Cobranças automáticas: Por que conferem mais profissionalismo ao negócio?

Cobranças

Greve nos correios, mudança de endereço ou telefone sem aviso prévio, falta de privacidade junto aos vizinhos, distribuição equivocada no condomínio e viagens longas. Estes são apenas alguns dos pontos que nos levam a questionar o envio de cobranças pelo método tradicional, ou seja, através de correspondências físicas. Isso para não dizer que é uma forma ultrapassada de realizá-las.

As empresas que ainda insistem em utilizar os antiquados envelopes ou telefonemas para realizar cobranças tendem a apresentar números de inadimplência maiores do que aquelas que já se adequaram ao uso da tecnologia para tal. Portanto, é hora de repensar!

Cobranças automáticas: quais as reais vantagens?

As vantagens na automatização do processo de cobranças vão muito além da diminuição do risco de inadimplência. Na verdade, esta evolução pode gerar vários outros benefícios de ordens diversas. Vejamos:

Profissionalismo

A imagem transmitida aos clientes quando se tem um processo automatizado é o de profissionalismo e modernidade. Afinal, as cobranças são enviadas baseadas em parâmetros pré-definidos sem causar transtornos, atritos ou insatisfação junto aos mesmos.

Privacidade para o cliente

As cobranças por e-mail ou sms são enviadas diretamente aos destinatários sem passar pelas mãos de intermediários, como os Correios, sem chances, por exemplo, de ser entregue indevidamente para um vizinho. Fora isso, ao receber uma mensagem padronizada, o cliente tende a concluir que fora uma “máquina” quem o enviou e não uma pessoa.

Organização

Para a empresa que está cobrando, o uso deste modelo permite maior organização e controle sobre o assunto. Afinal, o processo ocorre de forma automatizada, minimizando chances de furos e, além disso, todas as informações e histórico ficam armazenados no banco de dados, com livre acesso a qualquer momento.

Dinâmica

Munidos de celulares avançados, smartphones e tablets, os consumidores do século XXI passam o dia conectados e isso também pode ser um ponto a favor deste novo método para cobrar. Afinal, ao receber um sms ou e-mail, o cliente pode imediatamente utilizar um de seus aparatos tecnológicos para efetuar o pagamento instantaneamente, inclusive antes da data de vencimento, através de aplicativos bancários.

Economia operacional

Os custos envolvidos nas cobranças por meio tradicional, correspondências ou telefonemas, são consideravelmente mais altos do que o automatizado.  Ou seja, além de maior velocidade operacional é possível reduzir custos.

Cobranças automatizadas pode constranger o cliente?

Não! Se o objetivo é dar privacidade aos clientes e gerar uma comunicação mais direta junto a eles, o caminho mais apropriado é este: o uso da tecnologia.

O cliente fica satisfeito com uma comunicação leve, objetiva, direta, impessoal e, principalmente, por facilidades. Portanto, poupá-los de ocupar a cabeça lembrando das datas de vencimentos de boletos, livrá-los de papéis em suas caixas de correios  e otimizar ao máximo o processo para a efetivação de pagamentos é um ponto muito positivo.

Ser profissional significa oferecer um serviço de alta qualidade, atendendo bem o cliente e o deixando realmente satisfeito, da captação ao pós-venda. Portanto, tudo o que colabora nesse sentido, como a cobrança recorrente, deve ser implementado para otimização de seu trabalho.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.