• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Maquininha de cartão online: como usar seu celular para vender mais em lojas físicas e e-commerces

Maquininha de cartão online: como usar seu celular para vender mais em lojas físicas e e-commerces

Por Eduardo Kruger
Publicado em 14 de setembro, 2021 | Atualizado em 24 de junho, 2022

Você acha que pagamento digital é furada só por que sua empresa é um ponto de venda físico? Estamos determinados a te fazer mudar de ideia até o fim deste post.

O fato é que a digitalização das relações de compra e venda veio para ficar. Até mesmo no comércio tradicional, já é possível observar essa tendência de crescimento. Atualmente, o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de crescimento em vendas online, de acordo com uma matéria do TecMundo.

Chegou a hora de virar a chavinha e deixar pra trás as limitações das maquininhas de cartão tradicionais. Afinal, o comportamento do consumidor mudou e cabe às empresas acompanhar e se adaptar a essas mudanças. Vamos lá?

Conteúdo

Antes de mais nada, aqui vai um breve contexto sobre o mercado das maquininhas de cartão no Brasil e no mundo, além de um resumo sobre a evolução dos cartões e das maquininhas ao longo dos anos.

Maquininhas de cartão: como surgiram e os principais marcos da história

A primeira máquina de cartão não era eletrônica e nem dependia de internet. Seu mecanismo era mecânico e servia para imprimir a imagem do cartão nos recibos de compra. Dessa forma, as empresas precisavam telefonar para a adquirente e pedir o código de autorização da transação.

Com o passar do tempo, surgiram as maquininhas com leitores de tarja magnética, facilitando a vida de todo mundo. Afinal, bastava passar o cartão no leitor para que a transação fosse autorizada, via internet discada.

Depois, com a evolução dos cartões, as maquininhas passaram a receber leitores de chip. Posteriormente, outras opções de conexão, como cabo de internet, Wi-Fi, rede móvel (3G/4G/5G), Bluetooth e NFC (pagamento por aproximação do cartão ou do celular) foram ganhando espaço.

O que é e como funciona a maquininha de cartão nos dias de hoje?

Uma maquininha de cartão, também conhecida como terminal de pagamento eletrônico, é uma ferramenta muito utilizada por comerciantes e varejistas para cobrar seus clientes e realizar vendas no débito e no crédito

De forma geral, após o vendedor informar os dados da compra, como produto e valor, basta que o cliente aproxime ou insira o cartão no aparelho e informe a senha para fazer o pagamento.

Pagar só de encostar: isso era algo impensável até então, se formos olhar para a história das maquininhas, né?

Entre as principais características e condições que podem variar estão:

  • com fio vs. sem fio;
  • quantidade e tipos de bandeiras aceitas;
  • se aceita cartão refeição/alimentação ou não;
  • taxas cobradas;
  • tipos de conexão aceitas (Wi-Fi, 3G/4G/5G, bluetooth);
  • se precisa conectar ao celular ou funciona de forma independente;
  • se possui tecnologia de pagamento por aproximação ou não.

As operadoras de máquina de cartão também são chamadas de adquirentes. Elas se comunicam com as bandeiras de cartão e repassam aos vendedores o dinheiro recebido através das transações com cartões de débito e crédito.

Para realizar esse serviço, as adquirentes cobram taxas e estabelecem um prazo para o repasse do dinheiro. O cartão de débito, por exemplo, pode levar em média até 3 dias úteis.

Já no crédito, os prazos podem variar de acordo com o plano escolhido. Geralmente, os valores são repassados em média em até 30 dias. Para receber em menos tempo, é possível contratar a antecipação de recebíveis, um serviço pago que permite adiantar o recebimento do dinheiro.

Qual o futuro das maquininhas de cartão em tempos de Pix e plataformas digitais?

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online em 2020 foi de 68% em relação a 2019.

Já de acordo com um balanço da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras remotas com cartão subiram mais de 30% em 2020 e impulsionaram o varejo. Esse número inclui transações remotas com cartões de crédito, cartões de débito e cartões pré-pagos. 

Para se ter uma ideia, no último trimestre de 2020, a cada 3 transações com cartão de crédito, 1 foi não presencial. Ou seja, a pandemia de covid-19 atuou como propulsor na digitalização dos meios de pagamento.

Mas, você já se perguntou como ficou o mercado de adquirência com o fortalecimento dos pagamentos digitais no Brasil?

De acordo com uma matéria do Portal Terra, em 2021 as empresas de maquininhas (também conhecidas como adquirentes) listadas em bolsas de valores perderam quase R$ 160 bilhões em valor de mercado.

O Pix é apontado como uma das causas, mas como o meio de pagamentos ainda é muito novo, seus impactos poderão ser medidos e entendidos melhor a longo prazo.

Segundo a matéria, outros responsáveis pela queda das ações foram a alta de juros, o acirramento da concorrência e negócios paralelos mal-sucedidos, como o crédito.

Nesse sentido, o caminho é a digitalização. Se as maquininhas vão desaparecer ou não, ainda não temos certeza. Mas o fato é que elas precisarão acompanhar a evolução do mercado em relação à digitalização.

Benefícios de cobrar sem maquininha de cartão na sua empresa, usando apenas o celular

Descubra as vantagens de vender sem maquininha de cartão na sua empresa, independentemente se for um ponto físico ou uma loja virtual.

Cobre de onde estiver, sem se preocupar com sinal

Para vender mais você só precisa do seu celular! Com os meios de pagamento online, você cobra seus clientes de onde estiver, mesmo que sua maquininha de cartão não esteja com você ou esteja com a bateria descarregada.

Afinal, o celular já virou parte da nossa rotina e cabe no bolso, enquanto as maquininhas são maiores e muitas ainda necessitam de conexão com fio para funcionar, além de muitas horas de carregamento.

Economize nas taxas

O custo para utilizar uma maquininha de cartão normalmente envolve a aquisição do aparelho, além de gastos com frete, mensalidade, manutenção e, claro, as taxas por transações.

Ao optar por um meio de pagamento online, você paga apenas pelo que usar, quando usar, se usar. Ou seja, você só é taxado após a transação ser concluída, reduzindo custos.

Receba seu dinheiro na hora

Lembra que no começo deste post nós te contamos que as operadoras de cartão podem levar até um mês para repassar o dinheiro de cobranças por cartão de crédito aos vendedores? 

Caso seu pagamento seja processado por uma plataforma como o Asaas, por exemplo, há ainda a opção de antecipação de recebíveis. 

Esse é um serviço pago, que permite que você adiante o recebimento de valores a receber no crédito, de modo a manter o caixa no verde.

Também há a opção de parcelamento utilizando boleto bancário (carnê), em que o prazo de recebimento é de até 1 dia útil após o pagamento de cada boleto.

Outra opção é o Pix no boleto, em que o cliente pode usar um QR code para fazer o pagamento da cobrança. O melhor é que você recebe o dinheiro na hora, sem prazo de compensação.

Ganhe liberdade para usar seu dinheiro como quiser

Ao cobrar através de plataformas alternativas, como o Asaas, você pode ter acesso a uma conta digital completa para empresas. Essa conta é o meio que permite que você gerencie o dinheiro da maneira mais conveniente para a sua empresa.

No Asaas, você pode pagar contas, fazer compras online e offline, transferir para outra conta bancária ou sacar o dinheiro em espécie na rede de caixas eletrônicos parceira. 

Além disso, como se trata de uma conta digital completa, há outros produtos financeiros que podem ser utilizados para otimizar a gestão financeira da empresa.

Outro ponto importante a ser considerado é o atendimento e suporte de excelência que as instituições digitais oferecem. No Asaas, por exemplo, há um atendimento humanizado, multicanal e disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana via telefone.

Dê poder de compra a seus clientes

Oferecer a opção de parcelamentos pode ser um grande diferencial da sua empresa em relação aos concorrentes. E isso vale tanto para a sua loja virtual quanto para a sua loja física.

Os parcelamentos ajudam a reduzir o impacto que uma compra de alto valor pode gerar no orçamento mensal dos clientes. Portanto, oferecer essa possibilidade te ajuda a vender mais e melhor.

Afinal, muitas pessoas sequer conseguem fazer a aquisição do produto ou serviço sem boas condições de pagamento, um número maior de parcelas e juros zerados ou menores.

Nesse sentido, a máquina de cartão online atua como um agente fidelizador de clientes multicanal: é aplicável tanto no mundo físico quanto no mundo digital. É diferente da maquininha de cartão tradicional, que só consegue ser utilizada no ponto físico.

Reduza a inadimplência

Um diferencial das plataformas digitais com foco no pagamento online é oferecer produtos de maior valor agregado junto a diversas opções de cobrança. No Asaas, por exemplo, além da emissão da cobrança que pode ser paga com qualquer tipo de cartão de crédito ou débito, também há uma solução de régua de cobrança.

A régua de cobrança é uma ferramenta de gestão financeira que envia notificações aos pagadores antes e depois do vencimento da cobrança. Isso é feito por diversos canais: WhatsApp, e-mail, SMS e robô de voz. Dessa forma, evitamos a inadimplência por esquecimento.

Esse recurso é especialmente útil se você estiver fechando uma venda de forma remota, sem a presença da pessoa na loja.

E aí, viu só quantos benefícios sua empresa pode ganhar ao vender com uma maquininha de cartão online ao invés da maquininha de cartão tradicional?

Agora você pode estar se perguntando: e como aplicar isso na prática? Indicamos alguns caminhos a seguir.

Como vender sem maquininha de cartão? Conheça 6 formas de pagamento online

Como vimos anteriormente, as compras virtuais têm feito sucesso entre os brasileiros, podendo, a longo prazo, eliminar completamente a necessidade de usar as maquininhas de cartão tradicionais.

Separamos abaixo as 6 principais formas de pagamento que você pode começar a adotar na sua empresa:

1. Soluções do tipo “Cobrar Agora”

Aqui no Asaas, chamamos de “Cobrar Agora” uma solução que transforma o seu celular em uma maquininha de cartão online. Ela permite que você cobre seus clientes no ponto físico diretamente do seu dispositivo móvel. Na mesma hora, o seu cliente recebe a informação se a cobrança foi aprovada ou não.

Essa solução é muito vantajosa especialmente para nichos como delivery, consultórios e cosméticos. Já pensou como seria incrível não depender do sinal da maquininha de cartão para vender para seu cliente? Outras preocupações eliminadas seriam: taxas abusivas, gastos com frete e manutenção do aparelho, falta de flexibilidade, entre outras.

2. Fatura online

Intermediadores de pagamento online, como o Asaas, possibilitam que você crie cobranças direto do seu celular, via web ou pelo aplicativo. 

Dessa forma, você pode gerar uma fatura online que chega direto no e-mail do seu cliente. Assim, ele pode escolher se deseja pagar com cartão de crédito ou débito, preencher as informações de pagamento e finalizar a compra de forma rápida e segura.

Outra pista de que a fatura online é uma ótima alternativa às tradicionais maquininhas de cartão é que ela permite oferecer junto outras formas de pagamento, como Pix, boleto e depósito.

E nós sabemos que quanto mais formas de pagamento e condições diferenciadas a sua loja oferecer, melhor a experiência que o cliente vai ter, né?

3. Pix

O Pix, o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, é digital por natureza. Através de uma chave Pix ou um QR code, é possível transferir valores em tempo real, em qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana e feriados. 

Trata-se de um ótimo substituto para compras no débito, ainda mais porque o dinheiro cai na conta em poucos segundos. Ah, e o melhor: com taxas mais acessíveis, porque não precisa de tantos intermediários na cadeia de pagamentos.

Para 2022, o Bacen já anunciou que está previsto o Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de compras no Pix. Dessa forma, esse meio de pagamento pode se tornar um forte concorrente do cartão de crédito.

Enquanto o Pix Garantido não chega, vamos acompanhando os próximos passos até o lançamento dessa modalidade.

4. Link de pagamento

O link de pagamento é uma ótima opção para você que precisa vender online, mas não tem uma loja virtual. Com esse meio de pagamento, você gera um link que pode ser compartilhado nas redes sociais e nos canais de atendimento da sua empresa.

É possível criar um link para cada produto e adicionar fotos, além de escolher quais métodos de pagamento deseja oferecer ao cliente. Também há a opção de deixar o valor em aberto, no caso de doações ou campanhas sociais.

Ou seja, além de te ajudar a vender, também te ajuda a arrecadar fundos para algum projeto que a sua empresa apoia. Responsabilidade social é sempre bem-vinda!

5. Boleto

Apesar do lançamento do Pix ter agitado o mercado de pagamentos, o boleto ainda continua sendo um dos meios de pagamentos favoritos da população brasileira.

Entre as vantagens do boleto está a sua versatilidade: é possível criar cobranças à vista, parceladas (por meio dos tradicionais carnês) e recorrentes (quando você cria uma espécie de “assinatura” e todo mês seu cliente recebe um boleto para pagamento, como é o caso de academias e escolas).

O boleto também pode ser enviado junto à fatura online, com código de pagamento pronto para ser copiado e pago no internet banking ou app do banco ou fintech que seu cliente utiliza.

6. Carteiras digitais

Lembra-se da última vez que esqueceu sua carteira em casa e ficou sem dinheiro para alguma atividade do dia a dia? As carteiras digitais são aplicativos que armazenam dados de pagamentos de cartões, facilitando as compras online e ajudando muitos esquecidos por aí. 

A praticidade é o principal benefício dessa forma de pagamento, afinal, basta informar os dados dos cartões apenas uma vez, sem necessidade de estar com seu cartão físico toda vez que for fazer uma compra.

Vamos a um exemplo. No Asaas Money, carteira digital do Asaas, você pode fazer seus pagamentos usando cartão de crédito, cartão de débito ou o saldo da sua conta. É fácil, seguro e muito rápido.

Em poucos segundos, o cliente deixa suas contas em dia e a empresa recebe na hora.

Asaas: várias opções de pagamento em um único lugar

Uma estratégia muito comum para aumento de vendas é oferecer diferentes opções de pagamentos aos clientes. Dessa forma, você consegue adequar as condições oferecidas ao perfil de cliente, conforme o momento e as necessidades do consumidor.

Com o Asaas, você consegue oferecer tudo isso em uma única plataforma, pagando apenas pelas cobranças recebidas, sem mensalidade ou taxa de adesão.

Além de poder cobrar seus clientes por cartão de crédito e débito, Pix, link de pagamento e boleto bancário, você pode configurar lembretes automáticos que evitam a inadimplência por esquecimento. 

Outra vantagem é ter acesso a uma conta digital completa e gratuita, que permite que você gerencie todo o financeiro do seu negócio em um único lugar.

Ainda está em dúvida se o Asaas é a melhor opção para você? Confira o comparativo que fizemos para te ajudar nessa decisão:

Asaas (maquininha de cartão online)Maquininhas de cartão tradicionais
Conexão
sem fio
Sim ✅A maioria dos modelos de celular já vem com conexão Wi-Fi e 3G/4G/5G.Não ❌Muitos aparelhos ainda precisam de conexão com a linha telefônica para funcionar.
Múltiplas
bandeiras
Sim ✅Na hora de pagar, são aceitas todas as bandeiras mais usadas no mercado.Sim ✅Na hora de pagar, são aceitas todas as bandeiras mais usadas no mercado.
Integração com
conta digital completa para empresas
Sim ✅Você recebe seu dinheiro em uma conta digital completa e sem mensalidade, com várias opções de saque, além de outros produtos financeiros agregados à sua disposição.Não ❌A maioria das adquirentes disponibiliza apenas uma conta de pagamentos simples em que o dinheiro fica depositado, com poucas opções de saque e sem outros produtos de maior valor agregado.
Taxas
acessíveis
Sim ✅Sem custo com aquisição, frete ou aluguel de maquininha. E você ainda pode usar em vários celulares ao mesmo tempo. Ah, e as taxas são fixas, sem surpresas no fim do mês.Não ❌A maioria das fornecedoras de maquininha exige um percentual mínimo de transações. Caso contrário, cobra a taxa de aluguel (além do custo com a aquisição e o frete).
Dispositivo único para vendasSim ✅Você consegue fazer todo o processo de cobrança e recebimento do dinheiro com apenas um dispositivo: seu celular.Depende ⚠️Algumas empresas oferecem maquininhas que, além do próprio aparelho, precisam de conexão com o celular para fazer a cobrança.
Pagamento por aproximaçãoNão ❌Essa funcionalidade ainda não está disponível pelo celular. Mas, ao que tudo indica, com a evolução da tecnologia isso deverá chegar ao mercado em breve.Depende ⚠️Maquininhas mais antigas ainda não oferecem o pagamento por aproximação.
Pagamentos em lojas físicasSim ✅Com o Asaas, é possível usar a opção de “Cobrar Agora” para cobrar o cliente no ponto de vendas ou de onde você estiver.Sim ✅Sim. As maquininhas de cartão tradicionais foram criadas especificamente para vendas presenciais e cumprem muito bem esta função.
Pagamentos em lojas onlineSim ✅É possível enviar links de pagamento para seus clientes ou integrar o Asaas ao seu e-commerce de forma simples, segura e barata.Não ❌As maquininhas de cartão são mais indicadas para vendas presenciais e deixam a desejar quando o assunto é pagamento online.
Recebimento antecipadoSim ✅O Asaas oferece a antecipação de recebíveis, um serviço pago que permite adiantar o dinheiro das vendas.Sim ✅Muitas adquirentes oferecem esse serviço. No entanto, ele já vem embutido no valor da cobrança por cartão, o que acaba encarecendo o valor das transações.
Pagamentos recorrentes (cobrança por assinatura)Sim ✅Com o Asaas, você pode fazer pagamentos por assinatura. E o cartão do seu cliente ainda fica salvo, facilitando os pagamentos futuros e reduzindo a inadimplência.Não ❌Como as maquininhas de cartão são voltadas para vendas presenciais, não é possível fazer o pagamento de assinaturas pelo aparelho.

Entenda como a Multipedidos escalou seus pagamentos com o Asaas

É história de sucesso que você quer? A Multipedidos, plataforma de pedidos online para restaurantes que vendem por delivery, tinha o objetivo de automatizar todas as atividades dos restaurantes. E o Asaas foi um parceiro determinante para o sucesso dessa missão.

Uma das preocupações era justamente automatizar todo o processo de recebimento de dinheiro, dispensando o uso de maquininhas de cartão e garantindo mais agilidade no processo de cobranças.

Com o Asaas, “o restaurante só vai se preocupar simplesmente em fazer o pedido do cliente e entregar”, destaca Maurício Montiel, CEO da Multipedidos.

Assista ao vídeo para ter acesso ao depoimento completo:

Quer conhecer mais sobre o Asaas? Entenda como você pode vender mais no crédito e débito sem maquininha de cartão através da plataforma!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas