Como escolher a melhor conta digital para ONG

por Conta Digital

Publicado em 16 de dezembro, 2022 | Atualizado em 15 de março, 2024

Para empresas, é fundamental contar com um banco que vá além dos serviços tradicionais oferecidos. Da mesma forma, para as ONGs, é importante encontrar nos bancos um parceiro que ajuda sua instituição a manter todas as atividades em dia.

Oferecendo praticidade e taxas mais acessíveis, as contas digitais de fintechs podem trazer diversos benefícios para as organizações não governamentais. Afinal, esse modelo de instituição também precisa de um sistema que acompanhe o dinamismo da sua rotina.

Com sistemas que permitem receber doações e realizar pagamentos, além de apresentar as contas organizadas para manter as obrigações fiscais regularizadas. Por isso, neste artigo explicamos sobre como você pode escolher a melhor conta digital para ONG. Continue lendo!

Qual a diferença entre a conta digital e a conta de bancos tradicionais?

Uma das principais reclamações relacionadas aos bancos tradicionais é a falta de oferta de um serviço mais prático e eficiente. Atender algumas demandas da rotina organizacional das ONGs, por exemplo, é uma demanda que exige qualidade de atendimento.

As contas digitais PJ oferecem essa praticidade. Através de pacotes de serviços eficientes, elas conseguem atender demandas das organizações, além de trazerem benefícios financeiros para as ONGs.

Desde a capacidade de receber através de Pix e boleto bancário, até as funções de mensageria e notificações – são funções importantes e que fazem a diferença no dia-a-dia das organizações.

A imagem compara as vantagens do Asaas com outras contas tradicionais.

ONGs são obrigadas a abrir conta bancária?

ONGs são organizações que não visam lucro e trabalham a favor do interesse público. Embora sejam do terceiro setor, as entidades atuam em um campo intermediário entre a sociedade civil e o Estado.

Por isso, elas têm obrigações de prestar contas e precisam ter suas finanças e contabilidade organizadas. Ou seja, isso implica diretamente na abertura de uma conta digital a partir de um CNPJ.

Vale a pena abrir uma conta digital para ONG?

Sim, vale a pena abrir uma conta digital para sua ONG. Afinal, o crescimento da instituição também acarreta no crescimento das demandas e obrigações financeiras. Por isso, manter a organização é fundamental para permitir que a instituição atue corretamente.

Além disso, uma conta digital PJ oferece maiores vantagens para a rotina financeira da ONG. Entre as maiores vantagens estão os canais de atendimento personalizados, redução de taxas e a capacidade de contar com um parceiro para realizar a expansão das atividades institucionais. 

Confira outras vantagens importantes de escolher uma conta digital para ONG:

Não tem taxas abusivas e mensalidades

As taxas abusivas sempre estão entre as principais reclamações dos usuários com banco tradicionais. Para as contas digitais, essa relação acaba sendo muito diferente, já que esse cenário é contornado através de taxas mais baixas e oferecidas em conjunto com outras facilidades.

Além disso, é possível ter mais clareza sobre as taxas cobradas durante as transações através das tabelas de serviço, facilmente disponibilizadas. Isso evita que aconteçam surpresas indesejadas que podem prejudicar a saúde financeira da organização.

Oferece diferentes formas de cobrança

Durante o gerenciamento de uma ONG, é fundamental estar atento às necessidades de realizar cobranças e receber pagamentos. Seja para receber doações, quitação de empréstimos ou pagamentos de fornecedores, é necessário possuir ferramentas eficientes para adquirir seus recursos.

Por isso, as contas digitais podem oferecer diversas modalidades para receber esses valores. Isso permite mais agilidade e eficiência para sua administração, podendo receber através de boleto bancários, cartão de crédito e até mesmo via Pix.

Oferece Recursos para recebimento de doações

As doações são essenciais para o funcionamento das organizações sem fins lucrativos. Por isso, uma conta digital ideal precisa oferecer métodos para sua ONG receber doações com transparência, agilidade e segurança.

Com as soluções do Pix, por exemplo, é possível receber esse tipo de transação com muita facilidade ao utilizar o QR Code ou disponibilizando as chaves de transferência. Porém, um dos recursos mais importantes oferecidos pelos bancos digitais e fintechs, é o link de pagamento e a cobrança recorrente, que possibilita a emissão de carnês para pagamentos mensais.

Garante a gestão financeira completa

Por fim, uma das principais vantagens das contas digitais para ONGs é possibilitar uma boa gestão financeira. Além do recebimentos de doações, gerenciamento de pagamentos e outras demandas, todo o processo de organização financeira é fundamental para sua instituição.

O controle do fluxo de caixa, por exemplo, é uma etapa essencial da prestação de contas é fundamental para manter as atividades da organização com a eficiência necessária – mantendo todas as despesas em dia e investimento no crescimento da ONG.

O que é necessário para abrir uma conta digital PJ para ONGs?

As contas digitais tem como propósito aumentar a eficiência e produtividade para empresas e organizações. Por isso, a burocracia pode ser reduzida e todo o processo de abertura de conta é feito com maior facilidade e rapidez.

Confira o que é necessário para abrir uma conta PJ para sua organização:

Ter um CNPJ ativo

O CNPJ ativo é o principal requisito para abertura da conta digital empresarial. Por isso, apesar das diferenças entre uma empresa convencional e uma ONG, esse requisito é fundamental para manter as obrigações fiscais da instituição.

É importante consultar um contador para que todo o processo de validação do CNPJ seja regularizado e não se apresente nenhum problema durante a criação da conta.

Escolher a melhor instituição de pagamento

A partir de um CNPJ ativo, é possível realizar a abertura da conta, sem maiores burocracias. Porém, é fundamental escolher a melhor instituição de pagamentos para que sua organização esteja atendida pelo melhor banco digital ou fintech.

Considere todas as necessidades da sua ONG e veja qual instituição pode suprir suas maiores necessidades financeiras e organizacionais.

Quais as dificuldades em abrir uma conta bancária para uma ONG?

Segundo uma apuração da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), 4 em cada 6 ONGS têm dificuldades em abrir contas bancárias.

Segundo a ABCR, existem três principais problemas que interferem na abertura de conta para esse tipo de instituição. Eles são:

  1. Problemas Processuais: Incoerências processuais nos processos internos ou de abertura de conta por parte das ONGs que inviabilizam ou prejudicam a solicitação de abertura.
  2. Problemas de Comunicação: falhas sobre a capacitação, conhecimento ou disciplina de um determinado funcionário dos bancos para atender a solicitação.
  3. Problemas Institucionais: não atendimento de uma necessidade específica por parte do banco ou do 3º setor.

Por isso, o ideal é que sua organização tenha toda a documentação correta e verificada, disponibilizada com facilidade para que esses tipos de problema não ocorram durante as solicitações de abertura de conta.

Como escolher a melhor conta digital para ONG?

Conforme mencionamos, um dos principais passos no processo de abertura de conta é entender qual a melhor instituição para sua organização. Afinal, diferentes contas digitais podem oferecer benefícios – mas nem todas suprirão as demandas da sua ONG na totalidade.

Por isso, é importante realizar uma pesquisa para entender qual conta digital pode oferecer os maiores benefícios, ferramentas essenciais e outras necessidades da sua organização.

Conheça os diferenciais do Asaas

Por isso o Asaas se destaca entre as diversas opções do mercado – afinal, o Asaas é uma solução digital completa para todos os tipos de empresa, assim como para sua ONG.

Conheça todos os diferenciais do Asaas e quais os benefícios que essa conta digital pode trazer para sua organização:

1. Elimina a burocracia e a papelada

Uma das grandes vantagens da conta digital do Asaas, é reduzir a papelada e evitar burocracias durante todo o processo de abertura e funcionamento da sua conta. Assim, os processos financeiros da sua ONG são realizados com maior eficiência.

Além disso, a plataforma de automação do Asaas permite que você agilize a sua rotina financeira, gerencia através do aplicativo e online.

2. Oferece os principais meios de pagamento

O Asaas permite que sua ONG receba através dos principais meios de pagamentos disponíveis no mercado. Assim, é possível receber doações e outros pagamentos necessários para a manutenção das atividades da organização.

Seja pelo boleto bancário ou Pix, a conta digital do Asaas permite que sua instituição receba com praticidade e rapidez. Além disso, tornando o procedimento mais simples, é possível aderir ao modelo de pagamentos por assinatura – mantendo as contribuições recorrentes.

3. Oferece facilidade para cobranças

A plataforma do Asaas também permite maior organização das contas, cadastro de devedores e o desenvolvimento de uma régua de cobrança – mantendo um controle maior dos valores que sua organização precisa receber.

4. Possibilita o envio de notificações de cobrança

Além disso, também é possível enviar notificações de cobrança para avisar os pagadores. Esse processo ajuda na administração dos valores a receber, assim como evita inadimplentes das dívidas relacionadas.

Inclusive, as notificações por WhatsApp estão entre as mais populares por serem eficientes e diretas. Além de serem um produto exclusivo da conta digital do Asaas.

5. Garante suporte 24 horas

Manter um atendimento diferenciado e prestativo é fundamental para uma boa relação entre o Asaas e seus clientes. Por isso, a plataforma oferece suporte 24 horas para contas PJ

Além do atendimento via chat, também é possível conversar através do atendimento telefônico e contar com soluções diretas e personalizadas.

