Empreendedor individual: saiba aqui como emitir boletos

03B65706Quem optou por ser empreendedor individual sabe que as vantagens são muitas, a começar pelas diferenças de tributação em comparação com profissionais autônomos, por exemplo. Mas nem tudo é tão simples: atuar como prestador de serviço exige, além do conhecimento técnico em sua área, o domínio do gerenciamento de muitos recebimentos simultaneamente. Para isso, você precisa optar por uma forma de pagamento que seja boa para você e para a clientela. Nesse sentido, a utilização do boleto é uma opção fácil e segura.

Você já adotou a cobrança via boletos na sua rotina de trabalho? Então anote estas dicas:

Vantagens de emitir boletos

Tão importante quanto oferecer um serviço de qualidade é saber receber por ele. Isso pode significar um diferencial, mas também exige tempo e dedicação – o que um empreendedor individual praticamente não dispõe.

Oferecer a opção de pagamento por boleto bancário aos clientes confere a você credibilidade e profissionalismo e, para seus clientes, segurança e comodidade. É uma opção interessante àqueles clientes que preferem não utilizar cartões de crédito. Sem contar que emitir boletos é uma excelente forma de personalizar as cobranças para cada cliente, que poderá escolher uma data para pagamento, poderá mudar o plano ou migrar de assinatura ao longo do mês sem que haja descontrole ou cobranças indevidas.

Escolhendo uma carteira de cobrança

Gerar boletos como empreendedor individual é mais fácil do que parece. O primeiro passo é solicitar ao gerente da sua conta que ela seja habilitada para emitir títulos de cobrança. Feito isso, é hora de optar por um dos tipos de carteira de cobrança disponíveis:

  • Cobrança sem registro:

O boleto é emitido a critério do empreendedor e de forma gratuita e, quando for pago pelo cliente, uma tarifa bancária incidirá sobre o valor creditado (as taxas praticadas variam para cada banco). O próprio cedente realiza o preenchimento e o envio, por conta própria ou por contratação de empresa especializada.

O banco disponibiliza um relatório com a relação dos boletos pagos e a identificação dos clientes é numérica. Nesta opção as manobras de cobrança por inadimplência ficam a cargo do cedente, o empreendedor, e em caso de protesto você terá que ir até um cartório para efetuar a ação perante uma taxa.

  • Cobrança com registro:

Nessa cobrança todos os boletos são emitidos com conhecimento do banco, enviados por arquivo de remessa  (os padrões mais comuns são FEBRABAN e CNAB) e tarifados no ato da emissão. O próprio banco se encarrega de serviços como impressão, postagem, alterações e cobrança em caso de inadimplência por parte do sacado, o cliente, o que evita muitos desgastes mas dificulta possíveis alterações de datas ou valores de última hora.

Nas duas opções seu cliente terá vantagens de diversos locais para pagamento, como bancos, casas lotéricas, supermercados, internet, além do uso do débito automático. Você poderá optar por enviar o boleto via correio, e-mail ou então disponibilizá-lo para download no seu site.

A importância da cobrança recorrente nos boletos para o empreendedor

Para um empreendedor, a cobrança recorrente é uma forma de evitar oscilações de caixa, já que um simples esquecimento do pagamento do boleto por parte de alguns de seus clientes pode provocar grande impacto nas finanças.

A cobrança recorrente é feita por uma plataforma de gestão e evita que cobrar seus clientes e gerir suas assinaturas fiquem por sua conta, o que impede desgastes e ainda poupa seu tempo de dedicação ao trabalho. O montante dos pagamentos é programado para cair na sua conta bancária em data pré-determinada.

Ao empreendedor individual é ainda mais vantajoso contar com soluções em gestão de cobranças já que não dispõe de equipe para que possa se dedicar a essas tarefas de controlar assinaturas e planos, enviar notificações por e-mail e outros serviços burocráticos.

Você é empreendedor individual e emite boletos? Compartilhe suas experiências com a gente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.