Como funcionam as APIs abertas para o gerenciamento de e-commerces

APIEstar perto do cliente é fundamental para o sucesso no varejo. Por conta disso, muitos empresários possuem lojas em diferentes sistemas virtuais. É comum também a existência de lojas físicas e virtuais ao mesmo tempo. Mas você já parou para pensar como se dá a administração de todas essas lojas?

Controle de pedidos, atendimento, estoque, frete e pagamentos. Tudo isso pode mudar de um sistema para outro. Uma loja do Mercado Livre funciona de modo diferente de uma loja do Shopify, que por sua vez é diferente da gestão de uma loja física. Gerenciar mais de uma loja pode ser uma tremenda dor de cabeça. Para tornar as coisas mais simples, alguns sistemas oferecem APIs abertas.

Afinal, o que são as APIs?

A sigla API significa Application Programming Interfaces, que significa Interfaces para Programação de Aplicativos. Essa interface é o que torna possível a troca de informações entre um sistema e outro, sem abrir brechas de segurança.

Para realizar a integração entre o banco de dados da sua loja física e da sua loja virtual no Mercado Livre, por exemplo, você precisaria ter acesso a algumas informações armazenadas no banco de dados do Mercado Livre. Nenhum sistema no mundo permitirá acesso de terceiros ao seu banco de dados pois isso pode tornar todo o serviço vulnerável.

Um comando errado no banco de dados pode causar um prejuízo enorme, sem falar que é preciso preservar a privacidade das pessoas que deixaram suas informações armazenadas ali. É exatamente para isso que as APIs servem. Elas atuam como interface entre um agente externo e o agente interno, protegendo os dados de ambos os lados.

Elas são desenvolvidas para que programadores externos consigam consultar informações e realizar operações no sistema, como se estivessem dentro dele.

Como isso ajuda meu e-commerce?

Imagine que você tenha apenas 10 unidades de um determinado produto no seu estoque. Sua loja está disponível no Mercado Livre, no seu site próprio e em um endereço físico. Então, um cliente entra na sua loja do Mercado Livre e compra 5 unidades. Ao mesmo tempo, outro cliente na loja física faz um pedido de 8 unidades, enquanto mais 2 unidades são solicitadas por meio do seu site.

Para atender aos três clientes você precisará de 15 unidades, mas só existem 10 no estoque. O sistema do site e da sua loja física são integrados pois foram desenvolvidos pela mesma empresa. Eles trocam informações em tempo real para decidir quais pedidos serão atendidos pelo estoque. Contudo, o Mercado Livre não tem a integração. Desse modo, como decidir quem ficará com os produtos?

Uma solução seria criar um estoque específico para os sistemas que não estão integrados. Nesse caso, você pode deixar um cliente da loja física sem produto pois separou algumas unidades para um cliente virtual que você nem sabe se virá.

Com as APIs os desenvolvedores do seu sistema podem criar uma consulta ao banco de dados do Mercado Livre em tempo real, otimizando suas vendas.

Muito além do controle de estoque

Integrar os sistemas é vantajoso por dois grandes motivos. Em primeiro lugar, as suas vendas serão otimizadas. Além disso, você poderá conhecer melhor os seus clientes e o perfil de consumo deles. Essas são informações vitais para seu negócio.

Por meio das APIs você pode rastrear dados importantes sobre as compras online. Horário da compra, valores, método de pagamento, prazo de entrega e etc. Fazendo isso será possível identificar perfis de comportamento em cada um dos sistemas. Isso lhe ajudará a otimizar a oferta de produtos.

Para exemplificar, é possível que você perceba que na sua loja física as compras possuem um valor mais alto e são pagas em prestações mais longas. Enquanto que no Mercado Livre os clientes compram valores menores, mas pagam à vista. Com isso em mente, você pode diversificar a oferta de produtos com valor menor no Mercado Livre enquanto investe em flexibilidade de pagamento para a loja física.

Operar em diversos sistemas é fundamental para estar próximo ao cliente. Conhecer bem esse cliente é importante para o seu sucesso no comércio online.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.