Como vender sem maquininha de cartão? Conheça 5 formas de pagamento online

Por Redação Asaas
Publicado em 14 de setembro, 2021 | Atualizado em 14 de setembro, 2021

Em 2020, as buscas por formas de pagamento online só aumentaram por conta da pandemia e do distanciamento social. Atualmente, o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de crescimento em vendas online, de acordo com matéria do TecMundo.

A digitalização das relações de compra e venda é algo que vem sido muito discutido nos últimos anos. Nesse sentido, as recentes mudanças nos hábitos de compra e no comportamento dos consumidores reacendeu uma dúvida antiga: será que é possível vender mais sem precisar de maquininha de cartão para cobrar no débito e crédito?

Neste post, vamos te contar por que você não precisa mais se preocupar com isso e apresentar 5 formas de cobrar seus clientes sem se estressar com as maquinetas.

Conteúdo

O que é e como funciona a maquininha de cartão?

Uma maquininha de cartão é uma ferramenta muito utilizada por comerciantes e varejistas para cobrar seus clientes e realizar vendas no débito e no crédito. De forma geral, após o vendedor informar os dados da compra, como produto e valor, basta que o cliente insira o cartão no aparelho e informe a senha para que o pagamento seja efetuado. 

Em alguns casos, nem é necessário inserir o cartão ou digitar a senha: basta aproximar o cartão da maquininha. Afinal, existem vários tipos de maquininhas no mercado de vários fornecedores diferentes. 

Entre as principais características e condições que podem variar estão:

  • com fio vs. sem fio;
  • quantidade e tipos de bandeiras aceitas;
  • se está vinculada a uma conta digital ou não;
  • se aceita cartão refeição/alimentação ou não;
  • taxas cobradas;
  • tipos de conexão aceitas (Wi-Fi, 3G/4G, bluetooth);
  • se precisa conectar ao celular ou funciona de forma independente;
  • se possui tecnologia de pagamento por aproximação ou não;
  • tempo de garantia.

As operadoras de máquina de cartão também são chamadas de adquirentes. Elas se comunicam com as bandeiras de cartão e repassam aos vendedores o dinheiro recebido através das transações com cartões de débito e crédito.

Para realizar esse serviço, as adquirentes cobram taxas e estabelecem um prazo para o repasse do dinheiro. O cartão de débito, por exemplo, pode levar 3 dias úteis.

Já no crédito, os prazos podem variar de acordo com o plano escolhido. Geralmente, os valores são repassados em 30 dias. Para receber em menos tempo, é possível contratar a antecipação de recebíveis, um serviço pago que permite adiantar o recebimento do dinheiro.

Cobrar os clientes sem maquininha: conheça 5 formas de pagamento online

Como vimos anteriormente, as compras virtuais têm feito sucesso entre os brasileiros, podendo, a longo prazo, eliminar completamente a necessidade de usar maquininhas de cartão. Separamos abaixo as 5 principais formas de pagamento que você pode começar a adotar na sua empresa:

Infográfico com texto e imagem. O texto traz 5 formas de pagamento online que você precisa adotar no seu negócio. São elas: fatura online, Pix, link de pagamento, boleto e carteiras digitais. A imagem traz a mão de uma mulher segurando um cartão de crédito e várias sacolas de compra. O fundo do infográfico é azul escuro.

1. Fatura online

Intermediadores de pagamento online, como o Asaas, possibilitam que você crie cobranças direto do seu celular, via web mobile ou pelo aplicativo. Dessa forma, você pode gerar uma fatura online que chega direto no e-mail do seu cliente, onde ele pode escolher se deseja pagar com cartão de crédito ou débito, preencher as informações de pagamento e finalizar a compra de forma rápida e segura.

2. Pix

O Pix, o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, é digital por natureza. Através de uma chave Pix ou QR code, é possível transferir valores em tempo real, em qualquer dia e horário, inclusive finais de semana e feriados. Trata-se de um ótimo substituto para compras no débito, ainda mais porque o dinheiro cai na conta em poucos segundos.

Para 2022, o Bacen já anunciou que está previsto o Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de compras no Pix. Dessa forma, esse meio de pagamento pode se tornar um concorrente do cartão de crédito.

