Como escolher a melhor conta digital para Igrejas

por Conta Digital

Publicado em 9 de dezembro, 2022 | Atualizado em 31 de janeiro, 2023

Bancos tradicionais sempre foram muito criticados por problemas em atendimentos e cobranças de taxas abusivas. Por isso, o surgimento de fintechs e contas digitais trouxeram novas oportunidades para que os consumidores encontrassem melhores serviços financeiros.

Oferecendo praticidade e taxas mais acessíveis, as contas digitais podem trazer muitos benefícios para as empresas. Afinal, as contas para empresas precisam ainda mais de vantagens que acompanhem sua rotina dinâmica.

É o caso das Igrejas, que muitas vezes precisam de sistemas que permitem receber doações e dízimos, além de apresentar as contas organizadas para manter as obrigações fiscais regularizadas.

Por isso, neste artigo trataremos de como escolher a melhor conta digital para Igrejas e quais as vantagens que esse serviço oferece para sua organização. Continue lendo!

Conteúdo

Qual a diferença entre a conta digital e a conta de bancos tradicionais?

Um dos maiores problemas relacionados aos bancos tradicionais é a falta de oferecer serviços mais práticos e eficientes. Atender as demandas da rotina organizacional de uma Igreja, por exemplo, é uma tarefa que demanda qualidade de atendimento.

Essa praticidade e eficiência é oferecida pelas contas digitais PJ. Elas possuem pacotes de serviços eficientes, com taxas mais atraentes e se adequando à realidade da rotina das organizações.

As contas digitais para Igrejas oferecem soluções importantes, como empréstimos, cartões, antecipação de recebíveis, aplicativos para praticidade, assim como opções de cobrança e pagamento. 

Além disso, também possuem sistemas de mensageria e notificações, tudo voltado para facilitar sua rotina organizacional.

Igrejas são obrigadas a abrir conta bancária?

Não existe em lei nenhum dispositivo legal que torne a abertura de conta bancária obrigatória para as Igrejas. Porém, essa solução acaba se tornando necessária conforme a organização passa a necessidade de movimentar recursos.

Igrejas costumam receber dízimos e doações, além de precisarem realizar pagamentos para pastores, missionários e outras áreas da instituição. Por isso, contar com uma conta digital que permita realizar movimentações com eficiência pode ser um diferencial para tornar a rotina mais simples.

Além disso, a prestação de contas é sempre um momento importante – tanto para comunidade, quanto para o Fisco. Por isso, uma conta digital permite realizar a emissão de notas fiscais, recibos, balanços patrimoniais e demonstrativos financeiros.

Vale a pena abrir uma conta digital para Igrejas?

Sim, vale a pena abrir uma conta digital para sua Igreja. Afinal, conforme a instituição cresce, aumenta a necessidade de realizar transações e organizar suas finanças. 

Além disso, é possível contar com canais de atendimento personalizados, redução de taxas e outros benefícios provenientes de contas PJ. Por isso, uma conta digital pode ajudar a realizar a expansão da sua Igreja, de acordo com as obrigações fiscais e demandas gerenciais que sua organização necessita. 

Confira algumas outras vantagens de escolher uma conta digital para Igrejas:

Não tem taxas abusivas e mensalidades

Taxas abusivas estão sempre no início das listas de reclamações dos usuários com bancos tradicionais. Nas contas digitais, esse problema é solucionado com pacotes de taxas muito mais baixas e disponibilizando facilidades no momento da contratação.

Além disso, é possível ter mais clareza de tudo aquilo que será cobrado através de tabelas de serviço. Isso evita surpresas indesejadas que podem prejudicar a saúde financeira da sua organização.

Oferece diferentes formas de cobrança

Durante a gestão de uma Igreja, é necessário se atentar com a necessidade de realizar cobranças. Seja para receber doações, quitação de empréstimos ou pagamentos de fornecedores, é necessário possuir ferramentas eficientes para adquirir recursos.

Uma boa conta digital pode oferecer diversas modalidades de cobrança, oferecendo mais agilidade e eficiência para sua administração. Através de uma conta PJ é possível cobrar via boleto bancário, cartão de crédito e até mesmo via Pix – o principal meio de pagamentos do país.

