• Home
  • |
  • Conta Digital
  • |
  • Como funciona a conta digital PJ? Descubra se vale a pena para seu negócio

Como funciona a conta digital PJ? Descubra se vale a pena para seu negócio

Por Eduardo Kruger
Publicado em 4 de julho, 2022 | Atualizado em 4 de julho, 2022

Se você quer saber como funciona a conta digital PJ e entender todos os benefícios que esse formato pode oferecer ao seu negócio, este conteúdo irá te ajudar a tirar todas as dúvidas. 

Ter uma conta digital completa permite maior controle financeiro, mais agilidade para realizar transações no dia a dia, além de aumentar a profissionalização do seu negócio e eliminar dificuldades burocráticas. 

O Brasil é um dos países com mais abertura de contas digitais, como mostra uma pesquisa realizada em 28 países. Os brasileiros garantem um dos níveis mais altos de adesão, atrás apenas da Suíça. A expectativa é que o crescimento continue e alcance 70% da população total dos países pesquisados. 

A seguir, saiba como funciona a conta digital PJ, quais os principais recursos oferecidos, além das oportunidades que a conta digital proporciona para a estruturação das finanças. Com isso, descubra se vale a pena abrir uma para o seu negócio e conheça a opção da conta digital Asaas.

Conteúdo

Como funciona a conta digital PJ?

A conta digital para empresas funciona da mesma forma que uma conta tradicional, ou seja, uma instituição de pagamentos garante a segurança do dinheiro e possibilita diferentes transações ao cliente. 

A diferença é que na conta digital PJ tudo é feito online. 

O objetivo da conta digital empresarial é eliminar as burocracias e o atendimento presencial, garantindo maior praticidade no fluxo de trabalho financeiro. Assim, todas as transações são feitas a partir de um aplicativo ou site, sem a necessidade de ir até um banco.

A digitalização dos processos de pagamentos e as funções da conta digital a tornam vantajosa e atrativa para as empresas que desejam inovar e implementar melhorias significativas no fluxo de trabalho do setor financeiro.

Com todas as demandas da empresa, a constante necessidade de aumentar a produtividade e tornar o dia a dia mais assertivo, abrir conta digital é uma opção que contribui em todos esses aspectos.

Quais recursos a conta digital oferece para empresas?

Agora que já vimos como funciona a conta digital empresarial observe que os recursos oferecidos são bem similares aos bancos tradicionais. 

Com ela é possível fazer pagamentos, realizar depósitos, usar cartões de débito e crédito, efetuar transferências, entre outros recursos. 

Atualmente existe uma variedade de contas digitais disponíveis, portanto, para escolher a melhor opção é importante pesquisar e entender exatamente o que a sua empresa precisa. 

Uma das grandes vantagens da conta digital são os custos reduzidos, por isso, preste atenção para escolher uma conta digital sem mensalidade e com as melhores taxas. Muitos recursos, como as transferências, são gratuitos, porém, limitados a uma quantidade por mês. Escolha o que se adequa melhor às suas necessidades.

Recebimento de dinheiro

Você pode receber valores na sua conta digital de diversas formas como transferência TED, DOC, Pix ou por um boleto de depósito. Ao receber o dinheiro na conta você pode movimentá-lo conforme desejar. 

Notificações de cobrança de clientes

Para manter o seu fluxo de caixa é preciso cobrar dos clientes, não é mesmo? Para isso, a conta digital oferece várias opções que incluem as melhores condições e taxas. 

Em uma conta digital completa como o Asaas, você também obtém recursos como lembretes de cobrança enviados aos clientes automaticamente que ajudam a diminuir a inadimplência e otimizam o tempo. 

Pagamento de contas

Você também pode usar a conta digital para pagar as contas fixas, os fornecedores, parceiros e demais despesas do negócio. Com uma conta digital é possível visualizar com facilidade os pagamentos realizados e valores recebidos.

Na hora de escolher a opção ideal para o seu negócio, atente-se para a variedade de funcionalidades da conta digital, nem todas oferecem os mesmos recursos e uma boa opção permite que você gerencie as suas finanças de forma clara e eficiente.

Como funciona a abertura da conta digital empresarial?

A abertura de conta digital deve ser fácil e sem burocracia. Além disso, o site ou aplicativo deve ser intuitivo e transparente. Por isso, caso escolha um banco com processo de abertura complicado e difícil, procure por uma melhor conta digital.

No Asaas, por exemplo, para abrir a conta digital você só precisa informar os seus dados de pessoa jurídica como o CNPJ, razão social e endereço, além da categoria em que se enquadra, se “vendo produtos” ou “ofereço serviços”.

Em seguida é preciso inserir um número de telefone para receber o código de confirmação por SMS e pronto! Sua conta está criada e você pode começar a inserir suas cobranças e gerenciar a vida financeira do seu negócio.

Como receber pagamentos em uma conta digital PJ?

O funcionamento da conta digital permite que o dinheiro seja recebido de várias formas possíveis, entre elas boleto, Pix, transferência tipo TED ou DOC, cartão de débito, cartão de crédito, depósito e link de pagamento.

Como realizar uma transferência? 

Se precisar mudar o seu dinheiro para outra conta é só solicitar uma transferência. As contas digitais costumam oferecer uma quantidade de transações gratuitas no mês ou por uma taxa reduzida.

No Asaas, por exemplo, você pode contar com 30 transferências gratuitas ao longo do mês e realizar o pagamento de fornecedores e parceiros diretamente da plataforma. Assim, gerenciar os pagamentos fica muito mais fácil.

Como antecipar dinheiro com a conta digital PJ?

Apesar de não ser um recurso disponível em todas as contas, a antecipação de recebíveis pode ser extremamente útil para o seu negócio. Nesse sentido, quando precisar fazer investimentos, quitar dívidas ou negociar com fornecedores pode usufruir desta opção.

Dentre as funcionalidades da conta digital do Asaas está a possibilidade de antecipar recebíveis tanto de boleto quanto de cartão de crédito. Você consegue ter acesso ao adiantamento dos valores que receberia futuramente com o acréscimo de uma pequena taxa.

Como gerenciar gastos na conta PJ digital?

Quem tem um negócio sabe que é indispensável ter um controle do dinheiro, identificar tudo o que entra e sai e garantir o acompanhamento detalhado das finanças. 

Nesse contexto, uma boa conta digital PJ deve incluir funcionalidades que contribuam para a gestão financeira. 

É o caso da conta digital do Asaas, que conta com indicadores e relatórios personalizados que ajudam a acompanhar os resultados, assim você pode tomar decisões baseada em dados.

Além disso, possui a opção de emitir notas fiscais e fazer integração com o ERP ou outro sistema. Tudo para facilitar o gerenciamento e garantir mais benefícios para você.

Agora que você já sabe como funciona a conta digital para empresas, dê o próximo passo e abra a sua conta digital Asaas sem mensalidade agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas