Cobrança por cartão no Asaas: entenda como funciona

por Universo Asaas

Publicado em 27 de fevereiro, 2024 | Atualizado em 12 de março, 2024

No cenário dinâmico e acelerado do mundo dos negócios, a agilidade e a praticidade nas transações financeiras são essenciais para o sucesso de empresas e prestadores de serviços. 

Nesse contexto, a cobrança por cartão se destaca como uma opção que não apenas simplifica a gestão financeira, mas também impulsiona a eficiência operacional.

No Asaas a cobrança por cartão acontece dentro de uma plataforma inovadora e com soluções financeiras inteligentes. Entenda como funciona a cobrança por cartão no Asaas e quais os benefícios pode trazer para sua empresa. Continue lendo!

Quais são as formas de cobrança por cartão no Asaas?

Vender através do cartão pode ser feito de diferentes maneiras. Através de um plano de negócios bem estruturado, sua empresa pode desenvolver uma estratégia eficiente para usar os negócios de modo variado e garantir um faturamento ideal.

Com o modelo certo de venda pelo cartão é possível aumentar sua conversão de vendas e tornar seu negócio escalável. Confira:

Cobrança avulsa

A cobrança avulsa é uma modalidade em que o comerciante ou prestador de serviços realiza uma única cobrança no cartão de crédito do cliente

Essa forma de pagamento é ideal para transações únicas, como a compra de um produto ou a contratação de um serviço pontual. 

A praticidade e rapidez desse método fazem com que seja amplamente utilizado em diversos setores, proporcionando conveniência tanto para seu cliente quanto para seu negócio.

Cobrança parcelada

Na modalidade de cobrança parcelada, o valor total da transação é dividido em prestações que o cliente pagará ao longo de um período acordado. 

Essa opção oferece flexibilidade financeira ao consumidor, permitindo que ele realize compras de maior valor e distribua o pagamento ao longo do tempo. 

Para o comerciante, a cobrança parcelada pode representar uma estratégia eficaz para aumentar as vendas, tornando produtos ou serviços mais acessíveis a um público mais amplo.

Cobrança por assinatura

A cobrança por assinatura é comumente associada a serviços recorrentes, nos quais o cliente paga uma quantia fixa em intervalos regulares para continuar usufruindo do serviço. 

Exemplos incluem plataformas de streaming, serviços de software e assinaturas de produtos. 

Essa modalidade proporciona previsibilidade de receita para o fornecedor do serviço, enquanto oferece aos clientes a comodidade de acesso contínuo sem a necessidade de renovar manualmente a assinatura a cada período.

Link de pagamento

O link de pagamento é uma forma versátil de cobrança que permite ao comerciante gerar um link personalizado e enviá-lo ao cliente por meio de diferentes canais, como e-mail, mensagens de texto ou redes sociais. 

Ao clicar no link, seu cliente é direcionado para uma página de pagamento online, onde pode inserir as informações do cartão e efetuar o pagamento. 

Essa modalidade é particularmente útil para vendas online pelas redes sociais e em situações nas quais a presença física do cliente não é necessária.

Quais são as vantagens de receber por cartão com Asaas?

O Asaas é uma conta digital completa e com recursos destinados a otimizar seus processos financeiros.

Com o Asaas você fideliza seus clientes, aumenta sua conversão de vendas e ainda mantém a inadimplência sob controle – sempre mentando a gestão financeira em dia. Confira:

Taxa fixa sobre o valor total

Uma das vantagens distintivas da cobrança por cartão no Asaas é a aplicação de uma taxa fixa sobre o valor total da transação. 

Esse modelo transparente facilita o planejamento financeiro, permitindo que os empreendedores tenham uma visão clara das despesas associadas a cada transação. 

A previsibilidade nas taxas contribui para uma gestão mais eficiente e para a tomada de decisões embasadas no contexto financeiro.

Reduza a inadimplência

A inadimplência é uma preocupação constante para os negócios, mas a cobrança por cartão no Asaas oferece uma solução eficaz para esse desafio. 

Ao possibilitar o pagamento via cartão de crédito, sua empresa pode reduzir significativamente os riscos de inadimplência

O acesso a essa opção de pagamento mais conveniente incentiva os clientes a cumprirem suas obrigações financeiras de forma mais consistente, promovendo uma relação comercial mais saudável.

Receba antecipadamente

O Asaas proporciona a opção de antecipação de recebíveis, permitindo que seu negócio receba os valores das transações no momento da venda, independente das parcelas. 

Essa flexibilidade no recebimento proporciona maior liquidez financeira, possibilitando que o negócio tenha mais recursos disponíveis para investimentos, pagamento de fornecedores ou outras necessidades operacionais.

Aumente a segurança nas transações

Segurança é uma prioridade no ambiente financeiro, e a cobrança por cartão no Asaas incorpora medidas robustas para garantir transações seguras

Ao adotar padrões de segurança reconhecidos internacionalmente, como SSL, tokenização e criptografia, a plataforma assegura que as informações sensíveis dos clientes estejam protegidas durante todo o processo de pagamento. 

Essa abordagem reforça a confiança tanto dos consumidores quanto dos empreendedores.

Escale as cobranças com a API do Asaas

A API de pagamentos do Asaas possibilita a integração personalizada de cobranças por cartão em diferentes sistemas e plataformas. 

Essa funcionalidade permite escalar as operações de cobrança de maneira eficiente, adequando-se às necessidades específicas da sua empresa.

