Como funciona o Pix Santander: cadastro, limite, valor, como fazer?

por Pix

Publicado em 22 de outubro, 2021 | Atualizado em 19 de fevereiro, 2024

O Pix já está entre nós há quase um ano, facilitando a vida dos brasileiros com um sistema de pagamentos instantâneo, barato e sem burocracias. Essas inovações já eram tão esperadas que hoje ele já parece uma necessidade.

Criado e implementado pelo Banco Central, seu objetivo era democratizar as transações financeiras, promovendo maior inclusão, fazendo com que o dinheiro circulasse mais, de forma totalmente digital.

Dessa forma, rapidamente os maiores bancos aderiram ao sistema, oferecendo comodidade e até economia aos seus usuários, que agora podem realizar transferências entre instituições diferentes de forma imediata, em poucos segundos.

Assim foi com o Banco Santander, tópico desse conteúdo.

Continue acompanhando para saber mais sobre o como funciona o Pix Santander.

Como funciona o Pix Santander?

Com o Pix você movimenta seu dinheiro de um jeito mais fácil, sem limites, para qualquer instituição financeira ou de pagamentos, e em qualquer dia e hora. 

Se a sua conta é no Santander, você também poderá utilizar o Pix. Efetue ou receba pagamentos que são compensados em poucos segundos.

Como funciona o Pix Santander para empresas?

O Pix está disponível para pessoas físicas e pessoas jurídicas. Caso você possua uma empresa, poderá utilizá-lo para efetuar pagamentos de fornecedores, impostos ou salários dos funcionários e também para receber pagamentos dos clientes.

O Pix no Santander para empresas tem algumas diferenças comparado ao sistema para pessoa física. Confira abaixo quais são:

QR code

Se você for pessoa jurídica, poderá gerar uma cobrança em QR Code.

Santander SX

Assim como para pessoas físicas, as empresas também podem usar o Pix com o Santander SX.

Tarifas

O Santander cobra taxas para empresas em transferências via Pix, tanto no envio quanto no recebimento.

Como cadastrar o Pix Santander?

O registro das chaves no Pix do Santander é feito pelo aplicativo do banco. Abaixo você aprende o passo a passo:

  1. Realize o login no app com seus dados;
  2. Abra o menu lateral e toque em “Pix”;
  3. Escolha entre CPF, e-mail ou número de celular para sua chave Pix;
  4. Inclua os seus dados e confirme;
  5. Caso seja e-mail ou número de celular, insira o código de confirmação enviado;
  6. Pronto! Você já pode utilizar o Pix no Santander.

Como fazer Pix Santander?

Agora você já pode realizar transações com o Pix no Santander. Confira abaixo como efetuar um pagamento pelo aplicativo:

  1. Depois de efetuar seu login no app, selecione o menu Pix;
  2. Escolha a opção “Pix” para enviar o dinheiro via chave Pix;
  3. O Santander oferece a opção de salvar contatos para facilitar a transferência. Escolha o contato desejado ou toque na opção “Pagar para novo contato”;
  4. Insira a chave Pix e, depois, o valor a ser enviado;
  5. Confira os dados e, se estiver correto, confirme;
  6. Pronto!

O valor será compensado em poucos segundos e você poderá enviar o comprovante ao recebedor, se necessário. 

Qual a diferença entre o Pix no Santander e uma fintech?

Os bancos tradicionais costumam ser citados como sinônimo de estabilidade e confiança, especialmente por pessoas mais velhas. Suas administrações costumam ter grande foco no gerenciamento de risco, mas podem ser mais burocráticas e praticar tarifas mais altas.

Já as fintechs, chegaram no país há alguns anos e conquistaram seu espaço rapidamente, sobretudo na vida dos jovens. O modelo nasceu na era digital e seu propósito era trazer maior inclusão, atendimento humanizado e dar adeus às burocracias e altas tarifas praticadas pelos bancos tradicionais.

Em modelo de startup, essas instituições são totalmente online e podem oferecer conta de pagamentos, carteira digital, sistema de pagamentos e até cartão de crédito.

Fintech ou banco, qual é o melhor?

O Pix já ganhou seu espaço na vida do brasileiro, sendo adotado pela grande maioria das instituições financeiras e de pagamentos. Mas, devido a possibilidade de transferências entre instituições diferentes, fica uma dúvida: qual o melhor Pix? Existe diferença entre o Pix em um banco e uma fintech?

Existe opção melhor para o Pix?

O Pix foi desenhado pelo Banco Central para trazer um sistema digital e democrático, que todos pudessem ter acesso diretamente pelo celular. Estes eram os mesmos propósitos das fintechs.

Dessa forma, o Pix foi facilmente aderido pelas instituições digitais, que estavam mais preparadas para administrar tudo via aplicativo.

Seja pessoa física ou jurídica, realizar pagamentos e gerar cobranças via Pix soa mais natural e fácil nas fintechs, que possuem sistemas modernos e inclusivos.

Você já conhece o Pix do Asaas?

No Asaas você tem todas as facilidades do Pix, com a modernidade e praticidade de uma fintech. Totalmente digital, você cria cobranças em QR code com poucos toques e recebe seus pagamentos instantaneamente.

Confira abaixo as vantagens do Pix no Asaas para sua empresa:

Disponível 24/7

No Asaas você pode criar uma cobrança a qualquer hora e seus clientes podem efetuar o pagamento independente do dia da semana, inclusive feriados.

Mais comodidade com o QR code

Ofereça a nova opção de pagamento mais fácil do mercado em seu estabelecimento, o QR code. Basta que seu cliente aponte a  câmera do celular para efetuar a transação. 

Você pode gerar também o boleto com QR Code, aumentando as formas de pagamento e possibilidade de recebimento imediato.

Economia para sua empresa

No Asaas, você paga apenas R$ 0,99 por pagamento recebido nos 3 primeiros meses. O valor é mais baixo que as tarifas do cartão de débito e crédito. Após o período promocional, você paga apenas R$ 1,99 por transação recebida.

Do seu jeito

Assim como em um boleto bancário, você poderá personalizar sua cobrança com informações de data de vencimento, valores de juros e descontos.

Compensação instantânea

O pagamento cai na conta em segundos. Você não precisa mais aguardar dias para o recebimento, com o Pix, a compra é compensada mais rápido que o cartão de débito e crédito.

Ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do Pix? Descubra o que é Pix saque e Pix troco!

O banner tem a imagem do logo do pix e de moedas e nele está escrito: Adeus, prazo de compensação! Com o Pix você recebe seus pagamentos muito mais rápido. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Receba num (Pix)car de olhos. Seu dinheiro na conta em apenas 10 segundos. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.