de assinaturas?

A gestão de assinaturas é o controle sobre todos os clientes que fazem uso do seu produto ou serviço. Ela permite identificar e atualizar seu banco de usuários, mantendo um acompanhamento total sobre o número de assinantes e, consequentemente, seu faturamento.

Como controlar assinaturas?

A melhor forma de se realizar a gestão de assinaturas é através de um software profissional integrado com sistemas de pagamento. Assim, você consegue simplificar e automatizar todo o processo, tanto de emissão e recebimento de cobranças recorrente quanto de atualização de sua base de clientes.

Imagine um serviço que oferece vários planos de assinatura, com preços e prazos diferentes. Acompanhar tudo isso através de uma planilha de Excel seria uma desordem, abrindo margem para erros e imprevistos.

Quais são as vantagens de usar um software de gestão de assinaturas?

A boa gestão de assinaturas é uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Por mais que o seu produto seja bom, nenhum cliente vai aceitar cobranças indevidas, atrasos em ativações e renovações ou ainda um processo burocrático demais de pagamento.

A execução correta e rápida destes exemplos citados já conta muitos pontos para você.

1. Automatização do controle de clientes por meio da plataforma de recorrência

Com um software eficiente, você pode automatizar o controle dos clientes. A integração direta com o pagamento permite que o processo de ativação, bloqueio ou cancelamento de assinaturas seja feito de forma automática, sem erros nem imprevistos.

2. Acompanhamento das segmentações dentro do gerenciador de assinaturas

Outro benefício é o acompanhamento das segmentações dentro do seu banco de assinantes. Se você oferece diversos planos de assinatura, pode saber exatamente quantos optaram pelo plano mais básico ou pelo mais completo, por exemplo.

Isso permite que você possa entrar em contato direto com cada um deles, enviando e-mails para avisar sobre promoções, upgrades ou renovações.

3. Gestão de recorrência por meio de relatórios gerenciais

 O software de gestão e cobrança de assinaturas ainda é capaz de gerar relatórios gerenciais com o balanço completo das operações em tempo real, facilitando muito o controle financeiro. Com a vantagem de que todas as informações ficam guardadas em segurança na nuvem e podem ser acessadas por você de qualquer lugar.

Como você viu, contar com um sistema profissional de gestão de assinaturas só traz benefícios para o seu negócio, não importa o segmento de atuação e o porte dele. Além de garantir mais segurança a todo o processo, ele ainda permite que você possa focar melhor no que realmente interessa: o aprimoramento do seu produto e o crescimento de sua empresa.

Quer saber como fazer a gestão de assinaturas de forma automática, utilizando uma plataforma sem mensalidade? Conheça o Asaas e descubra um jeito fácil de cobrar clientes!

O banner tem a imagem de moedas e um calendário e nele está escrito: Chega de cobrança manual. Venda uma vez e receba sempre: ofereça planos de assinatura e fidelize seus clientes. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de um homem e nele está escrito: Gestão de mensalidades Ofereça a opção de cobrança recorrente com facilidade e rapidez. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.