Qual o melhor banco digital para empresas? Saiba o que avaliar antes da escolha

Por Redação Asaas
Publicado em 3 de novembro, 2021 | Atualizado em 12 de novembro, 2021

A tecnologia já faz parte do cotidiano e as opções on-line modificaram diversas atividades e serviços. Nessa lista, está a relação entre banco e cliente. Se antes, para abrir uma conta, era necessário visitar a agência, agora é possível fazer tudo em poucos cliques. Por isso, é importante que você conheça o melhor banco digital para empresas. 

Existem diversas opções, mas alguns critérios devem ser levados em consideração, pensando no seu negócio e nas opções que são melhores para a sua forma de trabalho. 

Cartão sem anuidade, transferência por Pix e taxas acessíveis são algumas das funções mais procuradas pelos empreendedores e que precisam ser verificadas antes de escolher o banco digital para empresas. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo completo e veja qual é o melhor!

Conteúdo

Melhor banco digital para empresas: quais critérios avaliar?

Escolher um banco digital é um desafio que gera dúvidas e questionamentos. Entender quais são as soluções, o formato de atendimento e como deve ser feita a solicitação das principais atividades são alguns dos quesitos que devem ser pesquisados. 

A atenção com o aplicativo, o limite para emissão de cobranças, a agilidade na resolução de problemas e opções de linhas de crédito também fazem parte das funcionalidades essenciais. 

É importante mencionar que os bancos digitais despertaram, primeiramente, a atenção das pessoas físicas. Porém, nos últimos anos, as empresas, MEIs, autônomos e empreendedores passaram a ser o foco principal. 

A mudança ocorreu por conta da Resolução Nº 4.697, aprovada pelo Banco Central em 2018. Com a norma em vigor, foram liberadas as contas digitais para pessoas jurídicas. 

De lá para cá, muitos bancos passaram a contar com equipes e soluções voltadas para esse público, além da popularização das fintechs. Confira a lista que separamos e veja quais critérios avaliar:

Taxas

Essa é, sem dúvidas, uma das preocupações no dia a dia de quem está empreendendo. Isso porque o gasto com taxas pode comprometer a saúde financeira de muitos negócios. 

Quando o assunto são os valores cobrados pelos bancos digitais, é válido explicar que o percentual pode variar de acordo com o tamanho do negócio e o valor que será movimentado na conta. 

De acordo com um levantamento realizado de forma livre, levando em consideração os dados divulgados por seis bancos digitais, foi possível constatar que, na maioria dos casos, não há nenhuma taxa para abertura da conta ou movimentações simples realizadas pelo aplicativo. 

No quesito compensação de boleto, cada um estipula o  valor de cobrança, assim como nas TEDs e Pix. O uso da máquina de cartão também gera um gasto, com percentual sobre o valor da compra. 

Quando o assunto são os saques, o valor é variado. Vale destacar que alguns bancos oferecem serviços específicos para empresas, que também são cobrados à parte.

A abertura de conta, a emissão de boletos, as taxas de manutenção e anuidade não são cobradas pela maioria dos bancos online, porém, é importante questionar esses pontos antes de abrir sua conta. 

Funcionalidades e soluções

Esse é outro critério que conta na escolha do melhor banco digital para empresas. Na era da conectividade, é importante que as funções estejam disponíveis em poucos cliques, facilitando a rotina. 

Com opções que vão da integração entre as formas de pagamento até a consultoria com um especialista financeiro, responsável por ensinar o passo a passo da conta para PJ, as funções precisam estar alinhadas com as necessidades do negócio. 

No caso das emissões de boletos, é importante mencionar que algumas empresas estipulam um limite máximo por mês, podendo chegar a 100 emissões.

Por isso, antes de escolher seu banco digital, faça um levantamento interno para saber quais serão as funções mais utilizadas e qual alternativa é a melhor. Se o seu cliente tem o hábito de pagar pelo boleto, então os bancos que possuem um limite podem não ser uma boa opção. 

Está com dúvidas? Então aproveite para conferir os benefícios de uma conta digital e como abrir uma para o seu negócio. 

Atendimento

O atendimento é decisivo na hora de escolher um banco, não é mesmo? Isso porque aquele hábito de ficar horas esperando pelo atendimento do gerente já faz parte do passado. 

Por ser uma plataforma digital, o primeiro ponto que deve ser avaliado é se a empresa oferece todo o suporte de forma remota, disponibilizando diversos canais de contato com o cliente. 

Em seguida, leve em consideração como é feito o atendimento desde o primeiro contato. Qual é o direcionamento, a agilidade e se a comunicação e instruções são claras e objetivas. 

A maneira como você será tratado também pode dizer muito! Aquela linguagem séria, com diversos termos técnicos pode ser substituída por uma conversa amigável e informativa.

Lembre-se: é importante que o banco esteja preparado para resolver problemas. Só assim será possível manter uma boa relação, benéfica para os dois lados.

Melhor banco digital para empresas: conheça os diferenciais do Asaas

Já imaginou poder conversar com um gerente dedicado apenas para a sua conta? Como seria se você pudesse enviar um WhatsApp ou e-mail para o suporte do seu banco digital? E contar com um atendimento humanizado nos momentos de dúvida, será que faz a diferença?

Essas funções são alguns dos benefícios do Asaas, fintech pensada para pequenas, médias e grandes empresas. Por aqui, você conta com suporte por telefone, e-mail e WhatsApp, além de um gerente exclusivo. Autoatendimento pelo chat, central de atendimento pelo telefone e o selo RA1000 — para empresas com alto índice de atendimento pelo Reclame Aqui — são outras vantagens.

Atuamos em um modelo transacional, ou seja, sem mensalidade, sem taxa de emissão de cobrança, sem anuidade no cartão e com liberdade para você decidir o futuro do seu dinheiro. 

Você paga apenas pelo que usar e quando usar. Além da conta, ainda é possível utilizar outros serviços de gestão financeira, incluindo análise de indicadores, automação de notas fiscais, relatórios financeiros, acompanhamento de entradas/saídas, consulta/negativação pelo Serasa e várias formas de pagamento

Pix, cartão de crédito, débito, link de pagamento e boleto bancário são as opções que você pode utilizar e oferecer para os clientes. E, para contribuir com a queda na taxa de inadimplência, enviamos lembretes de pagamento automáticos, antes e depois do vencimento, via e-mail, SMS e robô de voz. 

Ao todo, são 30 transferências gratuitas por mês, para qualquer banco, e a emissão de cobranças é ilimitada, ou seja, você só é taxado quando o cliente efetua o pagamento da fatura.  O pagamento de contas dentro do Asaas também é gratuito — exceto na quitação dos débitos de consumo e impostos, gerando taxa de R$ 1,00. 

O cartão Asaas, sem anuidade, sem taxa de emissão e sem cobrança de entrega, também pode fazer a diferença, sendo aceito em diversos estabelecimentos e disponível para saque nos bancos 24 horas. 

Outra finalidade é a antecipação de recebíveis, já que é possível desfrutar do valor das cobranças em até dois dias úteis nas transações feitas por boleto e cartão de crédito, otimizando o  fluxo de caixa.

Quer saber mais? Aproveite para conhecer o Asaas e crie sua conta digital gratuitamente agora mesmo! 

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas