• Home
  • |
  • Cobrança
  • |
  • Como funciona o recebimento por cartão de crédito: saiba tudo

Como funciona o recebimento por cartão de crédito: saiba tudo

Por Eduardo Kruger
Publicado em 22 de fevereiro, 2022 | Atualizado em 20 de maio, 2022

Você sabe como funciona o recebimento por cartão de crédito? Quanto tempo demora para receber? Como implementar? Existe diferença se o cliente paga à vista ou parcelado? Precisa de maquininha? É seguro? E se o cliente não pagar a fatura?

Neste artigo, vamos esclarecer todas essas dúvidas e trazer também as vantagens e os possíveis riscos — e como evitá-los — ao oferecer essa forma de pagamento. Para ficar por dentro, é só continuar a leitura.

Conteúdo

Como funciona o recebimento por cartão de crédito?

Para entender como funciona o recebimento por cartão de crédito, é preciso estar atento a alguns detalhes.

A empresa precisa ter uma conta onde os pagamentos feitos pelos clientes possam ser colocados. Essa conta pode ser uma conta corrente tradicional, ou uma conta digital associada a uma solução de pagamentos.

As transações de cobrança devem ser feitas por meio de um intermediador de pagamentos —  um adquirente, como uma maquininha de cartão, ou uma plataforma de cobranças, como o Asaas.

Assim, quando a empresa recebe o pagamento por cartão de crédito, o intermediador de pagamentos faz a conexão entre o cartão e a empresa.

Quanto tempo demora para receber?

Para responder essa questão, é preciso entender que existem três modalidades de recebimento por cartão de crédito

  • à vista;
  • parcelado;
  • recorrente (assinaturas).

Quando o pagamento é no crédito à vista, a empresa recebe o valor pago pelo cliente em uma única parcela. Já no pagamento parcelado, a empresa também recebe os valores parcelados. A cada mês, é recebido o valor correspondente à parcela, descontadas as taxas cobradas pelo serviço. 

Assim que o dinheiro cai na conta da empresa, ele já pode ser usado. Porém, os prazos para recebimento dependem de alguns fatores e podem variar de acordo com o intermediador de pagamentos utilizado. 

Para ambas as modalidades de pagamento, existe a possibilidade de antecipação de recebíveis. Essa solução permite que um valor a ser recebido no futuro seja transferido para o caixa da empresa antes do prazo.

Ou seja, o intermediador de pagamentos adianta o dinheiro das vendas à vista e parceladas, para que a empresa receba o dinheiro antes do prazo determinado anteriormente.

Para esse tipo de solicitação, existem custos extras. A taxa se torna um pouco maior do que a cobrada quando o valor é depositado dentro do período determinado, sem antecipação.

Existe diferença se o cliente paga à vista ou parcelado?

Sim. A principal diferença é o tempo que a empresa vai demorar para receber o valor, conforme vimos na questão anterior.

Além disso, as vendas feitas no cartão de crédito têm taxas que variam de acordo com a opção de pagamento do cliente. 

Essas taxas podem ser pagas pela própria empresa ou, no caso de parcelamentos, podem ser cobradas do cliente por meio de juros.

Quais são as formas de recebimento por cartão de crédito?

Para a sua empresa passar a receber por cartão de crédito, existem diferentes formatos. A seguir, vamos explicar cada um deles:

1. Maquininha

A maquininha de cartão é a maneira mais tradicional para recebimento por cartão de crédito. Ela pode ser de vários tipos:

  • POS (Point of Sale): aceita a grande maioria das bandeiras de cartões, funciona a partir da conexão com uma linha telefônica e não exige outro equipamento para fazer a impressão de notas. 
  • POO (Point of Outdoor): é o aparelho mais prático, podendo ser levado para qualquer lugar, e funciona por meio de um chip interno de operadora de celular. 
  • POO (Point of Outdoor) Wireless: funciona por meio de sinal Wi-Fi. Por isso, a conexão do local precisa ser muito boa. 
  • TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): é o tipo mais usado por empresas com grande quantidade e fluxo de consumidores. Não é apenas o equipamento, mas todo um sistema que permite emitir notas e receber pagamentos.

Apesar de eficiente e muito utilizada, a maquininha de cartão pode oferecer algumas desvantagens, como o fato de só poder ser usada presencialmente. Além disso, em alguns casos é necessário pagar pela compra ou mesmo aluguel do aparelho.

2. Link de pagamento

O link de pagamento é uma solução para empresas que não têm e-commerce ou que querem vender de forma rápida e prática em vários canais.

O link gerado especificamente para a empresa é enviado para o cliente pagar usando o cartão de crédito, sem a necessidade de acessar uma loja online para selecionar os produtos e finalizar a compra.

Para gerar um link de pagamento, é necessário contar com o intermédio de uma solução de cobranças que ofereça essa possibilidade.

3. Pagamento digital

Usando uma plataforma de pagamentos digitais,  sua empresa pode receber pelas principais bandeiras de cartão de crédito.

No Asaas, o processo funciona seguindo essas etapas:

  • Autorização: o cartão de crédito do cliente é validado e solicitamos à adquirente que reserve o valor da transação. Isso já faz com que o cliente receba a notificação da operadora de cartão.
  • Antifraude: os dados do cartão e do cliente são avaliados para que uma possível fraude seja identificada.
  • Captura: caso tenha passado na etapa antifraude, a transação é confirmada na adquirente.
  • Estorno: se reprovada na etapa antifraude, a transação é estornada imediatamente. A compra já aparece na fatura do cliente e pode levar até 5 dias úteis para aparecer o estorno. Caso a fatura já esteja fechada, vai aparecer na próxima fatura.

Quais são as vantagens e os riscos do recebimento por cartão de crédito?

Entre as inúmeras vantagens de receber por cartão de crédito na sua empresa, podemos citar que é uma forma de oferecer comodidade e uma boa experiência de compra para o cliente

Para o seu negócio, a grande vantagem é ter segurança no recebimento, além de rápida confirmação de pagamento.

Em relação aos riscos, existe a possibilidade de o cliente solicitar chargeback. No entanto, a empresa pode contestar a solicitação. 

Como implementar o recebimento por cartão de crédito?

A forma mais eficiente de implementar o recebimento por cartão de crédito na sua empresa é contando com um intermediador de pagamentos, como o Asaas. Crie uma conta grátis ou baixe o aplicativo (Android ou iOS)  e experimente.

Agora que você sabe como funciona o recebimento por cartão de crédito, confira também este conteúdo: Qual o melhor banco digital para empresas? Saiba o que avaliar antes da escolha.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas