10 ferramentas indispensáveis para empreendedores

Por Redação Asaas
Publicado em 11 de outubro, 2021 | Atualizado em 11 de outubro, 2021

Atuar por conta própria exige organização e disciplina. Muitas vezes será preciso atender o cliente, negociar prazos com fornecedores e resolver problemas na forma de pagamento. Então, para tornar o dia a dia mais fácil, existem ferramentas para empreendedores que auxiliam na realização de diversas tarefas.

Esclarecer dúvidas, responder e-mails solicitando alterações no serviço ou produto, manter a comunicação com o contador e as atualizações das redes sociais e site são algumas das atividades comuns.

Além disso tudo, ainda existe o cuidado com o fluxo de caixa para saber quanto dinheiro a empresa está recebendo e quais são as dívidas em aberto.

Se perder nesse mar de compromissos e informações é muito fácil quando você não utiliza ferramentas para empreendedores. Confira algumas opções e aproveite para começar a usar hoje mesmo.

10 ferramentas que auxiliam o microempreendedor

Existem diversas plataformas e aplicativos que podem facilitar o dia a dia de quem está no comando do próprio negócio. Essas opções variam entre a automatização de pagamentos e o controle da agenda.

O objetivo é o mesmo: garantir que o seu tempo seja usado da melhor forma possível, focando no que realmente importa para contribuir com o crescimento das vendas e a satisfação do cliente. 

Afinal, sabemos que a falta de planejamento pode impactar negativamente os resultados, não é mesmo? Então aproveite para conferir algumas ferramentas para empreendedores:

1. Agenda online

O controle da rotina ainda é um desafio. Seja pelo dia a dia corrido ou falta de organização, muitos empreendedores acabam esquecendo de reuniões ou chegando atrasados. 

Para resolver o problema, o Google Agenda pode ser a solução. Basta realizar o login com uma conta Gmail e aproveitar para marcar todos os compromissos em um só lugar. 

É possível contar com um mecanismo de mensagem, além da possibilidade de organizar as atividades por cores, horários e datas, além de compartilhar com outras pessoas. Outra funcionalidade do Google Agenda é a integração com o Gmail. Se você marca um compromisso por e-mail, ele consegue identificar e já criar um evento na sua agenda — facilitando ainda mais o seu trabalho!  

Essa é uma das ferramentas para empreendedores que não podem faltar na sua rotina! Se preferir, existem outras ferramentas de agenda que podem te auxiliar. Mas é importante que seja online, para que você possa acessar em diferentes dispositivos e ter seus compromissos sempre à mão, ok?

2. Automatização de pagamentos

Ao fazer um bom trabalho, sua empresa será recomendada e você conseguirá mais clientes. Para que o crescimento não atrapalhe o desempenho, é preciso ter uma boa ferramenta de cobrança. Uma alternativa vantajosa pode ser o Asaas.

Sabemos que gerenciar o status de cada cliente e as formas de cobrança, incluindo Pixlinks de pagamento, boleto, cartão de crédito e débito é um desafio. 

Ao contar com a solução do Asaas, você não ficará preocupado com cada situação, já que a plataforma será responsável por gerar as cobranças, enviar lembretes aos clientes — antes e depois do vencimento—,  e automatizar a emissão e envio das notas fiscais.

A consulta no Serasa é outra vantagem dessa opção. Para conferir se o cliente está apto para realizar a compra, o Asaas realiza a consulta de dados, levando em consideração o score do pagador, dívidas com instituições bancárias e casos de inadimplência. 

O objetivo é contribuir com a saúde financeira do negócio, oferecendo informações detalhadas sobre quem está comprando. Assim fica mais fácil manter uma boa comunicação com os clientes e os pagamentos em dia, não é mesmo?

Também é possível utilizar a antecipação de cobranças. Sendo assim, você consegue receber o valor em até dois dias úteis, contribuindo com o fluxo de caixa.

Quer saber mais? Conheça as soluções e os diferenciais do Asaas

3. Plano de negócios

É difícil imaginar a sobrevivência de uma empresa sem um plano de negócios. Por mais que o termo seja conhecido,  ainda existem empreendedores que não colocam em prática esse aprendizado. 

Mas é por meio desse documento que são traçados os próximos passos, avaliando os riscos e objetivos que devem ser atingidos para impulsionar o crescimento. 

Esse papel serve para diminuir os riscos e incertezas. Durante a elaboração do plano de negócios, será possível conhecer mais sobre o mercado de atuação, produtos e serviços que estão sendo oferecidos, concorrentes e dados sobre o cliente

Por isso, no momento em que você estiver elaborando o arquivo, se aprofunde ao máximo no assunto! 

Quer conferir mais dicas? Então acesse o e-book plano de negócios perfeito para autônomos

4. Planilhas de controle do orçamento

Há quem acredite que o uso das planilhas chegaram ao fim. Mas, na verdade, elas ainda são boas aliadas para manter o acompanhamento dos gastos e o controle financeiro

Com preenchimento fácil e interpretação simplificada, o método ainda é eficiente para muitas empresas. Para isso, basta inserir as informações diariamente, sem esquecer de nenhum valor. 

