Receber pagamento via link: como funciona? Entenda tudo! 

por Link de pagamento

Publicado em 25 de julho, 2022 | Atualizado em 19 de março, 2024

Receber pagamento via lin irá transformar as suas vendas online. Cobrar por link de pagamento é para quem deseja profissionalizar o negócio, facilitar as transações financeiras e ter controle sobre os recebíveis.

Não só isso, mas receber pagamento via link agrega uma série de vantagens significativas para qualquer negócio que deseja potencializar as vendas online. Ao optar por receber pagamento via link, a sua empresa vende online com muito mais facilidade. É uma solução simples e prática tanto para você, quanto para o seu cliente.

Quer entender como funciona e como gerar o seu link para pagamento? Continue a leitura!

Como funciona o recebimento de pagamento via link?

Para receber via link, é necessário usar uma plataforma de pagamentos que esteja apta a gerar link de pagamento seguro. Assim, é possível fazer as cobranças dos seus produtos, serviços ou receber doações ao compartilhar o link criado com seus clientes.

Quando o cliente recebe o link, só precisa acessar, incluir as informações e selecionar a forma de pagamento para concluir a compra. Isso facilita a cobrança e aumenta a credibilidade da sua marca com o uso de uma solução moderna e inovadora.

Precisa ter conta bancária para receber pagamento via link?

O saldo dos pagamentos recebidos ficam disponíveis na sua Conta. Você pode fazer a transferência desse valor, realizar pagamentos ou sacar o dinheiro, conforme preferir.

Precisa ter CNPJ para receber pagamento via link?

A criação da conta pode ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. O cadastro é gratuito, rápido e sem burocracia.

Qual é a taxa cobrada por cobrança via link de pagamento?

A criação do link de pagamento para vender online é gratuita, você só paga a taxa após o recebimento do pagamento.

Quantas vezes posso usar o mesmo link de pagamento?

Cada link de pagamento é individual e único. O cliente é direcionado para concluir o pagamento em uma página segura de acordo com as formas de pagamento disponíveis.

Como receber pagamento via link?

O link de pagamento é um recurso que permite receber pagamento via link, de forma que a empresa pode enviar um link para o cliente realizar o pagamento de um pedido.

Possibilitando o pagamento via cartão de crédito, boleto ou Pix. Com ele, o vendedor seleciona os itens para o consumidor finalizar a compra.

Para receber pagamento via link e contar com as vantagens que esse modelo de cobrança oferece, é muito simples!

A seguir, confira o passo a passo para criar o seu link de pagamento para venda online:

1. Abra uma conta digital 

Antes de mais nada é preciso criar uma conta digital, onde será recebido o valor dos pagamentos. O Asaas é uma conta digital gratuita com diversas funcionalidades que irão melhorar a gestão financeira da sua empresa. Além disso, a emissão de links de pagamento é ilimitada para você vender à vontade.

2. Acesse o sistema para gerar link de pagamento

Na página inicial do Asaas, seja no aplicativo (Android ou iOS) ou no site, é só acessar o botão “Criar link de pagamento” para começar a configurar e personalizar o seu.

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Primeira etapa: Como você deseja cobrar seu cliente? Valor predefinido ou Não definir um valor

3. Escolha o valor e a forma de pagamento

Logo no início você pode inserir o valor da compra e as formas de pagamento. Caso esteja criando o link para doação, o campo de valor pode ser deixado em branco para que o cliente preencha.

As formas de pagamento disponíveis são:

Se você deseja um link de pagamento com recebimento na hora, a opção de Pix trará exatamente isso. Se o cliente selecionar essa opção, em poucos segundos o valor estará disponível na sua conta. 

Uma vantagem do formato de pagamento é poder vender no cartão de crédito sem maquininha. Se você realiza delivery, por exemplo, pode finalizar a venda via WhatsApp e não precisará enviar a maquininha com o entregador, evitando transtornos.

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Segunda etapa: Como o seu cliente poderá pagar? À vista, parcelado ou por assinatura?

4. Escolha a forma de cobrança

O próximo passo é identificar como prefere receber via link de pagamento, de acordo com as modalidades de cobrança:

  • Cobrança avulsa: Destinada a venda de produtos, serviços ou recebimento de doações.
  • Cobrança parcelada: O link de pagamento parcelado oferece ao cliente a quantidade de parcelas que disponibilizará na hora de configurar o link.
  • Cobrança recorrente: Ideal para modelos de cobrança em assinatura em que o cliente precisa pagar o mesmo valor todo mês ou dentro de um período de tempo específico.

Além da cobrança recorrente mensal, o Asaas também disponibiliza outras seis opções de sazonalidade. Ou seja, também é possível criar uma assinatura semanal, quinzenal, bimestral, trimestral, semestral ou até mesmo anual. 

5. Personalize o seu link de pagamento

O seu link está quase pronto, só falta personalizar para ficar com a identidade da sua marca. Nesse espaço, você pode incluir o nome e a descrição detalhada do produto ou serviço que está sendo vendido, bem como as imagens para deixar o link mais atrativo.

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Terceira etapa: Confirme todos os dados

6. Compartilhe o link pelo WhatsApp ou redes sociais

Com todas as etapas acima cumpridas, é hora de compartilhar o seu link seja pelo WhatsApp, Instagram, e-mail ou onde desejar. A melhor parte é que você pode fazer a venda por link de pagamento em qualquer lugar, mesmo sem ter um e-commerce. 

Interface do Asaas na criação do link de pagamento. Quarta etapa: Compartilhe com seu cliente

7. Receba pagamento via link na sua conta

Depois que o cliente finalizar a operação, você pode receber um pagamento via link direto na sua conta do Asaas. Na plataforma é possível acompanhar o andamento das cobranças, assim como os valores recebidos e a receber.

8. Em casos de atraso, faça cobrança automática

Com o Asaas, as cobranças são feitas de forma automática para que seu cliente não esqueça dos pagamentos facilitando a gestão das suas finanças e automatizando um processo que pode ser trabalhoso se feito manualmente.

As cobranças podem ser configuradas em diferentes períodos de tempo para que o cliente seja avisado antes e depois do vencimento. Uma praticidade enorme para a gestão de cobranças de qualquer negócio. 

9. Antecipe o recebimento de dinheiro

Ao receber pagamento parcelado por link no Asaas, você consegue solicitar a antecipação de recebíveis, caso precise para alguma emergência ou para fluxo de caixa, por exemplo. Desse modo, o dinheiro que receberia no futuro é antecipado na sua conta com o desconto de uma pequena taxa.

Agora que você entendeu como é receber pagamento via link pode criar a sua conta gratuita no Asaas e começar a vender com o melhor link de pagamento disponível. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.