Oferece recursos para recebimento de doações

Existem muitas soluções para o recebimento de doações para as Igrejas. Uma das mais populares é o link de pagamento, que torna todo o processo mais transparente, ágil e seguro, evitando a necessidade de usar maquininha de cartão. 

Com as soluções de Pix também é possível receber transações com facilidade. Disponibilizando o pagamento por QR Code ou como chaves Pix, através de canais de comunicação como o WhatsApp.

Garante a gestão financeira completa

Por fim, uma conta digital para Igrejas oferece uma capacidade de gestão financeira completa. Conforme já comentamos, além do recebimento de dízimos, a capacidade de gerenciar pagamentos, transações e outras demandas é fundamental para sua organização.

Por isso, é preciso escolher a conta que traga maior comodidade e segurança para sua gestão. 

As contas digitais vão além do controle sobre contas a pagar, ajudando no envio de notificações de confirmação de pagamento via SMS, no controle do fluxo de caixa e em outros recursos que impactam diretamente na rotina financeira da sua Igreja.

O que é necessário para abrir uma conta digital PJ para Igrejas?

Uma das maiores vantagens oferecidas pelas contas digitais, é a facilidade na abertura e gestão de contas. Ou seja, a burocracia é reduzida e todos os processos podem ser feitos com maior rapidez e agilidade.

Confira o que é necessário para abrir uma conta digital PJ para sua Igreja:

Ter um CNPJ ativo

Possuir um CNPJ ativo é o requisito mais básico para a abertura de uma conta digital PJ. Essa informação é necessária para comprovação de que sua instituição está operante, além de determinar quem irá representar a Igreja durante as movimentações de conta.

É importante que um contador possa verificar se o CNPJ está validado, de acordo com as normas vigentes e todos os processos regulatórios para as Igrejas. Esse fator é fundamental para evitar rejeições de cadastro e durante o processo de abertura de conta.

Escolher a melhor instituição de pagamento

Por fim, após verificar o CNPJ, basta encontrar a melhor instituição de pagamento para a abertura da sua conta digital PJ. Afinal, a grande vantagem das contas digitais é evitar burocracias.

Portanto, uma vez estando com a documentação correta, não existem impeditivos para a abertura de conta através do CNPJ ativo da instituição.

Quais as dificuldades em abrir uma conta bancária para uma igreja?

Vale ressaltar, porém, que no passado algumas Igrejas ainda encontravam dificuldades em abrir contas bancárias em alguns cenários. Para evitar problemas, é importante reforçar que toda a documentação da sua Igreja esteja organizada e disponível para criação da conta.

No geral, para o Fisco ou para os bancos, é necessário ter a Ata de Fundação da instituição, Estatuto Social e os documentos dos representantes legais da Igreja para facilitar a abertura de conta e manter uma gestão centralizada.

Como escolher a melhor conta digital para Igrejas?

O melhor para escolher uma conta digital para sua Igreja, é considerar quais instituições oferecem maiores benefícios, ferramentas essenciais e serviços que facilitam a vida da sua organização.

Afinal, além de ajudar a manter uma boa liquidez do fluxo de caixa e eficiência das suas operações, a conta digital ideal também precisa possibilitar melhorias na rotina da gestão da sua instituição. Por isso, o Asaas é uma opção perfeita para abrir conta da sua Igreja.

Conheça os diferenciais do Asaas

O Asaas é uma conta digital completa para negócios. Ela oferece soluções para o gerenciamento da sua Igreja, permitindo maior flexibilidade no negócio e objetividade na rotina financeira. 

Existem inúmeras vantagens de realizar a abertura de conta PJ no Asaas, confira as principais:

1. Elimina a burocracia e a papelada

Com o Asaas você realiza todos os processos financeiros da sua Igreja com praticidade e eficiência. Isso significa eliminar a necessidade de horas gastas com burocracia, papelada e outras demandas ineficientes.

A plataforma de automação do Asaas permite que você agilize a rotina financeira da sua instituição, com todas as demandas sendo feitas online.

2. Oferece os principais meios de pagamento

O Asaas também permite que sua Igreja ofereça os principais meios de pagamento para receber doações e dízimos, assim como de outros valores importantes para a administração da sua instituição.

Além do boleto bancário, também é possível receber através de Pix, cartão de crédito e utilizando links de pagamento. Também é possível agilizar os processos ao oferecer o modelo de pagamento por assinatura, para incentivar e facilitar contribuições recorrentes.

3. Oferece facilidade para cobranças

Mesmo para uma Igreja, pode ser necessário efetuar cobranças. Para isso, a plataforma do Asaas permite maior organização das contas, cadastro de possíveis devedores e o desenvolvimento da régua de cobrança.

4. Possibilita o envio de notificações de cobrança

Além disso, também é viável enviar notificações de cobrança para os pagadores. Esse processo ajuda na administração de valores a receber, a partir de notificações entregues via SMS, WhatsApp e e-mail. 

5. Garante suporte 24 horas

Conforme comentamos, a necessidade de possuir um atendimento de qualidade é um dos fatores mais importantes para as contas digitais. Por isso, o Asaas disponibiliza canais de atendimento 24 horas para contas PJ.

Além da opção de chat, também é possível realizar atendimento via telefone, para soluções personalizadas e completas. 

6. Disponibiliza recurso de cobrança recorrente

Um fator importante para as Igrejas é a possibilidade de receber pagamentos recorrentes. Afinal, esse processo ajuda na logística de recebimentos e a aumentar o dinamismo nas atividades internas.

Por isso, o Asaas oferece a modalidade de assinatura que facilita o pagamento em dia das contribuições e reduz a necessidade de gerar cobranças manuais todos os meses.

7. Disponibiliza o recurso de antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um recurso que permite sua organização a adiantar valores parcelados, caso existam. Esse processo ajuda na logística de cobranças e permite maior dinamismo financeiro.

Esse procedimento é sujeito a aprovação de crédito, porém, pode ser uma solução importante dentro da sua rotina administrativa.

8. Oferece o envio de Link de pagamento

O link de pagamento é ótimo para empresas também, especialmente para o recebimento de doações e dízimos.

É possível enviar links através de qualquer canal, configurando para receber pagamentos conforme acordo entre o pagador e a instituição.

9. Permite o gerenciamento do dinheiro como e quando quiser

A plataforma possibilita o gerenciamento dos recursos da sua instituição. Afinal, com ele você pode realizar diversas movimentações online – tanto pelo desktop, quanto pelo aplicativo do Asaas.

10. Garante o controle do fluxo de caixa

Manter o controle do fluxo de caixa precisa ser uma prioridade para qualquer instituição que receba pagamentos e realize transações. Afinal, evitar operar no vermelho é fundamental para manter as atividades da Igreja em funcionamento.

Por isso, a conta digital do Asaas facilita a visibilidade dos fluxos financeiros e ajuda a manter seu caixa em dia.

11. Permite a realização de pagamentos e transferências

Sua conta digital precisa permitir que sua Igreja opere pagamentos com praticidade. Afinal, sempre é necessário pagar fornecedores, funcionários e suprir toda a manutenção de atividades que garantem o bom funcionamento das suas operações.

Sua conta digital, além de realizar cobranças, também deve tornar o processo de pagamentos mais prático e eficiente, facilitando o controle e gestão no momento de prestação de contas.

12. Oferece o controle de tudo pelo app Asaas

Por fim, o Asaas também oferece muita agilidade para o gerenciamento da sua conta digital através do aplicativo. Além disso, dispensa o uso da maquininha de cartão, permitindo que você recebe os dízimos através do seu celular.

Conforme já comentamos, você pode baixar o aplicativo para Android e iOS. Assim, sua organização sempre terá uma plataforma de gestão financeira portátil para movimentações, consultas e recebimentos.

Como abrir conta digital para Igreja no Asaas?

Se você precisa de uma conta digital para sua Igreja através do Asaas, é possível fazer isso de forma gratuita e prática. Acesso o aplicativo, disponível na loja virtual do seu smartphone ou realize o cadastro através do site.


Em poucos passos, sem burocracia, você passa a contar com o suporte da melhor conta digital para empresas e garante o controle financeiro da sua Igreja.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content