6. Disponibiliza recurso de cobrança recorrente

A cobrança recorrente é importante para ONGs, já que torna o processo de recebimento mais eficiente e evita gasto desnecessário em trabalho manual e controle de cobranças. Ou seja, a logística de recebimentos fica mais fácil aumentando o dinamismo das atividades internas.

Por isso, o Asaas oferece a modalidade de pagamento por assinatura, facilitando o recebimento dos valores e reduzindo a necessidade de gerar cobranças manuais todos os meses.

7. Disponibiliza o recurso de antecipação de recebíveis

Por outro lado, caso exista parcelamento das compras o Asaas também oferece uma ferramenta que ajuda a manter a saúde do fluxo de caixa da sua ONG. 

A antecipação de recebíveis é um recurso que permite sua organização a adiantar valores parcelados, caso eles existam. Com uma taxa muito menor que empréstimos comuns, a antecipação permite maior dinamismo financeiro para seu negócio.

8. Oferece o envio de Link de pagamento

Conforme já comentamos, o link de pagamento é uma das ferramentas mais importantes para receber doações e agilizar o recebimento de pagamentos mesmo sem possuir um site ou e-commerce.

Através de diferentes canais, como WhatsApp e as redes sociais, é possível disponibilizar o link para gerenciar e receber valores importantes para a manutenção das atividades, venda de produtos e serviços.

9. Garante o controle do fluxo de caixa

Manter o controle do fluxo de caixa é uma prioridade para qualquer organização que lida com transações financeiras. Afinal, é esse procedimento que confirma a saúde financeira do negócio, demonstrando se estão correndo lucros ou prejuízos.

Por isso, o Asaas ajuda a manter uma boa liquidez do seu caixa, para que sempre existam recursos disponíveis para suprir suas despesas e manter os investimentos ativos na sua ONG.

10. Garante a redução da inadimplência financeira

A redução da inadimplência também é parte importante da rotina financeira de uma ONG que opera transações, vendas ou oferece serviços para a sociedade. Afinal, clientes inadimplentes podem prejudicar as operações e gerar prejuízos.

Com estratégias que já citamos, como régua de cobrança e consulta Serasa, é possível manter a inadimplência controlada e as operações financeiras em dia.

11. Permite a realização de pagamentos e transferências

Sua conta digital precisa permitir que sua ONG tenha liberdade para operar pagamentos com praticidade. Afinal, é sempre necessário pagar fornecedores, funcionários e suprir toda a manutenção das suas atividades.

Por isso, sua conta digital deve tornar o processo de pagamentos mais prático, rápido e eficiente. Além de ajudar na gestão e prestação de contas.

12. Oferece o controle de tudo pelo app Asaas

Por fim, você também garante a agilidade da sua gestão empresarial ao permitir o controle da sua conta digital através do aplicativo do Asaas

Disponível para Android e iOS, esse recurso garante que sua organização sempre terá a plataforma do Asaas à disposição para realizar movimentações, consultas, recebimentos e gerenciar todos os seus recursos financeiros.

Como abrir conta digital para ONG no Asaas?

Se sua ONG precisa de uma conta digital sem burocracias, gratuita e muito prática, o Asaas é a escolha certa para garantir o sucesso das suas operações. Por isso, acesse a plataforma ou aplicativo, disponível na loja virtual do seu smartphone e realize a abertura de conta.

Em poucos passos, sua organização conta com o suporte da melhor conta digital para empresas e garante o controle financeiro para sua ONG.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

16 Comentários

  1. Osmar da Silva

    Bom dia!

    Gostaria de saber como faço para emitir um Boleto Proposta para doação através do site?

    Grato.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá Osmar,

      Para doações você pode usar um dos recurso abaixo:

      1. Envio de envio de link de pagamento:

      Para gerar um link de pagamento é só acessar o atalho Criar Cobrança, Criar Link de Pagamento ou Menu lateral, Links de Pagamento e clicar no botão Criar link de pagamento.

      Com o link de pagamento você pode a opção de doação e na forma de pagamento colocar a opção de boleto, nesse caso, é possível emitir um link sem valor, para o doador cadastrar o valor desejado. Você pode ler mais sobre isso nesse post: https://blog.asaas.com/aplicativo-para-receber-doacoes/

      2. Emissão de boleto bancário:

      Outra opção com o Asaas é a emissão de boleto com valor pré-definido, você pode gerar o boleto no sistema e enviá-lo para o doador, sem custos, pagando taxa apenas após o recebimento, para saber mais, acesse aqui: https://www.asaas.com/boleto-bancario

      Se ainda estiver com dúvidas, entre em contato com a nossa central por meio do WhatsApp: (47) 99138-5151

      Responder
  2. Valdir Carleto

    Sou tesoureiro de uma ONG da área cultural com poucos recursos. Hoje na ordem de R$ 7.500, com perspectiva de chegar a R$ 15 mil em meados do ano. É possível aplicar o saldo em conta se abrirmos no Asaas?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Valdir!

      No Asaas não temos modalidade de aplicação disponível, os saldos constantes nas contas dos clientes não sofrem atualização monetária. Porém, existem diversos benefícios que podem te ajudar com a sua ONG, saiba mais aqui: https://www.asaas.com/conta-digital

      Abraço,

      Responder
  3. EDEUNEI FERREIRA

    Prezados, não vi uma solução para o principal problema que enfrento na minha OSCIP sobre descentralização de custos para cada Projeto e Programa, ou seja, todos os valores ficam misturados e dificultam a gestão com retrabalho para tratar a prestação de contas por não haver como tratar valores em separado para cada ação.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Edeunei!

      O Asaas oferece recursos completos para a gestão financeira, evitando a perda de dados e o retrabalho, além de oferecer integração com um sistema ERP gratuito. Temos esse case de sucesso que mostra um pouco de como o Asaas ajuda na gestão financeira: https://blog.asaas.com/case/hauseful/

      Responder
  4. Hander

    Olá, vocês têm a opção de receber doações e transferências do exterior?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Hander

      No Asaas é possível emitir cobranças para pagadores estrangeiros, no entanto, para esse tipo de cobrança, é somente permitida a cobrança avulsa ou recorrente via cartão de crédito (internacional). Não sendo possível que o pagador pague via link de pagamento, cartão de débito, Pix ou boleto.

      – Caso o pagador brasileiro possua CPF/CNPJ e more no exterior, não é necessário habilitá-lo como pagador estrangeiro. Nesses casos, se o pagamento for feito por um cartão emitido no Brasil, é possível informar o endereço que utilizou quando abriu a conta no banco e criar a cobrança de maneira tradicional.
      – Se o pagador é brasileiro e possui CPF/CNPJ, mas utiliza um cartão emitido no exterior, será necessário marcá-lo como pagador estrangeiro, para poder usar o cartão internacional.

      Responder
  5. Daniel Raviolo

    O sistema de você permite autorizações de pagamento com autorizações de duas pessoas? Isto é: uma pessoa abre o pagamento, e outra autoriza.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Daniel

      No Asaas é possível criar subcontas, que permitem a integração das cobranças, mas para isso é necessário fazer integração API.

      Responder
  6. Ana

    oi me chamo Ana gostaria como abro conta para ONG Associação sem fins lucarativos quais os documentos que precisa?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Ana!

      Para abertura de conta você pode acessar o link de cadastro ou baixar o nosso aplicativo (Android ou iOS).

      Os documentos necessários para abertura de conta para associação, são:
      1. Foto do documento original de identificação da diretoria da associação:

      2. RG emitido na maioridade;

      3. CNH dentro do prazo de validade (a CNH digital não é aceita);

      4. DNI (Documento Nacional de Identidade);

      5. RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);

      6. CTPS (Carteira de Trabalho);

      7. Carteira Profissional (Exemplo: OAB/CRO/CRC/CREA).

      8. Ata de Constituição;

      9. Ata de eleição da última diretoria.

      Responder
  7. Claudia

    Ola sou tesoureira de uma associação e preciso abrir uma conta. Já tenho CNPJ eu consigo abrir conta com vocês

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Cláudia!

      Para abertura de conta você pode acessar o link de cadastro ou baixar o nosso aplicativo (Android ou iOS).

      Os documentos necessários para abertura de conta para associação, são:
      1. Foto do documento original de identificação da diretoria da associação:

      2. RG emitido na maioridade;

      3. CNH dentro do prazo de validade (a CNH digital não é aceita);

      4. DNI (Documento Nacional de Identidade);

      5. RNE (Registro Nacional de Estrangeiros);

      6. CTPS (Carteira de Trabalho);

      7. Carteira Profissional (Exemplo: OAB/CRO/CRC/CREA).

      8. Ata de Constituição;

      9. Ata de eleição da última diretoria.

      O Asaas oferece recursos exclusivos para associação.

      Responder
  8. Ana

    Olá, já temos uma conta em um banco tradicional, mas não conseguimos um cartão de crédito para fazer pagamentos esporádicos. Vocês oferecem esse benefício? E se sim, tem taxas anuais? Quais os valores? Obrigada.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Ana

      O Asaas oferece algumas modalidades de cartão pré e pós pago, mas é necessário aprovação. Você pode consultar taxas aqui: https://www.asaas.com/precos-e-taxas.

      Para dúvidas de criação de conta o melhor suporte, entre em contato via WhatsApp (clientes pessoa física e jurídica) ou por ligação (exclusivo para clientes pessoa jurídica) no número 0800 009 0037.

      Se você ainda não é cliente do Asaas, envie um e-mail com a sua dúvida e telefone de contato, assim conseguiremos te dar o suporte necessário: contato@asaas.com.br.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.