Descubra qual é o melhor aplicativo de conta digital para empresas

por 10 nov 2022Tecnologia e Segurança

Publicado em 10 de novembro, 2022 | Atualizado em 28 de novembro, 2022

Nos últimos anos as contas digitais se popularizaram, especialmente com o surgimento de instituições bancárias e fintechs. Segundo um estudo da Boost LAB, o número de bancos digitais cresceu 147% apenas entre 2017 e 2018.

Em um cenário cada vez mais competitivo, possuir uma boa conta digital para sua empresa deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Para escalar seu negócio e atingir as metas da sua empresa, é necessário ter a melhor parceria para receber pagamentos, cobrar e gerenciar seu fluxo de caixa.

Por isso, identificamos e listamos todos os principais fatores que são importantes na hora de escolher o melhor aplicativo de conta digital para empresas. Continue lendo!

Conteúdo

Quais são os diferenciais da conta digital para empresas?

As contas digitais oferecem muitos serviços, inclusive alguns dos disponíveis nas contas de bancos tradicionais. Pagamentos de contas, depósito de valores, recebimento de transferências e transações de cartões de débito ou crédito, estão entre as principais funções realizadas por contas digitais.

Porém, as contas digitais tendem a oferecer mais agilidade e dinamismo para todas essas atividades – evitando burocracias e oferecendo serviços de atendimento mais rápidos, além de soluções facilitadas.

Esse fator torna a abertura da conta digital mais simples e rápida. Porém, além disso também existem outras vantagens que podem beneficiar sua empresa:

  • Maior conforto
  • Economia de tempo
  • Aumento da segurança
  • Serviços disponíveis online

Além disso, muitas fintechs oferecem taxas mais acessíveis que bancos tradicionais e permitem mais autonomia para seu negócio. Com uma conta digital, muitas vezes também é possível gerenciar transações, pagamentos e cobranças para seu negócio.

Banner baixar e-book gratuito - Guia de cobrança para empreendedores. Aprenda como reduzir a inadimplência de uma vez por todas.

Quais recursos a conta digital oferece para empresas?

No mercado, existe uma enorme variedade de contas digitais, portanto é fundamental entender quais oferecem os principais recursos para sua organização e gestão financeira.

Um dos principais recursos das contas digitais são os custos reduzidos, que permitem maior flexibilidade financeira para gerenciar sua empresa. Transações e linhas de crédito com juros baixos também são possibilidades que devem ser levadas em conta no momento da escolha.

Além disso, confira alguns outros recursos importantes para uma conta digital:

Receber pagamentos

Receber pagamentos é fundamental para qualquer conta bancária. Especialmente para contas digitais PJ, é importante ter a possibilidade de receber pagamentos com as menores taxas e a partir de diferentes meios de pagamento.

Gestão de finanças e automatização de serviços

A gestão de finanças também é um recurso importante que muitos aplicativos de contas digitais oferecem para as empresas. Com eles é possível automatizar processos fundamentais da sua rotina empresarial, como notificações de cobrança e emissão de boletos.

Também é possível criar links de pagamentos, utilizar simulador de vendas, antecipar recebíveis e realizar o controle de clientes inadimplentes, conforme explicaremos mais à frente.

Acompanhamento do fluxo de caixa da empresa

Seu fluxo de caixa é o coração da gestão financeira da sua empresa. Por isso, é fundamental que você e sua equipe financeira possuam todos os dados necessários em um único ambiente.

Assim é possível monitorar os resultados de caixa, além de garantir a liquidez do seu capital de giro. Com essas informações é possível manter suas operações regulares e contas equilibradas, identificando cenários de investimentos ou cortes de gastos dentro da sua empresa.

Oferta de diversas formas de pagamento para os clientes

Para manter seus clientes satisfeitos, fidelizados e ainda evitar a inadimplência, você precisa disponibilizar as principais formas de pagamento dentro da sua empresa. Assim, seu consumidor terá autonomia para realizar pagamentos com o método que melhor se enquadre nas suas condições financeiras.

