• Home
  • |
  • Conta Digital
  • |
  • O que é conta digital e quais são as vantagens para empresas?

O que é conta digital e quais são as vantagens para empresas?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 10 de maio, 2022 | Atualizado em 19 de maio, 2022

Hoje, a conta digital é um recurso muito comum e de fácil acesso para qualquer usuário. Serviços digitais facilitam o dia a dia das pessoas e, para as empresas, não é diferente.

Cresce a cada dia a adoção de ferramentas que simplificam as rotinas financeiras. De acordo com pesquisa do UBS Evidence Lab, em 2020, pela primeira vez, o número de downloads de aplicativos de bancos digitais superou o de instituições tradicionais.

Eliminar a necessidade de deslocamento até uma agência para fazer movimentações financeiras, por exemplo, é uma praticidade que pode ser interessante diante de uma rotina com muitos afazeres em uma empresa. Mas essa não é a única vantagem de ter uma conta digital.

Quer saber mais sobre por que vale a pena abrir uma conta digital para a sua empresa

Neste artigo, entenda o que é conta digital, quais são os recursos oferecidos por ela, como funciona e quais são os passos para você abrir uma.

Conteúdo

O que é conta digital?

Conta digital é um recurso oferecido por instituições de pagamento, que assegura a guarda do dinheiro e a realização de transações do usuário, assim como uma conta bancária tradicional. No entanto, ela é movimentada apenas online através de aplicativos ou sites.

A proposta da conta digital é desburocratizar o serviço bancário, livrando o usuário de precisar ir até uma agência para fazer transações e ter qualquer tipo de atendimento.

Como funciona a conta digital?

O funcionamento de uma conta digital é bem parecido com o de uma conta tradicional. Permite ao usuário: 

  • fazer pagamentos;
  • realizar depósitos;
  • fazer transações usando cartão de débito e crédito;
  • fazer saques a partir de redes parceiras;
  • efetuar e receber transferências etc.

É possível encontrar muitas opções de conta digital no mercado, oferecidas por diversas instituições, cada uma com serviços, benefícios e funcionalidades distintos. 

Por isso, o melhor caminho é estudar quais são as necessidades da sua empresa para, então, decidir qual é a conta digital ideal.

Qual a diferença entre conta digital e conta tradicional?

A grande diferença de uma conta digital em relação a uma conta tradicional é o meio pelo qual as transações são realizadas

Em vez de o usuário precisar ir até uma agência bancária para abrir uma conta, receber atendimento ou liberar seu smartphone para fazer uma transferência, por exemplo, é possível fazer tudo online, a partir do aplicativo.

Isso significa que a conta digital é considerada menos burocrática do que uma conta tradicional. A proposta é que tanto o processo de abertura da conta digital quanto o controle financeiro a partir dela sejam mais simples e tomem menos tempo do usuário.

Quais são as vantagens da conta digital para empresas?

Como você pôde ver, a conta digital empresarial apresenta muitas vantagens, como:

  • Atendimento humanizado e multicanal;
  • Resolução de problemas mais rápido e eficiente;
  • Custos mais baixos;
  • Integração com outros recursos e sistemas;
  • Menor burocracia, mas mantendo a segurança;
  • Entre outras.

Quais são os recursos oferecidos pela conta digital PJ?

Entenda quais são os principais recursos oferecidos pelas contas digitais PJ para saber o que a sua empresa pode ter acesso:

1. Diferentes formas de usar o dinheiro

A partir de uma conta digital PJ, é possível fazer pagamentos via Pix, transferências TED e DOC, além de usar cartão em compras online e offline, além de saques em caixas eletrônicos.

2. Recursos de cobrança

Com uma conta digital, a sua empresa tem acesso a diversos recursos de cobrança, como Pix, cartão de crédito e débito, boleto, link de pagamento, transferências e depósito.

3. Cartão empresarial

Você sabia que uma conta digital também pode oferecer um cartão empresarial para o seu negócio? O Cartão Asaas, por exemplo, não possui anuidade ou mensalidade, pode ser usado para compras em todo o mundo e possui tecnologia para pagamento por aproximação.

4. Controle financeiro

Uma conta digital PJ pode ser muito útil para simplificar a gestão financeira da empresa. Afinal, ela permite visualizar de forma simples os pagamentos realizados e os valores recebidos.

5. Integração API

Uma boa conta digital empresarial também proporciona integração por meio de API com outras soluções. Por exemplo, caso a sua empresa conte com um sistema de gestão, é possível ter acesso aos dados da conta por meio dele.

Como abrir uma conta digital?

Em geral, abrir uma conta digital empresarial é muito simples. Por ser digital, todo o processo é realizado de forma online.

No Asaas, por exemplo, basta preencher as informações solicitadas (e-mail, CNPJ, razão social, tipo de empresa, CEP, endereço) e enviar os documentos necessários.

Selecione a categoria em que o seu negócio se enquadra: “Vendo produtos” ou “Ofereço serviços”.

Em seguida, é preciso cadastrar um número de celular para receber um código de verificação por SMS para finalizar o cadastro. Mas não precisa se preocupar porque seus dados estarão seguros. Após isso, é só aguardar a aprovação da sua conta.

Agora que você já sabe o que é conta digital, que tal prosseguir para a criação da sua? Para saber em detalhes o passo a passo, confira este conteúdo: Como abrir uma conta digital para empresas em 6 passos

No Asaas você tem negativação de devedores