Assim será fácil alcançar a saúde financeira do negócio, prevendo  gastos futuros e o passo a passo dos investimentos realizados. Outro ponto positivo é o acesso, já que você pode armazenar esses dados na nuvem ou instalar o software no computador. 

Essa ferramenta também pode ser utilizada para enviar orçamentos aos clientes. 

Confira um modelo de planilha de orçamentos para empreendedores

5. Ferramenta para gerenciamento de tempo e priorização de tarefas

Controlar o próprio tempo não é uma tarefa fácil. Muitas vezes alguns afazeres urgentes atropelam outras atividades que já estavam em andamento, principalmente quando o volume de trabalho é grande.

Então, é preciso utilizar um método que ajude na organização, possibilitando atender todas as demandas sem perder nenhuma de vista.

Getting Things Done (GTD) é uma boa prática para você gerenciar as tarefas. Ele estabelece, basicamente, quatro etapas:

  • Coleta: primeiro você faz uma lista com todas as atividades pendentes. Isso pode demorar um pouco na primeira vez, mas a tendência é a de que essa etapa se torne simples com o tempo;
  • Processamento: com a lista em mãos, você define quais tarefas podem ser arquivadas, quais precisam ser executadas e quais podem ser feitas mais tarde;
  • Ação: aqui é onde você irá executar, uma de cada vez;
  • Revisão: é a etapa para revisar todo o processo, atualizando a lista de pendências e as próximas tarefas que devem ser executadas.

6. Gerenciador de projetos

Nos casos em que o acompanhamento das ações precisa ser feito por mais de uma pessoa, existem algumas plataformas que podem simplificar a troca de informações, sendo uma opção de ferramentas para empreendedores.

Entre elas está o Asana, uma ferramenta gratuita e que pode ser acessada pelo celular ou computador. Basta criar uma conta e colocar todos os integrantes da equipe no painel. 

Por lá, será possível cadastrar cada um dos trabalhos, nomeando os responsáveis e as datas de entrega. Também é possível usar tags (etiquetas para agrupar atividades) que facilitam a navegação e usabilidade. 

Para deixar as tarefas definidas, existe a possibilidade de mover cada uma das atribuições para a coluna correta, incluindo as categorias “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Assim fica fácil acompanhar o rendimento da equipe e a gestão de tempo, concorda?

Outro gerenciador de projetos e tarefas ainda mais popular, e também gratuito, é o Trello.

7. Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

O CRM é  importante, afinal, essa ferramenta permite a prestação de serviços customizados para cada cliente, medindo o relacionamento com a  empresa. 

Com o CRM é possível oferecer vantagens para quem vai continuar utilizando seu produto ou serviço. Alguns softwares de gestão são caros. Contudo, existem serviços online com preços acessíveis, entrando na lista de ferramentas para empreendedores.

8. Fluxo de caixa

Quanto dinheiro você irá receber nos próximos 15 dias? Qual foi a sua despesa com impostos durante o ano? Quais fornecedores você ainda precisa pagar? O lucro líquido foi maior ou menor do que o ano anterior? A resposta para todas essas perguntas está em um só lugar: no fluxo de caixa.

É essencial saber como anda a movimentação de dinheiro. Além de gerenciar a verba que entra, a solução é ideal para identificar padrões e fazer previsões orçamentárias.

A rotina não precisa ser complicada. Para que você utilize o tempo nas tarefas importantes, aprenda a lidar com cada atividade, otimizando os processos com ferramentas para empreendedores.

9. Editor de imagens e peças gráficas

Já se foi o tempo em que as artes eram feitas apenas em programas específicos, que exigiam espaço de memórias e um bom processador — além de custar caro. Agora é possível criar materiais em sites, com qualidade e agilidade, sendo essa uma das ferramentas para empreendedores mais importantes na era das redes sociais.

O Canva é um bom exemplo disso. Com opções de layout gratuitas e diversos formatos de exportação, muitos conteúdos podem ser feitos pela plataforma ou aplicativo. 

Para isso, basta realizar o login e começar a utilizar! Ainda é possível contar com tamanhos específicos para artes digitais e materiais impressos, incluindo posts para redes sociais e cartões de visita. 

O uso é descomplicado e o resultado pode ser surpreendente. Que tal se aventurar nesse novo modelo de criação?

10. Gerenciador de arquivos em nuvem

Com a tecnologia cada vez mais presente, é difícil imaginar que ainda existam empresas que armazenam os arquivos em pastas da rede. Isso porque essa ação pode ser simplificada por meio do Google Drive

Com acesso remoto, nessa plataforma todos os documentos podem ser abertos pelas pessoas que possuem liberação ou que recebem o link. É possível limitar as ações em visualização, edição e comentários. 

O grande diferencial é conferir as informações de qualquer lugar, seja pelo computador ou celular. Basta ter acesso à internet! Além disso, é muito mais seguro e prático do que manter as peças em um pen drive, por exemplo.

Assim fica mais fácil produzir em equipe ou até mesmo sozinho, não é? A ferramenta faz parte do pacote de serviços da Google e pode ser acessada com a conta do Gmail. Simples e fácil!

Quer saber como o Asaas pode te ajudar, sendo uma das ferramentas para empreendedores? Então aproveite para acessar o site e confira mais informações.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas