• Home
  • |
  • Pix
  • |
  • Como funciona o Pix no Santander

Como funciona o Pix no Santander

Por Redação Asaas
Publicado em 22 de outubro, 2021 | Atualizado em 29 de outubro, 2021

O Pix já está entre nós há quase um ano, facilitando a vida dos brasileiros com um sistema de pagamentos instantâneo, barato e sem burocracias. Essas inovações já eram tão esperadas que hoje ele já parece uma necessidade.

Criado e implementado pelo Banco Central, seu objetivo era democratizar as transações financeiras, promovendo maior inclusão, fazendo com que o dinheiro circulasse mais, de forma totalmente digital.

Dessa forma, rapidamente os maiores bancos aderiram ao sistema, oferecendo comodidade e até economia aos seus usuários, que agora podem realizar transferências entre instituições diferentes de forma imediata, em poucos segundos.

Assim foi com o Banco Santander, tópico desse conteúdo.

Continue acompanhando para saber mais sobre o Pix no Santander e como ele funciona.

Pix no Santander

Com o Pix você movimenta seu dinheiro de um jeito mais fácil, sem limites, para qualquer instituição financeira ou de pagamentos, e em qualquer dia e hora. 

Se a sua conta é no Santander, você também poderá utilizar o Pix. Efetue ou receba pagamentos que são compensados em poucos segundos.

Passo a passo: como cadastrar o Pix no Santander

O registro das chaves no Pix do Santander é feito pelo aplicativo do banco. Abaixo você aprende o passo a passo:

  1. Realize o login no app com seus dados;
  2. Abra o menu lateral e toque em “Pix”;
  3. Escolha entre CPF, e-mail ou número de celular para sua chave Pix;
  4. Inclua os seus dados e confirme;
  5. Caso seja e-mail ou número de celular, insira o código de confirmação enviado;
  6. Pronto! Você já pode utilizar o Pix no Santander.

Passo a passo: como fazer Pix no Santander

Agora você já pode realizar transações com o Pix no Santander. Confira abaixo como efetuar um pagamento pelo aplicativo:

  1. Depois de efetuar seu login no app, selecione o menu Pix;
  2. Escolha a opção “Pix” para enviar o dinheiro via chave Pix;
  3. O Santander oferece a opção de salvar contatos para facilitar a transferência. Escolha o contato desejado ou toque na opção “Pagar para novo contato”;
  4. Insira a chave Pix e, depois, o valor a ser enviado;
  5. Confira os dados e, se estiver correto, confirme;
  6. Pronto!

O valor será compensado em poucos segundos e você poderá enviar o comprovante ao recebedor, se necessário. 

Pix no Santander para empresas

O Pix está disponível para pessoas físicas e pessoas jurídicas. Caso você possua uma empresa, poderá utilizá-lo para efetuar pagamentos de fornecedores, impostos ou salários dos funcionários e também para receber pagamentos dos clientes.

O Pix no Santander para empresas tem algumas diferenças comparado ao sistema para pessoa física. Confira abaixo quais são:

QR code

Se você for pessoa jurídica, poderá gerar uma cobrança em QR Code.

Santander SX

Assim como para pessoas físicas, as empresas também podem usar o Pix com o Santander SX.

Tarifas

O Santander cobra taxas para empresas em transferências via Pix, tanto no envio quanto no recebimento.

Qual o melhor Pix: fintech ou banco?

O Pix já ganhou seu espaço na vida do brasileiro, sendo adotado pela grande maioria das instituições financeiras e de pagamentos. Mas, devido a possibilidade de transferências entre instituições diferentes, fica uma dúvida: qual o melhor Pix? Existe diferença entre o Pix em um banco e uma fintech?

Qual a diferença entre um banco tradicional e uma fintech?

Os bancos tradicionais costumam ser citados como sinônimo de estabilidade e confiança, especialmente por pessoas mais velhas. Suas administrações costumam ter grande foco no gerenciamento de risco, mas podem ser mais burocráticas e praticar tarifas mais altas.

Já as fintechs, chegaram no país há alguns anos e conquistaram seu espaço rapidamente, sobretudo na vida dos jovens. O modelo nasceu na era digital e seu propósito era trazer maior inclusão, atendimento humanizado e dar adeus às burocracias e altas tarifas praticadas pelos bancos tradicionais.

Em modelo de startup, essas instituições são totalmente online e podem oferecer conta de pagamentos, carteira digital, sistema de pagamentos e até cartão de crédito.

Existe opção melhor para o Pix?

O Pix foi desenhado pelo Banco Central para trazer um sistema digital e democrático, que todos pudessem ter acesso diretamente pelo celular. Estes eram os mesmos propósitos das fintechs.

Dessa forma, o Pix foi facilmente aderido pelas instituições digitais, que estavam mais preparadas para administrar tudo via aplicativo.

Seja pessoa física ou jurídica, realizar pagamentos e gerar cobranças via Pix soa mais natural e fácil nas fintechs, que possuem sistemas modernos e inclusivos.

Por que escolher o Pix do Asaas?

No Asaas você tem todas as facilidades do Pix, com a modernidade e praticidade de uma fintech. Totalmente digital, você cria cobranças em QR code com poucos toques e recebe seus pagamentos instantaneamente.

Confira abaixo as vantagens do Pix no Asaas para sua empresa:

Disponível 24/7

Aqui no Asaas você pode criar uma cobrança a qualquer hora e seus clientes podem efetuar o pagamento independente do dia da semana, inclusive feriados.

QR code: mais comodidade

Ofereça uma nova opção de pagamento mais fácil em seu negócio: basta que o QR code seja escaneado pela câmera do celular para efetuar a transação. Mais fácil que o cartão e muito mais fácil que o tradicional boleto bancário.

Economize

No Asaas, você paga apenas R$ 0,99 por pagamento recebido. O valor é mais baixo que as tarifas do cartão de débito e crédito.

Do seu jeito

Assim como em um boleto bancário, você poderá personalizar sua cobrança com informações de data de vencimento, valores de juros e descontos.

Compensação instantânea

O pagamento cai na conta em segundos. Você não precisa mais aguardar 3 dias úteis, como em um boleto bancário, e também é mais rápido que o cartão de débito e crédito.

Ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do Pix? Acompanhe nosso blog para mais informações do mundo financeiro!

Veja também:

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas