Cliente feliz dá lucro!

Cliente feliz dá lucro! Essa frase, dita por Gisele de Paula, marcou a experiência vivida no evento ministrado pelo Reclame Aqui e despertou a necessidade de contar a história do desafio que herdei em julho deste ano aqui no Asaas. Sempre que me perguntam qual é a diferença de trabalhar em um startup eu respondo, o ritmo. Os desafios são intensos e as mudanças diárias.

Quando falamos em fintechs, empresas responsáveis por oferecer soluções financeiras, falamos de desafios ainda maiores, afinal, intermediamos pagamentos entre empresas e clientes finais e isso nem sempre é visto com bons olhos pelo mercado. Quando tornei-me responsável pela ouvidoria do Asaas compreendi a dificuldade que é estar a frente deste tipo de relacionamento.

A principal motivação neste momento, tornou-se a busca pela melhora da reputação do Asaas no RA, como o chamamos carinhosamente, e este foi o primeiro alvo a ser atingido. Ah, e um detalhe, antes do aceite a minha única experiência com o ReclameAqui era apenas conhecê-lo. Durante o período inicial, o mais importante foi buscar informações sobre o funcionamento pleno da ferramenta, pois fingir que eles simplesmente não existem, não é um opção para empresas que buscam ganhar mercado.

A importância de manter uma boa reputação na plataforma cria uma atmosfera favorável para gerar e atrair bons negócios, além de melhorar o relacionamento com os clientes já ativos. Principalmente por entender que o ReclameAqui tornou-se, não só uma via de reclamação, mas uma fonte de consulta extremamente confiável por grande parte dos consumidores brasileiros.

Por sempre acreditar em nossos serviços e em como ele realmente muda e já mudou a vida de milhares de autônomos e empreendedores em todo o Brasil, era nítido a minha inconformidade com nossa reputação atual na plataforma. Então, conhecendo a fundo a ferramenta do RA e acreditando em nosso potencial como empresa, iniciou-se um trabalho massivo para otimizar a nossa comunicação por lá, e por isso, listei algumas medidas tomadas:

  1. Rapidez nas devolutivas é essencial para que ele compreenda a sua vontade de ajudá-lo e possa sentir-se acolhido, além gerar um elo de confiança.
  2. A empatia em nível máximo. Deve-se levar em consideração a posição delicada que o cliente encontra-se neste momento e prontificar-se a ajudá-lo sob qualquer situação.
  3. Por fim, companheirismo tornou-se nossa palavra-chave toda vez que recebemos uma nova reclamação, pois nem tudo são rosas e sabemos que falhas acontecem.

Os resultados foram imediatos, pois as avaliações de agradecimento passaram a ser positivas e constantes a cada solução de um novo problema e esta é a garantia que você desempenhou um ótimo trabalho e atendeu as necessidades de seus clientes. O importante aqui é não ter medo de pedir desculpas e garantir a solução do problema: consideramos como a chave do negócio! 

Hoje o ReclameAqui tornou-se nosso case de sucesso, pois conquistamos o selo RA1000, dado para empresas com excelência no atendimento e em soluções rápidas. O que levo de tudo isso é um lema conhecido por muitos: “Se você não pode com eles, junte-se a eles!”. Ignorar as reclamações ou apenas tapar o sol com a peneira não é o necessário para manter uma boa reputação da sua empresa. Entender a importância das soluções rápidas, ser empático e companheiro foi a maneira que encontramos para ajudar nossos clientes aqui no Asaas.

Assim como a Maiara, dezenas de colaboradores escrevem uma história de sucesso aqui no Asaas. Acesse nossa página de carreiras e faça parte do nosso time <3

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.