O que é gateway de pagamento e como funciona?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 8 de agosto, 2016 | Atualizado em 12 de maio, 2022

Pagamento é um dos elementos mais importantes de qualquer negócio! Afinal, é o momento que finalmente a empresa recebe o valor monetário pelo serviço prestado ou pelo produto vendido. Uma empresa só se mantém viva com a operação em dia se realizar vendas e se receber por elas.

No caso de empresas que trabalham com qualquer tipo de compra on-line, principalmente modelos de e-commerces e SaaS (Software as a Service), há maneiras seguras de facilitar esse processo. Exemplo disso é a utilização de gateways de pagamento para processar as vendas.

Conteúdo:

O que é gateway de pagamento e como funciona?

Gateways de pagamento são plataformas que auxiliam a operação de pagamentos on-line, facilitando a transmissão dos dados do cliente entre a empresa contratada e as instituições bancárias que irão processar a transação.

Como funciona o gateway de pagamento?

Para exemplificar o funcionamento dos gateways de pagamento, vamos pensar no funcionamento da famosa maquininha de cartão de crédito. O cliente vai à loja, escolhe o produto e resolve pagar com o cartão de crédito.

Ele insere o cartão na maquininha, que por sua vez, se conecta com o banco do cliente, verificando se é possível realizar aquela transação. O banco autoriza a transação e a compra é aprovada.

Depois disso, a loja apresenta as informações, o banco verifica que a transação foi válida e, então, libera o acesso ao valor daquela compra para loja. Os gateways de pagamento funcionam de maneira semelhante no mundo on-line, sendo responsáveis por todo esse processo.

Quais são as vantagens do gateway de pagamento?

Além de ser um fator de auxílio nas operações de pagamento on-line e um grande facilitador na transmissão de dados do cliente para a empresa, o gateway de pagamento oferece outros benefícios para o negócio.

Para que você possa entender quais são os impactos dessa funcionalidade para a performance do seu negócio, listamos aqui algumas das principais vantagens de adotar essa solução, veja:

1. Segurança

Com os gateways de pagamento, há a opção de proteção do negócio, não permitindo transações com a utilização de cartões de crédito falsificados, roubados ou com saldo insuficiente para a compra. Basta se conectar com alguma solução antifraude.

2. Redução de custos

Imagine o quanto custaria se você tivesse que implantar do zero o processo de pagamento on-line do seu negócio. Esse custo, comparado aos gastos com a implementação de um gateway de pagamento, é muito elevado.

Cada gateway precifica o serviço de uma maneira diferente, mas no geral, você pagará conforme o volume de transações.

3. Otimização de tempo

Com essa opção, o tempo de processamento das transações é muito mais rápido, dando um retorno para o cliente e a empresa sobre a transação praticamente em tempo real.

5. Apoio a gestão

Geralmente os gateways fornecem interfaces administrativas que podem apoiar a gestão da empresa em relação ao controle operacional dos pagamentos até a emissão de relatórios para o departamento financeiro.

6. Confiabilidade

Empresas que utilizam gateways de pagamento transmitem mais confiança para o seu público-alvo, evitando as chances de abandono de carrinho (para e-commerces) e a não concretização da contratação do serviço (empresas SaaS e outros serviços oferecidos pela internet).

Tendo em vista todos os pontos acima, é muito mais fácil, seguro e rápido se a sua empresa começar a utilizar gateways de pagamento o quanto antes para fortalecer suas vendas e garantir os pagamentos.

Isso porque a prática de trocar dados bancários para depósito por meio das mídias sociais ou do próprio site está cada mais ficando obsoleta e insegura!

Agora que você já sabe o que é gateway de pagamento, descubra quais são os melhores gateways de pagamento para empresa.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas