Aprenda essas estratégias de como vender nas redes sociais

por Comercial e Vendas

Publicado em 21 de dezembro, 2016 | Atualizado em 21 de dezembro, 2023

Para ter sucesso no mercado, é fundamental que uma empresa se destaque da concorrência. Com o crescimento dos e-commerces e demais empreendimentos digitais, utilizar as redes sociais tornou-se uma estratégia indispensável para aumentar as vendas e manter uma boa visibilidade do negócio.

Você consegue imaginar alguém que não possui conta em pelo menos uma das principais redes sociais? Difícil, não é? Por isso, é extremamente importante formar uma presença on-line para que o seu negócio ganhe destaque e fature cada vez mais.

Quer entender como vender nas redes sociais? Então continue a leitura e confira as informações que separamos para ajudar você a alavancar seu negócio!

Quais são as melhores redes sociais para vendas?

Com o passar dos anos, o digital tomou conta das atividades comerciais, influenciando o modo de comprar e vender no mercado. Essas mudanças trouxeram diversos benefícios para as empresas, como a possibilidade de alcançar um público maior e diversificar a cartela de produtos, aumentando as chances de seguir um caminho promissor.

Hoje, as mídias sociais são os principais meios para dar visibilidade e facilitar a comunicação com o público. Afinal, é nessas redes que as pessoas passam grande parte do tempo livre, o que faz desse o ambiente ideal para investir no relacionamento com os clientes.

Campanhas específicas para o on-line podem alcançar mais pessoas do que os meios tradicionais de marketing proporcionavam a poucas décadas. Para isso, no entanto, é preciso se planejar adequadamente na hora de traçar a sua estratégia, definindo bem seu nicho de público e sua linha de comunicação.

Confira abaixo as principais mídias sociais e como utilizá-las no seu negócio:

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade, sendo cada vez mais utilizada por empresas de todas as áreas. Por ser uma plataforma de conteúdo visual e dinâmico, oferece um ambiente ideal para investir em diversas estratégias de marketing, engajando o público e aumentando as vendas.

Os conteúdos do Instagram permitem uma abordagem agradável e intuitiva para vender o conceito do negócio. Ao se manter presente no Instagram, então, sua empresa estará investindo, principalmente, em posicionamento de marca.

Para obter o sucesso desejado, é preciso ter um perfil bem-planejado e eficiente, além de se atentar aos seguintes fatores:

  • uso adequado dos stories;
  • imagens convidativas e bem-elaboradas;
  • utilização do Shopping Instagram (recurso que direciona o seguidor diretamente para o site da empresa);
  • utilização das ferramentas digitais para aprimorar os conteúdos (Instagram Ads, posts patrocinados, entre outras);
  • contratação de influenciadores digitais.

Facebook

O Facebook é a segunda rede social mais usada no país, contando com mais de 130 milhões de usuários, segundo pesquisa do Statista. Por seu alcance amplo, uma de suas principais vantagens é permitir que a marca segmente os usuários, aumentando as chances de otimizar as vendas.

Para começar a investir no Facebook, o empreendedor deve criar uma página na rede para divulgar seu negócio e abrir um espaço de diálogo com os clientes. A inscrição é gratuita e deve ser feita de acordo com a categoria da empresa. Há, também, a possibilidade de investir em anúncios pagos e potencializar ainda mais os resultados.

Após criar o perfil do seu negócio, certifique-se de:

  • divulgar e comercializar produtos no Marketplace do Facebook;
  • utilizar as ferramentas buffer e mention;
  • investir no Facebook Ads.

Twitter

De linguagem direta, o Twitter é uma rede social bastante interessante para divulgar o negócio. Seu grande número de usuários permite que o conteúdo alcance um público amplo, facilitando a atração e a fidelização de novos clientes.

Você pode utilizar seu perfil para direcionar os usuários por meio de hashtags e palavras-chave, promovendo campanhas bem-direcionadas. O Twitter também possibilita obter o pixel de rastreamento dos acessos nos anúncios comerciais, contribuindo para manter a audiência engajada e redirecionar os acessos no futuro.

Pinterest

O Pinterest vem se destacando como uma plataforma de conteúdo visual e ganhando cada vez mais adeptos. Mesmo não sendo uma das principais mídias sociais, trata-se de um canal importante para reforçar a visibilidade da marca e alcançar nichos bem-definidos de consumidores.

Geralmente, os usuários do Pinterest buscam conteúdos e produtos específicos. Cada anúncio, chamado de Pin Patrocinado, contém um link para a origem da imagem, que pode ser o site da marca. Trata-se de uma boa forma de gerar tráfego no site e otimizar as técnicas de SEO.

