Aprenda como gerar boleto parcelado e receber pagamentos mensais

por 5 out 2022Cobrança

Os hábitos de compras dos consumidores mudaram bastante nas últimas décadas. Porém, o desejo de comprar a prazo sempre esteve presente na realidade dos clientes.

Desde 1950 existe o modelo que é conhecido como “Buy Now, Pay Later” traduzido como “Compre Agora, Pague Depois”, e que funcionava como crediário de lojas. Ao longo dos anos  com avanço da tecnologia passamos a ter os cartões de crédito e também o boleto parcelado.

Além de ser uma modalidade muito visada pelos consumidores, o boleto parcelado também consegue abranger as pessoas desbancarizadas, que hoje configuram cerca de 38,5% da população brasileira.

Por isso, hoje vamos ensinar como gerar boleto parcelado e utilizar essa solução para impulsionar seu negócio e otimizar suas vendas. Continue lendo!

Conteúdo

Como funciona o boleto parcelado?

O boleto parcelado pode funcionar para uma grande variedade de compras. Assim como o cartão de crédito, a vantagem está em dar autonomia para o cliente realizar compras pagando de forma fracionada.

No caso de parcelar vendas, a compra é dividida em um número de parcelas pré-definidas pela sua empresa e aceitas pelo cliente, pagas em um intervalo de 30 dias.

Apesar de exigir um controle maior de fluxo de caixa, já que você recebe valores a longo e médio prazo, ao utilizar uma plataforma de pagamentos você pode entender sobre como vender por boleto parcelado e receber à vista, através do serviço de antecipação.

Efetuar venda online no carnê

O boleto bancário parcelado é enviado ao cliente em forma de carnê. Assim, seu consumidor recebe uma sequência com todos os boletos que deve pagar, de acordo com as parcelas que foram acordadas no momento da compra.

Esse formato é um pouco diferente das assinaturas, em que o cliente recebe os boletos separadamente ou tem os valores descontados automaticamente na fatura do cartão.

Realizar cobrança recorrente por boleto bancário

Porém, esse método é muito útil para realizar vendas de cobrança recorrente. Você pode acordar um serviço ou oferecer um produto regular para seu cliente, disponibilizando o carnê de boletos para ele.

Conforme mencionamos, essa modalidade funciona muito bem para ofertar esses serviços para clientes desbancarizados ou que preferem realizar o pagamento manual.

Oferecer descontos, juros e multas do parcelamento

Ao possibilitar que seu cliente possa parcelar no boleto, é importante esclarecer toda a responsabilidade do cliente em dividir os valores. Ou seja, você precisa deixar claro para seu consumidor todos os juros e multas que são aplicados no caso de não pagamento.

Porém, também é possível ofertar descontos e negociar ofertas específicas com seu cliente, aumentando as chances de conversão. Até mesmo o prazo de pagamento pode ser uma ferramenta para incentivar a negociação e dar mais autonomia ao seu consumidor.

Vale ressaltar que o processo de juros e multa seguem o padrão criado dentro da plataforma de instituição de pagamentos que você utiliza, por isso é importante estar atento para essas definições.

Banner baixar e-book gratuito - Régua de cobrança na prática. Como profissionalizar a comunicação com seus clientes com essa poderosa ferramenta.

Parcelar pagamentos no boleto pode aumentar a inadimplência?

Toda modalidade de venda a prazo acarreta no risco de inadimplência, afinal o cliente fica com a responsabilidade de efetuar o pagamento todos os meses. Porém, existem algumas medidas que sua empresa pode tomar para evitar a inadimplência.

A primeira delas é entender a situação do seu consumidor antes da compra, por isso é preciso realizar uma análise de crédito prévia. Consulte seu histórico nos órgãos de controle de crédito.

Você também pode contar com uma plataforma como o Asaas, que possui a função de notificações de cobrança. Com ela, seu cliente é sempre avisado dos prazos de pagamento

Além disso, você deve deixar claro com seu consumidor as consequências do protesto de boleto e também da negativação do Serasa.

Quando é indicado usar o boleto parcelado?

Após entender melhor como funciona o boleto parcelado, você pode ter dúvidas sobre quais os momentos em que ele pode ser utilizado. 

A vantagem do boleto é oferecer uma forma a mais de pagamento para seu cliente. Isso significa que essa opção está diretamente relacionada à situação do seu consumidor e ao produto ou serviço que você está oferecendo.

Considerando todos esses fatores, listamos algumas das situações em que o boleto parcelado pode ser uma boa solução:

Receber doações mensais

ONGs e Igrejas são instituições que podem receber doações. Para isso, é possível utilizar aplicativos para realizar essas operações, através do link de pagamento.

Dentro dessas opções, o boleto parcelado entra como um método de pagamento eficiente. Afinal, fornecendo um carnê para os doadores você possibilita o recebimento dessas quantias de forma recorrente, prática e auditável.

Cobrar mensalidades ou assinaturas 

Como já mencionamos, serviços por assinatura ou por mensalidade – como academias, escolas, auto escolas etc –  podem ser beneficiar ao vender no boleto parcelado.

No caso de clientes que não optem pelo pagamento via cartão ou que não possuam limite suficiente, o boleto parcelado é uma opção barata e acessível.

Parcelar o pagamento de um serviço prestado

Alguns serviços podem ter os valores parcelados via boleto. Isso dá autonomia ao cliente para pagar de forma fracionada e permite flexibilidade para sua empresa oferecer um serviço de valor alto, mas sem perder seus consumidores.

Fazer venda de um produto sem cartão de crédito

A maior vantagem do boleto parcelado é abranger pessoas desbancarizadas ou que não utilizam cartão de crédito para suas compras.

Receber parcelado no boleto é uma estratégia importante para vendas, agregando valor para seu negócio e vantagens para seus clientes. Além disso, se algumas pessoas não gostam de comprar via crédito, o boleto é a melhor opção para parcelar vendas sem cartão e fidelizar clientes.

Quais são as vantagens do parcelamento por boleto?

Como mencionamos, existem muitas vantagens de oferecer o boleto parcelado como uma opção de vendas a prazo para atrair e agregar um número maior de potenciais consumidores.

Além disso, esse recurso também agrega benefícios específicos dentro do seu negócio. Vale ressaltar que para o crescimento e saúde financeira da sua empresa, é sempre importante estar atento a forma como diferentes ferramentas e tecnologias podem agregar nos seus processos. 

A partir de um plano de negócios, você pode decidir como essas soluções podem ser aplicadas e melhorar a experiência oferecida ao seu consumidor. Confira:

1. Aumento da taxa de conversão de vendas

Oferecer uma boa experiência ao consumidor é essencial para aumentar a taxa de conversão. No momento do checkout, seu cliente precisa encontrar as principais opções de pagamento e formas de parcelamento.

2. Maior variedade das formas de pagamento

O boleto parcelado é uma solução que agrega dentro das opções que você pode oferecer ao consumidor, ajudando que ele converta ao encontrar uma forma de pagamento que caiba no seu bolso.

Junto do Pix e cartão de crédito, o boleto é uma das principais formas de pagamento online, e por isso ele precisa estar incluso na sua estratégia de vendas.

3. Facilitação do recebimento de mensalidades

Em pagamentos a prazo ou cobranças recorrentes, é importante que seu cliente esteja habituado ao formato de pagamento, evitando atrasos ou esquecimento. O boleto parcelado é uma solução simples e prática para isso.

Afinal, o cliente já tem em mãos o carnê para realizar a quitação das mensalidades, pagando com flexibilidade e autonomia conforme passam os meses.

Você também pode usar um serviço como o Asaas, que oferece notificações recorrentes que evitam inadimplência e multas de atraso.

4. Garantia de negativação por inadimplência

 Ao utilizar um serviço de boleto parcelado, através de uma ferramenta de automação como o Asaas, você garante também a possibilidade de negativação no Serasa;

Dentro da plataforma você consegue notificar seu consumidor dos atrasos de pagamento, além de negativar caso seja necessário dentro da plataforma. Esse processo torna a negativação mais transparente e prática.

Vale lembrar que a inadimplência é um problema profundo que atinge muitas empresas, por isso, é fundamental estar munido de ferramentas de combate contra essa prática.

5. Automatização da emissão e envio

A automatização também ajuda a otimizar os processos financeiros internos do seu negócio. Com uma plataforma automatizada para gerar seus boletos, você pode reduzir o tempo do trabalho manual, evitar erros e tornar sua empresa mais eficiente.

Esse processo também impacta na experiência do seu cliente, que consegue acessar seus boletos de forma mais prática e segura.

Como gerar boleto parcelado?

Para emitir boleto parcelado, você precisa de uma ferramenta de automatização de pagamentos como o Asaas. Dentro da plataforma você pode configurar o formato de pagamento e oferecer para seu cliente diversas soluções estratégicas.

Além disso, você também conta com diversas ferramentas importantes para seu negócio, como gateway de pagamentos, APIs, negativação no Serasa e serviço de notificações.

Você também pode oferecer as principais formas de pagamento através do Asaas, como pagamento via boleto com QR code, cartão de crédito, débito ou Pix. Confira outras vantagens de utilizar o Asaas:

Faça a cobrança via link de pagamento

Uma opção muito interessante, especialmente para empresas que vendem via redes sociais ou WhatsApp, é utilizar o link de pagamento.

Com essa ferramenta você pode entregar um link pré configurado para seu consumidor, que acessa com um único clique e já se encontra na área de pagamento. 

Esse processo agiliza a etapa de conversão e oferece um método eficiente e seguro para que ele possa converter a compra sem precisar de um site.

Garanta o pagamento com a régua de cobrança

Você também pode tornar o processo de pagamento mais eficiente, evitando riscos de inadimplência, ao definir uma régua de cobrança para suas operações.

Essa ferramenta funciona ao definir um fluxo no qual sua empresa estará sempre em contato para orientar os clientes sobre o pagamento. Você pode definir notificações automáticas como lembretes de pagamento

Utilize um sistema de pagamento automatizado

Utilizar um sistema de pagamentos automatizados ajuda seu negócio a crescer, dando mais escalabilidade a sua empresa. Você pode tornar toda sua logística de pagamentos mais eficiente e permitir uma melhora dos serviços prestados ao seu consumidor.

Além disso, com um sistema automatizado, você pode gerar boleto parcelado com praticidade e eficiência. Não deixe de conferir todas as soluções que o Asaas disponibiliza para sua empresa e aprenda a como utilizar um sistema de emissão de boletos!

No Asaas você tem negativação de devedores