A integração via API proporciona maior flexibilidade e automação, otimizando processos e contribuindo para uma gestão financeira mais eficaz do seu negócio.

Quais são as Bandeiras aceitas pelo Asaas?

Confira as bandeiras aceitas pelo Asaas:

  • Cobrança por cartão de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, Discover, American Express, Cabal, Banescard e JCB.
  • Cobrança por cartão de Débito: Visa e Mastercard.

Quais são os prazos de compensação das vendas por cartão no Asaas?

As datas ficam visíveis no campo Saque disponível, dentro do detalhe da cobrança, na plataforma do Asaas.

O dia da liquidação precisa ser um dia útil. Se o dia da liquidação for um sábado, domingo ou feriado, o valor ficará disponível na conta somente no próximo dia útil.

Compensação das cobranças por Cartão de crédito

A compensação ocorre da seguinte forma:

  • D+32 dias corridos. Sendo D a data da captura (data que o pagador passou o cartão). 
  • Em caso de cobranças parceladas, a liquidação de cada parcela ocorre em D+32 da liquidação da última parcela.
  • Caso a cobrança seja paga com cartão de crédito internacional, o prazo padrão de compensação é de 30 dias.

Compensação das cobranças por Cartão de débito

A compensação ocorre da seguinte forma:

  • D+3 dias úteis. Sendo D a data da captura (data que o pagador passou o cartão). 

Como simular vendas no cartão?

É possível simular as taxas de uma venda no cartão de crédito e as taxas de antecipação antes mesmo de criar a cobrança no Asaas. Para isso:

  • Clique no botão Criar Cobrança, Simular Venda ou Menu lateral, Cobranças, Simulador de vendas.
  • Insira o valor da cobrança, selecione o número de parcelas e clique no botão Simular venda.
A imagem mostra a tela de cobrança do Asaas, destacando a função de simulador de vendas.

Como gerar cobrança por cartão no Asaas?

O Asaas possui uma estrutura robusta para ajudar seu negócio a cobrar os clientes por diversos meios de pagamento. Entre eles, está o cartão – tanto de crédito quanto de débito. 

Entenda como fazer cobrança por cartão no Asaas:

1. Faça seu cadastro

O primeiro passo para utilizar a cobrança por cartão no Asaas é realizar o cadastro na plataforma. Existem duas opções de conta para o Asaas: contas pessoa física e contas pessoa jurídica.

As contas PJ do Asaas possuem algumas vantagens para empreendedores, garantindo taxas e medidas que potencializam seu negócio a escalar e crescer cada vez mais. Isso também se aplica às cobranças de cartão.

2. Crie a cobrança

Uma vez com sua conta cadastrada e validada, já é possível utilizar a plataforma do Asaas para criar suas cobranças.

Nesse momento, você já conta com ferramentas que ajudam no cadastro dos dados dos seus clientes, cálculo de taxas, escolha dos meios de pagamento e uma visão geral sobre suas cobranças.

  • Para gerar cobranças por cartão para um pagador já cadastrado, é só acessar o Menu lateral, Cobranças, Todas, Adicionar Cobrança.
A imagem mostra a página inicial para gerar emissão de cobrança do Asaas.
  • Selecione a opção Cartão de Crédito no campo Forma de pagamento.
tela adicionar cobranca forma de pagamento Asaas

3. Aguarde o pagamento

Uma vez com as cobranças criadas, você pode vender para seu cliente que pode realizar o pagamento via cartão de crédito ou débito. Vale ressaltar que o Asaas também permite o parcelamento das suas vendas.

Isso garante mais autonomia para seu cliente decidir como ele deve cobrar, além de possibilitar que você venda cada vez mais e melhor.

  • Ao acessar a fatura, se o pagamento for à vista, o pagador poderá escolher a opção de pagar com cartão de débito:
O cliente deve escolher se o pagamento será no crédito ou no débito

4. Configure as notificações

O Asaas também permite que sua empresa notifique os consumidores através dos principais canais – como e-mail, SMS, WhatsApp e até robô de voz. Com isso, os clientes se mantêm informados sobre o status do seu pagamento e você evita casos de inadimplência.

5. Receba o dinheiro

Por fim, você recebe seu dinheiro sempre em dia. Para parcelamentos no Asaas, é possível receber os valores antecipados pagando uma taxa.

Isso mantém seu fluxo de caixa em dia e ajuda a estabilizar suas contas, mesmo realizando vendas parceladas.

Por isso, se você quer utilizar as principais ferramentas de venda e cobrança na sua empresa, além de outros recursos fundamentais para o fortalecimento do seu negócio, abra sua conta no Asaas e faça cobranças por cartão!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

2 Comentários

  1. Ivan

    É possível cadastrar mais de um celular para efetivar as cobranças com cartão?

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá, Ivan

      É possível incluir usuários na sua conta Asaas, essa funcionalidade ainda não está disponível no app.
      – Pela Web, o você deve acessar o Menu do usuário – Minha conta – Configurações – Usuários do sistema e clicar em “Adicionar Usuário”.
      – Em seguida, deverá preencher as informações e clicar em “Avançar” para autorizar via token App ou SMS.
      – Será enviado um e-mail ao usuário com um link para definição da senha de acesso. (Lembrando que não é possível utilizar um e-mail já cadastrado).

      Se tiver dúvidas durante o processo nossos contatos são:
      0800 009 0037 (WhatsApp) ou contato@asaas.com.br (e-mail).

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.