Pagamento de títulos: o que fazer após o vencimento do boleto?

boleto

Você provavelmente já deve ter passado por essa experiência antes: em meio às diversas contas a pagar e à vida super atribulada, acaba se esquecendo de quitar um boleto no prazo certo. O que fazer nessa situação? É possível pagar o boleto mesmo assim? Existe uma forma de emiti-lo novamente? Quando é necessário pagar multas de atraso e juros? Saber como realizar o pagamento desses títulos é essencial para que não ocorram erros de compensação e eventuais pagamentos insuficientes. Pensando nesse tipo de dúvida, listamos aqui algumas informações para que você saiba como lidar melhor com essas circunstâncias. Então confira:

O que fazer se meu boleto venceu?

Existem vários tipos de títulos bancários, e a maioria deles pode ser quitada em qualquer instituição financeira da rede — seja por meio de internet banking ou nos caixas eletrônicos. Essas contas, normalmente, podem ser pagar em qualquer instituição bancária até a data de seu vencimento. Após essa data, os pagamentos só são aceitos no banco emissor do boleto da cobrança e, em alguns casos, já não é mais possível utilizar esses meios de pagamento. É necessário, então, encarar as filas das agências para calcular as devidas multas e os juros.

Existem sites que fazem justamente esse cálculo para você, incluindo, no valor final de um novo boleto, os juros e a multa previstos pelo título vencido. O código de pagamento do boleto será alterado apenas em seu final, no código verificador. É o caso do Reboleto, por exemplo. Nesse site, que utiliza o mesmo sistema dos bancos e lotéricas, o usuário insere o código do boleto vencido, a previsão de porcentagem de multa e de juros, caso exista, e um novo título de pagamento será rapidamente emitido.

Quando é possível pagar mesmo assim?

É importante observar que alguns títulos de pagamento não precisam ser reemitidos, podendo ser pagos normalmente, com o mesmo código do boleto vencido. Isso é muito comum em boletos de convênios e faturas de cartão de crédito, cujos sistemas de pagamento acarretam juros, multas e outros encargos automaticamente, no título de pagamento do mês seguinte. Contas de luz, água, gás e telefone também costumam funcionar dessa forma, cobrando o valor devido pelo atraso somente na fatura do próximo mês. Esses boletos são chamados de contra apresentação, não tendo um vencimento estipulado para que não possam ser recusados pelo caixa.

Quando é preciso solicitar uma nova via?

A necessidade de acréscimo de juros e multa estará prevista no campo “instruções de pagamento” de cada título. Verifique sempre esse campo antes de realizar pagamentos com o prazo expirado, pois isso evita que os valores pagos sejam divergentes dos devidos. Quando for necessário emitir um novo título de pagamento, os caixas dos bancos o farão automaticamente, assim como muitos sistemas de pagamento on-line — internet banking — e aplicativos mobile já o fazem atualmente.

E então, foram essas as atitudes tomadas por você quando deixou aquele boleto vencer? Como foi que você lidou com a situação? Comente aqui e compartilhe suas histórias conosco!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.