Cadastro de clientes grátis e online: conheça 5 ferramentas para seu negócio

por Logística e Vendas

Ter um sistema de cadastro de clientes é fundamental para o dia a dia de qualquer empresa, seja de produtos ou de serviços. Afinal, é a partir de um bom cadastro que o negócio pode criar ações de relacionamento e pós-vendas envolvendo avaliações, lançamentos, oportunidades, descontos, entre outras para os clientes cadastrados.

Você já pensou que pode organizar as informações dos seus clientes e até mesmo automatizar algumas tarefas por meio de ferramentas gratuitas e online? Pois é isso que viemos te apresentar neste conteúdo.

Fizemos uma lista com ferramentas que podem ser muito úteis para as suas rotinas, oferecendo um cadastro de clientes simples e inteligente para trazer melhores resultados para a sua empresa.

E, então, quer saber que ferramentas para cadastrar clientes são essas? É só continuar a leitura para ficar por dentro!

Conteúdo

Para que serve o cadastro de clientes?

Antes de descobrir quais são as ferramentas grátis e online que você pode ter na sua empresa, é importante que você entenda por que vale a pena ter um cadastro de clientes.

Ao ter um registro de informações relevantes sobre os seus clientes, a sua empresa terá mais oportunidades para planejar e criar ações, como:

Promoções

Por exemplo, com a informação da data de nascimento dos seus clientes, é possível enviar descontos de aniversário para eles, promovendo novas oportunidades de vendas.

Logística

O cadastro de clientes online é um recurso muito útil para a logística, uma vez que ter informações corretas contribui para o adequado envio de mercadorias e para a solução rápida de erros de distribuição, por exemplo.

Marketing

As ações de marketing dependem muito de informações relevantes sobre os clientes. Só assim é possível construir os perfis e criar campanhas direcionadas para realmente aumentarem as vendas e trazerem bons resultados.

Qual a importância do cadastro de clientes para a empresa?

Ter um cadastramento de clientes facilita o seu dia a dia. Imagine ter as informações dos seus clientes todas espalhadas e salvas cada uma em um repositório.

Dessa forma, fica muito mais difícil trabalhar com eficiência. Afinal, sempre que você precisar encontrar essas informações, terá que buscá-las em vários locais diferentes e ainda corre o risco de não encontrá-las.

Por outro lado, quando você centraliza essas informações, guardando-as todas em um mesmo local, as ações ficam mais práticas e funcionais, tomando menos o seu tempo e trazendo resultados mais efetivos.

Aqui estão alguns dos principais pontos que reafirmam a importância dessa ação.

Divulgação de produtos e serviços

Quando você tem um cadastro atualizado de clientes, consegue divulgar seus produtos e serviços de uma maneira mais direcionada.

É possível saber o que sugerir a cada um e evita que o cliente se encha de informações pelas quais não demonstra real interesse. Ele fica sabendo apenas das novidades que são importantes, filtradas e objetivas.

Identificação do público-alvo

Saber realmente quem é seu público-alvo permite que você crie ações e estratégias de marketing mais precisas. Ao saber com quem fala, sua comunicação se torna mais clara e sua linguagem se alinha com o receptor.

Além de ser esse o caminho mais rápido para entender as necessidades primordiais do consumidor e trabalhar para materializá-las em forma de produtos e serviços.

Manutenção de relacionamento

Se você tem em mãos os dados de seus clientes, também tem a oportunidade de deixar a manutenção de relacionamento em dia. É possível, por exemplo, entrar em contato para verificar se deu tudo certo com o uso do produto ou serviço e se o comprador tem algo a acrescentar.

É importante apenas se lembrar de realizar esse retorno no período adequado, dando tempo suficiente de um teste expressivo para um feedback interessante. Isso reforça a atenção que a empresa dá ao consumidor e mostra que ela realmente dá valor ao que ele acha.

Como fazer um cadastro de cliente eficiente?

O cadastro de clientes deve ser feito do jeito mais completo possível. Portanto, o primeiro passo é colher dados básicos do consumidor, como nome completo, telefone, e-mail, endereço, data de aniversário, escolaridade, profissão e últimas compras.

A partir disso, será possível traçar um perfil inicial do seu cliente com quem você precisa conversar — e passar a prestar um atendimento único a ele.

A seguir, veja algumas dicas e cuidados que precisam ser tomados na coleta de dados:

Atualização cadastral

Periodicamente, converse com seus clientes para verificar se algo mudou em seu cadastro. Seja o telefone, o endereço ou mesmo maiores detalhes sobre suas preferências. É indispensável ter esse registro atualizado sempre.

Bom relacionamento com o cliente

Saber um pouco mais sobre seu público ajuda a criar uma relação de cordialidade, mas também de estrita confiança. O cliente se sente à vontade, até mesmo, para fazer alguma possível reclamação, mas sem qualquer agressividade, já que sabe que terá um retorno satisfatório — como merece.

Além disso, ele se sente seguro de ter um atendimento personalizado, no qual pode tirar suas dúvidas, fazer perguntas e também solicitações exclusivas, já que a empresa estará sempre à disposição.

Manter cadastro além dos clientes ativos

Por fim, é importante ressaltar que o cadastro não deve ser apenas de clientes fiéis. Aqueles que compraram uma única vez também devem estar presentes na lista.

Por que ele não voltou mais? O que aconteceu para que realizasse apenas uma compra? É importante entender o que aconteceu, não apenas para trazer o cliente de volta, mas para melhorar a abordagem e a forma de trabalho de maneira geral.

5 ferramentas para cadastro de clientes grátis e online

Agora que você já sabe para que serve e por que é importante ter um cadastro de clientes, vamos para a nossa lista de ferramentas grátis e online para você fazer isso da maneira mais fácil e prática.

A seguir, trouxemos 5 ferramentas simples para você criar o seu cadastro de clientes grátis.

1. Ficha de cadastro de clientes

As fichas estão entre as principais ferramentas para cadastro de clientes de estabelecimentos de atendimento presencial, como lojas físicas e consultórios.

Geralmente, são feitas em papel mesmo ou em documentos salvos no computador. Não são tão simples de consultar ou atualizar, mas já quebram um galho quando a empresa precisa ter informações dos clientes registradas.

2. Planilhas no Excel

O Excel é um grande aliado das empresas. Usando planilhas, é possível ter um cadastro de clientes simples, com informações pessoais e até mesmo características, preferências etc., que podem ser úteis para a sua rotina e para a promoção de vendas.

Em uma planilha de cadastro de clientes, não pode faltar:

  • Nome completo;
  • Documento de identificação;
  • Data de nascimento;
  • Profissão;
  • Endereço completo;
  • Celular;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Qual foi o primeiro canal de contato (como conheceu a marca).

3. Formulários online

Outra forma simples de fazer um cadastro de clientes de forma gratuita e online é por meio de formulários salvos na nuvem.

Os formulários online podem ser criados com as perguntas que forem interessantes para a realidade da sua empresa e enviados para os clientes. Assim que eles responderem, as respostas ficam salvas e são compiladas em um documento que você pode baixar ou usar apenas online.

Dessa forma, você tem salvas as informações necessárias dos seus clientes para usar no dia a dia ou em uma ação específica, dependendo do objetivo e das perguntas realizadas.

Você pode usar os Formulários Google, por exemplo.

4. Aplicativo para cadastro de clientes

Existem aplicativos para cadastro de clientes gratuitos que podem ser recursos bem interessantes para o dia a dia das empresas, sejam para uso no computador ou no smartphone.

A ideia desses app para cadastro de clientes é automatizar um pouco mais as tarefas para envio de e-mails, por exemplo.

5. Sistema ERP

Os ERPs são sistemas mais robustos, que funcionam não apenas como um programa para cadastro de clientes, mas como uma plataforma completa para gestão integrada dos processos da empresa.

No entanto, um programa para cadastrar clientes, é uma opção que oferece diversas funcionalidades, como acompanhar a venda desde a prospecção, passando pela emissão do pedido, pelo faturamento, pela cobrança, até o recebimento.

Além disso, você pode automatizar o envio de notificações e e-mails com confirmação de recebimento e abertura, por exemplo.

Vale a pena automatizar o cadastro de clientes?

Como você viu, existem diferentes meios para fazer cadastro de clientes, mas o sistema automatizado é o melhor e mais seguro.

Um bom ERP oferece muito mais do que uma plataforma de cadastro de clientes, podendo ser usado em inúmeros outros processos, otimizando a gestão da sua empresa.

Quer saber mais sobre as vantagens de um ERP para pequenas empresas e escolher o ideal para o seu negócio? Confira este conteúdo: ERP para pequenas empresas: descubra qual é o melhor

No Asaas você tem vendas por link de pagamento