Qual a importância de fazer o cadastro de clientes?

Seja qual for o porte da empresa, é muito importante manter um cadastro de clientes. Isso porque dados desatualizados podem distanciar o consumidor da proposta do negócio, além de prejudicar resultados e ações estratégicas. Essa simples providência é uma aliada indispensável também na tomada de decisões da organização.

Afinal, em um mercado competitivo e com um público cada vez mais exigente, é ideal conhecê-lo a fundo para atendê-lo de forma satisfatória. E assim, não somente fidelizá-lo, mas tê-lo como um grande suporte na prospecção de novos clientes — uma vez que seus serviços e produtos passarão a ser recomendados sempre com confiança.

Mas como fazer esse cadastro e quais são suas principais vantagens? A resposta para esses questionamentos e uma explicação detalhada acerca do assunto estão neste artigo. Continue a leitura!

Quais informações devem ser coletadas para realizar o cadastro de clientes?

O cadastro de clientes deve ser feito do jeito mais completo possível. Portanto, o primeiro passo é colher dados básicos do consumidor, como nome completo, telefone, e-mail, endereço, data de aniversário, escolaridade, profissão e últimas compras. A partir disso, será possível traçar um perfil inicial do seu cliente com quem você precisa conversar — e passar a prestar um atendimento único a ele.

Chamá-lo pelo nome e parabenizá-lo no aniversário parecem atitudes simples, mas que fazem a diferença na hora de criar uma proximidade maior entre o cliente e a empresa. Além disso, é essa ponte que permitirá, em um futuro próximo, coletar dados mais específicos, que poderão ser usados para conceber novos produtos e serviços ou melhorar os que já são oferecidos.

Na medida em que o laço se estreita, você poderá registrar preferências pessoais de seu cliente, contar com um feedback mais sincero e acertado e saber dele outros detalhes de consumo. Até, por fim, entender quanto ele está disposto a pagar pelas propostas da empresa e o que você pode fazer para incrementar essa aceitação.

Qual é a importância dessa ação para a empresa?

Manter um cadastro de clientes traz inúmeras vantagens para a empresa. Inclusive para aumentar as vendas e trazer uma consolidação maior para a marca, algo muito importante para se manter firme perante a concorrência. Aqui estão alguns dos principais pontos que reafirmam a importância dessa ação.

Divulgação de produtos e serviços

Quando você tem um cadastro atualizado de clientes, consegue divulgar seus produtos e serviços de uma maneira mais direcionada. É possível saber o que sugerir a cada um e evita que o cliente se encha de informações pelas quais não demonstra real interesse. Ele fica sabendo apenas das novidades que são importantes, filtradas e objetivas. Assim, não se perde em meio a algo que não combina com ele e se aproxima mais da ação definitiva de compra.

Identificação do público-alvo

Saber realmente quem é seu público-alvo permite que você crie ações e estratégias de marketing mais precisas. Ao saber com quem fala, sua comunicação se torna mais clara e sua linguagem se alinha com o receptor. Além de ser esse o caminho mais rápido para entender as necessidades primordiais do consumidor e trabalhar para materializá-las em forma de produtos e serviços.

Manutenção de relacionamento

Se você tem em mãos os dados de seus clientes, também tem a oportunidade de deixar a manutenção de relacionamento em dia. É possível, por exemplo, entrar em contato para verificar se deu tudo certo com o uso do produto ou serviço e se o comprador tem algo a acrescentar.

É importante apenas se lembrar de realizar esse retorno no período adequado, dando tempo suficiente de um teste expressivo para um feedback interessante. Isso reforça a atenção que a empresa dá ao consumidor e mostra que ela realmente dá valor ao que ele acha.

Quais cuidados precisam ser tomados na coleta?

De nada adianta ter um cadastro repleto de clientes se ele não for cultivado da maneira correta. Um cadastro antigo ou incompleto mais atrapalha do que ajuda, além da possibilidade de gerar alguns transtornos ao contatar o cliente de forma inconveniente, falando sobre assuntos que não se encaixam realmente em seus hábitos de compra. Esses são os cuidados que devem ser tomados para que isso não aconteça.

Atualização cadastral

Periodicamente, converse com seus clientes para verificar se algo mudou em seu cadastro. Seja o telefone, o endereço ou mesmo maiores detalhes sobre suas preferências, é indispensável ter esse registro atualizado sempre. Dessa forma, você consegue se antecipar às necessidades do consumidor e ele não fica esperando por uma intervenção da empresa, pois sabe que ela virá ao seu encontro.

Bom relacionamento com o cliente

Saber um pouco mais sobre seu público ajuda a criar uma relação de cordialidade, mas também de estrita confiança. O cliente se sente à vontade, até mesmo, para fazer alguma possível reclamação, mas sem qualquer agressividade, já que sabe que terá um retorno satisfatório — como merece. Além disso, ele se sente seguro de ter um atendimento personalizado, no qual pode tirar suas dúvidas, fazer perguntas e também solicitações exclusivas, já que a empresa estará sempre à disposição.

Manter cadastro além dos clientes ativos

Por fim, é importante ressaltar que o cadastro não deve ser apenas de clientes fiéis. Aqueles que compraram uma única vez também devem estar presentes na lista. Por que ele não voltou mais? O que aconteceu para que realizasse apenas uma compra? É importante entender o que aconteceu, não apenas para trazer o cliente de volta, mas para melhorar a abordagem e a forma de trabalho de maneira geral.

Viu só todos os benefícios que estão agregados a um simples cadastro de clientes? Realmente, é válido se dedicar a essa organização, por isso, conte com uma plataforma eficiente e intuitiva para otimizar esse processo — que é delicado e precisa ser minucioso. Depois é só colher os frutos positivos para os resultados do seu negócio!

Ainda precisa de mais táticas para estimular suas vendas e ações estratégicas? Então, descubra agora como criar um programa de fidelidade para seus clientes e mescle as alternativas conforme seus objetivos. Sua empresa, sem dúvida alguma, só tem a crescer!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.