Link para pagamentos: quais são os benefícios de usá-lo?

Ser autônomo e MEI significa ter que se preocupar com diversas tarefas da empresa e dos clientes, ao mesmo tempo. Em razão disso, encontrar maneiras mais ágeis e eficientes de fazer pagamentos e de receber o seu dinheiro é um divisor de águas na sua rotina, certo? Então, você precisa conhecer o link para pagamentos.

Esse serviço é um sistema que gera um link individual e único, para que o consumidor seja direcionado a uma página segura na qual fará a efetivação do pedido, ou seja, onde realizará o pagamento nas formas que estiverem disponíveis. Para o cliente, é mais confortável e fácil, e, para você, como empresa, há diversos benefícios ao utilizar esse tipo de funcionalidade.

A seguir, reunimos os principais benefícios dos links de pagamentos para o seu negócio e para o seu processo de recebimento de valores. Confira e veja como colocar o seu empreendimento em um nível mais profissional ainda!

Compartilhamento com quem desejar

Após ser gerado, o link para pagamentos pode ser compartilhado com quem você desejar, e por diversos canais, como e-mail, WhatsApp e, até mesmo, pelas redes sociais. O mais importante é que esse envio para qualquer pessoa seja feito de maneira bem segura, pois é gerado somente um link exclusivo para cada compra.

Ao fazer o compartilhamento do link, o comprador acessa a página, escolhe a forma de pagamento e aguarda a aprovação, assim como acontece em compras online comuns. Depois, quando o recebimento for identificado, é só o consumidor aguardar a entrega do produto ou a efetivação dos serviços que são prestados pela sua empresa.

Possibilidade de uso para compras online

O link para pagamentos pode ser utilizado em qualquer tipo de venda ou negociação de valores, inclusive por empresas que prestam serviços e não só para e-commercers ou lojistas. Sabemos que a revolução da internet tem transformado, cada vez mais, as redes sociais em balcões, vitrines e ambientes para negociações, então, para aumentar o seu leque de vendas, adequar-se às novas tecnologias e ainda ficar mais próximo do seu cliente, é essencial se manter ativo no meio social digital.

Nesse cenário, esse tipo de sistema de pagamento pode ser utilizado para vendas online e que não precisam necessariamente de uma loja. 

Esse é um exemplo de compras que são feitas pelo WhatsApp e pelo Instagram. Dessa maneira, além de utilizar as redes sociais de forma gratuita, você receberá o seu dinheiro com mais facilidade e rapidez. Também não podemos deixar de dizer que disponibilizar os seus produtos ou serviços nas redes sociais é um modo bem prático, econômico e eficiente de estreitar o relacionamento com o seu público-alvo.

Viabilidade de utilização em vaquinhas online

A arrecadação de dinheiro — ou a famosa vaquinha — tem sido muito utilizada por diversas pessoas e para variados motivos. Então, se você planeja fazer algum tipo de melhoria na sua empresa ou precisa de um fundo para uma boa finalidade, basta gerar um link que direcione para a sua arrecadação e compartilhá-lo com quem desejar, e por qualquer tipo de canal.

Com isso, a sua vaquinha se torna mais segura tanto para você quanto para quem está contribuindo, já que não há o risco de depositar os valores em contas de pessoas mal-intencionadas.

Maior flexibilidade de pagamento

A flexibilidade de pagamento — isto é, quando você disponibiliza diferentes e variadas formas e condições de o comprador pagar pelo item — é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores e de facilitar o seu recebimento.

Isso acontece porque, primeiro, quanto mais formas de pagar o cliente tiver, mais difícil será de ele desistir da compra ou não ter como pagar. Por exemplo, nem todos têm limite no cartão de crédito, mas o boleto é mais acessível e direto.

Depois, quanto mais formas de pagar o comprador tem, mais fácil e rápido será para você receber e evitar a inadimplência, sendo essa uma das melhores maneiras de fazê-lo. Portanto, o link para pagamentos pode oferecer todas as possibilidades, como:

  • cartão de crédito;
  • débito online;
  • boleto;
  • depósito em conta;
  • PayPal, entre outras.

Facilitação para a realização de promoções

Se você precisa liberar o seu estoque para novas épocas e estações, ou somente deseja vender mais barato para conquistar consumidores, as promoções são estratégias eficientes e muito utilizadas por empresas e comércios.

O que poucos sabem é que os links para pagamentos também ajudam nisso. Não importa se é uma promoção relâmpago ou de datas comemorativas, o serviço de link é utilizado para controlar a sua disponibilidade de produtos. Para começar, é só criar o endereço eletrônico da venda e divulgar entre os seus clientes e nas redes sociais.

Para isso, a demanda por determinado item, a taxa de procura e a sua capacidade de entrega podem ser levadas em consideração a fim de configurar e definir a expiração do link que foi criado para essa venda.

Por exemplo, quando o link atingir a capacidade máxima, que é de X produtos, esse endereço eletrônico passa a não estar mais disponível. Assim, evita-se vender mais produtos do que se tem, ou mais do que se pode, e não se corre o risco de os compradores ficarem sem produtos, afinal, tal fator geraria uma grande insatisfação do cliente e uma imagem negativa dos seus serviços.

Controle de pagamentos

Ter um sistema de pagamentos é fundamental para acompanhar todas as suas vendas, as parcelas que estão em atraso e as demais informações sobre o recebimento de valores. Para auxiliar no seu controle de inadimplentes e de compradores que cumprem com os acordos, o link para pagamentos também é uma ferramenta interessante.

Sempre que você receber dinheiro por meio desse tipo de endereço eletrônico, chegará uma notificação em tempo real, com todas as informações da compra, como valor total, forma de pagamento e se a aquisição foi parcelada ou não. Assim, fica bem mais fácil fazer a sua gestão financeira, o gerenciamento e a previsão de fluxo de caixa, além de haver informações reais para a cobrança de devedores.

O link para pagamentos oferece vantagens importantes e atrativas para o seu negócio. Porém, tenha atenção e não deixe de se certificar de que o endereço eletrônico que foi gerado é único e que você não confundiu o link de diferentes compras para compradores distintos, pois isso pode gerar demora nos recebimentos e problemas entre os envolvidos.

Deseja receber novidades que alavancam o seu empreendimento? Então, assine a newsletter agora mesmo e fique por dentro de mais assuntos como esse!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.