• Home
  • |
  • Gestão Financeira
  • |
  • Conta digital: o que é, quais os benefícios e como abrir uma para o seu negócio

Conta digital: o que é, quais os benefícios e como abrir uma para o seu negócio

Por Redação Asaas
Publicado em 2 de setembro, 2021 | Atualizado em 27 de setembro, 2021

Lidar com a burocracia dos grandes bancos é mais um dos desafios de ser um empreendedor no Brasil. Graças a iniciativas de transformação digital, essa realidade está mudando para melhor. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, agora é possível controlar o financeiro do seu negócio com a distância de um clique, por meio de uma conta digital.

Quer conhecer todas as facilidades de ter uma conta digital? Continue a leitura e entenda os benefícios e o passo a passo para ter uma.

Conteúdo

O que é uma conta digital?

Uma conta digital é um tipo de conta-corrente ou de pagamentos em que todas as operações e transações são feitas exclusivamente no ambiente digital. Isso significa que todos os processos, como abertura, movimentação e encerramento da conta, são realizados através da internet. 

Trata-se de uma grande vantagem em relação à forma tradicional de ter conta bancária. Afinal, com uma conta digital você não precisa gastar tempo e dinheiro em deslocamentos até a agência ou enfrentar filas em caixas eletrônicos e de atendimento.

Infográfico contendo texto e imagem. O texto explica o conceito de conta digital, que é um tipo de conta-corrente ou de pagamentos em que todas as operações e transações são feitas exclusivamente no ambiente digital. Ao lado do texto, há a imagem de um homem negro mexendo no celular, com expressão de concentração. Ele usa óculos de armação preta, uma camisa azul clara e camiseta flanela xadrez por cima.

Quem pode usar uma conta digital

As contas digitais são perfeitas para empreendedores que, no dia a dia, correm contra o tempo para dar conta de todas as demandas do negócio. 

Existem instituições que oferecem contas digitais específicas para cada tipo de empresa. Há contas focadas em pessoa física, outras específicas para microempreendedores (MEIs) e outras voltadas para pessoas jurídicas.

Mas também existem plataformas, como o Asaas, que oferecem uma conta digital gratuita para os três públicos em um único lugar, independentemente do tamanho do negócio. Isso é interessante porque, mesmo que sua empresa cresça, você não vai precisar trocar de instituição ou de conta.

Funcionalidades e produtos de uma conta digital

Pagamento de contas

Permite que você use o saldo da sua conta digital para pagar boletos, impostos e contas de consumo. Algumas contas digitais oferecem essas transações de forma gratuita ou a um preço bem baratinho, reduzindo custos para o seu negócio.

Transferências bancárias

Caso você deseje migrar seu dinheiro para outra conta bancária, basta solicitar uma transferência. As contas digitais costumam oferecer um número de transferências grátis todo mês. Assim, você não precisa pagar nada para movimentar seu dinheiro.

Cartão de crédito e saques

Normalmente, as contas digitais oferecem um cartão de crédito sem anuidade associado ao saldo da conta digital. Então, você pode utilizá-lo para fazer compras, por meio das maquininhas de cartão, ou de forma online. 

Se precisar do dinheiro em espécie, você pode realizar o saque usando a rede Banco24Horas, que possui mais de 23,5 mil caixas eletrônicos espalhados por todo o território nacional. 

Emissão de cobranças

Como todo empreendedor, você precisa cobrar seus clientes, certo? Nas melhores contas digitais, como o Asaas, você pode oferecer diferentes opções de pagamento aos seus clientes, garantindo as melhores taxas e condições. 

Entre as formas de pagamento que podem ser oferecidas estão Pix, cartão de crédito, cartão de débito, link de pagamento e boleto bancário. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens, dependendo do perfil de cliente e daquilo que você vende ou do serviço que presta.

Antecipação de recebíveis

Nem todas as contas digitais oferecem esse serviço, mas as que oferecem podem ajudar muito seu negócio a sempre ter dinheiro no caixa. A antecipação permite que você adiante o dinheiro que será recebido no futuro e receba ele em poucos dias. Dessa forma, você consegue pagar seus fornecedores ou reinvestir no negócio com muito mais liberdade.

Infográfico contendo texto e imagem. O texto mostra o que você pode fazer com uma conta digital: pagamento de contas, transferências bancárias, saques nos caixas eletrônicos, compras no cartão de crédito, emissão de cobranças e antecipação de recebíveis. Do lado esquerdo, há a figura de uma mão segurando um celular com a tela do Asaas aberta.

Benefícios da conta digital para empreendedores

Sem mensalidades

Cansado de pagar taxa de manutenção? A maioria das contas digitais não cobra mensalidade pela abertura e uso da conta. Você paga apenas pelo que utilizar e pode guardar seu dinheiro sem preocupações de ser taxado mensalmente.

Tarifas mais baixas

Embora não tenha mensalidade, as contas digitais podem cobrar pelas transações efetuadas. Mesmo assim, elas são mais vantajosas do que as contas tradicionais, pois oferecem tarifas mais baixas e competitivas. Você vai economizar um dinheiro que poderá ser reinvestido no seu negócio, gerando ganhos de longo prazo.

Sem filas ou deslocamentos

Você nunca mais terá que se preocupar em se planejar para ir até o banco resolver alguma pendência, enfrentar o trânsito para chegar até o local e ainda esperar na fila até chegar sua vez. Na conta digital, o seu tempo é prioridade e você pode fazer tudo pelos canais virtuais, sem sair de casa e sem dor de cabeça.

Resolva tudo pelo celular

Conta digital é sinônimo de comodidade e praticidade para seu negócio: você consegue resolver tudo pelo aplicativo ou nos canais digitais de atendimento. Precisa trocar uma senha? Altere pelo aplicativo. Precisa de um novo cartão? Solicite pelo aplicativo. Precisa falar com um atendente? Chame no chat ou ligue para a central telefônica.

Suporte online e humanizado

Nem só de aplicativo vive o cliente de uma conta digital. É possível entrar em contato com a instituição através de um suporte multicanal. Ou seja, existem diversas formas de falar com os atendentes: telefone, e-mail, WhatsApp e chat são os mais comuns. 

Resumindo: mesmo que você tenha uma conta digital em uma instituição sem agência física, você não será simplesmente deixado na mão quando precisar de ajuda especializada.

Além disso, o atendimento em fintechs (empresas que oferecem soluções financeiras) costuma ser muito mais ágil do que nos bancos tradicionais. Fique atento ao escolher uma instituição para abrir sua conta.

Segurança redobrada

Há um mito de que as contas digitais não são seguras. Mas, como dissemos antes: isso não passa de uma fábula. As instituições financeiras e de pagamentos autorizadas pelo Banco Central seguem regras rígidas para oferecer contas aos seus clientes.

É claro que em todo lugar existem pessoas mal-intencionadas, que podem tentar aplicar fraudes e golpes. Por isso, lembre-se de tomar todos os cuidados necessários: nunca forneça seus dados a desconhecidos, não carregue a senha junto com o cartão, suspeite de mensagens enviadas fora dos canais oficiais de comunicação do seu banco ou fintech, entre outros.

Tudo em um único lugar

As contas digitais vieram para revolucionar a sua vida financeira e do seu negócio. Além de economizar tempo e dinheiro, como mencionamos antes, as fintechs estão cada vez mais agregando produtos nas contas digitais, deixando-as mais robustas.

No Asaas, por exemplo, nosso foco são as necessidades do empreendedor. Dessa forma, além da conta digital em si, você tem acesso a todas as soluções de gestão financeira, como emissão de notas fiscais, em um único lugar, e paga apenas pelos produtos e serviços que usar, quando usar.

Infográfico contendo texto e imagem. No texto, explicamos os benefícios da conta digital para empreendedores. Entre eles estão: sem mensalidades, tarifas mais baixas, sem filas ou deslocamentos, resolva tudo pelo celular, suporte online e humanizado, segurança redobrada, tudo em um único lugar. À esquerda, temos a imagem de uma mulher sorrindo enquanto segura o celular. Ela veste camiseta branca e cardigã azul claro. Seus cabelos são na altura dos ombros.

Como abrir uma conta digital para seu negócio em 3 passos

Como te falamos antes, abrir uma conta digital é muito simples, pois é um processo que pode ser feito totalmente de forma virtual.

As etapas variam de acordo com cada instituição, mas é possível estabelecer alguns passos comuns:

1. Crie seu cadastro

O primeiro passo para abrir sua conta digital é informar seus dados pessoais, tais como CPF ou CNPJ, endereço e dados sobre seu negócio. Os dados solicitados variam de instituição para instituição, mas aqui o objetivo é conhecer um pouco mais sobre você e seu negócio. Isso pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site do banco ou fintech.

É muito importante preencher todas as informações corretamente, para que mais à frente você não tenha nenhum problema com falta de dados ou dados incorretos.

2. Envie a documentação solicitada

Em todo lugar que você for abrir uma conta digital, será necessário enviar alguns documentos para verificar sua identidade e assegurar a veracidade das informações. Dessa maneira, é garantida a sua segurança e de toda plataforma, evitando que pessoas mal-intencionadas consigam criar conta. 

Em alguns lugares, pode ser solicitado que você envie uma selfie com seu documento de identificação ou que informe os dados de uma conta bancária.

3. Aguarde a aprovação da conta

Muitas vezes é preciso aguardar algumas horas para que sua conta digital seja aprovada pelo banco ou fintech. Esse processo de aprovação costuma ser bem rápido e pode ser que a instituição peça outros documentos de apoio, para poder confirmar sua identidade e melhor atender as necessidades do seu negócio.

Vale lembrar que esse tempo de análise é necessário para garantir a consistência das informações e a segurança de toda a plataforma. Depois da aprovação, é só começar a usar os recursos e funcionalidades oferecidos pela instituição.

Conta Asaas: a conta digital completa para seu negócio

No Asaas, você tem acesso a uma conta digital com tudo o que você precisa para receber dinheiro, gerenciar cobranças, fazer a gestão financeira do negócio e vender mais.

Nela, é possível emitir cobranças, fazer transferências, pagar contas e gerenciar o negócio de um único lugar. Além disso, oferecemos uma régua de comunicação para você enviar lembretes de pagamento por e-mail, SMS e robô de voz para seus clientes, reduzindo a inadimplência por esquecimento.

A conta digital do Asaas é sem mensalidade, sem burocracia e atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Crie uma conta gratuita no Asaas e conheça todas as vantagens para seu negócio!

No Asaas você tem dinheiro antecipado