Escolas e instituições educacionais: facilite o pagamento enviando cobranças por SMS e e-mail

SMS

A cada dia, novos métodos de cobrança surgem para facilitar o pagamento, evitar a inadimplência e tornar a situação o menos desagradável possível para credores e devedores. Quando o problema está presente em escolas e instituições educacionais, a cobrança se torna ainda mais delicada já que nesses casos há o fornecimento de um serviço de cunho social. Dessa forma, quando houver inadimplência na mensalidade escolar não é permitido vetar o aluno das aulas e demais atividades educacionais, nem incluir o nome dos pais ou quem paga nas instituições de proteção ao crédito.

Para facilitar o recebimento das mensalidades e evitar maiores problemas, uma solução que vem crescendo recentemente é a realização de cobranças através de SMS e e-mail.

Essa solução oferece agilidade, redução de uso de papel, menos gastos com ligações telefônicas, contato mais amigável e direto com as pessoas, link direto para boletos e otimização da comunicação entre credores e devedores. Se interessou? Saiba mais a seguir:

Solução eficiente

Uma das principais vantagens dessa metodologia de cobrança é o aumento do número de pagamentos. Pesquisas revelaram que, em 2012, entre 9 e 10 milhões de brasileiros entraram nos registros de devedores todos os meses. Com tanta inadimplência, a necessidade de uma cobrança mais eficiente se torna necessária.

Empresas que já atuam com as cobranças por SMS revelaram que 30% dos clientes retornam as mensagens para resolver as questões do pagamento, enquanto que, cobranças por telefone, têm uma taxa de retorno de apenas 10%. O que isso significa? As pessoas passam grande parte do tempo conectadas aos seus smartphones e tablets, por isso o envio de sms ou e-mail é eficaz: chega e é visualizado pelo destinatário.

Economia para a instituição de ensino

Outra vantagem desse tipo de cobrança é a redução dos valores gastos com cartas, correspondências e ligações. Enquanto que em uma ligação telefônica comum o credor tem um custo médio de R$ 0,73, uma cobrança por SMS pode custar apenas R$ 0,06, e por e-mail sai de graça. Essa economia, que varia entre 60% e 80%, tem feito muita gente reconsiderar a possibilidade de enviar torpedos e e-mails para seus clientes devedores.

Rapidez na comunicação

Uma comunicação feita por SMS e e-mail também costuma ter uma resposta muito mais rápida por parte dos clientes. Hoje em dia, as pessoas estão conectadas 24 horas por dia e muitas conseguem responder as suas mensagens de imediato. Além disso, o telefone fixo é menos usado, já que muitos passam grande parte do dia fora de casa e, ainda, atender ligações no celular nem sempre é oportuno. Por outro lado, responder a um torpedo ou e-mail é algo bastante simples.

Portanto, o envio de cobranças por SMS e e-mail permite que escolas e instituições educacionais entrem em contato com os devedores a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida e com retorno quase imediato.

Conveniência para cobrar

Outro grande benefício desse modelo de cobrança é a maneira pouco invasiva com a qual os devedores recebem as notificações de atraso de pagamento. As mensagens, sejam por SMS ou e-mail, não interrompem seus clientes no meio de alguma atividade importante, evitam situações embaraçosas e permitem que eles tomem as atitudes necessárias no momento mais adequado.

Além disso, envios programados podem lembrar seus clientes das datas de vencimentos que estão próximas de forma sutil, antes do prazo estabelecido. Assim, eles podem se programar com antecedência e evitar atrasos, multas e, claro, constrangimentos.

Agora que você conhece algumas das vantagens de realizar cobranças por SMS ou e-mail, comece a pensar como a sua escola ou instituição de ensino pode se beneficiar nesse tipo de programa. Gostou da ideia? Comente!

SMS

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.