Conheça os recursos e impactos da API de boleto para empresa

por Tecnologia

Publicado em 23 de setembro, 2022 | Atualizado em 16 de fevereiro, 2024

Uma API de boleto serve para automatizar o processo de cobrança e otimizar a rotina financeira de um negócio. Com essa tecnologia, não há necessidade de fazer registros e conferências manuais: a plataforma de pagamentos automatiza todo o processo.

Com a API de pagamentos do Asaas, por exemplo, que conta com uma solução completa para gerenciar as finanças, é possível ter mais agilidade e segurança ao receber por boleto. Isso facilita o acompanhamento, aumenta a praticidade no fluxo de trabalho e diminui os riscos e erros.

Neste conteúdo, conheça os principais impactos positivos que o uso da API de boleto gera em seu negócio, além das aplicações dos recursos disponíveis e os diferenciais da solução para pagamentos em boleto do Asaas. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os impactos do uso de API de boleto?

Uma API de pagamentos tem o objetivo de permitir uma troca de dados entre diferentes aplicações e é uma tecnologia voltada para vendas online. A automatização aumenta a eficiência e o controle dos recebíveis.

No caso da API de boleto, o que acontece é a coleta dos dados de pagamento que são enviados à instituição financeira para registro. Em sequência, o boleto registrado chega ao cliente, sem qualquer intervenção humana. 

Melhora a experiência do cliente

Além de ser um benefício para o seu negócio, a API de boleto também é positiva para o cliente. Isso porque ele pode finalizar a compra com mais agilidade e facilidade, um aspecto que melhora a experiência do cliente com a marca.

Além disso, alguns recursos da API para boletos como as compras em um clique e o checkout transparente, também contribuem para a satisfação do público, uma meta importante para quem quer potencializar os resultados. 

Traz segurança para o negócio

Emitir boleto por API aumenta a segurança das transações, visto que todo o processo é automatizado. Desse modo, os riscos de erros ou falhas são mínimos se comparados à tarefa feita com intervenção humana.

Outro ponto que garante maior confiabilidade ao uso de uma API é contar com uma plataforma de pagamentos autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil, como é o caso do Asaas. 

Quais são os recursos da API boleto do Asaas?

Ao escolher uma plataforma de pagamentos para gerar boleto, é importante que os recursos atendam às necessidades do seu negócio. Confira a seguir os recursos disponíveis no Asaas:

1. Estrutura completa de pagamentos

Todo a gestão financeira do seu negócio pode ser feita no Asaas com total controle do fluxo de caixa e funcionalidades que ajudam a reduzir a inadimplência e otimizar as finanças, tais como:

  • Antecipação de recebíveis no cartão de crédito e boleto;
  • Lembretes de pagamento automáticos;
  • Diversos métodos de pagamento disponíveis ao cliente;
  • Criação de cobranças recorrentes;
  • Relatórios financeiros personalizados;
  • Emissão de nota fiscal e negativação do Serasa
  • Suporte por telefone, e-mail e WhatsApp.

Toda a estrutura de pagamentos com uma conta digital gratuita, sem taxa de adesão e sem mensalidade. Você só paga uma taxa acessível pelas cobranças recebidas. 

2. Pagamento whitelabel

Tem receio do cliente perder a confiança e desistir da compra quando ver o nome da empresa de cobranças? Saiba que a API de boleto permite que toda a operação financeira seja realizada no sistema da sua empresa, sem que o cliente veja outra marca além da sua.

Com o recurso de white label na API de boleto, o seu negócio conta com toda a tecnologia oferecida pelo Asaas para concluir o pagamento, mas o cliente não precisa sair da plataforma ou ter dúvidas sobre a cobrança. Simples e seguro.

3. Split de pagamento

O split de pagamento é um recurso interessante para empresas que precisam fazer uma divisão dos valores recebidos. Pode ser aplicado no caso de comissão para vendedores, bonificação para colaboradores ou unidades franqueadas.

É útil para vendas em marketplaces já que o cliente pode fechar uma compra com itens de diversos vendedores. Assim, não há necessidade de fazer uma separação dos pagamentos, a plataforma do Asaas oferece isso automaticamente. 

4. Checkout transparente

Se na hora de gerar boleto online o cliente for direcionado para uma nova página, pode ter receio de finalizar a compra ou achar suspeito. 

Esse redirecionamento influencia nas taxas de desistência, por isso, um checkout transparente é tão importante. Com isso, todo o pagamento é feito em uma mesma página, dentro do próprio site.

5. Plug-ins para e-commerce

Com o boleto API do Asaas, é possível utilizar os plug-ins disponíveis para WooCommerce e Magento para vender de forma simples. Com o plug-in instalado, o cliente finaliza o pagamento sem sair na página e os dados são enviados ao Asaas para processar a ação e atualizar o status.

6. One click buy

Um recurso que tende a aumentar a conversão de vendas é o one click buy. Com essa funcionalidade, o cliente pode finalizar a compra de forma completamente simplificada, com apenas um clique.

7. Emissão de carnês, boleto à vista e parcelado

Com o Asaas, é possível gerar boleto de cobrança de várias formas diferentes. O boleto à vista consiste em um pagamento único, mas também é possível emitir cobranças parceladas no boleto. No formato de assinatura, o cliente recebe o boleto periodicamente com o mesmo valor.

Já a opção de emissão de carnês é o parcelamento de uma compra em que o cliente recebe todas as parcelas de uma única vez, em um carnê. Para evitar que esqueça os pagamentos, é possível configurar lembretes de cobrança automáticos

A imagem mostra todas as vantagens da API de pagamento Asaas

Viu só como uma API de boleto pode potencializar as suas vendas? Quem deseja crescer e escalar o negócio precisa aproveitar uma solução como essa. Crie a sua conta gratuita no Asaas e transforme seu negócio com a API de pagamentos.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

2 Comentários

  1. Inaldo Almeida

    Estou fazendo a integração do sistema do cliente com o ASAAS, e ele tem a necessidade de imprimir todos os boletos do ano que foram gerados para o cliente dele, não consegui achar na documentação a API que podemos utilizar para fazermos essa tarefa.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Inaldo

      Pedimos que entre em contato pelo e-mail: suporte-tecnico@asaas.com.br para podermos ajudar com a configuração API.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.