Como funciona o Pix no Itaú

Por Redação Asaas
Publicado em 14 de outubro, 2021 | Atualizado em 26 de janeiro, 2022

O Pix já tem mudado a forma como pessoas e empresas realizam transações e pagamentos há quase um ano. Rápido, barato e seguro, o moderno método de transferência instantâneo desenhado pelo Banco Central já conquistou o mercado.

Basta você ter uma conta ativa em uma instituição financeira ou de pagamentos, criar seu cadastro e começar a usar. Por conta dessa facilidade, a maior parte dos bancos, fintechs e plataformas de pagamentos do país já aderiram ao sistema, facilitando a vida de seus usuários.

Esse é o caso do Itaú, que é o tópico deste conteúdo. Continue acompanhando para saber como funciona e como cadastrar seu Pix no Itaú.

Pix no Itaú

Assim como anunciado pelo Banco Central, o Pix é um método de pagamento instantâneo, barato e disponível todos os dias da semana, independente do horário. Logo, não seria diferente no Itaú.

Todas as transações podem ser realizadas pelos meios digitais do banco, como internet banking, aplicativo para computador e aplicativo do celular. E além da facilidade, você pode efetuar e receber transações de qualquer natureza: entre pessoas físicas, para empresas e até mesmo ao governo.

No Itaú você pode personalizar seu limite Pix. Assim, você delimita um valor máximo para transferências por dia, mantendo maior controle e segurança sobre a sua conta e dinheiro.

Descubra abaixo como funciona o Pix no Itaú.

Passo a passo: como cadastrar o Pix no Itaú

Cadastrar o Pix no Itaú é fácil e rápido. Abaixo listamos o passo a passo para poder começar a usar:

  1. Através do aplicativo Itaú no seu celular, faça o login;
  2. Acesse o menu Pix;
  3. Escolha sua chave Pix, que pode ser e-mail, número do celular ou CPF;
  4. Confirme a chave informada;
  5. Pronto! Agora é só usar.

Passo a passo: como fazer Pix no Itaú

Depois de ter uma chave Pix cadastrada no Itaú, seu uso é intuitivo e simples. Pode ser efetuado através do aplicativo para celular ou internet banking.

Abaixo te ensinamos o passo a passo para efetuar um Pix pelo aplicativo Itaú:

  1. Faça o login no aplicativo Itaú;
  2. Acesse o menu Pix;
  3. Clique em Transferir;
  4. Escolha a opção “Chave”;
  5. Selecione o tipo de chave a ser enviado (e-mail, CPF, número de celular ou chave aleatória);
  6. Digite a chave Pix do recebedor e confirme;
  7. Um pop-up será exibido para confirmar a identidade do destinatário. Se estiver tudo certo, confirme;
  8. Digite o valor e confirme a transferência;
  9. Pronto! Você verá o comprovante e poderá salvar e enviar, se necessário.

O valor enviado será compensado em até 10 segundos e o recebedor verá imediatamente.

Pix Itaú para empresas

Não há muitas diferenças entre o Pix para pessoa física e Pix para empresas. Ambos têm as facilidades e desburocratização que o Banco Central visou oferecer, como disponibilidade 24/7, transferência instantânea e transferência entre instituições financeiras diferentes.

Abaixo listamos as diferenças do Pix para pessoa jurídica no Itaú:

Pagamento via QR Code

Com o Pix para empresas no Itaú, você poderá gerar um QR Code de cobrança. Com ele, um cliente pode efetuar o pagamento ao apontar a câmera do celular para o código, facilitando o processo para o pagante e para você.

Tarifas

O Pix é gratuito para pessoas físicas (na maioria dos casos), mas o mesmo não acontece para empresas. Segundo o Banco Central, os bancos podem cobrar tarifas para pessoas jurídicas, ficando a critério da instituição financeira decidir pela cobrança e seu valor.

E no caso do Itaú, é cobrada uma taxa a cada transação feita, seja pagamento ou recebimento.

Qual a diferença do Pix em um banco e em uma fintech?

O Pix está disponível na maior parte das instituições financeiras e de pagamentos do país, sendo elas bancos, fintechs e até carteiras digitais. E você pode fazer transferências entre qualquer uma delas. Mas qual a diferença entre elas?

As fintechs são empreendimentos financeiros em modelo de startup, atuando no mercado financeiro e de pagamentos. Oferecem mais agilidade, acessibilidade e simplicidade em sistemas modernos e mais humanizados.

Enquanto os bancos tradicionais estão focados no gerenciamento de risco, as fintechs estão mais focadas na experiência geral dos clientes. Ou seja, você se sentirá mais satisfeito com o atendimento, terá tarifas menores ou até nulas e os processos são bem mais rápidos e fáceis.

Logo, as características do Pix em uma fintech não seriam diferentes. Como os canais são inteiramente digitais e o Pix veio para digitalizar processos de pagamento, pode-se dizer que os sistemas estão em sincronia.

Especialmente para empresas, o processo de gerar cobranças em QR Code, por exemplo, torna-se mais simples e natural. Além disso, ao contrário dos bancos tradicionais, o Pix para pessoa jurídica continua tendo tarifas muito mais baixas ou até gratuitas.

Pix no Asaas

Como uma fintech, o Asaas oferece todas as facilidades citadas acima para a sua empresa. Com ele, você poderá gerar cobranças Pix em QR Code em poucos cliques com valores muito mais baixos que os praticados por outras instituições financeiras.

Facilite o pagamento para seus clientes com o QR Code

Ofereça uma nova opção de pagamento mais fácil e rápida. Basta que o QR Code seja escaneado pela câmera do celular para efetuar a transação.

Tarifas mais baixas

No Asaas, você paga apenas R$ 0,99 por pagamento recebido nos 3 primeiros meses e, após esse período, R$ 1,99 por transação recebida. Como o valor é cobrado por transação liquidada em vez de um percentual sobre o valor da cobrança, você não tem nenhuma surpresa no fim do mês. 

Personalização

Assim como em um boleto bancário, você poderá personalizar sua cobrança com informações de data de vencimento, valores de juros e descontos.

Dinheiro na hora

O pagamento cai na conta em segundos. Você não precisa mais aguardar 3 dias úteis, como em um boleto bancário, e também é mais rápido que o cartão de débito e crédito. O Pix é instantâneo!

E aí, você já aderiu ao Pix para sua empresa? Ainda tem dúvidas sobre o sistema de pagamentos instantâneo?

Continue acompanhando nosso blog e descubra mais sobre o Pix e o universo financeiro!

Veja também:

No Asaas você tem cobrança por ligação telefônica