Previsão de recebimentos: qual a importância e como fazer em 7 passos?

Por Diego Contezini
13 de outubro, 2020

A previsão de recebimentos é uma ferramenta importante para qualquer empresa ter um controle maior do seu fluxo de caixa e das movimentações financeiras decorrentes das entradas e saídas de dinheiro e, até mesmo, para automatizar cobranças.

Ao ter esse controle, fica mais fácil para os gestores serem mais assertivos em suas decisões, o que evita empecilhos financeiros, contribui na realização dos investimentos necessários e possibilita o crescimento sustentável do negócio, através de um planejamento financeiro adequado.

Neste post, mostraremos como fazer para automatizar cobranças e ter uma boa previsão de recebimentos, além de reforçar a importância dessa prática. Confira!

Conteúdo

Qual a importância da previsão de recebimentos?

A previsão de recebimentos ajuda a analisar diversos aspectos do negócio, como disponibilidade financeira, projeção de vendas e valores a receber durante determinado período. Além disso, possibilita a manutenção do negócio via controle de capital de giro, pagamento de fornecedores e cumprimento de compromissos financeiros específicos do segmento da empresa.

É importante destacar que há uma diferença entre fluxo de caixa e previsão de recebimentos. O fluxo é calculado com base nas receitas e despesas, enquanto a previsão se baseia nas entradas e saídas que terão impacto no caixa do negócio.

Além disso, ela observa o histórico financeiro e também projeta cenários, situações, movimentações do mercado, momento econômico e outras questões para automatizar cobranças.

Em resumo, a previsão possibilita reconhecer pontos, como falta ou sobra financeira, fator que contribui para medir a solidez e favorecer a segurança do negócio.

Como fazer uma previsão de recebimentos em 7 passos

Para estruturar a melhor forma de realizar uma previsão de recebimentos, criamos um passo a passo simples e prático, que mostrará tudo o que você precisa fazer para gerar muitos resultados ao seu negócio. Acompanhe!

1. Mapeie despesas e receitas

Compreender a movimentação financeira e traçar projeções futuras exige conhecer uma série de questões, como:

  • saldos e valores presentes em caixa;
  • contas a pagar de todas as espécies e a receber, conforme períodos;
  • pagamentos determinados (diário, mensal, semanal);
  • compromissos financeiros obrigatórios;
  • estimativa de tempo entre entrada e saída de receitas.

Caso haja alguma outra informação importante para o mapeamento de despesas e receitas, não deixe de incluir nesse processo, afinal, há negócios que têm situações específicas que influenciam nessas etapas.

2. Faça uma análise constante das suas finanças

Não existe previsão de recebimentos bem-feita sem que exista uma análise constante das finanças do negócio. Isso se justifica justamente pelas movimentações financeiras que mudam conforme o andamento das suas projeções e do mercado.

Uma análise frequente ajudará a definir objetivos que podem ser alcançados, especialmente pela boa organização financeira e pela tomada de decisões corretas. Objetivos bem formulados e organização financeira são dois elementos cruciais para o sucesso de qualquer negócio.

3. Conheça profundamente os prazos financeiros

Valores a receber e despesas previstas devem andar juntos, facilitando o cumprimento das obrigações. Logo, não levar isso a sério pode gerar grandes dores de cabeça e até mesmo comprometer financeiramente a empresa.

Portanto, é fundamental entender como acontecem as entradas e saídas de valores, bem como identificar os prazos para quitações de despesas. Fazendo isso você não só criará uma previsão de recebimentos, mas também realizará uma previsão de despesas.

4. Estruture o seu fluxo de caixa

Cuidar do fluxo de caixa deve ser um trabalho diário, já que qualquer deslize ou falta de controle pode gerar problemas subsequentes e, assim, uma bola de neve financeira.

Desse modo, fica fácil perceber rapidamente possíveis fatores que estão influenciando no equilíbrio financeiro. Isso reforça a importância desse cuidado diário, que impactará positivamente também a longo prazo.

Em um simples exemplo: caso a sua empresa queira buscar um empréstimo para realizar um investimento maior, a previsão de recebimentos e o controle do fluxo facilitarão a organização para os pagamentos das parcelas futuras.

Esse conhecimento é um dos pilares para a segurança financeira de qualquer negócio e também para saber quando se pode dar um passo a mais e realizar compromissos financeiros maiores.

5. Engaje sua equipe no processo

É natural que para realizar uma previsão de recebimentos seja necessário envolver várias pessoas. Sabendo disso, é fundamental engajar a sua equipe no processo.

A melhor maneira de fazer isso é demonstrando, em detalhes e de maneira didática, como a previsão de recebimentos influencia no caixa da empresa. Vale ressaltar também que a segurança financeira do negócio é benéfica para todos os envolvidos e que esse é um fator que deve ser considerado sempre.

6. Busque ajuda especializada

Buscar ajuda especializada é uma decisão que varia conforme o caso e que pode ser feita de diversos modos. O exemplo mais comum é contar com o apoio de um parceiro expert em gestão financeira, como uma consultoria.

Mas também há outras formas de realizar isso, por exemplo, buscando informações relevantes em livros e em fontes confiáveis da internet, as quais, geralmente, são disponibilizadas por especialistas no assunto.

As duas formas são maneiras distintas e igualmente relevantes de não realizar o processo sozinho e ter caminhos para aprender e tirar dúvidas. Cabe dizer que realizar uma previsão de recebimentos é uma tarefa que apresenta desafios e contar com esse tipo de suporte é muito importante.

7. Utilize ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão são aliadas muito relevantes na hora de fazer uma previsão de recebimentos. Existem muitas no mercado, mas é válido dizer que há aquelas que facilitam o trabalho, devido à forma como são estruturadas e à sua grande capacidade de realizar diversas funções.

Esse é o caso da plataforma Asaas, que possibilita personalizar a comunicação com clientes, emitindo faturas, comprovantes e notas fiscais, tudo em um lugar só. Automatizar cobranças com essa ferramenta contribui de maneira significativa para organizar o seu caixa e ter uma gestão financeira realmente eficiente, o que representa um excelente custo-benefício.

Agora que você já sabe como fazer uma previsão de recebimentos, é hora de colocar as dicas em prática. Então, use esse post como fonte para implementar esse processo de maneira segura e eficaz. Aproveite e crie uma conta gratuita no Asaas e entenda como podemos te ajudar a controlar seus recebimentos. Será um prazer ajudar seu negócio a ter uma gestão financeira melhor.