Pagamentos dos clientes: Dicas para gerenciamento

Pagamentos

Receber de todos os clientes dentro do prazo é um desafio enfrentado diariamente por empreendedores dos mais diversos setores. Afinal, a inadimplência pode desequilibrar as entradas e saídas no caixa da empresa, impedindo que ela honre seus compromissos e continue operando com as finanças em dia.

Já sabemos que muitas empresas são desorganizadas ou possuem falhas em suas contas a pagar e, em função disso, comprometem os fluxos de caixa de seus fornecedores, especialmente quando se trata de PMEs.

Se você quer evitar que isso aconteça ao seu negócio, confira algumas dicas que preparamos para gerenciar os pagamentos dos clientes com mais eficiência.

Conheça a situação dos clientes

O primeiro passo é organizar todo o processo: verifique quantos e quais clientes possuem atrasos nos pagamentos e há quanto tempo estão devendo.

Separe aqueles que estão devendo há poucos dias e os que já estão inadimplentes há mais tempo. Para os primeiros, um simples lembrete por e-mail pode ser suficiente para solucionar o problema, enquanto no segundo caso é preciso que você faça um telefonema ou tome outras medidas.

Use a tecnologia a seu favor

Além de solucionar os pagamentos em aberto, sua empresa também já deve olhar para a frente e evitar a repetição de situações similares no futuro.

A utilização de um software para cobranças recorrentes é uma excelente forma de organizar todo o processo de contas a receber. Com ele, é possível enviar a fatura para o cliente e notificá-lo periodicamente sobre a proximidade do vencimento ou então do atraso no pagamento. Tudo isso de forma automática e sem exigir horas de trabalho.

Ofereça opções

Cada cliente pensa e age de forma única. Por isso, é importante que sua empresa ofereça mais de uma opção de pagamento para que ele escolha a forma que lhe parecer mais conveniente naquele momento.

Faça uma pesquisa e veja quais são os métodos de pagamentos preferidos por seus principais parceiros e analise quais podem ser implantados em seu negócio sem que as finanças sejam prejudicadas.

Incentive o pagamento antecipado

Provavelmente, o seu cliente irá se sentir mais propenso a pagar uma conta no prazo caso tenha vantagens ao fazer isso. Não importa se ele ganhará um desconto se pagar antes do prazo ou se o valor devido irá aumentar após o vencimento: o importante é dar uma recompensa para que ele não fique inadimplente.

Não tenha medo de cobrar

Quando seu consumidor não faz o pagamento no prazo, ele está prejudicando suas finanças e impedindo que sua empresa se mantenha para continuar oferecendo produtos e serviços que o atendam. Por isso, caso o cliente continue inadimplente mesmo que seu sistema de contas a receber seja impecável, não tenha medo de cobrá-lo. Lembre-se que quanto mais você esperar para começar a cobrar, menores são as chances de quitação da dívida.

Porém, é importante ter tato para isso. Não seja grosso, não ofenda o cliente. Procure dizer que você está apenas lembrando-o deste encargo e pergunte o que pode fazer para facilitar o pagamento dele.

O processo de contas a receber é fundamental para que a sua empresa não entre no vermelho e siga fazendo negócios com tranquilidade.

E você? Como gerencia os pagamentos dos clientes? Deixe um comentário!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.