ERP para pequenas empresas: descubra qual é o melhor

Por Hugo Stephan
Publicado em 23 de fevereiro, 2022 | Atualizado em 18 de maio, 2022

Você está em busca de um ERP para pequenas empresas? Alguns fatores devem ser levados em consideração diante de tantas possibilidades.

A primeira coisa que um sistema ERP para pequenas empresas deve oferecer é uma gestão simplificada. Mas como identificar os diferenciais entre as opções disponíveis no mercado?

Observando essa dificuldade entre micro e pequenas empresas, preparamos este conteúdo, que tem como objetivo listar tudo aquilo que um software ERP deve ter para ganhar a atenção da sua empresa.

Além disso, você vai descobrir quais são os diferenciais do Base by Asaas e os benefícios que podemos oferecer para seu negócio, como auxílio e automatização de processos. Então, vamos lá?

Conteúdo

O que  não pode faltar em um ERP para pequenas empresas?
Então, qual o melhor sistema ERP para pequenas empresas?

O que  não pode faltar em um ERP para pequenas empresas?

Como escolher o melhor sistema de gestão ERP para pequenas empresas? Para optar por aquele que realmente vai atender ao seu negócio, é preciso considerar alguns requisitos básicos.

Esse estudo inicial das soluções existentes no mercado e como elas se relacionam com as necessidades da sua empresa é fundamental para que você evite implantar um sistema que não oferece tudo aquilo que você precisa no dia a dia. Do contrário, a empresa acaba tendo que trocar de ERP em pouco tempo.

De acordo com a Pesquisa Panorama Mercado de ERP, 18,58% das empresas já tiveram, com alguma frequência, frustração em aquisições anteriores de software. O mesmo estudo mostrou que, para 21,89% dessas empresas, a frustração foi durante a implementação do ERP.

Por isso, o ideal é que você entenda o que não pode faltar em um ERP para pequenas empresas para tomar a melhor decisão. A seguir, listamos 5 requisitos que essa solução precisa ter:

1. Implantação gratuita

Sabemos que pequenas empresas, por questões financeiras, nem sempre possuem uma equipe com profissionais especializados para a implantação de um ERP.

Sendo assim, é importante considerar apenas soluções que ofereçam implantação gratuita e realizada pelos próprios especialistas, como é o caso do Base by Asaas. Assim, a sua empresa não precisa se preocupar em ter na equipe colaboradores voltados especificamente para essa tarefa.

Ou seja, a decisão pelo melhor ERP para pequenas empresas precisa levar em consideração menos custos para o negócio.

2. Suporte online e gratuito

O primeiro requisito que não pode faltar em um bom ERP para pequenas empresas é suporte online e gratuito. Eventualmente, a sua empresa pode precisar esclarecer dúvidas ou mesmo resolver problemas com o software.

Por isso, ao escolher o seu ERP, escolha um parceiro que ofereça suporte online para te ajudar com mais agilidade, sem a necessidade de se deslocar. Aqui no Asaas, além de online e ágil, o atendimento é totalmente gratuito.

3. Escalabilidade

Hoje, a sua empresa precisa de um ERP que seja voltado para pequenos negócios. No entanto, acreditamos que você planeje crescimento, certo? Já imaginou que uma má escolha de software pode, em vez de contribuir para o crescimento da sua empresa, se tornar um dificultador?

Não é isso o que você quer para a sua empresa, né? Por isso, escolha um ERP que seja escalável, ou seja, que acompanhe o crescimento do seu negócio, evitando que você precise migrar de sistema no futuro.

4. Recursos completos

Um ERP para pequenas empresas ideal é aquele que oferece tudo o que o negócio precisa, sem que seja necessário contratar outros sistemas à parte para complementar processos que faltam.

Sendo assim, opte por um ERP na nuvem para pequenas empresas e que conte com recursos completos. O que o Asaas pode te oferecer:

Gestão financeira:

Gestão de vendas:

Gestão de estoque e de compras:

5. Isenção de mensalidade

Se você está buscando o melhor ERP para micro empresas, também precisa considerar o custo dele. E, claro, a melhor opção é aquela que não compromete as finanças da sua empresa.

Então, escolha um sistema que não faça cobrança de mensalidade. E lembre-se: ser gratuito não significa que terá menor qualidade. O ideal é que você pague apenas pelos serviços que forem usados ao longo do mês, em vez de pagar também um valor fixo pela solução.

Então, qual o melhor sistema ERP para pequenas empresas?

Depois de conhecer os 5 principais requisitos para definir o software ERP para PME ideal para o seu negócio, queremos te apresentar o Base by Asaas.

Esse é o ERP do Asaas, desenvolvido para te ajudar a cuidar do financeiro do seu negócio, criar propostas comerciais, organizar o estoque e emitir notas fiscais com um único sistema.

O Base by Asaas é um ERP online para pequenas empresas, possibilitando que o gestor acesse os dados de que precisa no dia a dia, de qualquer lugar onde estiver.

Trata-se de um ERP SaaS, que significa que você não precisa instalar nada localmente. Você contrata o serviço e o Asaas te entrega todas as funcionalidades, sem que você precise de uma grande infraestrutura de hardware e software.

Tanto a implantação quanto o suporte são gratuitos e você não precisa pagar mensalidade. A cobrança realizada é apenas das taxas dos serviços que você usar.

Isso significa que hoje você usa serviços de acordo com o tamanho da sua empresa e, amanhã, quando ela estiver maior, contrata mais serviços porque o Base by Asaas acompanha o crescimento do seu negócio.

Quer saber na prática por que o Base by Asaas é o melhor ERP para pequenas empresas? Crie a sua conta gratuita e descubra!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas