Como definir o público para vender mais?

Target Your Customers Sticky Notes

Já parou para pensar qual é o fator que mais influencia o sucesso de uma empresa? A maioria poderia dizer que é a qualidade do produto, já outros levantariam a bandeira do atendimento ao cliente enquanto outros tantos defenderiam o marketing como sendo o fator de maior impacto. Mas já pensou que a capacidade que uma empresa tem de definir bem seu público é que pode ser o fator preponderante?

O fato é que não existe um produto ou serviço que seja bom o suficiente para todo e qualquer público. Justamente por isso, a qualidade do que é comercializado depende do quão relevantes esses itens são para um determinado segmento de clientes. Da mesma maneira, sem definir um público fica simplesmente inviável prestar um bom atendimento, uma vez que personalização é premissa de qualidade também nesse quesito. E, claro, sem uma segmentação de clientes eficaz não há estratégia de marketing que sobreviva.

Mas como saber se você está direcionando seus esforços para o público certo? Sua empresa por acaso já tem um público devidamente definido? Pois então aprenda agora mesmo, neste post, a segmentar clientes para vender mais!

Coloque-se no lugar dos clientes

Se seu público-alvo ainda não está muito claro para você, comece se colocando no lugar de seus clientes e respondendo às seguintes questões: por que seu produto ou serviço é tão importante? O que ele oferece e qual é o seu real diferencial frente à concorrência? Mas atenção: na hora de responder a si mesmo, deixe de lado a visão corporativista e avalie honestamente o que você oferece aos clientes, ok?

Nesse momento vale fazer uma pesquisa de campo, uma enquete ou selecionar alguns de seus melhores clientes para uma entrevista, por exemplo. Procure saber como seu produto é útil no dia a dia e o que ele representa para esses clientes. Aproveite também para saber o que poderia ser melhorado. Esse contato direto com o público ajudará — e muito! — a entender como seus clientes o vêem, podendo trazer ótimos insights sobre quais são as necessidades dessas pessoas.

Crie buyer personas para definir público

A construção de buyer personas é uma estratégia muito eficiente na hora de definir público. Essas personas são, basicamente, compradores fictícios que reúnem uma série e qualidades e atributos comuns ao seu público. Criar uma persona é reunir, em um ou mais perfis, as principais características que resumem seu segmento. Por motivos óbvios, essa construção não deve ser feita aleatoriamente! Assim, baseie-se em pesquisas e analises sobre sua clientela e defina características relevantes — como sexo, localização, idade, interesses, desafios e tudo o que puder influenciar a escolha por seu produto ou serviço.

Para empresas SaaS, a construção de personas é ainda mais importante, já que elas lidam com públicos muito específicos e precisam direcionar seus esforços de divulgação para o segmento certo — muitas vezes diretores de empresas, líderes e gestores de áreas específicas. Da mesma maneira, definir público por  meio de buyer personas ajuda essas empresas a aperfeiçoarem seus produtos de acordo com os interesses e as necessidades do segmento atendido. Com um produto melhor e mais adequado a seu público, essas empresas certamente vendem mais!

Agora comente aqui e nos conte se sua empresa já tem uma estratégia de segmentação de clientes! Ficou ainda alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco suas experiências e seus questionamentos e participe da conversa!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.