Quais os principais meios de pagamento para seu e-commerce?

Online shopping. Credit card on laptop keyboard. E-commerce.

O Brasil fechou o primeiro semestre de 2014 com 16 bilhões de reais em faturamento pelo  mercado e-commerce, representando um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. E essa significativa cifra só demonstra o alto potencial do segmento, que tem tudo para continuar crescendo cada vez mais.

Só em outubro desse ano, o mercado alcançou a impressionante marca de 32 milhões de usuários únicos, batendo, mais uma vez, recordes. Tecnologias à parte, um dos grandes responsáveis por esse crescimento nas vendas é a oferta de diversas formas de pagamento nas lojas virtuais, possibilitando que o cliente escolha a melhor forma para pagar por seus produtos.

Mas, afinal, quais são esses diversos métodos de pagamento? Será que eles servem para todas as empresas? Pois é o que vamos entender agora. Então confira:

Gateways de pagamento

Esses gateways são empresas que intermedeiam as vendas por meio dos cartões de crédito, proporcionando uma segurança a mais tanto para o e-commerce como para os clientes, fomentando, assim, as vendas.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer a contratação de um gateway de pagamento, bastando entrar em contato com a empresa para negociar os valores e as taxas cobradas por cada venda. Vale ressaltar que uma das exigências para a implementação dessa modalidade de pagamento é a obtenção de certificados digitais por parte da loja, o que assegura a confidencialidade da informação.

Plataformas intermediadoras

Com essa alternativa, em vez de o cliente fornecer os dados de seu cartão de crédito para o e-commerce, ele faz o login em uma dessas plataformas, que intermediarão, a partir daí, a transação financeira, preservando os dados do usuário.

A vantagem dessa intermediação é que o comércio passa a contar com a garantia do pagamento e o cliente pode utilizar tanto o cartão de crédito quanto o de débito em conta corrente, uma opção a mais para quem prefere comprar à vista.

Parcerias com bancos

Alguns bancos disponibilizam seus próprios sistemas de pagamento para os e-commerces, visando dar um atendimento diferenciado a seus clientes. Essa é mais uma maneira de proporcionar comodidade aos consumidores e fidelizar aqueles usuários dos bancos parceiros.

Vale lembrar que é extremamente importante verificar, nesse caso, o valor das taxas cobradas, para não acabar perdendo parte do seu lucro com seu pagamento.

Depósitos ou transferências

Esses sistemas permitem o acesso direto ao banco do usuário, bem como ao banco de destino para a realização da transação comercial. Esse modelo ainda é pouco utilizado, mas pode ser uma boa alternativa para quem deseja oferecer o máximo de possibilidades de pagamento possível a seus clientes.

Boletos bancários

Consagrado como uma das formas mais seguras de pagamento, o boleto bancário costuma estar presente na maioria esmagadora de e-commerces. De geração e quitação fáceis, essa é uma alternativa extremamente segura para se realizar os pagamentos das compras on-line, não exigindo o fornecimento de nenhum número de cartão ou senha.

Para gerar esses boletos, você pode contar com uma plataforma de qualidade, que permita a customização das informações de cada título, o envio facilitado da cobrança e um controle mais rigoroso sobre a efetivação dos pagamentos.

E então, quais dessas alternativas seu e-commerce já oferece aos consumidores? Qual delas chamou mais sua atenção pelas facilidades oferecidas? Comente aqui e compartilhe suas impressões e experiências conosco!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.