Por isso, sua conta digital precisa oferecer pagamento via Pix, boleto bancário, cartão de crédito, débito e também através do parcelamento, assinatura e com links de pagamento.

Notificações de cobrança para clientes

As notificações são instrumentos essenciais para combater a inadimplência. Através de uma régua de cobrança, sistema para manter contato com seus consumidores, você pode utilizar ferramentas para alertar sobre prazos de pagamentos e remediar atrasos.

Serviços de mensagerias permitem a comunicação direta com seu consumidor de forma barata e acessível. Essa função ajuda a fidelizar seu cliente com uma presença frequente de marca, e é uma resposta a problemas de inadimplência que atormenta boa parte das empresas no país. 

Pagamentos de contas

Pagar contas também precisa estar dentro da logística cotidiana da sua organização. Um aplicativo de conta digital que facilite o pagamento pode ser a diferença para cortar gastos e centralizar os pagamentos em um único ambiente digital.

Você também pode usar a conta digital para pagar as contas fixas, os fornecedores, parceiros e demais despesas do negócio. Com uma conta digital é possível visualizar com facilidade os pagamentos realizados e valores recebidos.

Centralização e automatização de processos financeiros

Centralizar as necessidades do seu negócio dentro de um aplicativo permite uma melhor gestão financeira, evitando fraudes e erros no trânsito de informações internas. 

Além disso, aplicativos de contas digitais permitem que sua equipe financeira automatize processos da sua rotina financeira.

Controlar inadimplência

Conforme já mencionamos, a inadimplência é um problema que afeta uma diversidade de empresas por todo o Brasil. Segundo um levantamento feito pelo Serasa, a inadimplência atinge cerca de 67 milhões de consumidores por todo o país.

Combater a inadimplência com soluções que evitem o atraso de pagamentos, permita a consulta do histórico de crédito e a negativação no Serasa dos clientes precisa ser um fator considerado ao escolher a melhor conta digital para seu negócio.

Criar cobranças em diversas formas de pagamento

Já mencionamos a necessidade permitir pagamento através dos principais métodos, como Pix, boleto bancário e cartão. Porém, é igualmente importante que uma conta digital permita que sua empresa realize cobranças através de diferentes canais.

Vendendo através de um site ou por um ponto físico, sua empresa precisa ter autonomia para gerenciar as modalidades de vendas. Da mesma forma, é cada vez mais importante vender através de canais como as redes sociais e o WhatsApp.

Para isso, existem recursos como o link de pagamentos, além da possibilidade de utilizar o aplicativo de conta digital para substituir a maquininha de cartão e cobrar via crédito em estabelecimentos presenciais.

Sacar dinheiro recebido do cliente

Além de todos esses recursos, muitas vezes é necessário garantir a liquidez das suas atividades financeiras. Por isso, a opção de saque é uma necessidade para muitas empresas. 

Diferente de bancos e contas tradicionais, as contas digitais não costumam possuir agências físicas. Porém, muitas delas disponibilizam meios de saque com caixas eletrônicos 24 horas. 

Além disso, também é possível realizar transferências entre contas via Pix, muitas vezes sem taxas, para permitir uma movimentação financeira agilizada e sem burocracias. 

Ao somar a importância de todos esses recursos, é fundamental estudar e entender qual conta digital se encaixa melhor nas necessidades financeiras da sua empresa e oferece as principais vantagens para escalar seu negócio.

Como escolher o melhor aplicativo de conta digital PJ?

Para escolher a melhor conta digital PJ, você precisa entender quais são as principais necessidades da sua organização. Para isso, é fundamental estabelecer um plano de negócios que permita enxergar para onde sua empresa irá caminhar. 

Assim, você pode estabelecer metas e focar nos recursos que trarão mais resultados para você, a curto e longo prazo. Isso também acaba refletindo em decisões como a escolha do melhor aplicativo de conta digital que possa dar suporte para seu negócio.

Confira as principais características que sua conta digital precisa ter para servir como suporte a sua empresa:

Serviços de qualidade

O primeiro ponto que toda conta precisa ter é qualidade em todos os serviços que ela oferece. Sua empresa precisa ter todas as necessidades supridas e seu serviço bancário precisa estar disponível para servir como uma solução e não como outro problema.