Vale ressaltar que, apesar de ambos oferecerem conteúdos visuais para os usuários, há diferenças entre as estratégias utilizadas no Instagram e no Pinterest. O Instagram permite dar uma visão mais autêntica e uma experiência mais pessoal com o público, enquanto o Pinterest é ideal para campanhas mais pontuais, focadas em produtos específicos.

YouTube

Líder de acessos no Brasil, o YouTube conta com mais de 98 milhões de usuários que utilizam a plataforma constantemente. Por isso, quem deseja aumentar as vendas deve marcar presença nessa rede.

O YouTube oferece diversas formas para atuar profissionalmente a partir de estratégias de marketing. Para começar, é preciso criar um canal, aplicar técnicas de SEO e utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo site para monitorar e aprimorar os resultados.

Entre as ferramentas mais utilizadas, destacam-se:

Como as redes sociais podem ajudar a vender mais?

Entenda um pouco mais como as redes sociais pode ser um caminho para aumentar as vendas:

As redes sociais são uma nova forma de se relacionar

As mídias sociais reinventaram as formas de interação entre empresas e consumidores. Ao tornar o contato entre esses dois mundos mais direto e simplificado, foi possível não apenas ampliar a divulgação das marcas, mas também tornar a experiência de compra ainda mais agradável para os clientes.

Por meio das redes sociais, uma marca pode dar uma resposta direta ao consumidor em caso de problemas com produtos ou serviços. Essa é uma estratégia fundamental para a fidelização, já que, ao proporcionar uma boa experiência no pós-venda, aumenta-se as chances de aquele cliente voltar a comprar com você.

O fenômeno dos “conteúdos virais” também se intensificou com a popularização das mídias sociais. Se bem utilizada, essa estratégia permite alcançar novos consumidores e estreitar o relacionamento com quem já é cliente, criando um vínculo de identificação e, consequentemente, de fidelização.

Mas fique atento, pois, se mal utilizada, a estratégia pode causar o efeito contrário. Afinal, quem nunca presenciou uma marca ser exposta na internet por não se dedicar ao atendimento ao cliente ou ignorar uma reclamação sobre um produto ou serviço? Para que isso não aconteça com você, é fundamental contar com uma equipe especializada em gestão de mídias sociais.

Os canais on-line são catalisadores do marketing boca a boca

Se antes o marketing espontâneo era feito por meio de conversas pessoais ou telefone, hoje, é muito mais praticado por meio das redes sociais. 

Isso porque, na internet, a popularidade é essencial para que uma empresa consiga ganhar destaque e aumentar as vendas. Basta pensar na importância que os usuários dão às avaliações de locais, produtos ou serviços disponibilizadas nos perfis das empresas, ou no alcance que uma publicação pode ter quando um usuário a compartilha com outros.

Para alcançar esse resultado, você deve criar conteúdos exclusivos para cada um dos seus perfis, com uma linguagem que combine com a da sua audiência. Isso aumentará as chances de que esse material seja compartilhado e divulgado pelos próprios clientes.

As redes sociais podem ajudar a prever as necessidades dos seus clientes

Um bom atendimento é aquele que ouve, aprende e até mesmo prevê as demandas futuras de seus consumidores. A boa notícia é que as redes sociais facilitaram, e muito, a obtenção dos dados necessários para essa análise.

Experimente estudar o alcance e os padrões de interação das suas redes. Isso permitirá que você identifique quais produtos ou serviços fazem mais sucesso entre o público, bem como aqueles que têm potencial para vendas no futuro.

O sucesso das redes sociais está nos dados, que permitem um planejamento eficiente e preciso. Dessa forma, fica muito mais simples entender o que funciona ou não com o seu público-alvo, bolando novas estratégias sempre que necessário.

Esses canais o ajudam a analisar a concorrência

Tão importante quanto traçar estratégias para a sua empresa é analisar o que seus concorrentes estão fazendo. A partir dessa análise, você poderá não apenas ter boas ideias para manter seu negócio competitivo, mas também identificar brechas para investir em diferenciais.

Comece observando as campanhas das principais marcas da sua área de atuação e de projetos similares. Ao aprender com os erros e acertos dos outros, você terá um parâmetro para traçar seus próprios objetivos de forma assertiva, contribuindo para o aumento das vendas e crescimento do negócio.

Você pode patrocinar seus conteúdos

Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas é por meio de parcerias com influenciadores de mercado ou grandes portais. Nesse contexto, as redes sociais podem ser grandes aliadas.

Após identificar seu público-alvo, observe quais influenciadores ou veículos de comunicação eles acompanham. É com essas pessoas e empresas que a sua equipe de vendas e marketing deverá entrar em contato para firmar parcerias ou patrocinar conteúdos.

Atente-se também às redes sociais que permitem patrocinar conteúdos e divulgar anúncios. Definindo bem o público-alvo de cada ação e bolando conteúdos específicos para cada nicho, as chances de alcançar novos consumidores e realizar novas vendas aumentará consideravelmente, além de contribuir para o seu posicionamento de marca.

Ações exclusivas nas redes sociais aumentam sua visibilidade

Você provavelmente já viu empresas oferecendo cupons de desconto, fazendo sorteios ou outras iniciativas nas redes sociais, certo? Isso, é claro, tem uma boa razão.

Geralmente, essas ações de marketing possuem regras como seguir o perfil da empresa, marcar outros usuários nas postagens ou compartilhar determinado conteúdo, o que contribui para a visibilidade e a relevância da página.

Ao atingir pessoas com interesses parecidos com os de seus clientes, a empresa também aumenta as chances de realizar novas vendas, otimizando o faturamento e ampliando sua rede de contatos.

As redes sociais aumentam o número de visualizações do seu site

Outro grande benefício das redes sociais é seu enorme potencial para aumentar o tráfego qualificado no seu site, fator essencial para manter a visibilidade do negócio.

Quando a empresa anuncia suas ações por meio das mídias sociais, há chances significativas de que seu público acesse seu endereço corporativo on-line para descobrir mais informações.

Mais visitas no site significa mais engajamento e interação. Como consequência, seu posicionamento no ranking dos mecanismos de busca se potencializará, fazendo com que sua página seja encontrada mais facilmente pelos usuários.

Como vender nas redes sociais?

Como você viu até aqui, utilizar as redes sociais de forma profissional exige um planejamento específico e estratégias bem-definidas para alcançar novos clientes e fidelizar os antigos.

Para obter os melhores resultados, é preciso conhecer a fundo o perfil dos consumidores entender como eles se comportam on-line. Assim, sua empresa será capaz de direcionar as ações de marketing digital, oferecendo exatamente o que os clientes procuram, no momento em que eles precisam.

Veja as dicas que listamos abaixo ajudar você a vender com redes sociais:

1. Crie conteúdos relevantes

Os conteúdos compartilhados nos seus perfis devem ser interessantes e convidativos, além de agregar valor para os clientes. As informações também devem ser interativas, de forma a estimular a curiosidade e a interação.

A atenção à linguagem é outro fator fundamental para transmitir confiança ao público. Lembre-se de que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e tratá-los como eles esperam ser tratados é a melhor forma de se destacar da concorrência.

2. Otimize as palavras-chave

As palavras-chave são essenciais para que os usuários localizem exatamente aquilo que procuram. Utilizando os termos corretos, você será capaz de melhorar seu ranqueamento e aumentar as vendas.

Ao publicar nas suas redes sociais, então, lembre-se sempre de otimizar o uso das palavras-chave. Isso pode ser feito por meio de hashtags, legendas, descrições de imagem, hyperlinks e todos os demais conteúdos disponibilizados on-line.

3. Use social-commerce

O social commerce é uma forma moderna e eficiente para construir um relacionamento relevante com os clientes. Ao integrar as redes sociais à loja virtual, ele promove a interação direta do cliente com o comércio, facilitando as transações.

Essa ferramenta é muito importante, pois a experiência de compra é um dos pontos que mais pesa na hora de o cliente decidir entre a sua empresa e a concorrência. Nesse contexto, permitir que o usuário se manifeste a respeito dos produtos e interaja com o conteúdo é uma forma de demonstrar que a empresa se preocupa em garantir sua satisfação.

Para facilitar ainda mais suas atividades, você pode utilizar ferramentas de gestão, assim como o Asaas. Além de agregar automação à empresa, essa plataforma faz o controle de suas finanças e organiza seus dados com eficiencia, facilitando a gestão financeira.

Como você viu, a internet revolucionou as formas de interação entre empresas e clientes, fazendo das redes sociais canais indispensáveis para atuar no mercado. Estudando os hábitos de consumo do seu público, produzindo conteúdos adequados para suas necessidades e investindo nos canais corretos, sua empresa será capaz de se consolidar no mercado, destacando-se da concorrência e aumentando as vendas.

Gostou desse post e quer se aprofundar sobre o assunto? Leia mais conteúdos voltados ao empreendedorismo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.