3. Link de pagamento

O link de pagamento é uma ótima opção para você que precisa vender online, mas não tem um e-commerce ou loja física. Com esse meio de pagamento, você gera um link que pode ser compartilhado nas redes sociais ou em seu site. 

É possível criar um link para cada produto e adicionar fotos, além de escolher quais métodos de pagamento deseja oferecer ao cliente. Também há a opção de deixar o valor em aberto, no caso de doações ou campanhas sociais.

4. Boleto

Apesar do Pix, o boleto ainda continua sendo um dos meios de pagamentos favoritos dos brasileiros. Entre as vantagens do boleto está a sua versatilidade: é possível criar cobranças à vista, parceladas (por meio dos tradicionais carnês) e recorrentes (quando você cria uma espécie de “assinatura” e todo mês seu cliente recebe um boleto para pagamento em seu e-mail).

O boleto também pode ser enviado junto à fatura online, com código de pagamento pronto para ser copiado e pago no internet banking ou app do banco ou fintech que seu cliente utiliza.

5. Carteiras digitais

Lembra-se da última vez que esqueceu sua carteira em casa e ficou sem dinheiro para alguma atividade do dia a dia? As carteiras digitais são aplicativos que armazenam dados de pagamentos de cartões, facilitando as compras online e ajudando muitos esquecidos por aí. 

A praticidade é o principal benefício dessa forma de pagamento, afinal, basta informar os dados dos cartões apenas uma vez, sem necessidade de estar com seu cartão físico toda vez que for fazer uma compra.

Benefícios de cobrar sem maquininha de cartão

Cobre de onde estiver

Para vender mais você só precisa do seu celular! Com os meios de pagamento online, você cobra seus clientes de onde estiver, mesmo que sua maquininha de cartão não esteja com você. Afinal, o celular já virou parte da nossa rotina e cabe no bolso, enquanto as maquininhas são maiores e são utilizadas em contextos específicos.

Menos taxas para pagar

O custo para utilizar uma maquininha de cartão normalmente envolve a aquisição do aparelho, além de gastos com mensalidade, manutenção e, claro, as taxas por transações. Ao optar por um meio de pagamento online, você paga apenas pelo que usar, quando usar. Ou seja, você só é taxado após a transação ser concluída, reduzindo custos.

Receba seu dinheiro na hora

Lembra que no começo deste post nós te contamos que as operadoras de cartão podem levar até um mês para repassar o dinheiro de cobranças por cartão de crédito aos vendedores? 

Em cobranças via Pix, você recebe seu dinheiro no mesmo dia e ainda paga taxas reduzidas pela operação. Já em parcelamentos utilizando boleto bancário (carnê), o prazo é de até 3 dias úteis.

Caso você esteja processando o pagamento usando uma plataforma como o Asaas, por exemplo, há ainda a opção de antecipação de recebíveis. Essa funcionalidade permite que você adiante o recebimento de valores a receber no crédito, de modo a manter o caixa no verde.

Infográfico com texto e imagem. O texto apresenta os benefícios de cobrar sem maquininha de cartão. São eles: cobre de onde estiver, menos taxas para pagar, receba seu dinheiro na hora. Na imagem, há duas mãos segurando um celular com a tela de cobranças do Asaas aberta.

Asaas: várias opções de pagamento em uma única plataforma

Uma estratégia muito comum para aumento de vendas é oferecer diferentes opções de pagamentos aos clientes. Dessa forma, você consegue adequar as condições oferecidas ao perfil de cliente, conforme o momento e as necessidades do consumidor.

Com o Asaas, você consegue oferecer tudo isso em uma única plataforma, pagando apenas pelas cobranças recebidas, sem mensalidade ou taxa de adesão.

Além de poder cobrar seus clientes por cartão de crédito e débito, Pix, link de pagamento e boleto bancário, você pode configurar lembretes automáticos que evitam a inadimplência por esquecimento. Outra vantagem é ter acesso a uma conta digital completa e gratuita, que permite que você gerencie todo o financeiro do seu negócio em um único lugar.

Quer conhecer mais sobre o Asaas? Entenda como você pode vender mais no crédito e débito sem maquininha de cartão através da plataforma!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas