Boleto por SMS: recurso para aumentar a conversão e diminuir a inadimplência

por Cobrança

Publicado em 9 de abril, 2014 | Atualizado em 10 de novembro, 2022

Embora a confiança dos consumidores em pagamentos via Pix e cartão de crédito esteja crescendo, o boleto bancário ainda é uma forma de pagamento muito segura e popular.

O boleto oferece muitas vantagens para seus clientes, como a autonomia de pagar até a data definida para o vencimento. Além disso, o boleto não necessita de aprovação de crédito, abrangendo pessoas desbancarizadas.

Porém, oferecer pagamento via boleto exige preparação da sua empresa. Pode acontecer do seu cliente esquecer de realizar a quitação, deixando a confirmação da compra em aberto. 

Por isso, algumas tecnologias podem ajudar a relembrar seu consumidor dos boletos e facilitar o pagamento. Esse é o caso do boleto por SMS, que explicaremos melhor nesse conteúdo. Continue lendo!

Conteúdo

Como é o processo de envio de boleto por SMS?

É difícil encontrar alguém que não utilize o celular hoje em dia, certo? Por isso, as cobranças via SMS podem ser tão eficientes. Afinal, é possível chegar em boa parte dos seus consumidores através dessas mensagens, realizando cobranças com agilidade e praticidade. 

Muitas vezes seu consumidor pode esquecer de realizar um pagamento de boleto, então relembrá-lo pode ser a melhor forma de incentivar o pagamento e evitar inadimplência.

Além disso, você pode oferecer uma boa experiência ao seu consumidor, sem forçar as cobranças. Através do SMS você pode enviar o código de boleto, tanto de forma preventiva quanto de forma reativa. Confira:

Envie o código de barras para pagamento

Existem duas formas de realizar o envio e cobrar boleto por SMS, com o código de barras em texto ou o link para a segunda via.

Esse processo de envio de código de barras evita casos de inadimplência, tanto pelo esquecimento dos consumidores em pagar, como pela necessidade de pagamento manual. 

Essa função é muito importante para serviços de pagamento recorrente, como programas de assinatura, mensalidades escolares, prestação de serviço de academia etc.

Por isso, é importante entender quais são as necessidades do seu cliente. 

Envie lembretes de pagamento e mensagens de cobrança

Além dos códigos de boleto, você pode realizar o envio de mensagens de cobrança. Essa função existe para comunicar a necessidade de pagamento dos seus clientes, mantendo-os informados dos prazos.

É importante evitar que a cobrança seja uma surpresa para seu consumidor. É importante definir o teor das mensagens de cobrança e propor um fluxo consistente e eficiente de notificações. Assim, você pode melhorar a experiência, construindo um vínculo com seu cliente.

Como o envio de boleto por SMS pode ajudar na conversão de clientes?

O envio de boleto bancário por SMS é um recurso que ajuda tanto no combate da inadimplência, quanto na fidelização e conversão.

Depois de optar por comprar seu produto, seu cliente precisa continuar tendo uma boa experiência durante a conversão e no pós-venda. Então todas essas etapas precisam ser consideradas com eficiência.

O envio do boleto por mensagem de texto atua justamente na fase de conversão, facilitando que seu cliente efetivamente realize o pagamento e confirme a compra.

1. Facilita a cópia do código de barras

Um dos problemas do pagamento via boleto é que ele não acontece automaticamente, como cartão de crédito e Pix. 

Ou seja, é necessário ter uma ação manual para o pagamento. Na maior parte dos casos, é necessário digitar o código dentro da plataforma de pagamento. Por isso, a facilidade de enviar o código de barras diretamente por SMS torna o processo mais eficiente.

2. Agiliza o processo de pagamento

Essa função impacta diretamente na forma como o consumidor se relaciona com sua marca. Afinal, quanto mais ágil for o processo de pagamento, menos trabalho precisa ser feito pelo seu cliente.

Isso ajuda que ele retorne para novas compras, pois entende que comprar  sua empresa é simples, rápido e prático.

3. Garante um meio de cobrança confiável

Apesar do pagamento via cartão de crédito e Pix acontecerem de forma automática, os boletos são meios muito confiáveis de pagamento. Da mesma forma, o SMS de cobrança pode ser uma forma confiável para cobrar seus consumidores.

Por isso, é importante definir esse método como um canal de comunicação, desde os primeiros contatos com seu cliente. Assim, ele sempre saberá que você pode enviar notificações via SMS.

Vale lembrar que além de utilizar notificações via SMS, você também pode enviar notificações de cobrança via e-mail, WhatsApp, mensagem de voz etc. 

Propor um plano de notificações para cobrança e estabelecer estratégias para se comunicar com seu consumidor está dentro do que chamamos de “régua de cobrança”.

Quando usar o envio de SMS como recurso de cobrança?

Esse recurso pode ser utilizado em diferentes momentos dentro da jornada do seu cliente. Afinal, essa ferramenta é fundamental para otimizar seu relacionamento com seu consumidor e passar uma imagem eficiente da sua marca.

Porém, existem alguns momentos que são considerados chave para utilizar o envio de SMS. Afinal, também é importante não pecar pelo excesso, sobrecarregando o cliente de notificações. 

As comunicações precisam ser pontuais, passando sua mensagem com eficiência e objetividade.

Envio de lembrete de não pagamento do boleto emitido

Um dos momentos em que se encaixa o envio de mensagem de cobrança via SMS, é após o vencimento do boleto. 

Como mencionamos, existem muitos clientes que não realizam o pagamento por esquecimento ou porque houve algum impeditivo quando realizaram a primeira tentativa.

Esse contato pode ser a diferença entre gerar a conversão ou perder o consumidor. Por isso, é importante ter um bom sistema de controle dos pagamentos em aberto, para comunicar corretamente aos clientes.

Envio de cobrança recorrente 

Serviços prestados com recorrência, como programas de assinatura ou mensalidades de escola ou academia, precisam de uma boa comunicação com seus consumidores. Afinal, nessas modalidades existe um vínculo maior entre empresa e clientes.

Por isso, é essencial que as notificações de cobrança, além de outras informações, sejam passadas com eficiência para seus consumidores. Nessas modalidades, inclusive, é muito comum que a forma de pagamento seja com boleto bancário ou mesmo carnê.

Nesse caso, seu consumidor precisa ter acesso fácil ao código de barras, e por isso, o

sistema de envio de cobrança por mensagem pode ser a melhor solução para sua marca.

Recurso para o combate a inadimplência

O envio de mensagens de aviso e cobrança é importante para lidar com a inadimplência. Além de relembrar seu cliente do pagamento e enviar o código do boleto, você também pode avisá-lo das consequências do não pagamento.

Afinal, seu cliente precisa estar ciente dos juros e multas que serão cobrados em caso de atraso. Além disso, também existe a possibilidade de protesto e negativação.

Seu consumidor precisa entender que você está aberto à negociação, mas que também existem penalidades no caso de dívidas. 

Como a régua de cobrança pode ajudar no processo de cobrança por SMS?

Enviar boleto via sms pode ser uma ferramenta fundamental para padronizar seu processo de cobrança e desenvolver um método efetivo de comunicação com seu cliente.

É fundamental ter o tom certo, ser objetivo e entender quais as dores do seu consumidor, para realizar uma cobrança eficiente. A régua de cobrança ajuda nesse desenvolvimento, definindo os momentos certos para realizar as comunicações e notificar seu cliente.

Com uma régua de cobrança bem trabalhada, você pode incluir as cobranças por mensagem no fluxo, tornando toda a sua metodologia mais eficiente e evitando trabalhos manuais. Vale lembrar que além de economizar tempo do seu time, também reduz a ocorrência de erros por falhas humanas.

Cobranças indevidas são frequentes em muitas empresas, e podem gerar prejuízos a longo prazo. Por isso, um sistema automatizado pode ser a melhor solução para sua empresa ser assertiva durante as cobranças.

Vale lembrar que existe mais de uma forma de realizar cobranças por SMS. Confira as duas principais:

Cobrança preventiva

A cobrança preventiva acontece para evitar que seu cliente perca o prazo de pagamento. Com rotinas intensas e o alto fluxo de informação da maior parte das pessoas, é fácil perder prazos. 

Por conta disso, os lembretes de pagamento são importantes para não deixar que seu consumidor não esqueça a data de pagamento, gerando desistência ou inadimplência (no caso de pagamentos recorrentes).

O segredo para uma boa cobrança preventiva é não exagerar na quantidade. Defina prazos razoáveis de cobrança, como três dias antes do vencimento e uma vez durante o dia do pagamento.

Assim, sua empresa pode alertar seu cliente da necessidade da quitação, sem se tornar abusiva ou inconveniente. Esse passo é fundamental para a fidelização do seu consumidor.

Cobrança reativa

Por outro lado, a cobrança reativa ocorre quando o pagamento não é realizado dentro do prazo estabelecido. Vale ressaltar que seu cliente não é obrigado a realizar o pagamento do boleto bancário em caso de compras pontuais.

Afinal, o boleto não configura um contrato, mas apenas um método de pagamento. No caso de serviços que já foram prestados ou cobranças de assinaturas o pagamento é obrigatório.

Por isso, é importante realizar a cobrança reativa da forma correta de acordo com a situação do seu cliente. Você deve aguardar os prazos de vencimento, avisando seu consumidor e, caso não haja pagamento, avisando das consequências de juros e multas

Como implementar a cobrança de boleto por SMS?

Implementar a cobrança de boleto por SMS dentro da sua empresa é muito simples quando você tem o suporte de um sistema de automação empresarial, como o Asaas.

Ao criar uma conta dentro da plataforma e realizar cobranças dos seus clientes, você pode notificá-los via SMS. Além disso, o recebimento de pagamento dentro do Asaas é feito de forma automática.

Você também pode emitir carnê de boletos para pagamentos mensais, criando também uma régua de cobrança para que as notificações sejam enviadas automaticamente.

No Asaas, você também pode acessar a API de pagamentos, negativar clientes direto da plataforma e notificar as cobranças de forma simples e prática. 

Assim, você pode cobrar seus clientes através das mensagens de SMS, reduzindo a inadimplência, fidelizando e melhorando o relacionamento com seus consumidores.

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas