Qual é o melhor aplicativo para receber doações?

por Link de pagamento

Publicado em 28 de julho, 2022 | Atualizado em 19 de março, 2024

Você já ouviu falar em aplicativo para receber doações? A solução tem a proposta de facilitar o recebimento e gerenciamento dos pagamentos, seja para organizações sem fins lucrativos, campanhas de arrecadação ou doações para igrejas, por exemplo.

Com o uso da tecnologia é possível receber os valores sem a necessidade de divulgar dados bancários e aumentar a possibilidade de compartilhamento, afinal, receber doações por link de pagamento permite o envio em qualquer rede social, seja WhatsApp, Instagram ou até mesmo por e-mail.

Se você ainda não sabe como funciona um aplicativo para receber doações, este conteúdo irá esclarecer tudo sobre o assunto. Descubra quem pode receber as doações, os formatos de pagamento e as principais vantagens, além de conhecer o Asaas, o melhor aplicativo para receber doações. Continue para saber mais!

Quais instituições podem usar aplicativo para receber doações?

Para receber doações, é preciso apenas baixar o aplicativo que oferece a criação do link de pagamento para começar a divulgar e arrecadar o dinheiro. Entre as instituições que podem usufruir do aplicativo para receber doações pela internet estão:

  • ONGs: Organizações sem fins lucrativos costumam manter suas atividades através de doações e podem estar relacionadas a diversas causas, como apoio a famílias em vulnerabilidade, animais abandonados, educação de crianças, entre outros. Seja qual for o projeto, um aplicativo para receber doações pode ser muito útil.
  • Igrejas: Quem também se beneficia de um aplicativo para receber doações são as igrejas. O link para receber o pagamento pode ser compartilhado online, mas no caso de doação presencial tem a vantagem de evitar custos com maquininha de cartão, por exemplo.

Quais tipos de doações é possível fazer?

Antes de contribuir financeiramente, a pessoa deseja saber como funciona o processo de doação, se é algo pontual ou se precisa cadastrar, por exemplo. Nesse sentido, você pode utilizar o link de pagamento para ter uma organização melhor e apresentar ao público uma solução fácil e prática em qualquer modalidade de arrecadação, tais como:

  • Doações para campanhas: Para empresas que desejam fazer campanhas de doação, podem aproveitar o link de pagamentos para facilitar a arrecadação. Caso tenha uma lista de transmissão com os clientes no WhatsApp ou cadastro de e-mails, pode encaminhar o link para doação com facilidade.
  • Doações pontuais: O app para receber doações pode ser usado em causas pontuais como acontece em situações em que há uma mobilização para ajudar vítimas de chuvas, como é frequente no Brasil. O uso do link garante mais credibilidade e facilita o compartilhamento para obter ajuda.
  • Doações recorrentes: Quem atua em campanhas de doações sabe que um dos grandes desafios é ter um volume de doações recorrentes. Uma solução é permitir que as pessoas se cadastrem para pagamento no modelo de assinatura, ou seja, todo mês será debitado o valor escolhido para doação. 

Quais são as vantagens de receber doações por aplicativo?

É importante que o passo a passo do processo esteja muito claro para o doador, afinal, a falta de confiança pode fazê-lo desistir de doar. Com um aplicativo para receber doações como o Asaas, a sua causa ganha um tom mais profissional e correto.

Além disso, é possível personalizar o seu link incluindo informações sobre o motivo para doações e fotos que possam representar o projeto. Outra vantagem do aplicativo é a possibilidade de receber doações internacionais, diversificando as oportunidades de alcance.

Conheça melhor as vantagens a seguir:

Facilidades do link de pagamento

Quem resolve fazer uma doação certamente prefere uma solução de pagamento simples, rápida e prática. É comum que haja desistências em sites que precisam fazer cadastros muito longos, por exemplo. Esta é uma das vantagens de utilizar um aplicativo para receber doações.

Para criar o link de pagamento basta apenas alguns cliques para configurar uma página simples e clara onde o doador pode inserir o valor que deseja contribuir e finalizar o pagamento em poucos instantes. Além disso, criar a sua conta digital para receber os valores é igualmente simples e rápido.

Receber doações com cartão sem maquininha

Oferecer a possibilidade de doação através do cartão de crédito é uma ótima opção para ampliar as formas de recebimento e garantir que mais pessoas façam as doações. Porém, para evitar o pagamento das altas taxas da maquininha para receber doações, a solução é usar o link de pagamento. 

Com o link, as taxas são menores e você só paga quando recebe uma doação. Porém, você também pode optar por vender através do aplicativo do Asaas com a função de Cobrar Agora, que permite receber pelo cartão de crédito ao cadastrar suas informações dentro do app.

Além disso, como uma solução que facilita o recebimento de doações, é possível estabelecer a cobrança recorrente dentro dessa mesma ferramenta.

Oferecer diferentes formas de pagamento para doações

Um grande diferencial para receber doações online está nas diversas formas de pagamento, mas se você não utilizar uma plataforma para centralizar todos os recebimentos, precisará dedicar muito mais tempo para emitir boletos, enviar chaves Pix ou cadastrar cartões de crédito. 

Com o aplicativo para receber doações do Asaas, todas as formas de pagamentos estão concentradas em um único link para que o próprio doador possa escolher a melhor forma de contribuir.

  • Cartão de crédito: Receber doações via cartão de crédito pode ser uma opção para pagamentos pontuais, mas também para doações recorrentes. Assim, o doador finaliza o pagamento e o valor será debitado na fatura mês a mês.
  • Boleto: Este ainda é um dos meios de pagamentos mais utilizados no Brasil e as doações também podem ser feitas nesse formato. Basta que o doador informe o valor para gerar o boleto e realizar o pagamento. O processamento para receber doações por boleto pode levar até 3 dias.
  • Pix: Agora, na modalidade de Pix, o pagamento é recebido na mesma hora. Quando for configurar o seu link de pagamento, você poderá escolher quais opções incluir e, assim, receber doações via Pix se precisar do valor com agilidade, por exemplo.

Como escolher um aplicativo para receber doações?

O primeiro ponto a observar é se o aplicativo é seguro. Em seguida, observe quais os recursos e funções disponíveis para entender como será feito o controle, o acompanhamento e as possibilidades de transferência e saque. Além disso, veja se o aplicativo tem boa usabilidade e se não cobra taxas abusivas pelas operações.

Asaas é o melhor aplicativo para receber doações

O Asaas é um aplicativo completo para receber doações. Você cria uma conta gratuita e pode gerar o seu link para receber doações em poucos minutos. É tudo feito de forma simples e rápida para facilitar a sua rotina.

Funcionalidades que o aplicativo oferece:

  • Conta digital gratuita;
  • Controle e acesso fácil dos recebíveis;
  • Criação de link de pagamento para doação;
  • Antecipação de recebíveis;
  • Automatização de pagamentos;
  • Cobrança de cartão de crédito pelo Cobrar Agora.

Quer começar a receber as suas doações com o Asaas? Baixe o aplicativo na Apple Store ou no Google Play e abra sua conta gratuita para criar seus links de doação agora mesmo.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

14 Comentários

  1. Everardo Félix

    Bom dia
    Sou, Everardo Félix, presidente do instituto desenvolvimento social favela Brasil,
    Nessa época do ano, recebemos várias doação de empresa pra comprar de material escolar

    Gostaria de saber se nosso instituto abrir uma conta na assaas , posso receber via boleto D-008 doação
    Já que é lei federal
    Vcs imitir esse tipo de boleto

    Everardo (85 99979 3198) ZAP

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá Everardo!

      O boleto D8 não pode ser usado para receber doações, este tipo de boleto é exclusivo para concessionárias (empresas que fornecem luz, água, gás e telefonia) e também para recolhimento de impostos municipais, estaduais e federais. Até o momento não existe um boleto especifico para o terceiro setor captar recursos, mas a ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos) tem trabalhado na proposta do Marco Bancário da Doação, para que o Banco Central crie o boleto de doação, portanto, ainda não há uma lei federal com essa obrigatoriedade.

      Para saber mais sobre os boletos do Asaas, visite o nosso site: https://www.asaas.com/boleto-bancario

      Responder
  2. Fatima

    Como devo fazer pra receber doações .pela asaas.fatima .

    Responder
  3. Rogerio Fernando França de Oliveira

    Gostaria de saber por gentileza se consigo através da Asaas, receber Doações Internacionais com os códigos IAC/IAT, fico no aguardo, obrigado.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Rogério!

      No Asaas somente é permitida a cobrança avulsa ou recorrente via cartão de crédito (internacional), não é possível que o pagador pague via link de pagamento, por exemplo.

      Para mais informações, entre em contato pelos nossos canais de atendimento:
      0800 009 0037
      (47) 99138-5151 (somente mensagens)
      contato@asaas.com.br

      Responder
  4. CERAC

    Bom dia!
    Gostaria de saber como faço para cadastrar uma entidade para receber qualquer tipo de doação.

    Att, CERAC

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá,

      No Asaas você pode criar uma conta digital e receber doações via link de pagamento. Com o link você pode receber doações via Pix, Boleto e Cartão. Também é possível criar cobrança recorrente, para recebimento mensal.
      Além de tudo, você teria disponível a notificação de cobrança, para envio automático de mensagens via WhatsApp, correio, voz, SMS e e-mail.
      Para saber mais, é só acessar o nosso site: https://www.asaas.com/link-pagamento

      Responder
  5. Antinia

    Oi boa noite, como faço pra receber doações pra um projeto de missao nas ruas ?

    Responder
  6. Andréa

    Bom dia!
    Existe a possibilidade de, para movimenta a conta ter duas assinaturas ( uma pessoa gera a operação e a outra autoriza)? Devido ao nosso estatuto, não podemos fazer movimentações financeiras se não for desta forma ( 2 assinaturas)

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Andréa

      Não temos sistematicamente essa opção desta forma como assinatura. É possível autorizar as transações via token (inserindo um código). O que pode ser feito é gerar dois usuários no cadastro, onde um faz a solicitação e o outro autoriza com o token.

      Para que possamos explicar mais e entender como funciona o seu fluxo, você pode entrar em contato com a nossa central, por favor? Assim conseguimos orientá-la de como fazer o processo no Asaas.

      Nossos contatos são:
      0800 009 0037 (WhatsApp) ou contato@asaas.com.br (e-mail).

      Responder
  7. Caique

    Bom dia!
    Vocês falam em receber doações, mas se eu quiser gerenciar todos os dados do meu doador, dentre eles a data de aniversário seria extremamente necessária. Como faríamos isso no sistema de vocês?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Caique

      Temos opções de cadastro completo de clientes para facilitar a gestão, aqui você pode ver como funciona: https://ajuda.asaas.com/pt-BR/articles/1946757-como-cadastrar-e-editar-clientes

      Para mais informações, entre em contato via WhatsApp (clientes pessoa física e jurídica) ou por ligação (exclusivo para clientes pessoa jurídica) no número 0800 009 0037.

      Se você ainda não é cliente do Asaas, envie um e-mail com a sua dúvida e telefone de contato, assim conseguiremos te dar o suporte necessário: contato@asaas.com.br.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.