O que é cartão de crédito corporativo e quem pode ter um?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 16 de maio, 2022 | Atualizado em 28 de setembro, 2022

Ter um cartão de crédito corporativo pode facilitar muito as rotinas financeiras da sua empresa. Você provavelmente já sabe o que é cartão de crédito corporativo e que existem muitas vantagens nessa decisão, desde melhores condições para pagamentos até uma gestão centralizada e mais eficiente dos gastos.

No entanto, é comum que surjam muitas dúvidas antes de escolher um cartão corporativo. O que é importante observar para fazer essa escolha? Existem tipos diferentes de cartão de crédito corporativo? Para qual perfil de empresa cada um é recomendado?

Para te ajudar com essas questões e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo. Continue a leitura para saber tudo sobre o cartão de crédito corporativo e as vantagens para sua empresa.

Conteúdo:

O que é cartão de crédito corporativo?

Um cartão de crédito corporativo é um recurso que a empresa oferece aos colaboradores para que eles façam compras e pagamentos relacionados à atividade que desempenham. Por exemplo, para gastos com viagens a trabalho, um cartão de crédito corporativo é uma ferramenta que pode auxiliar.

Geralmente, é determinado um limite de crédito que pode ser usado pelos colaboradores para fazer compras e pagar despesas corporativas, que depois são quitadas pela empresa.

A principal vantagem de ter um cartão de crédito corporativo é poder fazer um melhor controle dos gastos da empresa. Ou seja, o cartão funciona não apenas como um recurso para pagamentos, mas também como uma ferramenta de gestão.

Para que serve o cartão de crédito corporativo?

Um bom cartão de crédito corporativo serve para que os colaboradores da empresa possam pagar despesas de trabalho, como eventos, cursos, viagens, passagens, hotéis, alimentação etc. 

Qual é a diferença entre cartão empresarial e cartão corporativo?

O cartão de crédito corporativo é indicado para certos tipos de uso. Por exemplo, é comum ser usado para pagar e acompanhar gastos de viagens e despesas corporativas.

Já o cartão de crédito para empresas funciona da mesma forma que um cartão de crédito para pessoa física, usado pela gestão financeira da empresa para realizar compras corporativas e fazer movimentações, diferente do cartão corporativo, que é direcionado para os colaboradores.

Quais são os tipos de cartão corporativo?

O cartão de crédito corporativo geralmente é de dois tipos, ambos tendo limite de valor:

Pré-pago

O cartão de crédito corporativo pode funcionar como um cartão pré-pago, em que a empresa faz o pagamento antecipadamente e disponibiliza esse crédito ao colaborador para ir gastando conforme as necessidades referentes ao trabalho.

Por exemplo, se um colaborador vai fazer uma viagem e precisa de dinheiro para hospedagem e alimentação, a empresa pode recarregar o cartão pré-pago e esse valor será o limite do cartão.

Pós-pago

De maneira pós-paga, o cartão de crédito corporativo funciona como um cartão de crédito comum, em que o pagamento da fatura ocorre depois que as compras forem realizadas.

Qual é o limite de um cartão de crédito corporativo?

O limite de um cartão de crédito corporativo vai depender de qual é o tipo de cartão que a empresa decide oferecer aos colaboradores.

Cartão pós-pago

É passado como crédito na maquininha. Ele permite parcelamento à vista (1x), sendo que, ao realizar compras, o valor é debitado automaticamente da conta da instituição. Portanto, o limite do cartão é o limite de saldo que a empresa tem na conta.

Cartão pré-pago

É passado como crédito na maquininha. Ele precisa ser recarregado e o limite do cartão varia conforme as recargas realizadas.

Quem pode ter um cartão corporativo?

Qualquer empresa que tenha um CNPJ pode solicitar um cartão de crédito corporativo. Os critérios para definir quais colaboradores terão seu próprio cartão são internos.

Como solicitar um cartão corporativo?

Agora que você já sabe o que é cartão de crédito corporativo, para solicitar um para a sua empresa, basta entrar em contato diretamente pela plataforma online e apresentar as necessidades do seu negócio para escolher a solução ideal.

É importante estar atento aos diferenciais que é possível ter. Por exemplo, o seu negócio pode ter muito mais do que um simples cartão para empresas. O Asaas, por exemplo, oferece uma conta digital completa para simplificar a gestão financeira das empresas, além do cartão de crédito empresarial, essencial para o dia a dia.

Como criar política de uso de cartão corporativo?

Antes de colocar o cartão corporativo em funcionamento na sua empresa, é importante criar uma política de uso com as regras que os colaboradores devem seguir e garantir que todos saibam o que é cartão de crédito corporativo e suas vantagens. Dessa forma, você evita mal entendidos e até mesmo problemas maiores.

Listamos alguns pontos importantes que devem constar nessa política de uso do cartão corporativo:

  • Explique o que é cartão de crédito corporativo e vantagens para o colaborador;
  • Indique os limites e quem são os colaboradores autorizados a usá-los;
  • Informe detalhadamente as despesas que podem ser pagas com o cartão corporativo;
  • Estabeleça os critérios de reembolso;
  • Defina se será possível e como fazer saques;
  • Aponte como os colaboradores devem fazer a prestação de contas;
  • Esclareça quais serão as penalidades para o uso inadequado do cartão.

Agora que você já sabe o que é cartão de crédito corporativo, que tal entender mais sobre cartão empresarial e o que ele pode proporcionar para a sua empresa? Confira este conteúdo: Como funciona cartão de crédito para empresa? Vale a pena ter um?

No Asaas você tem emissão automática de notas fiscais