• Home
  • |
  • Pagamentos
  • |
  • Aceitar cartão de crédito: saiba como funciona e como implementar

Aceitar cartão de crédito: saiba como funciona e como implementar

Por Eduardo Kruger
Publicado em 31 de março, 2022 | Atualizado em 20 de maio, 2022

O cartão está entre as modalidades de pagamento digitais mais utilizadas pelos brasileiros. Por isso, aceitar cartão de crédito já se tornou uma obrigação para empresas que querem se manter no mercado.

O cartão de crédito é uma das facilidades que fazem parte do dia a dia de grande parte dos consumidores. Por isso, é fundamental aceitar cartão de crédito, qualquer que seja o segmento do seu negócio.

Mas você sabe como funciona o recebimento? Como oferecer essa forma de pagamento ao cliente? Depois que ele paga, como a empresa recebe o pagamento? Quais são os prazos e as taxas? É preciso ter uma conta específica para recebimento? Como é possível fazer antecipação?

Neste artigo, reunimos as principais dúvidas de empresas sobre recebimento via cartão de crédito e esclarecemos para você. Continue a leitura para ficar por dentro!

Conteúdo

Quando vale a pena aceitar cartão de crédito para pagamento?

Se a sua empresa sofre com problemas ocasionados pela inadimplência de clientes, essa é uma das situações em que vale a pena aceitar cartão de crédito. Afinal, se o cliente não tem condições de pagar à vista, poderá ganhar prazo para pagar e até mesmo parcelar a compra.

Quando a empresa não trabalha com cartão de crédito, são mais frequentes os casos de inadimplência. Já quando a empresa aceita essa modalidade de pagamento, não corre mais riscos de não receber pela venda, já que a instituição financeira garante o valor para a empresa. Ou seja, o cliente passa a dever para a instituição e não para a sua empresa.

Vender no cartão de crédito também é interessante se a empresa está buscando crescimento. Como é uma forma de pagamento bastante usada pelos consumidores, é uma maneira de ampliar as oportunidades de vendas, abrangendo clientes que preferem essa opção.

É ainda uma chance de aumentar o ticket médio. Ao disponibilizar o pagamento por cartão de crédito, a empresa favorece a venda de produtos com valores mais elevados e compras maiores, sem que o pagamento fique tão pesado para o cliente pagar de uma vez.

Além disso, receber por cartão de crédito permite um maior controle sobre as vendas da empresa. Isso porque é possível visualizar melhor os pagamentos e organizá-los de forma mais prática para a gestão.

Como aceitar cartão de crédito na empresa?

A maneira mais eficiente de aceitar cartão de crédito na empresa é por meio de uma plataforma de cobranças, como o Asaas.

Com uma ferramenta como essa, basta criar a cobrança. Você deve informar o valor e a data de vencimento; escolher se será à vista, parcelada ou recorrente; preencher os dados do cliente; e configurar multa, juros e descontos.

Depois disso, a fatura será enviada automaticamente para o e-mail do cliente. Ao acessar, ele poderá preencher os dados do cartão para fazer o pagamento, que é informado à sua empresa assim que é realizado.

Além disso, a plataforma permite que a sua empresa receba de diversas formas, escolhendo a que for melhor para o seu negócio.

A sua empresa também pode oferecer outros formatos de cobrança, como link de pagamento e recursos via API. Saiba mais a seguir.

Aceitar cartão de crédito usando apenas o celular

Existem soluções que permitem que as empresas aceitem cartão de crédito sem precisar de maquininha. A transação pode ser feita toda pelo celular, gerando um link de cobrança para o cliente, por exemplo. 

Nesse caso, ele só precisar acessar o link e preencher seus dados, como se tivesse fazendo uma compra online. A vantagem é que você consegue fazer esse tipo de venda mesmo pessoalmente, em qualquer lugar, sem precisar comprar ou alugar uma maquininha.

A plataforma envia o link da fatura para o cliente por e-mail ou SMS e, depois de preenchidos os dados, faz uma verificação, retornando com o feedback sobre aprovação ou reprovação da compra instantaneamente.

Outra vantagem é poder acompanhar todos os pagamentos recebidos na palma de sua mão, em poucos cliques.

Aceitar cartão de crédito nas vendas online

Para aceitar cartão de crédito em vendas online, uma plataforma de cobranças também pode ser uma boa opção. Além da opção já citada, de gerar cobranças via link de pagamento, também é possível utilizar outros recursos e integrações via API.

Uma vantagem de contar com o Asaas, por exemplo, é que você pode enviar lembretes de cobrança caso o pagamento demore a ser feito. Esse é um recurso muito interessante para vendas online, que muitas vezes são mais impessoais.

Aceitar cartão de crédito via API de pagamentos

Outra forma de receber por cartão de crédito é via API de pagamentos, integrando uma plataforma de cobranças diretamente no site da sua empresa.

Por exemplo, é possível fazer uma integração whitelabel. Assim, o seu cliente realiza o pagamento com cartão de crédito dentro do seu próprio site, sem que ele precise sair do seu ambiente. Além disso, ele sequer enxerga a marca da plataforma de cobrança, passando ainda mais confiança por identificar sua marca durante todo o tempo.

Como funciona o recebimento de pagamento por cartão de crédito?

A seguir, respondemos as principais dúvidas em relação ao recebimento de pagamentos via cartão de crédito. 

Como e em quanto tempo a empresa recebe o valor das vendas?

Depois que o cliente realiza o pagamento da compra por cartão de crédito, a sua empresa recebe esse valor dentro de 30 dias corridos. Se a compra tiver sido parcelada, as parcelas serão recebidas uma a uma a cada 30 dias.

Os valores podem ser transferidos para a conta bancária da empresa ou ainda podem ser usados para pagar contas diretamente usando o saldo. Com o Asaas, também existe a possibilidade de recarregar o Cartão Asaas para usar em saques ou compras online e offline.

Quais são as taxas de vendas via cartão?

Cada plataforma cobra um valor para receber por cartão de crédito. No Asaas, a vantagem é que não é cobrada mensalidade.

Os valores dependem do perfil da empresa. Nas cobranças parceladas, o valor mostrado em centavos é fixo e cobrado uma única vez na primeira parcela. Já o valor correspondente à porcentagem é diluído entre as parcelas.

Nas assinaturas, o valor em centavos é cobrado de forma recorrente, porque cada cobrança é considerada uma transação.

Para saber os valores das suas taxas de cartão de crédito, é preciso se cadastrar e estar logado na plataforma.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Se a sua empresa recebeu por cartão de crédito, mas precisa do valor com urgência, é possível solicitar uma antecipação de recebíveis: o valor de todas as parcelas é recebido (com os descontos das taxas) no prazo de 2 dias úteis.

Quer saber mais? Descubra como vender no crédito e débito sem maquininha de cartão.

No Asaas você tem vendas por link de pagamento