Consulta no Serasa: conheca mais sobre as 3 formas possíveis

 

Uma das melhores formas de se prevenir contra calotes de clientes é saber se eles têm dívidas com outras empresas. E a maneira mais fácil de descobrir isso é fazer uma consulta no Serasa, que mostra todas as pendências financeiras de um CPF.

A ferramenta também pode ser usada pelo próprio consumidor para descobrir se o seu nome está limpo e, no caso de ter dívidas em aberto, quais são essas dívidas. Muitas vezes existe até a possibilidade de negociação para quitá-la.

Ao contrário do que alguns consumidores ainda pensam, a instituição não registra apenas dívidas com bancos e cheques sem fundos. Atualmente, é possível descobrir também pendências em lojas de varejo, títulos protestados, contas de telefone, água e energia elétrica, ações judiciais e muito mais.

Mas será que você sabe como fazer uma consulta no Serasa? Se está em dúvida, saiba que existem 3 formas de fazer essa busca, que podem ser escolhidas de acordo com a sua necessidade. Continue conosco para saber qual é a melhor forma de realizar suas pesquisas:

1. Consulta em uma agência do Serasa

Para pesquisar o seu CPF é preciso apenas comparecer a um posto de atendimento do Serasa com seus documentos em mãos — CPF e um documento com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Quem não tiver os documentos pode gerar um Comprovante de Situação Cadastral na Receita Federal apenas com o número do CPF.

Para consultar o CPF de outra pessoa, no entanto, é necessário ter uma procuração judicial autorizando a consulta.

Essa pesquisa é realizada sem nenhum custo pelos atendentes do Serasa Consumidor, mas não é possível que empresários pesquisem o CPF de clientes utilizando essa ferramenta gratuita. A boa notícia é que, para eles, são existem os serviços do Serasa Experian.

2. Consulta por carta

Outra maneira de pesquisar seu cadastro é escrever uma carta explicando o que gostaria de saber sobre seu cadastro e citando o número do RG e CPF no conteúdo. Porém, para que a carta seja respondida, a assinatura do solicitante deve ser reconhecida em cartório e ele deve enviar uma cópia dos documentos junto com a carta.

Essa consulta também é gratuita, porém, não há nenhum tipo de prazo para a resposta ser enviada, o que pode ser um empecilho para quem precisar dela com urgência. Ainda assim, pode ser uma ferramenta bastante útil, especialmente em regiões que não possuem facilidade de acesso à internet.

O endereço para envio da correspondência é: Serasa Consumidor. Rua Antônio Carlos, 434. CEP: 01309-010. Cerqueira César – SP.

Não se esqueça de preencher os dados do remetente com seu endereço completo, pois, caso contrário, será impossível enviar a resposta.

3. Pela internet, no site do Serasa Consumidor

Em 2016, a Serasa lançou uma ferramenta on-line para que os cidadãos possam consultar suas dívidas sem sair de casa. Por meio do site do Serasa Consumidor ou dos seus aplicativos para Android e iOS, é possível descobrir se o nome está sujo com apenas um cadastro. Você preenche informações como o número do CPF, nome da mãe e telefone.

Para ter acesso às informações é necessário apenas passar por um processo de autenticação, que pode se dar por e-mail ou SMS, dependendo da preferência do consumidor.

Essa consulta é gratuita e bastante simples. Se estiver em dia com suas obrigações, o consumidor pode aproveitar para abrir um cadastro positivo sem custos. Isso é uma forma de dizer para as empresas que você é um bom pagador, podendo facilitar a obtenção de crédito.

Quem tiver obrigações em aberto poderá ter as informações completas sobre elas, tanto no que diz respeito aos dados da empresa que se deve quanto o valor atual da dívida e data de vencimento. Se a empresa credora tiver cadastro no Limpa Nome Online, é possível fazer a renegociação pelo site, de forma totalmente discreta e eficiente, evitando transtornos e estresse.

Segundo o próprio Serasa, a cada 17 segundos há uma tentativa de fraude com CPF roubado no Brasil. Por isso, o site da instituição oferece também a possibilidade de assinar um plano antifraude, que monitora o CPF e avisa sempre que houver uma alteração na consulta.

No caso do consumidor ter documentos roubados (como RG, CPF e cheques), também é possível fazer o alerta pelo site, evitando dores de cabeça e fraudes futuras.

Educação financeira

Além de oferecer a possibilidade de regularização das dívidas, o Serasa Consumidor também possui um blog com dicas de educação financeira para quem deseja ter atitudes mais saudáveis nesse quesito.

Lá, é possível aprender a renegociar obrigações, direitos e deveres do negativado e até ver orientações para desempregados conseguirem uma nova vaga no mercado.

Serasa para empresas

As empresas que desejarem ter maior controle da emissão de crédito também podem contar com a ajuda do Serasa Experian, serviço focado na gestão de negócios.

Para pesquisar o CPF de clientes é preciso fazer uma assinatura do serviço, cujo valor varia de acordo com as necessidades do negócio. O contrato mensal, por exemplo, inclui 6 consultas simples ou 2 completas.

Da mesma forma que ocorre com as pessoas físicas, também é possível pesquisar e pagar dívidas de pessoas jurídicas on-line, sendo possível renegociar por telefone, chat ou e-mail. O Serasa Experian possui também uma variedade de cursos na Academia de Crédito, que ajuda na otimização da concessão de crédito e cobranças.

É importante lembrar que, apesar do Serasa ser a instituição mais famosa nesse segmento, o SPC e SBCP Boa Vista também fazem cadastro de inadimplentes. Por isso, estar com o nome limpo em apenas uma dessas empresas não significa que não há débitos pendentes nas outras. Então, se houver a possibilidade de estar com o nome sujo, o ideal é que se faça a consulta completa.

Com todas essas opções de pesquisa, ficou muito mais fácil fazer uma consulta no Serasa e ter mais controle sobre a sua vida financeira, a da sua empresa e até mesmo a dos seus clientes.

Para saber mais sobre concessão de crédito e cobrança de dívidas, passe no nosso nosso blog, curta nossa página, siga-nos no LinkedIn e fique por dentro das mais atuais e completas dicas!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.