Como passar confiança para o cliente e aumente suas vendas

por Comercial e Vendas

Publicado em 21 de novembro, 2014 | Atualizado em 20 de dezembro, 2023

Querendo conquistar mais espaço no mercado? Contar com uma boa reputação, com credibilidade e com a confiança dos seus clientes já é um bom começo. Mas como conseguir tudo isso? A receita para o sucesso está bem aqui: confira os passos abaixo!

Como passar confiança para o cliente?

Veja 8 dicas de como passar confiança para o cliente:

1. Entregue algo de valor

Credibilidade, confiança e reputação são bens intangíveis que as empresas conquistam ao longo dos anos, oferecendo produtos e serviços que realmente agreguem valor para o cliente. Sendo assim, não oferte qualquer coisa ao seu consumidor, vá além do que ele pede e procure dar a melhor opção.

Caso não tenha a solução que ele procura, não tente remendar com alguma outra oferta fora de contexto. Melhor dizer que não pode atender ao que ele necessita do que sair com a imagem manchada depois.

2. Comunique os reais atributos do produto

Supervalorizar seu produto ou serviço pode acabar sendo um tiro no pé, pois seu cliente facilmente descobrirá que o que lhe foi prometido não corresponde à realidade. Seja sincero, abra o jogo e diga o que realmente tem para oferecer. Especifique as limitações do seu produto ou serviço e indique o melhor uso. Seu cliente sentirá mais confiança em você.

3. Prometa apenas o que pode cumprir

Muitos empreendedores, na ânsia da captação de clientes, prometem além do que podem cumprir. Não conseguem, porém, perceber o impacto desse tipo de ação na imagem da empresa. Se você não entrega aquilo que prometeu, sua imagem e reputação ficam abaladas perante o cliente, sem mencionar que ele, muito provavelmente, não voltará a comprar de você.

4. Cobre o valor real do produto

Aumentar o faturamento da sua empresa superfaturando seus produtos não é o melhor caminho. Com o acesso à informação cada vez mais facilitado, seu cliente vai rapidamente saber que você está praticando preços fora do mercado e correrá para a concorrência. É preferível conquistar sua parcela de mercado aos poucos, com um trabalho honesto e profissional, do que criar artimanhas para tentar furar a fila e chegar na frente.

5. Faça o seu pós-venda funcionar

Por maior que seja a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, pode ser que o seu cliente fique insatisfeito e acione sua central de atendimento para solucionar algum problema. Nesse momento, de nada adianta tentar achar culpados.

É preciso atender o consumidor da melhor forma possível e resolver o que o está incomodando. Então faça o seu pós-venda funcionar perfeitamente, com treinamento adequado e pessoas que tenham perfil para atender possíveis clientes bravos e insatisfeitos.

6. Deixe tudo às claras

Sua equipe errou? Assuma. Nada de esconder os fatos e tentar contornar a situação com desculpas. Assumir a responsabilidade pelos atos da empresa e sanar qualquer problema com o máximo de empenho vão mudar sua atitude perante os clientes, e, consequentemente, a atitude deles com relação à sua empresa também mudará. Sua credibilidade e sua reputação no mercado só têm a ganhar com isso.

7. Respeite a concorrência

Atacar a concorrência pode parecer uma alternativa quando o cliente começa a fazer comparações. Fuja desse tipo de situação, pois você não conhece a realidade dos seus concorrentes e não pode responder por eles. Ao invés de partir para o ataque, destaque seus diferenciais, elenque as vantagens de o cliente comprar na sua empresa e seja o mais imparcial possível.

8. Estabeleça parcerias de sucesso

Nada melhor do que ter seu nome atrelado a empresas reconhecidas no mercado por ofertarem produtos e serviços de qualidade. Portanto, estabeleça conexões com quem pode engrandecer a sua marca e aumentar a credibilidade dos seus produtos. Não sabe como? Então confira nossas dicas para você fazer um bom planejamento de negócio.

O Asaas, por exemplo, além de automatizar os processos financeiros da sua empresa, permite que você receba por boleto, Pix e cartão de crédito e débito, colaborando com a satisfação do cliente.

Pronto agora para colocar sua empresa nos trilhos e conquistar uma fatia maior do mercado ou ainda ficou com alguma dúvida? Divida conosco aqui nos comentários! E não deixe de continuar acompanhando nosso blog!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

2 Comentários

  1. Nildo

    Excelente matéria. Vou utilizar em um projeto “Fica a Dica” em um grupo de Network que participo.
    Nildo.

    Responder
    • Redação Asaas

      Olá! Muito obrigada pelo feedback, é sempre importante para melhorarmos os nossos conteúdos. Se precisar, estamos à disposição. Abraços!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.