Oficina mecânica sem inadimplência: conheça as melhores formas de cobrar os clientes

inadimplência

Um dos problemas recorrentes de qualquer comércio é a inadimplência ocasional de alguns clientes. Chegar ao fim do mês e não conseguir saldar todas as suas dívidas é uma situação que pode acontecer com algumas pessoas, de vez em quando, mas quem vendeu seus produtos ou serviços tem todo o direito de cobrar de quem adquiriu e não pagou.

Com certeza, isso acontece também nas oficinas mecânicas, quando o consumidor leva seu automóvel para casa, tendo o serviço pronto, mas não quita tudo o que foi arranjado para o carro, sobretudo quando os pagamentos são feitos em parcelas sem controle rígido ou por meio de cheques.

A melhor maneira do dono da oficina evitar a inadimplência é oferecendo formas seguras de pagamento, mas você sabe quais são as mais confiáveis? Veja a seguir:

Débito em conta

Essa opção é muito interessante, porque ela valida a liquidação do valor devido pelo cliente à vista, garantindo que a transação seja realizada de forma segura e imediata. O cliente fica sabendo de modo claro o quanto está pagando, sem pagar tarifas extras para o banco por usar este meio de pagamento e sem se preocupar com erros na movimentação de dinheiro. O valor é transferido diretamente para a conta corrente de seu estabelecimento.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é vantajoso porque permite ao cliente parcelar o pagamento, facilitando assim sua responsabilidade diante dos serviços que consumiu em sua oficina. Com o cartão de crédito, você aumenta consideravelmente a certeza de que irá receber os pagamentos, pois a cobertura é feita pela empresa controladora do crédito do cliente. Depois de pagar com o cartão de crédito, a relação do cliente será com essa empresa, mês a mês, saldando o débito nas faturas. Aqui, existe comodidade, praticidade e segurança.

Boletos recorrentes

O sistema de pagamento recorrente é muito útil para as empresas que possuem cobranças mensais ou em períodos que sejam pré-determinados. A recorrência, dessa forma, poderá ser definida por uma época certa: o cliente obtém boletos semanais, quinzenais, mensais, e assim por diante, dependendo do tipo de serviço que pretende adquirir.

Entre as vantagens desse sistema está a possibilidade de automatizar as cobranças por envio de SMS ou e-mail ao cliente, evitando o desconforto de fazer a requisição pessoalmente. O dono da oficina poderá gerenciar os pagamentos feitos e os que ainda falta receber, de modo organizado, fácil e confiável, personalizando os boletos com os dados dos clientes cadastrados. A segurança do pagamento recorrente é atestada pelo meio de pagamento, que é oferecido por empresas especializadas no mercado.

As cobranças são etapas vitais dentro do ciclo operacional e financeiro de qualquer empresa. A gestão dos pagamentos precisa estar concentrada na otimização dos recebimentos, para não atrapalhar o fluxo de caixa nem permitir que aconteçam prejuízos.

As políticas de cobrança da oficina mecânica devem ser transparentes e eficazes, tanto quanto os serviços que prestam. Afinal, não é só o bom atendimento, as promoções e os bons serviços de mecânica que poderão servir de chamarizes para a clientela. Um bom plano de pagamentos poderá ajudar a fidelizá-los com igual eficiência.

Você já pensou em usar os boletos recorrentes na política de cobranças de sua oficina mecânica? Quais meios usa atualmente? Comente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.