Comece a fazer cobrança online e profissionalize o seu negócio

por Cobrança

Publicado em 22 de outubro, 2013 | Atualizado em 31 de outubro, 2022

A cobrança online é uma prática cada vez mais comum no mercado, adotada por empresas de todos os segmentos da economia. Trata-se de um recurso importante para evitar a inadimplência sem comprometer o relacionamento com os consumidores.

Nesse sentido, ter uma abordagem profissional para realizar cobranças é essencial para preservar as receitas e não ferir a imagem do negócio. Para tanto, a internet se destaca como uma ferramenta eficaz para uma comunicação direta, individualizada e agradável.

Se você deseja modernizar e ter maior eficiência no sistema de cobranças no seu negócio, é imprescindível contar com a tecnologia. Pensando nisso, confira neste post quais as vantagens da cobrança online e dicas valiosas para aplicar na empresa.

Conteúdo

Quais as vantagens de profissionalizar a cobrança de um negócio?

Lidar com o setor financeiro é um desafio para todo empreendedor, pois envolve diversos contratos, bancos e outras instituições financeiras. Além disso, é preciso administrar os pagamentos dos funcionários, fornecedores e conduzir a gestão.

Diante disso, um dos aspectos mais relevantes é o sistema de cobranças, pois tem influência direta na gestão financeira, resultados e satisfação do cliente. No entanto, existem softwares que realizam atividades que podem desafogar o acúmulo de atividades na contabilidade.

Exemplo disso é a cobrança online, veja suas vantagens:

Centralização dos dados

Uma das principais vantagens de ter um serviço de cobrança integrado é a centralização das operações. Dessa forma, é possível visualizar os meios utilizados em cada um dos créditos de forma consolidada.

Esses sistemas conseguem agregar diversas formas de pagamento, que vão dos cartões aos boletos bancários, dentre outras opções. Além disso, o software produz relatórios gerenciais e oferece todos os benefícios de estar na nuvem, por exemplo, acesso e disponibilidade, rapidez e segurança.

Gestão de assinaturas

Se seu e-commerce oferece vários planos com preços diferentes, também é possível gerenciar as assinaturas de forma integrada. Elas ficam classificadas de acordo com seu status e são automaticamente atualizadas mediante o pagamento do cliente.

O programa controla o valor dos pacotes de cada um dos consumidores e seu período de vigência, notificando por e-mail as transações.

Com os softwares de cobrança é possível também controlar pagamentos parcelados independente da modalidade escolhida pelo cliente. Assim, o programa integra e atualiza toda a base de usuários do seu e-commerce em tempo real.

Controlar os pagamentos recorrentes de cartões de crédito ou de boletos bancários fica mais simples com estes programas. Independente da área de atuação de seu e-commerce é interessante automatizar o processo de cobrança de múltiplas contas com datas de vencimentos e períodos de vigência diversos, tudo isso de forma integrada.

Pagamentos recorrentes

Com a cobrança online, é possível configurar o envio automatizado das cobranças por e-mail e todas as informações ficam disponíveis para produção de relatórios financeiros. Sendo assim, o empreendedor terá maior controle e a oportunidade de otimizar o tempo.

Produtividade e eficiência

Por fim, além das vantagens já mencionadas é importante ressaltar o aumento de produtividade proporcionado pelos softwares de cobrança. Além de reduzir a margem de erros, a segurança de todas as operações é garantida por meio de transferência de dados inscritos.

O sistema também pode ser configurado para realizar backups periódicos e registrar o histórico das atividades. Com seus relatórios automáticos fica mais fácil para o departamento financeiro prestar contas aos diretores da empresa, possibilitando, inclusive, a integração e controle de eventuais filiais.

A automação das cobranças e a gestão dos contratos com as diversas instituições financeiras garantem mais produtividade para seu negócio – é a oportunidade ideal para focar em estratégias para aprimorar a qualidade e melhorar a experiência dos clientes.

Banner baixar e-book gratuito - Guia de cobrança para empreendedores. Aprenda como reduzir a inadimplência de uma vez por todas.

Como implementar a cobrança online no seu negócio?

Para ter um sistema de cobrança online eficiente, é preciso ter atenção e cuidados ao escolher um software que atenda suas expectativas. Para tanto, você precisa ter decisões bem tomadas e considerando aspectos do seu negócio e características do público-alvo.

Veja o que fazer para ter um bom sistema de cobrança online:

Faça um planejamento

O planejamento é um tipo de atividade indispensável para todos os aspectos profissionais e pessoais. Sendo assim, antes de definir o sistema, faça um bom planejamento, considerando seus objetivos, necessidades, formas de pagamento disponíveis e o comportamento do consumidor.

Escolha uma plataforma

Com o planejamento definido, escolha o sistema que mais atenda suas necessidades. Para tanto, é preciso contar com uma empresa confiável, que ofereça um software moderno e com funcionalidades automatizadas, para tornar o trabalho mais eficaz e agradável.

banner Guia de Cobrancas para Empreendedores

Contrate um serviço antifraude

A segurança no uso da internet e dos sistemas digitais deve ser uma prioridade, devido à grande ocorrência de crimes cibernéticos no país. Portanto, contrate um serviço que tenha proteção antifraude, para ter tranquilidade e garantir a segurança dos seus clientes.

Ofereça diferentes formas de pagamento

Oferecer diversas formas de pagamento é um diferencial de qualquer negócio, pois cada consumidor tem um perfil diferente. Alguns preferem pagar com boletos, ou por transferência bancária, outros com cartão de crédito e há também aqueles que utilizam mecanismos de empresas de cobrança.

Por isso, ao diversificar as modalidades de pagamento você aumenta a base de clientes em potencial de sua empresa. Além de facilitar os processos de recebimento após as negociações efetuadas pela cobrança online, fator importante para os resultados.

Existem custos para o empreendedor ter a cobrança online?

A cobrança online é um processo realizado de forma automatizada por softwares, desenvolvidos especificamente para esse serviço. Dessa forma, é possível que sejam cobradas taxas de manutenção e para configurar o meio de pagamento no seu site.

Nesse sentido, é importante analisar as alternativas e contar com uma parceria que forneça um bom sistema de cobrança, garanta o apoio, tenha funcionalidades abrangentes e segurança de dados, para executar uma gestão completa e livre de imprevistos.

Com as vantagens citadas acima ficou claro que a profissionalização de cobranças e pagamentos não só ajuda na segurança do seu negócio, como também permite que você e seus funcionários foquem em outros problemas reais da empresa.

Ao contar com essa modernidade e praticidade, o planejamento estratégico do seu negócio será mais efetivo, aumentando as receitas. Inclusive, contribuindo para evitar a inadimplência, criando soluções para receber valores sem perder clientes.

Como você percebeu, a cobrança online é um recurso inovador e com potencial para elevar os seus resultados e acelerar o recebimento de receitas. Portanto, se deseja aperfeiçoar a gestão do seu negócio, contar com essa solução é a melhor alternativa.

Gostou do post? O que acha de continuar lendo conteúdos relevantes e entender mais sobre a gestão de cobranças? Leia agora mesmo o que é régua de cobrança e como aplicar na sua empresa!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas