Aceitar cartão de crédito: saiba como funciona e como implementar

por Cartão

Publicado em 31 de março, 2022 | Atualizado em 20 de fevereiro, 2024

O cartão está entre as modalidades de pagamento digitais mais utilizadas pelos brasileiros. Por isso, aceitar cartão de crédito já se tornou uma obrigação para empresas que querem se manter no mercado.

O cartão de crédito é uma das facilidades que fazem parte do dia a dia de grande parte dos consumidores. Por isso, é fundamental aceitar cartão de crédito, qualquer que seja o segmento do seu negócio.

Mas você sabe como funciona o recebimento? Como oferecer essa forma de pagamento ao cliente? Depois que ele paga, como a empresa recebe o pagamento? Quais são os prazos e as taxas? É preciso ter uma conta específica para recebimento? Como é possível fazer antecipação?

Neste artigo, reunimos as principais dúvidas de empresas sobre recebimento via cartão de crédito e esclarecemos para você. Continue a leitura para ficar por dentro!

Quando vale a pena aceitar cartão de crédito para pagamento?

Se a sua empresa sofre com problemas ocasionados pela inadimplência de clientes, essa é uma das situações em que vale a pena aceitar cartão de crédito. Afinal, se o cliente não tem condições de pagar à vista, poderá ganhar prazo para pagar e até mesmo parcelar a compra.

Quando a empresa não trabalha com cartão de crédito, são mais frequentes os casos de inadimplência. Já quando a empresa aceita essa modalidade de pagamento, não corre mais riscos de não receber pela venda, já que a instituição financeira garante o valor para a empresa. Ou seja, o cliente passa a dever para a instituição e não para a sua empresa.

Vender no cartão de crédito também é interessante se a empresa está buscando crescimento. Como é uma forma de pagamento bastante usada pelos consumidores, é uma maneira de ampliar as oportunidades de vendas, abrangendo clientes que preferem essa opção.

É ainda uma chance de aumentar o ticket médio. Ao disponibilizar o pagamento por cartão de crédito, a empresa favorece a venda de produtos com valores mais elevados e compras maiores, sem que o pagamento fique tão pesado para o cliente pagar de uma vez.

Além disso, receber por cartão de crédito permite um maior controle sobre as vendas da empresa. Isso porque é possível visualizar melhor os pagamentos e organizá-los de forma mais prática para a gestão.

Vantagens do Cartão de crédito

A compra por meio do cartão de crédito é muito simples e dinâmica de ser efetuada tanto em estabelecimentos físicos quanto virtuais. A principal vantagem em relação ao boleto é a opção de fazer o parcelamento das suas compras através do sistema de crédito.

Apesar de isso ser possível por meio dos carnês, os consumidores nem sempre conhecem essa opção, que não é oferecida por diversas lojas. Porém, além do parcelamento, o cartão de crédito também oferece:

  • compensação rápida: o reconhecimento dos pagamentos por meio do cartão de crédito é feito em poucos minutos, sendo que em alguns casos esse processamento é quase automático.
  • menor taxa de desistência: como a compensação é quase imediata, o processo para desistir de uma compra é muito burocrático e demorado, já que precisa ligar para a operadora. Porém, é sempre válido estar atento aos pedidos de chargeback.
  • processo online: os pagamentos são feitos de forma automática, então não existe risco de extravios.
A imagem mostra todas as vantagens da cobrança por Cartão no Asaas

Desvantagens do cartão de crédito

Por outro lado, vale mencionar que os cartões costumam exigir uma burocracia maior para a aprovação, além de estarem sujeitos a tentativas de golpes. Além disso, as opções de parcelamentos de compras podem impactar no seu capital de giro

Por isso, é importante contar com soluções complementares, como a antecipação de recebíveis.

Como aceitar cartão de crédito na empresa?

A maneira mais eficiente de aceitar cartão de crédito na empresa é por meio de uma plataforma de cobranças, como o Asaas.

Com uma ferramenta como essa, basta criar a cobrança. Você deve informar o valor e a data de vencimento; escolher se será à vista, parcelada ou recorrente; preencher os dados do cliente; e configurar multa, juros e descontos.

Depois disso, a fatura será enviada automaticamente para o e-mail do cliente. Ao acessar, ele poderá preencher os dados do cartão para fazer o pagamento, que é informado à sua empresa assim que é realizado.

Além disso, a plataforma permite que a sua empresa receba de diversas formas, escolhendo a que for melhor para o seu negócio.

A sua empresa também pode oferecer outros formatos de cobrança, como link de pagamento e recursos via API.

Aceitar cartão de crédito usando apenas o celular

Existem soluções que permitem que as empresas aceitem cartão de crédito sem precisar de maquininha. A transação pode ser feita toda pelo celular, gerando um link de cobrança para o cliente, por exemplo. 

Nesse caso, ele só precisar acessar o link e preencher seus dados, como se tivesse fazendo uma compra online.

Outra maneira é através da função Cobrar Agora, que pode ser utilizada pelo seus vendedores para cadastrar os dados do cartão do cliente e então efetuar a cobrança. Você também pode utilizar o mPOS, que funciona como um ponto de venda móvel, possibilitando que sua empresa recebe por meio do celular. 

Esse método é muito fácil de usar e permite pagamentos no crédito dispensando as maquininhas. Para utilizar, basta baixar o aplicativo do Asaas (Android ou IOS) e criar sua conta.

Além disso, com o app do Asaas, você pode acompanhar essas vendas no cartão e todos os pagamentos recebidos na palma de sua mão, em poucos cliques.

Aceitar cartão de crédito nas vendas online

Para aceitar cartão de crédito em vendas online, uma plataforma de cobranças também pode ser uma boa opção. Além da opção já citada, de gerar cobranças via link de pagamento, também é possível utilizar outros recursos e integrações via API.

Uma vantagem de contar com o Asaas, por exemplo, é que você pode enviar lembretes de cobrança caso o pagamento demore a ser feito. Esse é um recurso muito interessante para vendas online, que muitas vezes são mais impessoais.

Aceitar cartão de crédito via API de pagamentos

Outra forma de receber por cartão de crédito é via API de pagamentos, integrando uma plataforma de cobranças diretamente no site da sua empresa.

Por exemplo, é possível fazer uma integração white label. Assim, o seu cliente realiza o pagamento com cartão de crédito dentro do seu próprio site, sem que ele precise sair do seu ambiente. Além disso, ele sequer enxerga a marca da plataforma de cobrança, passando ainda mais confiança por identificar sua marca durante todo o tempo.

Como funciona o recebimento de pagamento por cartão de crédito?

Aceitar cartão de crédito possibilita vender para mais pessoas e flexibilizar as compras, permitindo parcelamento por parte do cliente. Com isso, além de maior segurança para o estabelecimento físico e virtual, a venda a prazo garante aumento do ticket médio e maior controle de inadimplência.

A seguir, respondemos as principais dúvidas em relação ao recebimento de pagamentos via cartão de crédito. 

Como e em quanto tempo a empresa recebe o valor das vendas?

Depois que o cliente realiza o pagamento da compra por cartão de crédito, a sua empresa recebe esse valor dentro de 30 dias corridos. Se a compra tiver sido parcelada, as parcelas serão recebidas uma a uma a cada 30 dias.

Os valores podem ser transferidos para a conta bancária da empresa ou ainda podem ser usados para pagar contas diretamente usando o saldo. Com o Asaas, também existe a possibilidade de recarregar o Cartão Asaas para usar em saques ou compras online e offline.

Quais são as taxas de vendas via cartão?

Cada plataforma cobra um valor para receber por cartão de crédito. No Asaas, a vantagem é que não é cobrada mensalidade.

Os valores dependem do perfil da empresa. Nas cobranças parceladas, o valor mostrado em centavos é fixo e cobrado uma única vez na primeira parcela. Já o valor correspondente à porcentagem é diluído entre as parcelas.

Nas assinaturas, o valor em centavos é cobrado de forma recorrente, porque cada cobrança é considerada uma transação.

Para saber os valores das suas taxas de cartão de crédito, é preciso se cadastrar e estar logado na plataforma.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Se a sua empresa recebeu por cartão de crédito, mas precisa do valor com urgência, é possível solicitar uma antecipação de recebíveis: o valor de todas as parcelas é recebido (com os descontos das taxas) no prazo de 2 dias úteis.

Quer saber mais? Descubra como vender no crédito e débito sem maquininha de cartão.

O banner tem a imagem de uma maquininha e nele está escrito: Venda no crédito e débito sem maquininha. Faça vendas no cartão de crédito e débito com apenas uma ferramenta. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Cobre sem maquininha. Realize cobranças online por cartão, com taxas acessíveis para sua empresa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.