Conta empresarial: descubra se sua empresa precisa de uma

Por Redação Asaas
Publicado em 12 de novembro, 2021 | Atualizado em 3 de dezembro, 2021

Quem é dono da própria empresa já conviveu com aquele dilema antigo entre ter uma conta pessoal e uma conta empresarial ou unir as finanças em um mesmo local.  Porém, por mais que a última opção pareça conveniente, a longo prazo podem surgir inúmeros problemas. 

Isso porque a junção dificulta a gestão financeira do seu negócio, além de comprometer as despesas da casa. O que pode acontecer é a ausência de dinheiro para os débitos profissionais e pessoais, gerando a famosa bola de neve. 

Então, para não ficar em dúvida, confira o conteúdo completo, veja quais são os pontos positivos e negativos da conta empresarial e descubra se é necessário ter uma.

Conteúdo

Conta pessoal vs. conta empresarial: qual a diferença?

Antes de optar por um conta empresarial, é necessário que você conheça as diferenças entre as opções para pessoa física e jurídica. 

Conta pessoal

Quando mencionamos as contas pessoais, há a opção de escolher entre poupança ou conta corrente. Vale ressaltar que cada uma disponibiliza determinados serviços, além de cobrar algumas taxas, cenário que pode ser diferente para pessoa jurídica. 

Também conhecida como caderneta, a conta poupança é regulada pelo Banco Central, responsável por definir quanto o indivíduo vai receber pelo valor depositado. Essa opção é utilizada por quem deseja poupar dinheiro e por isso as movimentações permitidas são básicas. Na maioria das vezes, é possível utilizar os seguintes serviços: 

  • saques;
  • transferências;
  • extratos.

Por outro lado, a conta corrente é adequada para quem deseja realizar diversas transações ao longo do mês por meio de saques e depósitos, além de ser a alternativa utilizada para quem quer receber o salário, por exemplo. 

Ao optar por uma conta corrente, é possível utilizar os seguintes serviços:

  • saques;
  • extratos;
  • talão de cheque;
  • transferências;
  • pagamentos;
  • cartão de débito.

Para abrir a conta basta escolher o banco desejado e apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Pessoas que apresentam alguma pendência no nome não conseguem utilizar essa opção. 

Conta empresarial 

Outra opção é a conta empresarial, destinada para aqueles que desejam cuidar das finanças do próprio negócio. 

Essa solução permite a separação das despesas pessoais e profissionais, além de contribuir com a gestão de cobranças e a organização financeira. Entre os serviços que podem ser oferecidos estão:

  • saque;
  • transferência;
  • Pix;
  • cartões de crédito/débito;
  • antecipação de recebíveis;
  • emissão de cobranças;
  • extratos. 

O objetivo da conta empresarial  é registrar as movimentações, mapeando os pagamentos realizados e recebidos. Vale ressaltar que os encargos e impostos podem ser específicos, dependendo da área de atuação — e essa é uma forma de manter todos os débitos em dia.

É possível escolher entre bancos físicos, digitais ou fintechs. Mas, assim como na conta corrente, existem alguns bancos que ainda cobram as taxas de manutenção, de acordo com os valores depositados e a utilização. 

Para dar início ao processo,  basta comparecer ao banco escolhido com os documentos da empresa. Esse passo a passo pode ser realizado por você, pelos sócios ou por um representante legal, e são essas pessoas que terão o direito de realizar as movimentações. 

Caso a escolha seja por uma fintech, todo o processo pode ser feito pelo aplicativo, de forma rápida e fácil. 

Independente da escolha —  poupança, conta corrente ou conta empresarial — é possível optar por uma plataforma 100% digital.

Prós e contras de ter uma conta empresarial

Já deu para perceber que uma conta empresarial pode ser a melhor alternativa quando comparada com as demais opções, não é mesmo? Porém, assim como qualquer solução, existem os prós e os contras. 

Confira a lista que separamos para você com alguns pontos que devem ser avaliados antes da decisão. 

Prós da conta empresarial 

O primeiro fator positivo é a facilidade para receber pagamentos dos clientes, já que o depósito pode ser feito diretamente na conta do negócio. As linhas de crédito, como antecipação de recebíveis, também são algumas vantagens, afinal, os juros são pensados de acordo com o mercado. 

Outro fator importante é que, dependendo do segmento, com esse formato de conta é possível manter os bens pessoais seguros em casos judiciais. O controle do fluxo de caixa e o acompanhamento das transações realizadas contribuem com o crescimento do negócio. 

Contras da conta empresarial

Existem alguns requisitos que podem atrapalhar ou até mesmo anular a abertura de uma conta empresarial. A burocracia por parte dos bancos mais tradicionais, por exemplo, é um ponto que pode atrasar o processo e dificultar a adequação a determinados bancos. 

Dependendo da opção e do tamanho do seu negócio, os recursos podem ser limitados e o  valor das taxas e manutenção também podem atrapalhar a economia. 

Por isso, antes de escolher qual será o seu parceiro, é importante avaliar se a sua empresa precisa de uma conta empresarial, quais são as opções e vantagens.

Como escolher a melhor conta empresarial para seu negócio?

Além das contas empresariais em bancos tradicionais, hoje existem fintechs que oferecem contas digitais que são muito vantajosas, principalmente para empreendedores e pequenas empresas . De uso simples, descomplicado e acessível, o Asaas é um exemplo. 

Com todos os processos digitais, o dinheiro da empresa fica disponível na plataforma e é possível movimentá-lo como for necessário — com o pagamento de débitos, pelo cartão de crédito oferecido sem anuidade ou usando outros recursos da plataforma, por exemplo. 

Com a opção de cobranças e transferências grátis todos os meses, a vantagem de emissão de boletos e as diversas formas de pagamento — incluindo Pix e links para pagamento — essa pode ser a solução que faltava para o seu negócio. 

Outra vantagem é a possibilidade de abrir uma conta empresarial sem CNPJ, recurso importante para autônomos que trabalham de maneira informal.

Com tantas funcionalidades, é fácil perceber que nem sempre a conta empresarial em um banco tradicional é a melhor alternativa, não é mesmo? Principalmente quando você pode contar com uma solução digital que oferece muito mais do que a possibilidade de movimentar o dinheiro de sua empresa. Quer saber mais? Conheça as vantagens da conta digital Asaas.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas