Qual o melhor sistema de pagamento online?

por Gestão de pagamento

Publicado em 7 de fevereiro, 2014 | Atualizado em 3 de novembro, 2023

Ter um sistema de pagamentos online é fundamental para o bom desempenho financeiro das empresas. Por meio desse recurso, sua empresa conseguirá oferecer uma diversidade de pagamentos aos clientes, aumentando o lucro das vendas online.

Além de trazer comodidade para a compra de produtos e serviços, esses sistemas podem colaborar com a organização financeira do seu caixa. Por isso, é importante saber o que considerar na hora de escolher uma plataforma de pagamentos online. 

Ao longo do texto, vamos mostrar quais são as maiores vantagens dessa ferramenta e todas as suas funcionalidades. Continue lendo!

Como fazer o gerenciamento de pagamentos online?

Quando se trata de gerenciar os pagamentos online, é fundamental manter seus contratos organizados e atualizados. Dessa forma, você conseguirá monitorar seus recebimentos, evitando inadimplências e prejuízos ao caixa.

Uma dica importante é: faça uma ficha de cadastro para cada cliente e as guarde em uma pasta ou planilha, contendo todas as informações da compra, como:

  • Data da compra;
  • Data de vencimento;
  • Descrição do produto/ serviço;
  • Valor a pagar;
  • Forma de pagamento escolhida;
  • Cobrança avulsa ou recorrente.

Para evitar esse trabalho manual constante de atualização, existem sistemas de pagamentos online que automatizam esse processo. Assim, tendo esse controle de forma prática e rápida, você conseguirá melhorar sua gestão financeira empresarial.

Quais são as vantagens da gestão de pagamentos via sistema?

A gestão de pagamentos por meio de sistema representa uma abordagem moderna e eficaz para lidar com transações financeiras em empresas e organizações. Por meio dela, será possível otimizar seus processos, ganhando mais tempo para outras atividades.

Algumas dessas vantagens são:

Controle da gestão financeira

Com um sistema de gestão de pagamentos, você pode rastrear todas as transações financeiras de forma precisa. Isso inclui o registro de entradas e saídas de dinheiro, datas de pagamento e valores.

Essa análise detalhada é fundamental para manter o controle financeiro da empresa. Dessa forma, será possível tomar decisões estratégicas, embasando-se em dados reais e mais precisos.

Automação de processos

A automação de processos é uma das maiores vantagens de um sistema de pagamento. Por meio dele, tarefas como envio de faturas e lembretes de pagamento podem ser realizadas automaticamente, reduzindo a carga de trabalho manual e a taxa de erros.

Por conta disso, a automação também pode ser muito útil para empresas que operam com fatura recorrente. Assim, não será necessário fazer o acompanhamento de cada contrato, agilizando o processo de recebimento por cliente.

A API de pagamentos pode ajudar a integrar a automatizar o seu processo, conheça a API Asaas.

Expansão de negócio

Um sistema de gestão de pagamentos pode facilitar a expansão do seu negócio. Por meio do gerenciador online, você poderá oferecer flexibilidade na oferta de métodos de pagamento, o que permitirá a entrada de mais lucro e, assim, a expansão do seu negócio.

Dessa forma, você poderá aceitar uma ampla gama de opções de pagamento, como cartões de crédito e débito, link de pagamento, assinatura e Pix. Isso abre oportunidades para atingir novos mercados e públicos.

Integração com outros recursos

A integração com outros sistemas permite que as informações circulem em toda a empresa. Por meio de um sistema de pagamentos, você poderá ter acesso à contabilidade, gestão de estoque e cobranças, por exemplo, em um único lugar.

Assim, com esse compartilhamento de dados entre os setores, sua empresa terá melhorias na comunicação interna, auxiliando na tomada de decisões da empresa.

Melhoria da experiência de compra

Clientes apreciam a conveniência e a segurança de pagar de maneira fácil e rápida. Um sistema de pagamento confiável oferece uma variedade de opções de pagamento e agiliza o envio da fatura com segurança, tendo em vista a automação do processo.

Dessa forma, sua empresa consegue aumentar a taxa de pagamento e, ainda, torna a experiência de compra mais agradável.

Análise de dados detalhada

Os sistemas de gestão de pagamentos coletam uma quantidade significativa de dados sobre as transações. Isso permite que você faça análises detalhadas e entenda o comportamento do seu cliente.

Assim, você poderá identificar as tendências de compra e ajustar suas estratégias de vendas e de marketing, conforme seu público-alvo

Redução de custo

A automação de processos de pagamento pode resultar em economias significativas para o seu negócio. Por meio do sistema, você terá a redução de erros financeiros e, consequentemente, dos custos associados ao retrabalho.

Dessa forma, sua empresa terá mais recursos para novos investimentos e poderá fazer um planejamento mais eficaz, que atenda todas as necessidades do negócio.

Agilidade nas vendas

A capacidade de processar pagamentos rapidamente e com eficiência é fundamental para a agilidade nas vendas. Isso é especialmente importante durante picos de demanda, como promoções ou vendas sazonais.

Assim, você conseguirá lidar com um grande volume de transações de forma eficaz, podendo impulsionar suas receitas, garantindo um bom atendimento ao cliente.

Quais são as funcionalidades do sistema de pagamentos online?

Um sistema de pagamentos online é uma plataforma que oferece várias funcionalidades. Basicamente, ele foi planejado para processar pagamentos de forma eficaz e segura. 

Por meio dele, sua empresa poderá garantir a segurança das transações e melhorar a experiência de compra. Assim, você pode utilizar o sistema de pagamentos online para:

Processamento de pagamento

O processamento de pagamento é a funcionalidade central de um sistema de pagamentos online. O sistema processa as transações, verifica a disponibilidade de fundos e facilita a transferência de dinheiro da conta do cliente para a conta da empresa.

Por meio dele, você consegue oferecer formas de pagamento diversificadas e, ainda, automatizar o processo de cobrança.

Registro de transações

O registro de transações é crucial para manter um histórico detalhado de todas as operações financeiras. Isso inclui a data e hora das transações, os valores envolvidos, os métodos de pagamento usados e informações do cliente. 

Esses registros são essenciais para fins contábeis, conciliação e atendimento ao cliente.

Oferecimento de métodos de pagamento

Um bom sistema de pagamentos online oferece uma variedade de métodos de pagamento para atender às preferências dos clientes. Ele permite que as empresas aceitem pagamentos de clientes por meio de diferentes métodos, como:

  • cartões de crédito e débito; 
  • transferências bancárias;
  • boletos bancários;
  • Pix;
  • Link de pagamento. 

No Asaas você tem todos os meios de pagamento em um só lugar. Conheça as vantagens do aplicativo e sistema de pagamentos Asaas!

Garantia da segurança das operações

A segurança dos dados é uma preocupação primordial em qualquer sistema de pagamentos online. Por isso, lembre-se de sempre verificar os padrões de segurança do sistema escolhido. 

Busque por funcionalidades de segurança que incluem criptografia de dados sensíveis e autenticação multifator. Assim, você garantirá proteção contra ataques cibernéticos.

Quais são os meios de pagamento digital?

Existem diversos meios de pagamento digital disponíveis, oferecendo aos consumidores e empresas opções variadas para realizar transações financeiras. Quanto mais métodos sua empresa puder ofertar, melhor será sua conversão de vendas.

Os principais métodos de pagamento disponíveis são:

Boleto bancário

O boleto bancário é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil. É um documento que pode ser impresso ou gerado eletronicamente. Ele é meio flexível, permitindo que o cliente faça um pagamento em uma agência bancária, lotérica ou online. 

Geralmente, o boleto é utilizado para compras online, pagamentos por assinatura e em parcelamento de compra.

No Asaas além de emitir boleto com facilidade via aplicativo ou plataforma de pagamentos, você ainda tem a opções de boleto com QR code. Conheça as facilidades do Asaas.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais populares do Brasil. Ele permite que os titulares de cartões façam compras e paguem por produtos e serviços com um limite de crédito pré-aprovado

Os pagamentos podem ser feitos em parcelas ou em pagamento único, dependendo do acordo com o emissor do cartão.

Cartão de débito

Os cartões de débito estão vinculados à conta bancária do titular e permitem que ele faça pagamentos diretamente a partir do saldo disponível na conta. Esses pagamentos são processados imediatamente, reduzindo a necessidade de crédito e evitando juros.

Essa também é uma ótima opção para aqueles que querem diminuir a taxa de inadimplência, fazendo com que o pagamento seja compensado de forma mais rápida.

Pix

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. Ele permite que as pessoas transfiram dinheiro de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana, entre diferentes instituições financeiras. 

Hoje, o Pix é amplamente adotado no Brasil, usado para pagamentos de contas, compras online e, até mesmo, para a realização de pagamentos em estabelecimentos físicos.

Quais são os tipos de sistema de pagamentos online?

Existem vários tipos de sistemas de pagamentos online disponíveis para empresas e consumidores, cada um com suas características e funcionalidades específicas. Confira quais são elas e compare-as para entender qual a melhor para seu negócio.

Link de pagamento

Um sistema de pagamento por link é uma solução que permite que as empresas criem cobranças personalizadas para o pagamento. Esses links de pagamento podem ser enviados por e-mail ou mensagem de texto. 

Além de fácil compartilhamento, os clientes também têm agilidade no pagamento. Basta que eles acessem o link e confirmem a operação.

Divulgação em redes sociais

O link de pagamento pode ser utilizado em diversas situações, especialmente para quem vende pelas redes sociais. Por meio dessa ferramenta, você poderá vender por diversas plataformas online, mesmo sem um site de e-commerce.

No Asaas você pode emitir link de pagamento via Aplicativo ou plataforma de pagamentos. Conheça o link do Asaas.

Gateway de pagamentos

Um gateway de pagamento é um serviço que processa transações financeiras online, autorizando o pagamento e transferindo fundos entre o comprador e o vendedor. Ele atua como um intermediário seguro entre o site do vendedor e o banco do cliente.

Integração com lojas virtuais e e-commerces

Muitas empresas que vendem por lojas virtuais ou e-commerces utilizam sistemas de pagamento online integrados às suas plataformas. Isso permite que os clientes comprem produtos diretamente em seu site e escolham diferentes meios de pagamento.

Assim, você consegue tornar o processo de compra mais ágil e menos complexo, melhorando o processo de compra do consumidor.

API de pagamentos

As APIs de pagamentos são interfaces de programação de aplicativos que permitem a integração de sistemas de pagamento em suas próprias plataformas. Isso é comum em empresas que desejam uma solução personalizada para processar pagamentos.

Integração com sites e sistemas

Além das lojas virtuais, os sistemas de pagamento online podem ser integrados a sites e sistemas empresariais. Isso é útil para empresas que desejam receber pagamentos por serviços, assinaturas ou produtos diretamente em seus próprios sites.

Dessa forma, você faz com que a gestão e o controle dos seus pagamentos seja mais eficaz e facilitada.

O Asaas possui uma API de pagamentos completa e de fácil integração. Conheça a API Asaas!

Como escolher o melhor sistema de pagamentos online?

Escolher o melhor sistema de pagamentos online é fundamental para o sucesso de um negócio. Ele pode afetar a experiência do cliente, os custos operacionais e a eficiência das transações financeiras.

Por isso, para escolher o melhor sistema de pagamento online você deve:

1. Verificar as integrações disponíveis

Certifique-se de que o sistema de pagamentos escolhido pode ser facilmente integrado às plataformas e sistemas que sua empresa já utiliza. Busque entender qual a capacidade de integração do sistema para automatizar processos e economizar tempo.

Assim, sua empresa evita investir em um programa não compatível com o seu modelo de negócio.

O Asaas oferece fácil integração, além de disponibilizar mais de 54 plugins, ambiente de testes, com API moderna e amigável. Veja mais no Asaas para desenvolvedor!

2. Garanta que a plataforma tenha checkout transparente

Um checkout transparente significa que o processo de pagamento ocorre diretamente no seu site, sem a necessidade de redirecionar os clientes para outra página. Isso cria uma experiência de compra mais fluida e confiável.

Além de aumentar as taxas de conversão, isso pode criar um vínculo maior com seu cliente, podendo levá-lo à fidelização.

3. Compare as taxas e custos por transação

Avalie as taxas e custos associados ao uso do sistema de pagamentos. Isso inclui taxas de transação, taxas de processamento, taxas mensais e quaisquer outros gastos ocultos. 

Compare as taxas oferecidas por outros sistemas de pagamento para ter uma ideia clara dos custos envolvidos.

4. Conheça os benefícios oferecidos pelo sistema

Diferentes sistemas de pagamento oferecem benefícios diversos. Alguns podem ter recursos avançados de segurança, como autenticação de dois fatores ou sistema antifraude, enquanto outros podem se destacar pela facilidade de uso. 

Avalie quais recursos e vantagens são mais importantes para o seu negócio.

Conheça o sistema de pagamentos online do Asaas

O Asaas é o melhor sistema de pagamentos online. Além de completo e eficiente, esse sistema garante a segurança dos seus processamentos e a automação dos seus processos financeiros. 

Com o Asaas, você poderá aproveitar benefícios como:

Asaas Payments

O Asaas Payment é um serviço que as empresas utilizam para facilitar o controle de pagamentos. Neste caso, um único sistema integra recursos que possibilitam à empresa utilizar várias opções de pagamento e cobrança, entre eles:

  • Recebimento via boleto bancário, Pix, cartão e link de pagamentos. Além do cobrar agora, que possibilita a cobrança pelo celular, sem maquininha;
  • Recebimento à vista, parcelado e recorrente, com a  disponibilização de checkout transparente;
  • Pre-auth, Split de pagamentos, Modelo de comissão Overprice e Criação de subcontas, para facilitar a gestão de pagamentos da sua empresa;
  • Antecipação de recebíveis e Emissão automática de NFS-e, para que você tenha um melhor controle e gestão de caixa.

Tudo isso a partir de um serviço em nuvem, que é facilmente implementado na empresa. Dessa forma, é possível fazer o acompanhamento dos pagamentos de forma mais fácil, conforme as necessidades específicas do negócio.

Asaas Banking

O Asaas Banking é um recurso que permite soluções financeiras personalizadas para a sua empresa. Por meio dele, você pode escolher os serviços que fazem mais sentido para o seu negócio e pagar menos taxas, como um cartão de débito e crédito, por exemplo. Além disso você tem:

  • Conta digital completa com Onbording e KYC para que você consiga fazer o cadastro e usa dos recursos com facilidade e segurança;
  • Cartão Asaas, Recarga de celular, Saques e transferências, para facilitar as transações na sua conta digital;
  • Múltiplas formas de cash-in, Suporte 24h, API de pagamentos, Banking as a Service, tudo para que você tenha processos internos e externos de excelente qualidade.

Dessa forma, a sua empresa não precisa contratar um pacote completo, como a maioria dos bancos vende. Assim, você evitar pagar anuidade ou taxas por serviços que não serão usados. 

ERP Base by Asaas

O Base By Asaas é uma ferramenta ERP, que possibilita que os clientes Asaas tenham acesso a serviços financeiros e de gestão. Por meio dele, você pode conciliar diversos recursos em uma única central, ganhando mais autonomia e controle do seu negócio.

O sistema do Asaas é gratuito, completo e totalmente integrado na nuvem. Ele permite que você crie propostas comerciais, organize o estoque de produtos ou emita notas fiscais com um único sistema.

Se você ficou interessado em ter o melhor sistema de pagamentos para sua empresa, abra sua conta no Asaas agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.