Tire todas as suas dúvidas sobre boleto bancário

por Cobrança

Publicado em 2 de janeiro, 2020 | Atualizado em 23 de março, 2023

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, afinal, ele é prático, seguro e de baixo custo. Como ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto entre os empreendedores, elaboramos este guia para que você desvende o boleto bancário campo a campo, além de conhecer suas vantagens e desvantagens e as regras de emissão. Acompanhe!

Conteúdo

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é uma forma de pagamento, materializada através de um documento físico ou virtual. Ele é utilizado principalmente para realizar cobranças sobre produtos ou serviços, tendo sido lançado em outubro de 1993 pelo Banco Central.

Vale ressaltar que o boleto é padronizado e regulamentado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também é responsável por normatizar e fiscalizar as transações bancárias feitas no Brasil.

Qual é a diferença de boleto com registro e sem registro?

Entenda a diferença entre o boleto bancário com registro e sem registro e, veja qual é a forma correta de emitir cobrança.

Boleto bancário registrado

O boleto registrado é aquele em que o emissor comunica ao banco sobre a transação, através do envio dos arquivos para o sistema da instituição. Esse processo permite que o banco cruze informações e valide a emissão do boleto, evitando fraudes e pagamento de valores indevidos.

Entre as informações a serem repassadas estão o CPF ou CNPJ, o valor total do produto ou serviço e a data de vencimento. Além disso, precisam ser informadas as taxas de juros e multas que poderão ser cobradas em caso de atraso.

Todos os envios de informações provenientes de boletos registrados são feitos por meio de um arquivo que deve ser enviado para o sistema do banco. Assim que o recebimento dos dados for identificado, o boleto estará disponível para o pagamento e para o recebimento.

No entanto, se você optar por utilizar uma plataforma ou sistema que faz a emissão de boletos bancários, terá ainda mais vantagens e facilidades, como mais segurança e menores custos em todo o processo, já que os bancos cobram uma taxa para emitir os boletos, independentemente de serem pagos ou não.

Boleto bancário sem registro

Até setembro de 2018, era possível emitir o boleto bancário sem registro, também conhecido como boleto simples. Nessa opção, não eram cobradas tarifas nem havia a obrigatoriedade de fazer o envio de arquivos para os bancos e instituições financeiras. No entanto, isso não é mais permitido, pois já estão em vigor as novas regras sobre boleto.

Mesmo na época em que era permitido gerar boletos simples, as empresas precisavam ter um controle extremamente rígido sobre os seus recebimentos. Além disso, uma parcela considerável dos boletos sem registro que eram emitidos em sites de compras não eram pagos, pois o consumidor acabava desistindo da compra. 

Além disso, o boleto simples era alvo de fraudes com frequência, já que os valores e destinatários podiam ser facilmente alterados. Sem contar que não havia a opção de protestar o boleto, o que significava uma perda de todo o custo da emissão.

Em razão dos grandes problemas gerados, a Febraban resolveu proibir, em novembro de 2018, todos os boletos sem registro, tornando obrigatório o envio de informações para a emissão, inclusive os e-commerces.

Isso foi feito por meio da nova plataforma da Febraban, que teve a sua tecnologia aprimorada, para que fossem implementados mecanismos de segurança com o objetivo de evitar fraudes e transtornos, principalmente aqueles em que os códigos de barra dos boletos sem registro eram alterados por pessoas mal intencionadas.

Banner baixar e-book gratuito - Régua de cobrança na prática. Como profissionalizar a comunicação com seus clientes com essa poderosa ferramenta.

Quais são os tipos de boletos bancários?

Os tipos boletos bancários são separados em três categorias: os avulsos, os carnês e as assinaturas. 

Boleto Avulso

O tipo avulso é aquele utilizado para o pagamento de compras à vista, pois é feita uma cobrança única com o valor total do serviço ou produto adquirido.

Boletos parcelados em forma de Carnê

Já o carnê é composto por uma sequência de boletos para pagamento parcelado. Ele é entregue de uma só vez para o comprador ou tomador dos serviços, porém o pagamento é feito em datas distintas.

Boleto para pagamento por Assinatura

Há ainda um terceiro tipo de boleto: as assinaturas. Nesse modelo, as cobranças são recorrentes, ou seja, os pagadores recebem periodicamente um boleto, com o mesmo valor e data de vencimento.

Quais são os campos de um boleto bancário?

Segundo os padrões da Febraban, é necessário que o boleto bancário apresente os seguintes campos:

Recibo do pagador e ficha de compensação

Quando o boleto bancário é apresentado e pago na forma física, ele é dividido e cortado em duas partes. 

Uma delas é o recibo do pagador, no qual deve constar o valor a ser pago e a data de vencimento, além dos nomes do beneficiário e do pagador da transação. Como o próprio nome indica, o recibo do pagador é a via de quem pagou o boleto.

Já a ficha de compensação deve ter todos os campos obrigatórios e determinados pela Febraban e fica com o banco ou com a instituição onde o título foi quitado.

Nome do banco ou instituição financeira

A primeira seção do boleto bancário deve ser preenchida com o nome e a logomarca do banco ou instituição financeira para onde o valor cobrado será destinado. Normalmente, é a primeira informação à esquerda do documento.

Código do banco

O código do banco corresponde ao Código das Instituições Bancárias na Compensação (Compe) da instituição financeira, que deve ser acompanhado pelos três dígitos verificadores. 

Linha digitável

Essa é a linha que contém os números do código de barras, que são utilizados quando o código está danificado ou para pagamentos online sem o leitor de código. Essa linha é formada por 47 ou 48 dígitos separados em cinco partes, sendo que:

  • os três primeiros números devem ser o código do banco;
  • o quarto número deve representar o tipo de moeda utilizada para cobrança (9 para o Real e 0 para as outras);
  • os próximos 25 dígitos são livres e determinados pela instituição financeira, sendo que normalmente são números sobre a empresa, agência ou número identificador;
  •  o 30º número, que fica isolado, é o dígito verificador gerado por meio de cálculos dos números anteriores;
  • os quatro algarismos seguintes representam a data de validade do boleto bancário;
  • os dez últimos números devem indicar o valor total do seu documento.

Vencimento

Este campo é reservado para informar a data limite que o boleto pode ser pago. Lembrando que, depois desse dia, ele perderá o valor original, pois será acrescido de multas, juros e tarifas adicionais.

Agência/Código cedente

Esse é um código que varia conforme o padrão utilizado pelo banco ou instituição financeira que fez a emissão do boleto bancário. Normalmente, é formado pelo número da agência, conta, dígito ou carteira do cliente.

Nosso número

O nosso número deve ser único para cada boleto emitido, pois é o algarismo ou conjunto de dígitos que identifica o seu documento. Essa identificação fica a critério dos bancos e instituições financeiras.

Valor do documento

Para identificar se o boleto é verdadeiro ou não, observe se é o mesmo valor dos últimos números da linha digitável e se ele tem duas casas decimais e vírgula como separador.

Código de barras

Essa imagem é formada por barras de diferentes espessuras que variam conforme a representação do número do boleto. Nele, constam informações sobre o valor, data de vencimento, número da agência e até mesmo o código do cliente.

Carteira

Esse é o código que informa se o boleto é registrado ou não, sendo que também varia conforme o banco. Desde 2018, não é mais permitido emitir boletos sem registro.

Sacado

Aqui constam as informações sobre o pagador, ou seja, quem realizou a compra ou quem está transferindo o valor do documento. Por padrão, deve informar os dados pessoais, endereço, CPF ou CNPJ e nome.

Cedente

Cedente é o campo com informações sobre o emissor do boleto bancário, que pode ser tanto pessoa jurídica como pessoa física. Via de regra, é o nome do titular para onde o dinheiro será encaminhado.

Instruções

Esse é um espaço destinado para orientar o caixa recebedor, portanto, as condições para recebimentos devem ser objetivas, principalmente em relação ao prazo para juros por atraso e possíveis abatimentos no valor.

a imagem mostra o boleto bancário do Asaas

Quais são as vantagens do boleto bancário para empresas?

A transformação digital vem auxiliando a vida de todos em diversas atividades rotineiras, inclusive sobre os meios de pagamentos e recebimentos. Por ser um documento de simples emissão e sem muita burocracia, o boleto bancário representa uma facilidade a mais que as empresas podem oferecer para os seus clientes.

Sem contar que por meio de sistemas e plataformas simples você consegue fazer todo o gerenciamento das operações financeiras da sua empresa. Além desses pontos positivos, as principais vantagens de vender por boleto são:

  • segurança;
  • agilidade de emissão;
  • diversificação dos meios de pagamento;
  • mais econômico para a empresa e consumidor;
  • lembretes automáticos de vencimento;
  • amplia a sua rede de clientes (nem todos têm cartão de crédito).

Confira outros motivos para oferecer o boleto bancário como meio de pagamento aos seus clientes:

Mais chances de vendas

Muitos consumidores preferem fazer suas compras por meio do pagamento de boletos, então, imagine a quantidade de vendas que você perderá caso não tenha essa opção.

Apesar de o cartão de crédito ainda liderar a lista de meios de pagamento mais utilizados, é muito comum que clientes o vejam como vilão, principalmente pela facilidade de entrar em dívidas. Na tentativa de aliviar a fatura do cartão, muitos consumidores acabam optando por fazer as compras por meio de boletos.

Essa opção também é bastante atrativa para os compradores que estão com o nome negativado e não conseguem crédito nos bancos, mas precisam fazer uma compra e tem o dinheiro disponível. Dessa maneira, você não corre o risco de perder vendas nem clientes.

Expansão da empresa

A satisfação dos clientes não está associada a somente a um bom produto ou serviços, mas também ao atendimento. Se o comprador prefere pagar via boleto, e a sua empresa não disponibiliza essa opção, é mais fácil que ele procure por outros estabelecimentos em vez de adequar as suas formas de pagamento.

Além disso, o boleto bancário, como dito, é uma forma de aumentar as suas chances de vendas, fator esse que resulta no aumento do faturamento e na lucratividade. Portanto, no fim das contas, o boleto acaba se tornando uma ferramenta de auxílio para o crescimento do seu negócio.

Menores taxas

Se você colocar os custos de vendas na ponta do lápis, perceberá que as taxas cobradas para emissão de boleto bancário são menores que aquelas dos cartões de crédito. Exatamente por isso que muitas empresas utilizam essa vantagem para oferecer descontos nas compras pagas por boleto.

Facilidades para o comprador

Sem sombra de dúvidas, o boleto é um meio muito fácil de pagamento para o comprador, e essa praticidade e agilidade reflete na sua empresa, principalmente na satisfação e fidelização de clientes.

Isso é possível porque, após emitir o boleto bancário, o consumidor poderá escolher a forma mais cômoda e que melhor o atende para efetuar o pagamento até a data de vencimento. Dessa maneira, o comprador não precisa enfrentar longas filas nem mesmo sair de casa, já que o processo pode ser feito online, por meio de sistemas como o Internet Banking.

Toda essa automação gera mais maturidade de processos para a sua empresa, passando a imagem de mais autoridade de mercado, ao contrário de negócios que não têm muitas opções para os seus clientes e acabam sendo vistos como amadores.

Mais segurança

Mesmo que a era digital seja uma realidade, muitos consumidores têm receio dos novos meios de pagamento. Uma das principais razões para isso são as notícias de fraudes e clonagens de cartão de crédito que são expostas na televisão.

Levando isso em consideração, os boletos geram mais segurança e a sensação de confiança, pois não é preciso que os compradores divulguem os dados bancários ou do cartão para efetuar as compras.

Boleto bancário ou cartão de crédito, qual é o melhor?

A emissão de boleto na empresa é melhor do que disponibilizar vendas por cartão de crédito? Essas são as duas formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, sendo assim o ideal é que opte pela diversificação.

Quanto mais opções e facilidades os consumidores encontrarem na sua empresa, melhor será o seu relacionamento com o cliente. Entretanto, isso não quer dizer que ambas as alternativas tenham somente pontos positivos.

A seguir, separamos as vantagens e desvantagens tanto do boleto quanto do cartão de crédito.

Boleto bancário

Nem todos os compradores têm cartão de crédito, pois alguns bancos restringem essa opção somente para correntistas com determinado score de crédito e bom histórico financeiro. Também há casos de consumidores que escolhem não ter cartões como forma de evitar o descontrole do dinheiro.

Além disso, também há pessoas que não confiam em colocar as informações bancárias em sites de compras, por medo de fraudes ou roubos. Para essas situações e perfis de clientes, o boleto representa uma forma mais segura e rápida de pagamento, já que se caracteriza por:

  • menores taxas: as tarifas dos boletos são fixas, independentemente do valor do seu documento;
  • possibilidade de desconto: pela menor incidência de encargos, inclusive para as empresas, é comum que os lojistas e prestadores de serviços ofereçam descontos para as compras feitas por meio do boleto;
  • segurança: como não há necessidade de inserir dados bancários e pessoais em sites, os clientes se sentem mais seguros.

No entanto, existem dois aspectos de desvantagem dos boletos que precisam ser considerados nas suas vendas. O primeiro deles é o tempo de compensação, que pode levar até três dias úteis. Isso faz com que o cliente demore mais para ter o produto e que o dinheiro leve mais tempo para cair na sua conta.

O outro ponto é o alto risco de desistência, pois ao finalizar o pedido, o sistema gera o boleto bancário e ele fica disponível para que o cliente pague ou não. Em casos de imprevistos ou quando o comprador perde o interesse pela compra, você perde a venda.

Cartão de crédito

A compra por meio do cartão de crédito é muito simples e dinâmica de ser efetuada tanto em estabelecimentos físicos quanto virtuais. A principal vantagem em relação ao boleto é a opção de fazer o parcelamento das suas compras. Apesar de isso ser possível por meio dos carnês, é difícil encontrar lojas que atuem com essa alternativa. Outros pontos positivos são:

  • compensação rápida: o reconhecimento dos pagamentos por meio do cartão de crédito é feito em poucos minutos, sendo que em alguns casos esse processamento é quase automático;
  • menor taxa de desistência: como a compensação é quase imediata, o processo para desistir de uma compra é muito burocrático e demorado, já que precisa ligar para a operadora;
  • processo online: como tudo é feito online, não há possibilidade de perder, atrasar ou extraviar.

Porém, para as empresas, também devemos considerar algumas características que deixam a desejar quanto às vendas por cartão de crédito. São elas:

  • CNPJ: é obrigatório apresentar CNPJ para fazer vendas por cartão de crédito;
  • processos burocráticos: por mais que as tecnologias facilitem muitos procedimentos, sua empresa precisa passar por etapas de comprovações e análises;
  • capital de giro e organização financeira: para fazer vendas a prazo você precisa ter um controle financeiro bastante eficiente e um bom capital de giro, pois as vendas no crediário podem desequilibrar o seu caixa.

Quem pode gerar boleto bancário para venda?

Entre as dúvidas mais comuns sobre esse documento para cobranças e transações está se pessoa física pode emitir boleto, ou essa possibilidade somente é válida para quem tem CNPJ? A resposta é sim, pessoa física pode emitir boleto!

Pessoa jurídica

Apesar de ser comum vermos esse documento entre pessoas jurídicas, quem não tem CNPJ também pode gerar boletos online. Se você for fazer eventualmente, somente para fins de depósito ou transferência entre contas, como dito, pode usar o próprio aplicativo do banco, ou optar pelo site.

Autônomo e pessoa física

Entretanto, se você atua como autônomo ou precisa fazer cobranças avulsas como pessoa física é preciso ter um cadastro em um intermediador de pagamentos, que nada mais é do que uma empresa especializada em pagamentos online, como as plataformas para geração de boletos.

Também é importante se atentar às taxas, pois algumas instituições financeiras cobram manutenção dos boletos ou da conta, emissões ou alterações de cobranças.

No entanto, vale ressaltar que, se você precisa emitir boletos por trabalhar como autônomo, reforçamos a importância de se formalizar. O MEI, por exemplo, tem diversas vantagens, inclusive previdenciárias.

Além disso, certifique-se de que o site utilizado é confiável, já que podem existir empresas online que prometem a geração de boletos para pessoa física, mas, na verdade, usam seus dados para aplicar golpes e fraudes. Então, veja se o site apresenta todos os certificados de segurança e proteção das suas informações.

Como vender por boleto bancário pela internet?

Ao escolher todos os produtos ou serviços que deseja, o boleto fica disponível em uma versão PDF, para que possa fazer a impressão ou utilizar a linha digitável no aplicativo ou site do seu banco.

Assim que o documento é compensado e o pagamento confirmado pela empresa, o seu pedido é liberado para a próxima etapa, que é a emissão da nota fiscal. Se ele não for pago até a data de vencimento, a sua compra é cancelada e nenhuma cobrança é feita. Lembrando que também é possível protestar um boleto.

Além disso, as lojas devem disponibilizar uma cópia do boleto bancário assim que é feita a confirmação do seu pedido.

A emissão do boleto bancário é gratuita para empresas?

Existe uma taxa que precisa ser paga quando o pagamento do documento é confirmado. Esse valor adicional, que pode variar entre R$ 1 e R$ 5 dependerá da plataforma ou do banco utilizado para a geração.

Entretanto, segundo o Código de Defesa do Consumidor é uma prática abusiva e ilegal repassar essa taxa para o consumidor.

Portanto, essa tarifa é de inteira responsabilidade do emissor, ou seja, da empresa. A dica aqui é buscar por plataformas (intermediadores) que tenham taxas atrativas, seja rápida e com boas funcionalidades.

Aqui no Asaas, você não paga nada para gerar um boleto bancário. Você só é tarifado depois que seu cliente realizar o pagamento do boleto. Caso não seja efetuado, nenhuma taxa é cobrada.

Como emitir um boleto bancário online?

Para facilitar a vida dos empreendedores e de qualquer pessoa que precise emitir um boleto bancário, a tecnologia permite que esse processo seja feito online e em poucos cliques. Para isso, é necessário que você utilize plataformas pagas ou, se for uma transferência simples, o aplicativo ou site do seu banco.

As plataformas permitem a emissão desse documento em poucos segundos, além de disponibilizarem funcionalidades para gerenciar os seus recebimentos e saídas e acompanhar o status do boleto.

Já os aplicativos das contas digitais também permitem a geração de boletos, mas, normalmente, com a finalidade de depósito entre contas. Nesse caso, os passos variam conforme a instituição financeira, mas as informações são sempre as mesmas:

  • cedente;
  • valor do documento;
  • vencimento;
  • sacado.

Apesar de os bancos disponibilizarem essa opção, ela não é a melhor alternativa para empresas, que precisam emitir uma considerável quantidade de boletos diariamente. Afinal, grande parte das instituições limitam o número de documentos que podem ser emitidos. Então, essa é uma ferramenta eventual, sendo indicado que os negócios priorizem as plataformas.

Como o cliente pode pagar um boleto bancário online?

Optar por fazer o pagamento de boleto online é uma excelente alternativa que a tecnologia proporciona para evitar filas e garantir mais comodidade. Esse é um processo muito simples e rápido de ser feito, mas requer que você tenha acesso a um sistema de internet banking ou ao aplicativo de um banco/fintech. A seguir, conheça o passo a passo.

Oriente-o a acessar o internet banking ou aplicativo

Para pagar um boleto online é preciso verificar se o cliente tem acesso ao aplicativo do banco ou ao internet banking, que é o sistema utilizado para serviços e transações virtuais.

