Descubra qual é a melhor conta digital para emissão de boleto

por Conta Digital

Publicado em 4 de agosto, 2023 | Atualizado em 22 de fevereiro, 2024

Para a empresa crescer muitos fatores se tornaram decisivos dentro da gestão. Afinal, a competição pela atenção dos consumidores se intensifica a cada ano. Assim, é necessário estabelecer uma relação entre planejamento estratégico e tecnologia.

Independente da área de atuação, ou do seu nicho de mercado, é muito importante que todos os processos internos sejam direcionados dentro dessa relação. E as etapas de pagamento não ficam para trás.

Sendo assim, nesse artigo vamos falar sobre a emissão de boletos bancários, e como a tecnologia pode ajudar que sua empresa ofereça essa opção de pagamentos com eficiência, tecnologia e segurança.

Por isso, confira nosso guia sobre conta digital para emissão de boleto bancário. Continue lendo!

Como funciona uma conta digital PJ?

A primeira parte dessa relação entre estratégia e tecnologia são as contas digitais. Como gestor, é muito importante que você entenda quais são as melhores ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a performance do seu negócio.

Sendo assim, uma conta digital pode ser a maior aliada da sua gestão financeira. Com uma conta digital, você consegue realizar processos básicos da sua rotina, cortando as burocracias, aumentando a produtividade e pagando menos.

O Asaas, por exemplo, é uma conta digital completa que permite à sua empresa emitir boletos por um baixo custo. 

Além disso, o Asaas também possui uma plataforma robusta para ajudar no seu fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, régua de cobrança e muito mais. 

A imagem compara as vantagens do Asaas com outras contas tradicionais.

Quais são os benefícios de ter uma conta digital para emissão de boleto?

Além das vantagens que o boleto bancário possui, por ser uma forma de pagamento seguro e muito confiável. Vale ressaltar que seu consumidor precisa de autonomia para escolher a melhor forma de concluir a venda.

Porém, esses não são os únicos benefícios que o pagamento por boleto bancário pode trazer para seu negócio. Confira as principais vantagens de utilizar boleto:

Método de pagamento popular

O boleto bancário é um método de pagamento muito sólido e consolidado dentro do Brasil. Apesar de ser mais antigo que outras soluções, como o Pix, o boleto continua muito popular por alguns motivos.

O boleto bancário abrange pessoas que não utilizam cartões de crédito, seja por não possuírem crédito ou por não terem acesso a contas bancárias. 

Uma grande parcela da população ainda não possui contas em bancos. Sendo assim, o boleto pode ser uma opção de vendas online que incluiu esse grupo de clientes.

Diminui os seus custos

O boleto bancário também se mantém muito competitivo, em relação aos custos de operação para as empresas. Ele também permite a opção de parcelamento, e ainda assim não demanda de ações como aluguel de maquininha para cartões.

O boleto bancário pode ajudar a reduzir seus custos, já que essa tecnologia é mais barata e acessível que outras modalidades. Cartões de crédito são muito importantes para o mercado, mas estão suscetíveis a fraudes que podem gerar prejuízos para seu negócio.

Além disso, os boletos também garantem uma relação mais sólida com seus consumidores – especialmente dentro de um cenário de vendas a prazo, ou pagamentos recorrentes para serviço.

Assim, você pode vencer em parcelas sem depender de uma maquininha ou pagar os custos de cartão de crédito

No Asaas, a emissão de boleto bancário tem um custo reduzido nos primeiros três meses e depois se mantém com uma das menores taxas do mercado. Além disso, você não paga pela emissão.

Traz segurança para o consumidor

O boleto também é considerado um método muito seguro, estável e confiável. Ele não está suscetível a golpes como os cartões de crédito e nem mesmo é tão visado para golpes de engenharia social como aqueles do Pix.

O momento de pagamento do seu cliente não pode ser rodeado de insegurança. Muitos clientes já sofreram golpes ou passaram por complicações durante o checkout, tendo problemas em pagar com cartão de crédito ou outro método que demanda informações pessoais.

O boleto bancário traz segurança para os clientes, porque não demanda que o consumidor exponha seus dados.

Estimula a fidelização de clientes

Uma Conta digital para emissão de boleto também pode estimular a fidelização dos seus clientes. Afinal, quanto mais fácil for o processo de pagamento, mais simples será o momento de pagamento do cliente.

Além disso, através do carnê, você pode manter um contato de longo prazo com o consumidor – oferecendo uma opção de parcelamento, mesmo sem vender no cartão de crédito.

Aumenta a variedade nos meios de pagamento

A escolha de meio de pagamento é uma das etapas mais importantes durante a fase final da jornada de compra dos clientes. É nesse momento em que toda a jornada será concluída através da conversão.

Além do momento de checkout precisar ser otimizado, através de soluções como o checkout transparente, seu cliente precisa encontrar o meio de pagamento ideal para realizar a compra e manter consumindo na sua loja.

Melhora a possibilidade de negociação

Da mesma forma, o boleto bancário pode ser utilizado como uma estratégia de negociação. Com mais um método de pagamento disponível, sua empresa pode negociar descontos com os clientes ou condições mais favoráveis.

Além disso, a emissão dos boletos possui um custo mais baixo, e você pode compensar esses valores reduzindo o preço final para o cliente.

Permite a antecipação de recebíveis

Por fim, vale ressaltar que os boletos parcelados também permitem a antecipação de recebíveis – quando a sua conta digital permite antecipar os valores parcelados para manter seu caixa estável.

Afinal, os parcelamentos são ótimos para dar mais flexibilidade ao cliente, mas podem comprometer seu capital de giro. Por isso, a antecipação se torna uma solução valiosa que pode compensar esses valores.

O Asaas, por exemplo, possui condições excelentes para contas empresariais que precisam de antecipação. Confira o nosso guia completo sobre o assunto!

Quais os tipos de boleto bancário?

Apesar dos boletos bancários serem um método de pagamento que já existe há décadas, ele continua se atualizando para manter a versatilidade. Sendo assim, não é uma surpresa que exista mais de um tipo de boleto que sua empresa possa emitir.

Em suma, todos os tipos de boletos bancários possuem o mesmo propósito: facilitar suas transações e permitir pagamentos. Sempre como eficiência e segurança.

Porém, as diferentes modalidades podem aumentar o dinamismo para suas negociações durante a conversão. Confira:

Boleto avulso

Os boletos avulsos são os mais comuns entre os boletos bancários. Eles são aqueles emitidos uma única vez, voltados para a quitação integral de uma compra ou conta. 

Apesar de serem os mais simples, é importante que a emissão dos boletos bancários seja feita corretamente. Afinal, não podem acontecer erros que atrapalhem a conversão do cliente. 

Além disso, é necessário utilizar uma conta digital que permite ter controle das emissões, assim como dos status dos boletos: para que seu time financeiro sempre saiba quais boletos já foram pagos ou quais estão pendentes.

Vale lembrar também que os boletos avulsos possuem um tempo determinado de compensação, para que o dinheiro caía na conta da sua empresa e você possa movimentar os valores.

Boleto recorrente (carnê)

Por outro lado, os boletos parcelados são utilizados para pagamentos recorrentes ou vendas à prazo. Com eles, sua empresa pode expandir suas modalidades de vendas, atrair mais clientes e vender mais.

Os boletos recorrentes também são muito utilizados por empresas prestadoras de serviços, que podem utilizar o carnê para pagamentos, permitindo que os clientes paguem com maior facilidade.

Boleto com QR code Pix

O boleto com QR code Pix não é uma função tão diferente das outras modalidades de boleto bancário. Porém, ele se destaca pelo dinamismo, já que vem agregado com um QR code que permite a quitação via Pix.

Essa solução é vantajosa porque agiliza o recebimento para seus clientes, além de permitir que seu consumidor possa quitar o pagamento com mais facilidade.

Como funciona a cobrança via boleto bancário?

O pagamento por boleto bancário é uma forma simples e fácil de cobrança. Em resumo, o emissor cria o boleto e o envia ao pagador, com tempo suficiente para que o pagamento seja realizado, geralmente entre 5 a 10 dias antes do vencimento.

Após o pagamento, o dinheiro é creditado na conta do emissor dentro do prazo de compensação, que pode variar de 3 a 5 dias úteis, dependendo do banco e da validação do emissor.

Quando o boleto é emitido pela sua conta digital, o tempo de validação pode ser menor, pois não há necessidade de intermediação.

Por que optar por uma conta digital para emissão de boletos?

Agora que já falamos sobre todas as vantagens que o boleto bancário oferece para sua gestão financeira, é importante escolher um bom sistema para emissão de boletos. 

Afinal, o processo de emissão de boletos precisa ser eficaz, seguro e evitar problemas para seu negócio. Um sistema de emissão também pode fornecer mais controle para sua administração, assim como oferecer outras soluções complementares.

Confira algumas vantagens e motivos para optar por um sistema de emissão de boletos atrelado a sua conta digital, como o Asaas:

1. Redução das burocracias

Diz o ditado que tempo é dinheiro. Por isso, economizar seu tempo é muito importante para otimizar as atividades da sua gestão interna. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é reduzindo as burocracias dos seus processos internos.

Um sistema de emissão de boletos pode ajudar você com isso. Afinal, ele torna a emissão mais rápida, além de ajudar no controle dos boletos, mostrar status de pagamento e outras funções relevantes para seu negócio.

2. Rapidez para liberação de pagamento

Uma conta digital também pode oferecer mais agilidade para a liberação do pagamento. Ou seja, a compensação acaba caindo antes do prazo final. 

Embora possa parecer uma diferença pequena, muitos empreendedores sabem que esses prazos podem impactar diretamente na gestão de caixa, gerando falhas de logística e até mesmo prejuízos financeiros.

O ideal é estar sempre preparado, com reservas financeiras e antecipação. Mas contar com um sistema eficiente nunca é demais.

2. Maior economia e redução de custo

Outro fator fundamental de um sistema de emissão de boletos é a economia. Esse modelo de plataforma de pagamentos, como acontece no Asaas, oferece diversos recursos em um único ambiente.

Assim, você economiza ao contar com muitas ferramentas essenciais para sua gestão financeira – todas em uma única conta digital e parceira de pagamentos.

4. Maior controle dos boletos

Organização e controle são fundamentais para seu negócio. O gerenciamento de boletos não envolve apenas manter o controle dos pagamentos, mas também entender os status dos pagamentos pendentes.

Isso é fundamental para evitar a inadimplência, mantendo em dia os pagamentos e estabelecendo uma régua de cobrança eficiente.

5. Melhorar a gestão financeira do seu negócio

A gestão financeira é o coração da sua empresa. É dessa área que devem sair as estratégias que vão determinar o crescimento do seu negócio. 

Uma conta digital completa como o Asaas não apenas ajuda sua empresa a emitir boletos bancários, como também permite que você realize a gestão financeira de modo adequado.

Com o Asaas, sua empresa ganha uma visão abrangente da sua situação financeira, cadastro de clientes, gestão de recebíveis, emissão de notas fiscais e muito mais!

6. Mais suporte para o processo

Outra grande vantagem de contar com um sistema focado de emissão de boletos, é que sua empresa ganha mais suporte para realizar essa operação. No Asaas, contas PJ possuem suporte 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assim, qualquer problema na emissão ou no pagamento de boletos pode ser facilmente resolvido com um suporte dedicado e profissional.

7. Permite integração via API

Um sistema de emissão de boletos que seja completo, também pode permitir a integração da sua loja virtual com APIs de pagamentos.

As APIs são uma série de ferramentas que ajudam a tornar sua empresa mais dinâmica e capacitada para suprir as necessidades dos consumidores.

Entre as principais soluções das API, estão os recursos de pagamento como one click buy, split de pagamento, checkout transparente, etc.

soluções em pagamentos e banking asaas

Como escolher uma conta digital para emissão de boleto?

Sistemas de emissão de boletos são muito bons – porém, como escolher a melhor plataforma para realizar essas operações?

Existem diversas opções disponíveis dentro do mercado. Porém, para escolher uma plataforma para sua gestão, você deve entender quais são as necessidades e objetivos do seu mercado. 

A partir dessa análise interna, você pode definir os critérios para encontrar a plataforma ideal. Confira quais são as principais opções para emissão de boleto bancário:

Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais possuem soluções para emissão de boletos bancários. Porém, eles costumam cobrar valores mais altos por essas emissões – ou possuem limites para boletos.

Além disso, não são todos os bancos que possibilitam que clientes realizem esse tipo de operação. 

Sendo assim, sua empresa acaba perdendo dinamismo no momento da gestão de vendas, já que a maior parte dos bancos não oferecem soluções voltadas para otimizar suas vendas.

Instituição de pagamento

As instituições de pagamento são soluções ideais para realizar a emissão de boletos bancários. Através dessas plataformas, você consegue realizar a emissão rapidamente, economizando seus recursos e reduzindo burocracias.

Porém, entre todas as instituições de pagamento e contas digitais disponíveis no mercado, você precisa encontrar aquela com maior vantagem para seu negócio.

Plataforma do Asaas

O Asaas é uma conta digital voltada para ajudar empresas a desenvolverem seus negócios evitando burocracias e melhorando sua eficiência. Ao adotar o Asaas como parceiro para sua gestão financeira você garante:

  • Emissão de cobranças em qualquer lugar através do celular;
  • Acessível, prático e fácil de usar;
  • Gestão e controle financeiro facilitado;
  • Uso do sistema de envio de notificação de cobrança.
  • Emissão de boletos com a mesma segurança do internet banking;
  • Inclusão de serviços extras, como integração API com outros sistemas;
  • Processo automatizado, sem necessidade de preencher cada documento;
  • Interface intuitiva e sem burocracia.

Conheça todas as soluções que o Asaas oferece para boleto bancário!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.