Guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre antecipação de recebíveis

por Conta Digital

Publicado em 7 de novembro, 2018 | Atualizado em 19 de janeiro, 2023

O mercado está sempre mudando e cada vez mais se torna necessário investir em estratégias de vendas. Afinal, o consumidor é disputado por diferentes empresas mesmo dentro de casa, através das redes e do consumo via e-commerce.

E, na hora de oferecer o melhor serviço para seu cliente, é impossível deixar de fora a possibilidade de pagamento a prazo. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), três em cada dez brasileiros ainda usam algum tipo de crediário.

Porém, para oferecer esse tipo de pagamento, seu negócio precisa estar preparado para não ter impactos negativos no capital de giro. Por isso, a antecipação de recebíveis é um recurso fundamental para sua empresa.

Neste artigo, traremos o guia completo sobre essa ferramenta e como você pode usar a antecipação de recebíveis para potencializar os resultados do seu negócio e manter o fluxo de caixa em dia. Continue lendo!

Conteúdo

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis tem um significado simples: ela é uma linha de crédito que permite à sua empresa adiantar o recebimento de suas vendas. Ou seja, trata-se de utilizar um dinheiro no presente que só estaria disponível no futuro.

Por exemplo, caso seu cliente realize uma compra parcelada em até 3 vezes, pode levar até 90 dias para que seu negócio consiga receber todos os valores. Com a antecipação, esse valor pode ser adiantado e recebido em poucos dias.

Embora seja importante estar atento para as taxas da antecipação, esse recurso pode ser a solução para oferecer possibilidades de parcelamento sem impactar negativamente seu fluxo de caixa e capital de giro.

Afinal, você precisa manter os ganhos superiores ou equivalentes a suas despesas, e receber a prazo pode adiar o recebimentos desses valores. A antecipação contorna justamente essa problemática, possibilitando mais dinamismo para sua gestão financeira.

Qual a diferença entre antecipação e empréstimo?

Existem algumas dúvidas entre as diferenças entre empréstimo e a antecipação de recebíveis. Embora ambas as modalidades possuam a semelhança de serem linhas de crédito, existem diversas características que diferenciam esses recursos.

No empréstimo, o banco cede um valor que deverá ser devolvido sob a condição de algumas taxas de juros condizentes com o risco do negócio. Muitas vezes, essas taxas são bastante altas, o que torna difícil a conciliação do empréstimo com uma boa saúde financeira para sua empresa.

Por outro lado, na antecipação de recebíveis, a empresa apenas adianta um valor que já é dela. A plataforma de operação de crédito adianta parte do valor, recebendo conforme o cliente realiza o pagamento.

Por conta disso, as taxas da antecipação tendem a ser mais baixas – o que torna a situação mais sustentável para sua empresa.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Além das diferenças entre a antecipação e empréstimo, existem outras vantagens de usar a antecipação de recebíveis. É necessário considerar todas essas particularidades do recurso para entender quando ele se aplica na sua organização.

Confira algumas das principais vantagens de utilizar a antecipação de recebíveis no seu negócio:

Agilidade em obter capital

Uma das grandes vantagens é a de obter capital com rapidez e agilidade. Não é necessário passar por um processo burocrático ou análise de crédito longa, como acontece com outros métodos de crédito, como os empréstimos.

Além disso, embora seja possível adaptar seu capital de giro para compras a prazo, a antecipação torna a captação de recursos mais eficiente e permite maior flexibilidade e autonomia para sua empresa.

Liquidez de caixa

O resgate de valores para seu caixa, em um curto período de tempo, é o que chamamos de liquidez. 

A liquidez de caixa permite que seu negócio opere com eficiência e uma boa saúde financeira. Isso permite à sua empresa operar sem riscos e possibilita investimentos no seu negócio a curto e médio prazo.

Taxas e juros acessíveis

Existem diversas opções de crédito disponíveis no mercado. O financiamento, por exemplo, é uma opção viável para conseguir liquidez ao seu caixa, mas as taxas costumam ser mais altas, além da necessidade de quitar parcelas regulares.

Além disso, a Peer to Peer (P2P) é uma linha de crédito para empresas que reúne tomadores de crédito a investidores por meio de plataformas digitais. Assim, é possível que investidores externos emprestem dinheiro para sua empresa, sem necessidade de um agente financeiro.

Porém,  a antecipação é uma opção mais acessível e menos custosa para ter liquidez nas suas finanças. Isso acontece porque essa solução utiliza um dinheiro que já é do seu negócio, sendo apenas adiantado pela provedora do crédito. Assim você não precisa quitar uma longa parcela de juros.

Menor risco de inadimplência

Em Junho de 2022, o Serasa registrou um mapeamento indicando um total de 66,8 milhões de brasileiros com nome restrito pelo órgão de proteção ao crédito

No momento da antecipação de recebíveis, é importante entender a situação do seu cliente que está realizando o pagamento a prazo. 

Como os valores parcelados a serem recebidos já foram definidos e o pagamento será feito, a instituição de pagamento tem maior segurança para liberar o valor de forma antecipada.

Esse fator funciona como diminuição dos riscos de inadimplência por parte da empresa pagadora. Afinal, muitas vezes os empréstimos tornam-se despesas difíceis de serem quitadas. Por isso, a antecipação é uma solução mais simples para sua organização.

Como funciona a antecipação de recebíveis na prática?

Agora que já explicamos o que é a antecipação de recebíveis e algumas das suas vantagens, precisamos falar sobre como funciona a antecipação. Afinal, o processo de solicitação da antecipação é mais prático do que se imagina.

Diferente de outras modalidades de crédito, a antecipação é bastante simples e menos burocrática. Confira como é feito o processo de solicitação da antecipação de recebíveis:

Pedido de antecipação

O primeiro passo é gerar uma cobrança a prazo. Você pode solicitar a antecipação para inúmeras modalidades de pagamento.

Análise de crédito

Apesar de ser um processo bastante prático, a solicitação de antecipação também passa por uma análise de crédito. 

Porém, o processo é mais simples do que acontece dentro de um empréstimo empresarial, já que aqui os valores antecipados estão garantidos e serão pagos pelo cliente em cada parcela.

Recebimento do dinheiro

Uma vez aprovada a sua solicitação, o valor é repassado dentro da sua conta de pagamentos, ficando disponível para que você possa aplicar dentro do seu negócio.

A antecipação de recebíveis é mais segura para as instituições do que o empréstimo — o que a torna mais barata para o negócio. Isso porque é mais provável que o cliente vá fazer o pagamento, quitando o adiantamento feito para a empresa. 

Quais são os tipos de recebíveis?

Existem diversos tipos diferentes de recebíveis. A solicitação para o tipo de antecipação e recebimento de crédito para empresas depende do tipo de venda que foi feita entre você e o seu cliente.

Ou seja, diferentes meios de pagamento resultam em diferentes solicitações de antecipação de recebíveis. Confira abaixo as principais modalidades de recebíveis:

Antecipação de boletos

Normalmente os boletos são métodos de pagamento mais rápidos, porém podem ser pagos até um limite de trinta dias, em alguns casos. Por isso, é possível realizar a antecipação. 

Porém, o mais utilizado é a antecipação no boleto parcelado, também conhecido como carnê. Essa modalidade de pagamentos é muito utilizada em serviços e produtos via assinatura, no qual seu cliente paga parcelas por uma ganho recorrente.

Nesse caso, a antecipação ajuda a manter a liquidez do caixa e adiantar as parcelas pré-definidas de pagamento.

Antecipação de recebíveis de cartão de crédito

A antecipação de cartão de crédito é um dos procedimentos mais comuns. Afinal, o cartão de crédito ainda é a principal modalidade de pagamento a prazo do Brasil.

O cartão, possibilita que seu cliente realize um pagamento de forma fracionada, beneficiado pelo crédito cedido a ele por sua operadora de cartão ou banco. Porém, cabe a sua empresa definir a quantidade de parcelas permitidas para cada compra.

Antecipação de nota fiscal

A antecipação de nota fiscal também é uma modalidade possível para alguns bancos e instituições de pagamento. 

Solicitando o serviço de antecipação, ao apresentar uma nota fiscal de serviço prestado ou produto vendido com pagamento futuro, é possível receber a quantia descrita com a venda imediatamente.

Antecipação de duplicatas

Além da antecipação de nota fiscal, também é possível realizar a antecipação de títulos e duplicatas. Esse tipo de recebível é importante para transações que possuem as duplicatas mercantis como formas de garantia.

É possível utilizá-las para realizar a solicitação de antecipação.

Antecipação de cheque

De modo geral, os cheques são meios de pagamento menos utilizados nos últimos anos. Porém, no caso de ter feito uma venda a prazo via cheque, é possível utilizar a antecipação de recebíveis para adiantar o recebimento dos valores pré-datados.

Quando usar antecipação de recebíveis?

Como qualquer linha de crédito, é importante entender qual o momento correto de utilizar a antecipação no seu negócio. É importante que essa medida seja tomada para preservar sempre os melhores interesses da sua empresa.

Contratar a antecipação de recebíveis requer planejamento empresarial e objetividade. É importante entender qual o objetivo que sua empresa precisa atingir ao receber esses valores. 

Confira abaixo os principais usos para a antecipação de recebíveis:

Aumento do capital de giro

Como mencionamos, vendas a prazo podem ter um impacto enorme na sua gestão de capital de giro. Afinal, elas atrasam o recebimento dos valores integrais da compra de um produto ou prestação de serviço.

Muitas empresas buscam por um empréstimo para capital de giro, porém a antecipação é uma opção menos burocrática para grandes e pequenas empresas otimizarem suas finanças.

Por isso, solicitar a antecipação permite manter seu caixa em ordem e deixar o capital de giro líquido saudável para suas operações financeiras recorrentes. 

Assim, é possível manter as despesas balanceadas e continuar aplicando dinheiro nas áreas importantes do seu plano de negócio, utilizando receitas recebidas antecipadamente.

Pagar despesas

Caso exista a necessidade de lidar com despesas urgentes, é possível solicitar a antecipação de recebíveis para quitar essas pendências.

Em muitos momentos, o aumento de manutenção ou imprevistos podem acontecer. Para melhorar a gestão de custos e manter sua operação em dia, pode ser importante contar com a opção de antecipação de valores.

Manter o fluxo de caixa positivo

Por fim, vale ressaltar que a antecipação pode ser utilizada para manter seu fluxo de caixa positivo e impedir que sua empresa opere no vermelho, já que a antecipação fornece uma boa linha de crédito empresarial.  

Assim, é possível adiantar parte dos valores que seriam recebidos num período de longo prazo, mantendo sua rotina financeira com um respiro.

Como fazer antecipação de recebíveis?

Fazer uma solicitação de antecipação de crédito também impacta na sua saúde financeira, gestão de custos e na estratégia do seu negócio. Por isso, ela não pode ser feita de qualquer maneira.

Embora seja um recurso importante e que pode ajudar seu negócio a potencializar suas estratégias, ela não deve ser utilizada sem planejamento. 

Por isso, definimos algumas das principais considerações que você e seu time financeiro precisam fazer antes de solicitar a antecipação de recebíveis.

1. Leia sempre o contrato

Um primeiro passo importante é compreender corretamente o contrato com sua plataforma de pagamentos. Ali estarão as principais informações sobre taxas que serão cobradas da antecipação, além dos prazos e modelos de pagamento.

Esteja atento para os detalhes, além de como a saúde financeira e operacional da sua empresa pode ser impactada. Afinal, se os juros descontados forem muito altos, a antecipação de recebíveis pode não ser tão atrativa para o seu negócio.

2. Calcule os valores que irá antecipar

Em seguida, busque calcular os valores que você quer antecipar. É importante considerar as reais necessidades do seu negócio. Embora a antecipação seja uma boa solução para ter mais liquidez de caixa, ela irá adiantar um valor do futuro para o presente.

Isso significa que seu regime de caixa precisa estar preparado para essa mudança e seu planejamento precisa contemplar essas variáveis. Por isso, é importante tomar essa medida com cautela e assertividade.

3. Defina um objetivo claro para o dinheiro antecipado

É perigoso que sua gestão financeira seja completamente dependente da antecipação de recebíveis. A longo prazo, atitudes como essa podem comprometer o lucro que a sua empresa poderia ter com as vendas. Também é importante mencionar que é necessário fazer uma cuidadosa e minuciosa avaliação do fluxo de caixa.

Ou seja, é preciso analisar como estará a sua disponibilidade de recursos nos próximos meses e definir o esquema de pagamento das contas. Isso é importante para que você possa entender se seu negócio não sentirá falta daquele recurso que foi antecipado.

O ideal é que sua empresa sempre tenha a capacidade de gerar recursos para manutenção do fluxo de caixa e se utilize da antecipação de recebíveis de forma estratégica.

4. Fique de olho nos clientes inadimplentes

A inadimplência é um dos grandes problemas enfrentados pela maior parte das empresas brasileiras. 

Quando você realiza a antecipação de recebíveis, a responsabilidade pelo recebimento do título é transferida para a instituição que ofereceu o serviço. Isso, inclusive, pode ser uma vantagem. Entretanto, se a instituição tiver dificuldades para receber de determinados pagadores, ela pode passar a negar os pedidos de antecipação.

Por isso, é interessante escolher bem os títulos a serem antecipados e dar preferência para os pagadores que não costumam atrasar as contas. Isso é uma excelente forma de manter a reputação da sua empresa nesse tipo de operação. 

Também é interessante mostrar os comprovantes de pagamento de faturas anteriores do cliente cujo pagamento você deseja antecipar.

Qual vantagem de fazer antecipação com uma fintech? 

Fintechs são empresas de mercado financeiro que se apoiam em soluções baseadas na tecnologia para tornar serviços mais acessíveis, práticos e eficientes. Essa definição já demonstra algumas das vantagens das fintechs em relação aos bancos tradicionais.

Porém, existem outras motivações para utilizar uma fintech, como o Asaas, para fazer sua solicitação de antecipação de recebíveis.

Além de serem acessíveis e mais eficientes do que muitas instituições tradicionais, as fintechs também permitem uma série de outros serviços que podem ser úteis na sua administração financeira.

O Asaas, por exemplo, é uma solução completa para sua empresa. Possuindo ferramentas e tecnologia que ajudam a tornar sua gestão financeira mais simples e dinâmica. 

Com o Asaas você pode gerenciar suas cobranças e clientes em um único ambiente, permitindo que seus consumidores paguem através dos principais meios como Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito

Como escolher uma plataforma de antecipação de recebíveis?

Ainda que as fintechs tenham muitas vantagens em comparação com bancos e instituições tradicionais, existem diversas opções de plataformas de pagamento.

Por isso, você precisa entender quais oferecem mais vantagens para sua empresa. Então, você vai conseguir definir qual é a melhor opção para realizar pedidos de antecipação de recebíveis.

É importante comparar quais são as taxas que as plataformas oferecem, como elas se relacionam com os clientes, se oferecem os principais meios de pagamento, régua de cobrança e outras soluções que podem impactar seu negócio.

No Asaas, você conta com diversas das tecnologias que são essenciais para seu negócio. Seja no e-commerce, vendendo pelas redes sociais ou na sua loja física, a plataforma pode ser um suporte para escalar seu negócio e permitir que você venda mais e melhor!

Confira algumas das principais vantagens que o Asaas oferece para sua organização e gestão financeira:

Vantagens da antecipação no Asaas

Para realizar uma solicitação de antecipação pelo Asaas é um processo super prático e fácil. Basta você ter uma conta na plataforma, acessar o aplicativo e selecionar as cobranças que deseja antecipar.

Caso sua solicitação seja aprovada, o saldo fica disponível na sua plataforma em poucos dias. Essa facilidade e praticidade é uma das nossas vantagens competitivas. Além disso, para contas PJ, você conta com um canal exclusivo de atendimento para tirar todas as suas dúvidas.

Com a antecipação no Asaas, você adquire um valor para capital de giro, podendo utilizar em emergências ou para investir na sua empresa. Da mesma forma, você pode garantir maior economia com seus fornecedores, usando os valores da antecipação para negociar à vista e garantindo descontos.

Além disso, você pode criar sua conta sem mensalidade, e receber o dinheiro da antecipação em até dois dias úteis.

Melhores taxas de antecipação

Uma das grandes vantagens do Asaas como plataforma de solução digital é permitir que você solicite a antecipação de recebíveis online e receba pagamentos com agilidade, sem burocracia e sem juros abusivos.

A plataforma oferece a menor taxa do mercado para antecipações de pagamento via cartão de crédito, a partir de 2% ao mês. Já para antecipação de boleto bancário, as taxas ficam em apenas 4% ao mês

Esses valores permitem que você realize sua solicitação sem ter grandes impactos no seu desempenho de caixa. Além disso, esses valores são mais acessíveis que as linhas de crédito de empréstimos empresariais oferecidos pelo mercado.

Antecipação de boleto e cartão de crédito

Com o Asaas você também pode antecipar cobranças avulsas, parceladas ou recorrentes. Além da opção de antecipação de cartão de crédito também é possível realizar a antecipação em vendas feitas pelo boleto bancário ou Pix.

Essa solução dá mais flexibilidade para você administrar sua gestão financeira e solicitar a antecipação conforme sua demanda de caixa exige. 

Afinal, você não fica limitado a antecipar os recebíveis apenas do cartão de crédito, mas também pode requisitar o adiantamento de valores de outros formatos de vendas.

Plataforma integrada e completa

Por fim, vale ressaltar que o Asaas é uma plataforma completa e que pode ser integrada dentro do seu sistema ou plataforma e-commerce.

A plataforma do Asaas oferece diversas soluções financeiras como a API de pagamentos, que dá mais segurança e transparência para suas transações – oferecendo soluções antifraude, evitando o abandono de carrinho dos clientes e aumentando sua taxa de conversão e fidelização.

Você pode conferir mais informações sobre como escolher a melhor plataforma de antecipação para seu negócio e entender mais das vantagens que o Asaas oferece para sua empresa.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content