Acesso ao site ou aplicativo do seu banco ou fintech

Com o acesso em mãos (login, senha, conta e agência), ele precisará entrar no site ou no aplicativo e ir até a opção de pagamentos. Em alguns casos, será necessário instalar um programa no computador para utilizar o site do banco, mas isso é feito para garantir a autorização e a segurança das informações.

Garanta que ele tenha o boleto impresso ou a via digital do boleto

Para fazer o pagamento online não é necessário imprimir o boleto bancário. Os aplicativos já disponibilizam a opção de leitura do código de barras por meio da própria câmera do celular. Entretanto, se ele for pagar pelo computador, basta digitar o código de barras.

Peça que confirme os dados da transação

Para evitar pagamentos equivocados, antes de finalizar a transação, o sistema pedirá que confirme o valor do documento e a data de vencimento. Após isso, é só confirmar para que o boleto seja pago.

Lembrando que a compensação pode levar até três dias úteis. Então, se o pagamento for efetuado às 7h ou às 22h, o valor somente será validado na virada da noite.

Como atualizar o valor do boleto vencido?

Esquecer de pagar um boleto bancário até a data de vencimento era um verdadeiro transtorno, mas não somente pelo valor da multa ou dos juros por atraso, e sim porque o pagamento somente poderia ser feito no banco ou instituição financeira que fez a emissão.

No entanto, desde novembro de 2018, é possível pagar boletos atrasados em qualquer banco (no caixa eletrônico ou online), lotérica ou agência dos Correios. Isso aconteceu graças à modernização no sistema e na forma de cobrança do Banco Central, que passou a contar com uma plataforma que centraliza os dados do boleto, como juros, multas, valor, data e encargos.

Com isso, qualquer tipo de banco ou instituição financeira pode ter acesso a essas informações para validar o pagamento em atraso. Então, basta utilizar o mesmo boleto e código de barras, pois o valor será automaticamente atualizado.

Como estornar pagamento de boleto?

Por ser um documento de fácil geração, o boleto bancário tem sido bastante utilizado para receber pagamentos, e não somente como forma de cobrança no comércio. O processo é o mesmo dos tópicos anteriores. Ou seja, basta fazer a emissão no valor que precisa receber e enviar para quem deverá pagar.

Caso seu cliente pague um boleto duas vezes ou queira desistir da compra, é possível realizar a devolução do dinheiro. Para pagamentos em duplicidade, você pode verificar diretamente com seu cliente qual a melhor forma de retornar o valor.

Já quando o cliente pagou o boleto e quer desistir da compra, é possível realizar o estorno do boleto. Basta solicitar o reembolso do dinheiro para a instituição. Geralmente, será preciso que seu cliente envie o comprovante de pagamento e a cópia de alguns documentos para realizar a liberação do valor.

Vale a pena usar um sistema para emissão de boletos?

Se receber o seu dinheiro de maneira rápida e segura tem sido um desafio na sua empresa, está na hora de considerar um sistema para emissão de boletos

Conforme dito, o boleto bancário registrado pode ser emitido de duas maneiras, a primeira é por meio de bancos, que é uma alternativa mais cara e demorada, ou por intermédio de plataformas e sistemas.

Por meio do sistema Asaas ou Aplicativo (Android e iOS), por exemplo, você poderá ter uma gestão mais profissional e facilitada do seu dinheiro e das suas cobranças. A plataforma permite que você receba os valores das suas vendas, faça o controle dos boletos e gerencie todas as suas cobranças em um só lugar.

Você pode também emitir boletos com QR Code. O recurso permite gerar boletos com o QR Code escaneável ou o código Pix para pagamento instantâneo, tornando a compensação instantânea.

Essa tem sido a melhor alternativa para desburocratizar o recebimento do seu dinheiro, ao mesmo tempo em que oferece mais segurança e controle de informações financeiras.

Para que possa perceber os impactos positivos no seu empreendimento, confira, a seguir, os benefícios de contar com esse tipo de serviço.

1. Redução de custos

A busca por redução de custos e despesas em um negócio é uma tarefa e um desafio constante para os negócios. Isso porque a economia flutua muito e, caso não possua uma boa gestão, terá dificuldades de manter a empresa de pé.

A emissão de boletos bancários é a forma mais em conta de efetuar uma venda. Isso porque as taxas de cartões de crédito ou transferências bancárias podem pesar no orçamento, o que gera uma necessidade de elevar os seus preços e grandes chances de perder a sua competitividade.

2. Rapidez na liberação de pagamentos

Um emissor de boleto bancário é uma garantia de rapidez e segurança no recebimento do dinheiro das suas vendas, porque o tempo de compensação dos valores é consideravelmente menor que cartões de crédito ou transações bancárias. Para que tenha ideia, após o comprador efetuar o pagamento, você terá o dinheiro na sua conta em poucos minutos.

Até mesmo o processo de compra se torna mais rápido, pois o cálculo dos juros e das multas provenientes de pagamentos atrasados são feitos de maneira automática, sendo que os novos valores já ficam disponíveis para o consumidor quando ele for fazer o pagamento.

Essa automatização de cálculos permite que fique dentro das normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o limite máximo de 2% de multas por atraso e de juros de 1% ao mês.

3. Gestão eficiente

O desconhecimento das suas contas a pagar e a receber causa um descontrole muito grande na sua gestão financeira. Em razão das menores taxas que facilitam a sua organização e o seu orçamento, um sistema emissor permite que você tenha registro de todos os boletos bancários que você processou, marcando quais foram pagos, quais estão em aberto e aqueles que já estão fora da data de vencimento.

Assim poderá traçar melhores planos para controle da inadimplência e ainda ter um melhor controle do que você já recebeu e dos valores que ainda receberá. Isso garante uma gestão financeira mais eficiente, confiável e que permite projeções de caixa.

4. Melhora no fluxo de caixa

Registrar todas as entradas e saídas é a regra básica de todo bom fluxo de caixa. No entanto, se você não tem controle dos boletos que foram emitidos, como poderá fazer esses registros? Nesse cenário, um sistema emissor proporciona melhor gestão financeira que, por sua vez, mantém o fluxo de caixa em dia.

Além disso, não precisará mais usar planilhas complexas, nem mesmo uma pilha de papéis para anotar as suas vendas.

5. Resultados mais positivos

Os resultados positivos são consequências de uma boa gestão financeira, de um controle eficiente do seu caixa e de estratégias efetivas para a fidelização de clientes. Portanto, ao contar com um emissor de boleto bancário que seja atualizado e com boas funcionalidades, o resultado não poderia ser outro.

Então, para ter bons resultados e avaliações na sua empresa, escolha muito bem a plataforma emissora que você pretende utilizar, verifique as funções, como alerta de pagamentos e atrasos, por exemplo.

6. Possibilidade de protesto

Emitir boleto bancário registrado, por meio de um sistema de confiança, gera segurança para o cliente e para o seu negócio. Em situações que você já prestou algum tipo de serviço ou o produto já tenha sido entregue, mas o consumidor não efetuou o pagamento do boleto na data combinada, você poderá protestar todos os valores que não foram pagos.

O boleto bancário é um meio de pagamento com mais de 20 anos de existência. Por ser gerenciado pela Febraban, é uma ferramenta de recebimento e de cobrança que torna toda a empresa mais confiável e ágil, e tudo isso resulta em melhores resultados e crescimento.

Então, conte com um bom emissor e tenha todos esses benefícios de uma só vez na sua empresa.

O boleto bancário significou uma grande revolução dos meios de pagamentos e modernização dos sistemas bancários. Em poucos cliques você consegue gerar um boleto de cobrança ou pagamento.

Se você deseja ter mais profissionalismo no recebimento do seu dinheiro, entre em contato conosco e comece a utilizar o Asaas para gerar boletos bancários!

O banner tem a imagem de um boleto com moedas caindo e nele está escrito: Boleto + Pix? É no Asaas! Emita boletos avulsos ou recorrentes com QR Code Pix e aumente a conversão. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: Emita boletos com tranquilidade. Crie cobranças avulsas, parceladas e recorrentes. Tudo em um único lugar. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content