É importante considerar a completude de serviços oferecidos pela conta digital, para que você possa encontrar tudo o que precisa em um único ambiente.

Facilidade para abrir a conta

O processo de abertura de conta, muitas vezes, já é um indicativo da qualidade do serviço prestado pela conta digital. Afinal, abrir conta precisa ser um serviço simples e sem complexidade – que priorize a agilidade e não as burocracias.

Taxas menores

Buscar pelas menores taxas também é um fator que influencia na sua decisão, no momento de escolher a conta ideal para seu negócio. Alguns bancos possuem taxas altíssimas para serviços básicos e fundamentais da sua gestão empresarial.

Por isso, você precisa considerar como essas taxas irão impactar nos seus lucros e na liquidez do seu capital de giro.

Segurança

A segurança de dados no ambiente digital é um critério cada vez mais importante para garantir o sigilo e integridade dos dados da sua empresa. Busque por uma conta digital que garanta a segurança do seu dinheiro, assim como de todo o funcionamento das suas transações e operações financeiras.

Boa usabilidade

A usabilidade trata da forma como você interage com seu aplicativo da conta digital. Uma boa usabilidade significa ter facilidade em acessar as funções da sua conta sem ter problemas, além de conseguir uma resposta mais rápida das operações dentro do aplicativo.

Apesar da usabilidade parecer um detalhe, ela interfere diretamente no dia a dia da sua gestão. Por isso, o aplicativo precisa ser dinâmico, intuitivo e rápido ao responder seus comandos.

Esse processo pode evitar erros no momento de transações, facilitar a compreensão de extratos e relatórios, além de melhorar a logística no momento de controlar seus clientes.

Quais recursos o aplicativo do Asaas oferece?

Quando falamos sobre os recursos que as contas digitais precisam ter, e quais os motivos pelos quais você precisa escolher um bom aplicativo de conta digital, também estamos falando do Asaas.

O Asaas é uma conta digital completa para sua empresa e oferece os principais serviços que vão ajudar a impulsionar seu negócio, permitindo que você venda mais e expanda suas operações financeiras.

Quer entender como? Confira todos os recursos que o aplicativo do Asaas oferece para o dia-a-dia da sua empresa:

1. Criar cobrança

O Asaas possibilita que sua empresa ofereça os principais meios de pagamento aos seus clientes. Assim, você consegue abranger uma parcela maior de consumidores no mercado, permitindo que cada um pague pelo método que considera mais adequado.

Essa variedade também é benéfica para suas estratégias financeiras, já que torna possível criar campanhas e promoções conforme identificar qual método de pagamento traz mais resultados para sua empresa.

Confira os métodos de pagamento pelos quais você pode criar cobranças pelo Asaas:

Pix

Em 2022, o Pix se tornou o principal método de pagamento no Brasil. Oferecer o Pix como forma de pagamento é estar dentro da tendência de mercado. Porém, você precisa procurar a conta digital que oferece as melhores condições para cobrar via Pix.

Além disso, você pode usar esse método de formas diferentes, como Pix saque, Pix troco, via QR Code Dinâmico e através das chaves de pagamento. Todas essas ferramentas estão disponíveis através do Asaas.

Boleto

O boleto bancário é uma forma de pagamento considerada muito segura por diversos consumidores. Além disso, ela também abrange pessoas desbancarizadas, que somam mais de 38% da população brasileira.

Com o Asaas você consegue emitir boletos com QR code Pix, com as menores taxas do mercado, pagando apenas R$ 0,99 por boleto recebido nos 3 primeiros meses. Além disso, você também pode oferecer o boleto parcelado (carnê) que ajuda na fidelização dos seus consumidores e permite pagamento a prazo.

Cartão de crédito

O cartão de crédito continua sendo a principal opção para vendas parceladas. Essa opção pode ter impacto no seu fluxo de caixa, por isso também surge a importância da sua conta digital apresentar a opção de antecipação de recebíveis.

Além disso, também é importante que você possa vender pelo cartão através do aplicativo, mesmo sem maquininha, reduzindo seus custos.

Pagamento por assinatura

Os pagamentos por assinatura se tornaram cada vez mais frequentes, especialmente para empresas SaaS e prestadores de serviços. Essa modalidade permite a fidelização do consumidor, além de ser ótima para conseguir garantir renda a médio e longo prazo.

2. Habilitar notificação de cobrança

As mensagens de cobrança são essenciais para combater a inadimplência e atrasos no momento do pagamento. 

Com o desenvolvimento de uma régua de cobrança e bom sistema de mensageria, você pode notificar seu consumidor nos dias próximos à cobrança, no dia de pagamento e também após o prazo de vencimento.

3. Criar Link de Pagamento

Os links de pagamento são ferramentas perfeitas para vender em canais como redes sociais e WhatsApp. Através dele é possível direcionar seu consumidor para o ambiente final de pagamentos, onde ele poderá escolher a melhor maneira de converter a venda.

4. Fazer simulação de Vendas

Com o Asaas você também tem um espaço dedicado para realizar simulações de vendas. 

Assim, você pode entender como alguns métodos de pagamentos vão afetar seus ganhos, assim como criar estratégias para momentos de aumento de vendas – como o Natal ou a Black Friday.

5. Fazer transferências

Realizar transferências entre contas é essencial para qualquer aplicativo de conta digital. Afinal, movimentar os recursos do seu negócio para as áreas onde ele é mais necessário é fundamental, assim como realizar pagamentos de colaboradores, fornecedores e fazer investimentos.

6. Fazer pagamento de Contas

Para uma boa saúde financeira da sua empresa, você precisa possuir um sistema que contemple o pagamento de contas. O Asaas permite essa função, sempre disponibilizando ótimas taxas para que seus recursos sejam utilizados da melhor forma.

7. Realizar o controle de recebimentos e inadimplência

Controlar os recebimentos e quantidade de consumidores inadimplentes é tão importante quanto ter um bom sistema para notificações de cobrança são importantes. O Asaas ajuda sua empresa a manter uma melhor gestão das suas vendas, de contas e dos seus clientes.

8. Realizar consulta e negativação Serasa

Antes de oferecer linhas de crédito para seus consumidores, é fundamental que você realize a consulta de histórico deles através do Serasa. No Asaas, é possível realizar esse tipo de consulta, além de optar pela negativação desses clientes no caso de inadimplência.

9. Solicitar antecipação de Recebíveis

Ao vender parcelado, uma das grandes preocupações das empresas é a demora para receber os valores totais das vendas. Para contornar esse entrave, o Asaas oferece a função de antecipação de recebíveis.

Através dela, seu negócio recebe todo o dinheiro da venda parcelada em poucos dias. Com baixíssimas taxas, essa linha de crédito é a mais segura e funcional para manter a liquidez do seu fluxo de caixa – já que utiliza seu próprio dinheiro, adiantado, ao invés de emprestar recursos externos do banco.

10. Emissão de Nota Fiscal

Você também pode emitir notas fiscais eletrônicas, de acordo com a modalidade e necessidade da sua empresa. Essa função é essencial para estar em dia com as obrigações fiscais da sua empresa, sendo feita de forma automatizada através do aplicativo e plataforma do Asaas.

11. Fazer cadastro de Clientes

Mesmo possuindo um bom sistema para enviar mensagens e realizar cobranças, ele se torna ineficiente caso seus clientes não estejam cadastrados dentro da sua plataforma de cobrança. 

Por isso, o Asaas permite que você mantenha o cadastro dos seus clientes atualizado – evitando que falte informações durante etapas da régua de cobrança ou o envio de mensagens equivocadas.
Ao oferecer todos esses recursos, o Asaas se torna uma ferramenta fundamental para impulsionar seu negócio e permitir que sua empresa cresça com saúde financeira. Quer conhecer mais do aplicativo do Asaas? Não deixe de baixar através de Google Store (android) ou Apple Store (IOS).

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas